PDA

Ver Versão Completa : Grandes dicas, pequenos gastos



karkhamano
17-08-05, 17:26
MOTOR

O amaciamento do motor visa garantir sua durabilidade e maior vida útil. Por isso, alguns cuidados são necessários, principalmente durante os primeiros quilômetros, a fim de evitar danos e desgastes prematuros. Abaixo, seguem dicas para amaciar o motor:

Conduzir a motocicleta, durante os primeiros 1.000 Km, de modo que o motor não seja solicitado excessivamente, evitando ultrapassar os limites de rotação (nos modelos que possuem tacômetro) ou velocidade (nos modelos que não possuem tacômetro) para cada marcha;
Evitar acelerações bruscas e utilizar marchas adequadas para poupar o motor de esforços desnecessários;
Não conduzir a motocicleta por longos períodos em velocidade constante;
Não deixar que o motor funcione em rotações muito baixas ou elevadas.


Após a fase de amaciamento, o motor, operado em rotações excessivas, também pode sofrer danos. Por isso, o motociclista deve seguir as recomendações técnicas feitas pela Honda.

COMBUSTÍVEL

Todos os modelos Honda fabricados no Brasil são equipados com carburador e trazem registro de combustível, sendo que a maioria possui 3 posições: “On” , “Off” e “ Res”.

Na posição “ On” , o combustível flui normalmente do tanque para o carburador. Essa posição deve ser utilizada quando o motor da motocicleta estiver e funcionamento.

A posição “Off” interrompe a passagem do combustível do tanque para o carburador e deve ser mantida sempre que a motocicleta não estiver em uso.

Já na posição “Res” , o combustível fui do suprimento reserva do tanque para o carburador e indica que a gasolina está se esgotando, o que é de grande utilidade, principalmente nos modelos que não dispõem de marcador de combustível.

Após o reabastecimento, o motociclista deve retornar o registro para a posição “On”. Caso permaneça na posição “Res”, a próxima vez que o combustível esgotar não haverá mais gasolina no suprimento reserva do tanque.

É importante salientar que o cliente deve aprender a operar o registro enquanto estiver pilotando a motocicleta.

Com isso ele evitará parar no transito por falta de combustível. Oriente-se também no sentido de não tocar em alguma parte quente do motor quando acionar o registro.

COMO IMPROVISAR UMA CAPA DE CHUVA

Viajar de moto requer um bom planejamento.

Entretanto, apesar de toda a preparação, de vez em quando um item acaba escapando, como por exemplo, a “famigerada” capa de chuva, ou impermeável. É que além de ocupar muito espaço, o viajante é sempre otimista e tem a certeza que a chuva não vai cair justo em sua viagem. Porém, nem sempre São Pedro leva em conta seus pedidos e a capa acaba fazendo falta. Nestas emergências, uma improvisação bem simples pode ajudar a contornar o problema. Um prosaico saco de lixo, com abertura na parte inferior e nas laterais para passar os braços, vira um perfeito quebra-galho. Para completar, o piloto pode ainda completar a improvisação, utilizando o mesmo artifício para as pernas e pés.

REVISÃO DA MOTO

PNEUS – Os sulcos devem estar perfeitamente visíveis. Abaixo de “meia” vida devem ser substituídos. A calibragem deve ser a recomendada no manual. Leve câmara reserva e remendo químico.

MOTOR – Se faltar pouco para a troca de óleo, é melhor não esperar. O filtro de ar deve ser limpo, ou substituído, quando seu elemento for de papel. O carburador ( se não for por injeção eletrônica), deve ser limpo e a vela substituída, melhorando o consumo e desempenho.

ELÉTRICA – Terminais e cabos devem ser checados e reapertados, assim como as lâmpadas, motor de arranque e bateria. Leve lâmpada de freio e farol de reserva.

FREIOS – Verifique o sistema de acionamento hidráulico. Se abaixo do nível, pode representar vazamento, ou pastilhas gastas, que devem ser substituídas. Verifique o estado das lonas ( se este for o sistema), além de lubrificar os cabos.

