PDA

Ver Versão Completa : Apertar ou bombear a embreagem antes de dar partida?



AMBN
30-05-07, 15:25
E ai pessoal, alguém toma esse cuidado antes de ligar a motoca?

No meu carro, eu sempre pressiono a embreagem antes de colocar o motor pra funcionar. Ao fazer isso, vc alivia o motor de arranque do peso do motor e da transmissão, até onde eu sei. Na moto, faço a mesma coisa, buscando poupar o meu motor de arranque.

Li num outro tópico agora que o correto não é nem apertar, e sim bombear a embreagem antes de ligar, pra ter certeza que a transmissão está desconectada do motor.

E ai, quem aperta a a embreagem antes de ligar a moto? O certo é apertar ou bombear a embreagem?

Ab,

mobusta
30-05-07, 15:28
No meu Golf se não aperto a embreagem não liga, segredo dele, fora que realmente ajuda mesmo, na moto não faço isso naum!! será que da na mesma?

cold-milk
30-05-07, 15:36
euu.. aperto sempre. virou mania mesmo.. como deixo engatada as vezes (esqueço) ai verifico bombeando tbm..


achoq a maioria faz isso aqui... ou to errado?

Derek
30-05-07, 15:40
eu não faço... sempre q engato a primeira dá um soco... vou ver se bombeando reduz isso... mas acho q se fosse muito importante estaria no manual....

vinacowboy
30-05-07, 15:49
bom, na minha moto eu sempre ligo ela em neutro, acho q é mania...
e num aperto na embreagem não :#

AMBN
30-05-07, 15:54
eu não faço... sempre q engato a primeira dá um soco... vou ver se bombeando reduz isso... mas acho q se fosse muito importante estaria no manual....


A minha tmb dá soco quando eu jogo a primeira! Se eu começar a bombear a embreagem antes de engrenar a primeira pela "primeira vez" isso pára? Ou tem que bombear antes de ligar? Pô, agora confundiu tudo!

cold-milk
30-05-07, 15:56
A minha tmb dá soco quando eu jogo a primeira! Se eu começar a bombear a embreagem antes de engrenar a primeira pela "primeira vez" isso pára? Ou tem que bombear antes de ligar? Pô, agora confundiu tudo!


puts... acho q não adianta não... a minha mesmo fazendo isso da soco ou o barulho do tranco!

Guilherme Rabelo
30-05-07, 16:38
bom, na minha moto eu sempre ligo ela em neutro, acho q é mania...
e num aperto na embreagem não :#

idem

Ramiro
30-05-07, 17:16
Não bombeio.. só aperto..

yalta
30-05-07, 17:22
Mesmo sempre guardando a moto no neutro, ligo ela apertando a embreagem, porque no caso um dia eu guardá-la engatada não vai dar problema! Mas essa de bombear a embreagem não sabia, temos que ver se realmente ajuda em algo..
[]s

Jango
30-05-07, 17:25
minha tranquerinha não liga se a embreagem não estiver acionada, mas mesmo assim as vezes dá esse maldito tranco, todo mundo fica achando que é barbeiragem :-/

andersonmac
30-05-07, 18:34
Eu ñ aperto a embreagem antes de ligar ela ñ....mas esse tranco q sempre dá na primeira vez q a gente engata a primeira marcha acho q é pq o motor tá frio ainda....será? acho q sim.....

Ivan RJ
30-05-07, 18:46
Esse tranquinho é porque o óleo ainda não circulou totalmente e não banhou de forma adequada os discos. Mas é uma boa questão, ligar a moto com a embreagem apertada ou não? Também não sei dizer. Eu não aperto a embreagem quando ligo a moto. Um grande abraço a todos os irmãos.

hrdwr
30-05-07, 18:49
Tive uma sahara 99 e dava muito isso! Um amigo deu uma dica q funcionou... virou mania e ate hoje sempre faço (com a moto fria).

Ligar no neutro com a embregem apertada para aliviar o arranque.
Enquanto o motor esquenta devemos bombear a manete para que os discos da embreagem também "trabalhem", ou seja, descolem e colem algumas vezes, assim eles se "aquecem" junto com o óleo e o motor da moto.
Nunca engatar a 1ª com o motor acelerado, sempre na marcha lenta.

Assim melhora o tranco na moto, mas é normal este tranco porque tá fria!

abs!

Furious VIPER
30-05-07, 19:00
bom, na minha moto eu sempre ligo ela em neutro, acho q é mania...
e num aperto na embreagem não :#

Ohh yeaaaah!!!

lugano
30-05-07, 19:24
A minha dava esse soco também, até que descobrir que seu eu der umas bombadas antes de engatar o soco para, ai sempre dou umas bombadas antes de passar a primeira.

destbr
30-05-07, 19:32
Tive uma sahara 99 e dava muito isso! Um amigo deu uma dica q funcionou... virou mania e ate hoje sempre faço (com a moto fria).

