Ver Versão Completa : Lubrificando a corrente de transmissão!
Furious VIPER
22-07-07, 21:04
Senhoras e senhores:
Eventualmente abrimos tópicos sobre a correta lubrificação da relação de nossas motos... pois então venho eu através deste breve e simples tutorial, mostrar a maneira mais eficiente de fazer esta lubrificação.
Material necessário:
Óleo;
O tipo de embalagem de óleo varia conforme a preferência do dono. Alguns preferem embalagens pekenas de óleo, com uma espécie de bico por onde sai o óleo, isso facilita bastante a aplicação. Eu uso a embalagem de 1 litro mesmo, apenas faço um furinho bem pekeno no lacre da embalagem. É por ali q vai sair o óleo, então é só virar a embalagem q o óleo sai num fiozinho.
Alguns preferem usar o óleo sendo espalhado por um pincel, é uma maneira menos "lambuzenta" de lubrificar a corrente. EU ainda prefiro o bom e velho óleo sendo pingado na corrente diretmente.
Vamos aos passos:
-Deixar a moto no Neutro;
-Colocar a moto no cavalete central;(se vc não tem cavalete central.... se fudeeeeeeeu)!!hahahahaha
-Pegar o tubo de óleo;
-Girando a roda traseira com uma das mãos, pegar a embalagem do óleo e ir passando nas intersecções dos elos da corrente (indicação verde na foto);
-Após lubrificar toda a corrente conforme o passo anterior, apenas por descargo de consciência e prevenção de desgaste prematuro da corrente e pinhão/coroa, passar um pouco de óleo no centro do rolete da corrente (indicação vermelha na foto);
Não usamos Graxa Branca para lubrificar a corrente. A Graxa Branca apenas fica nas superfícies da cavidade entre dentes do pinhão e da coroa (indicação azul na foto) e no centro dos roletes da corrente (indicação vermelha na foto)... mas não penetra na intersecção dos elos da corrente (indicação verde na foto), que é onde se dá o maior desgaste, provocando assim uma relação barulhenta!
Portanto ESQUEÇA Graxa Branca, uma boa lubrificação é feita à base de óleo, de preferência óleo 90, de transmissão de carro. Não junta sujeira e lubrifica com qualidade a relação.
Se com esse aí o cara ainda tiver dificuldades na lubrificação, melhor andar de carro!!! :OK:
Belo tuto!!
Abraços...
Muito legal!!! na yes eu usava escova de dentes velha!! ficava uma beleza!
E o que vocês acham daquele GEL para lubrificar a corrente???
É mto pedir agora um tuto de como limpar a corrente? Na bike eu uso um equipamento pratico q não suja nada, ou então a galera tira a corrente e deixa imersa na queroseno/diesel, e na moto, como q faço (não posso fazer mta sujeira pq tecnicamente não posso fazer nenhuma manutenção na garagem)
Furious VIPER
22-07-07, 23:42
PimEdu... se tu fizer o mesmo procedimento só q usando querosene ou diesel... tu limpa a relação toda!! hehehe simples!!!
Eu uso um Spray para correntes, que ja é completo em sua composição, tem oleo grafite agentes anti-desgantantes e mais umas coisas! ehehhehe
E para limpar, pego um pano e vou passando pela corrente...
E o que vocês acham daquele GEL para lubrificar a corrente???
nunca vi, mas eu faço q nem o furious disse..
uso óleo de transmissão do nao sei o que la..
IPIRGEROL 140 (acho que é assim que escreve) $11 - 1L
antes de lavar a moto, eu meto querosne na relação pra tirar a sujeirada,
jogo muuuuuuuita água na corrente... e tiro o resto da sujeira com um jornal velho ou algo do tipo,
dae eu lavo a moto normalmente, ligo pra dar uma secada nas partes que eu não alcanço,
lubrifico a corrente denovo, daí como eu nao gosto de lambuseira eu passo com um pincel exatamente onde o furious disse...
dou uma voltinha devagar pra dar uma assentada o óleo na corrente e pra secar a moto...
quando chego em casa, vejo se tá ok, se tiver com excesso eu tiro um pouquinho com jornal...
e boa :)
1x a cada 1 ou 2 semanas :)
abraço!
Lagartixxa
23-07-07, 10:27
todo sabadao ou dumingo atarde é lavar a moto, passar oleo na corrente e calibrar os pneus! :)
Eu sempre limpo a relação com querosene ou diesel e utilizo um pincel para limpar a corrente, agora nunca usei óleo na relação. Gostei do tutorial aí, valeu pelas dicas... Sempre utilizei graxa e percebo que ela nunca penetra corretamente nos elos da corrente...