LUBRIFICAÇÃO – Lubrifique os cabos de acelerador e embreagem. Se o destino for o litoral, um “banho” de óleos anticorrosivos no quadro, rodas e partes metálicas ajuda a proteger.

REGULAGEM – O estado e a folga da corrente, coroa e pinhão devem ser checados. Dentes gastos, ou inclinados denunciam a hora da troca. A folga dos manetes e do pedal de freio devem ser ajustadas.

REFRIGERAÇÃO – Se a moto for refrigerada a água, verifique o radiador, a ventoinha e a qualidade do líquido refrigerante. Muito exigida, especialmente em trechos íngremes, pode superaquecer.

FERRAMENTAS – Leve o kit de ferramentas da própria moto, acrescido de um pedaço de arame, mini lanterna, câmara de ar cortada em tiras, fita isolante, porcas e parafusos reservas, elo de corrente, fusíveis, cabos de acelerador e embreagem reservas.

CORRENTE, COROA E PINHÃO

Mantenha sempre sua corrente lubrificada, principalmente em dias de chuva, quando geralmente ocorre o ressecamento da corrente, porque o óleo é expelido o que gera o desgaste de todo o conjunto reduzindo a vida útil do conjunto.

Além da lubrificação é extremamente importante que a regulagem da corrente seja feita periodicamente. Para isso, basta consultar o manual do proprietário onde é explicado passo a passo como se faz a regulagem. Caso você tenha alguma dificuldade, traga sua Honda na Motocity que teremos o prazer de te ajudar, e você não paga nada por isso!

Lembre-se: A manutenção preventiva é sempre melhor que a manutenção corretiva pois traz mais benefícios para você e sua Honda, além de economia financeira para o seu bolso!

ÓLEO DO MOTOR - O SANGUE QUE CORRE NAS VEIAS DE SUA HONDA!

Observar sempre o nível correto do óleo do motor e cumprir suas trocas periódicas é vital para que sua Honda esteja sempre em ordem.

Confira estas dicas:

Para verificar o nível do óleo do motor proceda assim:
1º Coloque sua Honda sobre o cavalete central e aguarde aproximadamente 3 minutos;
2º Desenrosque a vareta do óleo e limpe-a com um pano ou papel;
3º Recoloque a vareta sem enrosca-la e retire-a novamente para aferir o nível do óleo.

Você deve observar a marca superior da vareta. O nível correto de óleo deve alcançar esta marca superior sem que a vareta esteja enroscada.

Caso o nível esteja entre o meio e a marca inferior da vareta, você deve completar o óleo ate que ele atinja a marca recomendada. Não se esqueça de utilizar o lubrificante indicado para o seu modelo de Honda.

Trocas periódicas:
Fazer a troca periódica é tão importante quanto completar o nível do óleo. Por isso, fique atento!

Recomendamos a troca entre 1.000 Kms a 1.500 Kms para motos de pequeno e médio porte (até 150cc);

Se sua Honda tem entre 250cc a 400cc as trcoas são a cada 3000 Kms;

As Hondas de 500cc a 1100cc tem trocas a cada 6.000 Kms.

Obedeça sempre as trocas periódicas indicadas para a sua Honda.
Para saber quando trocar e qual óleo usar, consulte seu manual.



IMPORTANTE:

Sempre esteja atento a vazamentos aparentes ou fumaça no escapamento. Estes são indícios de que você está tendo algum problema com sua moto

BrunoDias
17-08-05, 20:10
po, altas dicas
muito bom

TRW
17-08-05, 20:27
xega me da ate medo de vez esses troço de oleo quero so ve quando for troka de novo se baixo vo fika loko.

Canabirro
12-08-11, 02:38
A dica do saco de lixo acompanhada com a sacolinha no pé eu já usei muito hehehe :lol:

tom crazy
12-08-11, 07:18
Alguém por favor posta a imagem da pá de ouro pois acho que temos um novo record.