Ligar no neutro com a embregem apertada para aliviar o arranque.
Enquanto o motor esquenta devemos bombear a manete para que os discos da embreagem também "trabalhem", ou seja, descolem e colem algumas vezes, assim eles se "aquecem" junto com o óleo e o motor da moto.
Nunca engatar a 1ª com o motor acelerado, sempre na marcha lenta.

Assim melhora o tranco na moto, mas é normal este tranco porque tá fria!

abs!


falou e disse! faço isso q vc escreveu! li uma vez isso aki no pn e virou mania...
a unica coisa q eu nao faço, é ligar com a embreagem apertada, mas enqto o motor esquenta eu bombeio um pouco.

qdo o motor ta muito frio e sei q o tranco vai ser maior, uso outra dica, q é empurrar (com o pé mesmo) a moto um pouco, pra a roda entrar em movimento e assim engato a primeira. aliva demais o tranco. (tecnica usada para engatar a primeira marcha sem embreagem).

vou passar a ligar com a embragem apertada, pq nesses dias de friozao, sinto q o motor de arranque arria um pouco pra dar as primeiras voltas no motor. deve ser por causa disso.

testo hj a noite essa dica :clap:

façam q nao tem erro. e deve preservar mais o conjunto!

superkyo
30-05-07, 22:43
Nas minhas aulas o instrutor sempre liga em NEUTRO e fala quando eu monto pra ligar em NEUTRO tb, logo acredito q essa seja a melhor forma, sem bombar e nem apertar a embreagem....

minerinho
30-05-07, 22:53
tipoo acho que em tempos frios é bom ligar no neutro com a embreagem apertada
e deixar esquentar um pouco, tipo 1 min no maximo para o óleo ficar mais fluido...

ae sim da umas bombadas na manete de embreagem pro óleo lubrificar os discos...

rulius
30-05-07, 23:02
Também faço a mesma coisa, ligo com a embreagem acionada.

Mostarda_69
31-05-07, 01:03
eu sempre coloco no neutro e aperto a embreagem... menos a hunter.. que nela eh obrigado aperta a embreagem na eletrica senao nao liga.. e no pedal se aperta nao liga, acho que o pedal eh direto nos discos da embreagem..

Roberval2005
31-05-07, 07:21
Bombear antes de ligar? uhauhaauauhuha

Cada uma q inventam :lol: :lol: :lol:

,ligo com embreagem acionada tanto no carro qto na moto.

cold-milk
31-05-07, 08:57
hoje nao deu tranco por dei mais bombadas doque o normal :clap:
só ouvi um "tec" e bem pequeno, vamos ver amanhã

AMBN
31-05-07, 09:33
A minha deu soco mesmo bombeando umas 4 vezes, n adiantou nada. Dei bombeadas antes de ligar (umas 4) e antes de engrenar a primeira (umas 4 tmb).

cold-milk
31-05-07, 09:40
entao é frescura isso uhauhauahuahu

Coltz
31-05-07, 10:42
eu ligo minha moto sempre em ponto morto e nunca deu problema nenhum

rocksul
31-05-07, 11:19
Bombear a embreagem é sem noção, ela não influencia em nada no ligar da moto, pra ligar a moto mais fácil, puxar o acelerador até tem nexo, pq daí você está lidando com combustível, que é necessário para o funcionamento do veículo, agora esse treco de bombear embreagem, é a maior furada.

Derek
31-05-07, 12:34
na minha não deu diferença em bombear, apertar, nada... sempre dá um soquinho o primeiro engate do dia.... acho q isso é lenda...

hrdwr
31-05-07, 13:13
A minha deu soco mesmo bombeando umas 4 vezes, n adiantou nada. Dei bombeadas antes de ligar (umas 4) e antes de engrenar a primeira (umas 4 tmb).


Nao adiante bombar antes de ligar, tem q bombar com o motor ligado para que as molas da embreagem trabalhem descolando e colando os disco varias vezes, isso gera uma pequena fricção entre os discos com simples objetivo de aquecer os discos.
Como o motor da sua moto tem muito torque faça isso umas 10 vezes ou mais (quando mais fizer melhor) mas como ela é injetada vc ñ vai ter paciência prá ficar sempre aquecendo o motor, mas depois faça um teste.
Outro detalhe, a embragem trabalha embebida no óleo do motor e quando o óleo esquenta o barulho some porque a embreagem está na condição ideal de trabalho.
Ligar a moto com a embreagem acionada é só prá aliviar o arranque e a bateria do peso da transmissão, mas é só na hora de dar a partida.