Rodrigo_bh
12-08-11, 19:21
PÁ DE OURO RULES !!! :e :e :e

Miltinho
12-08-11, 19:27
huhuhuhaahuahauhauahuh

e o vencedor É??????

rafael_almeida_
12-08-11, 22:26
LOL, o tópico veio do inferno ]:)

Eurich
12-08-11, 22:44
Vai completar 6 anos esse mês, esse tópico ai. :G
Mas são belas dicas...rs


Daqui a pouco desenterram o "First Topic" do PN. hsuahsaushasuasush'

Darkknight
13-10-11, 13:24
muito útil....

Fohg
13-10-11, 13:29
Pra mim não serve, as dicas são pra Honda...

mauricio mapabar
21-10-11, 09:35
meu caro kark; eu tenho uma intr. 250 comprei nova em 1999, desde de então troco o oléo a cada mil km., e o filtro de óleo a cada 3 mil km., .uso somente óleo mineral; acredito que trocar o óleo de uma 250 a cada 3 mil km. seja para o óleo sintético ok.!!!...

Bruno Rafael
27-10-11, 14:55
meu caro kark; eu tenho uma intr. 250 comprei nova em 1999, desde de então troco o oléo a cada mil km., e o filtro de óleo a cada 3 mil km., .uso somente óleo mineral; acredito que trocar o óleo de uma 250 a cada 3 mil km. seja para o óleo sintético ok.!!!...

não tem que trocar o oleo a cada 1000 ou 8000
tem que trocar como está escrito no manual, se fla pra troca de 1000 em 1000 vc troca se fala pra não trocar vc não troca, os caras das cc's soh querem vender, quando comprei minha moto, vieram com um papo falando que era de 1000 em 1000, nos primeiros mil eu troquei pq smpre sai limalhas de ferro pelo motor ser novo, depois foi soh com 4000, dai vaca da atendente, me perguntou o pq eu não tinha trocado o oleo, com voz de brava ainda ¬¬, dai eu tava com o manual pra revisão e mostrei pra ela... a égua ainda me olha e fala: mais a gente não se responsabiliza de der algum problema, a garantia não vai cobrir, quase dei com o manual na cabeça dela ali mesmo...

Neri
27-10-11, 19:10
não tem que trocar o oleo a cada 1000 ou 8000
tem que trocar como está escrito no manual, se fla pra troca de 1000 em 1000 vc troca se fala pra não trocar vc não troca, os caras das cc's soh querem vender, quando comprei minha moto, vieram com um papo falando que era de 1000 em 1000, nos primeiros mil eu troquei pq smpre sai limalhas de ferro pelo motor ser novo, depois foi soh com 4000, dai vaca da atendente, me perguntou o pq eu não tinha trocado o oleo, com voz de brava ainda ¬¬, dai eu tava com o manual pra revisão e mostrei pra ela... a égua ainda me olha e fala: mais a gente não se responsabiliza de der algum problema, a garantia não vai cobrir, quase dei com o manual na cabeça dela ali mesmo...

ashuashuaas

ooÔ vontade de ta perto pra te ajudar... nessas horas eu fico doido... vai discutir com os engenheiros que projetaram o motor!

tá la no manual.. siga... afinal é MANUAL!

mauricio mapabar
30-10-11, 20:00
salve, é vero, o manual da minha intr. 250, no quadro de manutenção esta lá, óleo do motor, intervalos de 5.000km., na minha santa ignorancia eu entendo que um motor de baixa cc.,mesmo refrigerado a óleo é um motor fraco, delicado,e que requer certos cuidados de manutencão para que tenha uma certa durabilidade, limpar a vela sempre, substitui-la nas revisões, limpar o carburador , regular as valvulas com frequencia, ficar atento com desgaste de embreagem, vazamentos e ligar o ouvidometro pra escutar barulho de corrente de comando e valvulas, nunca segui o manual , minha moto esta com 74.000km. esta andando mais agora do que quando era nova, no motor só troquei a embreagem e o óleo cada 1.000km.,filtro cada 3.000km... abraços.

kiligan
21-11-11, 09:46
Pra mim não serve, as dicas são pra Honda...

É o mesmo para mim, mas de uma forma geral, são os mesmo cuidados que temos que ter com uma Yamaha e é o que também consta no nosso manual.
Só fiquei com uma dúvida, com relação a usar o saco de lixo como capa de chuva... não lembro de ter lido isto por lá.



:p