sucupira
31-05-07, 13:48
Bombear é gostoso em fazer em outra coisa...AHuHuAhuAhAUahu

AMBN
31-05-07, 14:32
Nao adiante bombar antes de ligar, tem q bombar com o motor ligado para que as molas da embreagem trabalhem descolando e colando os disco varias vezes, isso gera uma pequena fricção entre os discos com simples objetivo de aquecer os discos.
Como o motor da sua moto tem muito torque faça isso umas 10 vezes ou mais (quando mais fizer melhor) mas como ela é injetada vc ñ vai ter paciência prá ficar sempre aquecendo o motor, mas depois faça um teste.
Outro detalhe, a embragem trabalha embebida no óleo do motor e quando o óleo esquenta o barulho some porque a embreagem está na condição ideal de trabalho.
Ligar a moto com a embreagem acionada é só prá aliviar o arranque e a bateria do peso da transmissão, mas é só na hora de dar a partida.


Beleza, vou tentar isso amanhã de manhã pra ver se o soco some.

spygtba
31-05-07, 18:39
a minha eu so ligo com a embreagem apertada. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

minerinho
31-05-07, 21:23
a minha eu so ligo com a embreagem apertada. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


uhahuhaauuhauhahuhuhahuauaahua ta certo cara puxa a embreagem da bizzzzzz :OK: :OK: :OK: :OK:

junecaz
31-05-07, 22:19
Na minha Yes funcionou sim!

Sempre quando dou a partida de manhã preciono a embreagem, hoje além do habitual de dar a partida com a embreagem acionada, fiz essa dica de bombar a embreagem antes de engatar a 1a e o soco diminuiu MUITO MESMO. Muito boa a dica, valeu. :clap:

jr.

muayzen
31-05-07, 23:27
ae funcionou acabei de levar minha namorada em casa e fiz o seguinte liguei a moto tava no neutro e fikei apertando e soltando a embreagem umas 20 evzes iaueuiuieauiea ai n deu tranco nehum! mt bom :OK:

AMBN
01-06-07, 09:25
Testei hj de manhã, e realmente diminui um pouco o soco. Mas ele ainda está lá...

cold-milk
01-06-07, 09:33
...tbm senti q diminui. mas depende da moto!

hrdwr
01-06-07, 09:54
legal, ñ resolve mas diminui e assim poupa a embreagem, as engrenagens e o eixo primario da transmissao desta pancada todo dia...

o motor agradece!

hrdwr
01-06-07, 10:16
a minha eu so ligo com a embreagem apertada. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

:drool:
a bizinha tambem tem embreagem igual as outras motos so q acionada no pe junto com a marcha
se pisar devagar no pedal de marcha vai perceber 2 estagios (subindo ou descendo).
o primeiro é macio ele aciona a embreagem
o segundo é mais pesado ele aciona as marchas
:lol: :lol: :lol:

sot010174
01-06-07, 10:45
A minha diminuiu bem o soco... a dica vale! :OK:

Stone
01-06-07, 13:07
eu sempre guardo a moto com a 1ª engatada e ligo com ela engatada, então trampo zero

a bolinha um dia eu liguei na neutra (depois de mais de 2 semanas parada) quando engatei a 1ª, com a embreagem apertada, ela subiu a parede huaishuais quase que fomos nós 2 pro chão :lol:

Jimmy1979
02-06-07, 12:59
Eu bombeio ... pelo menos 5 ou 6 vezes antes de dar a partida. Acho que auxilia a descolar os discos. Acho isso por que quando dou a primeira engatada de marcha do dia sem bombar a embregem, o motor chega a apagar, como se eu nao tivesse apertado ... :0_0:

oldskullo
03-06-07, 01:42
Nessa semana usei a moto na 5a, na 6a e hoje (Sábado), fazendo esse esquema e...

nem adiantou nada, não senti nenhuma diferença, o tranco é praticamente igual com ou sem a simpatia. :lol:

pulatampinha
03-06-07, 04:20
poxa...eu fiz e adiantou muito!A minha ex-Strada (vendi ela hj) chegava a dar um tranco tão forte que eu era obrigado a segura-la com o freio acionado, e ela morria!
Fazendo isso ajudou muito!Galera isso só deve funcionar em motocas mais velhinhas!!!!rsrs! :-/

crazykid
07-07-07, 09:33
a minha eu sempre aperto geralmente ja ligo ela engrenada :D

rubens caruso
05-02-16, 13:00
Ressuscitando tópico :

Sempre dei partida mantendo a embreagem acionada, isso em todas as motos que tive... Sempre tive a sensação que o motor gira mais leve e pega com mais facilidade.

pedromartins
05-02-16, 20:25
http://www.ultraimg.com/images/padeouro.jpg