Fora o óleo que o Miguelzap mencionou aí, alguém sugero outro??
Valeu... abraço!
Eu sempre limpo a relação com querosene ou diesel e utilizo um pincel para limpar a corrente, agora nunca usei óleo na relação. Gostei do tutorial aí, valeu pelas dicas... Sempre utilizei graxa e percebo que ela nunca penetra corretamente nos elos da corrente...
Fora o óleo que o Miguelzap mencionou aí, alguém sugero outro??
Valeu... abraço!
Oleo Spray para Correntes HP
p.s ..antes de lubrificar corrente ,fazer uma limpeza na mesma com leo disiel[
Valeu pelo tutorial! Muito bom!
legal o tuto
mas o cara q nao sabe lubrificar uma corrente
amarra uma pedra bem pesada no pé e se joga no rio
rs
eu passo um pouco de oleo de motor na corrente
bem pouco mesmo
e depois passo graxa
fica uma belezura
mantabodyboarder
24-01-08, 09:12
Mas qual o valor e o nome desses sprays pra lubrificação?
Alguém é tão paranóico que usa oleo 90 E spray?
Furious VIPER
24-01-08, 11:55
Mas qual o valor e o nome desses sprays pra lubrificação?
Alguém é tão paranóico que usa oleo 90 E spray?
eU! HEHEHE
paranóico com uma relação durando mais de 32mil km.... siiiiiiiiiim... eu sou paranóico!
mantabodyboarder
24-01-08, 13:46
heheheh
Mas então fala as marcas e os preços, baralho! :P
meu excelente tuto e quando nao tinha o spray da vaz eu lubrificava com oleo de motor usado...tambem ajuda muito da durabilidade da relaçao...valeu... :lol: :lol: :lol:
coloquei o oleo em um vidrinho de adoçante, abri um pouco o buraco pra sair mais oleo e deixo na garagem no cantinho do portao, assim sempre que eu vou sair vejo o vidinnho e lembro de dar uma melecada na corrente.. kkk
Oooolha soh!! valeu Viper, até eu consegui fazer isso!!! ehauheuahu :OK:
to usando oleo 90.
alias vo da uma passadinha na corrente agora. fuis
Volverine MF
25-01-08, 23:37
Pro dia a dia esse tuto ta de bom tamanho :clap: :OK: , mas acho que seria bom a cada 3 ou 6 meses tirar a corrente, lava-la com querosene, óleo diesel ou gasolina até sair toda a sugeira e depois que estiver bem seca lubrifica-la bem.
Talvez fosse bom até usar um óleo mais grosso, como o SAE140 ou Bardhal Prolonga. Pra aplicar seria bom aquece-lo um pouco para que ficasse mais fino e assim penetrasse bem.
Dá trabalho, mas acho que é valido, pois assim não fica nenhuma sujeira e, msm que vc deixe de lubrificar por um curto periodo, a corrente não ficara sem lubrificação.
depois dessa aula nao tem como nao saber lubrificar a corrente rsrs
Pro dia a dia esse tuto ta de bom tamanho :clap: :OK: , mas acho que seria bom a cada 3 ou 6 meses tirar a corrente, lava-la com querosene, óleo diesel ou gasolina até sair toda a sugeira e depois que estiver bem seca lubrifica-la bem.
Talvez fosse bom até usar um óleo mais grosso, como o SAE140 ou Bardhal Prolonga. Pra aplicar seria bom aquece-lo um pouco para que ficasse mais fino e assim penetrasse bem.
Dá trabalho, mas acho que é valido, pois assim não fica nenhuma sujeira e, msm que vc deixe de lubrificar por um curto periodo, a corrente não ficara sem lubrificação.
Eu to usando o óleo 140 na minha moto, num espirra muito, mas vejo que ele num tá penetrando bem nos elos da corrente, esse fim de semana passei mais só que quando voltei da meu passeio ficou pingando óleo da tampa lateral do motor, ele espirra ali e depois pingou um pouco, vou tentar aquecer ele antes de aplicar.
Pelo menos 1 vez por mês eu limpo a corrente com querosene, passo bastante querosene com um pincel quando lavo a moto e deixo ela bem limpa, inclusive a coroa e o pinhão também.
Só pra relatar um acontecimento que eu acredito ter acontecido por eu lubrificar a corrente com óleo.
Quem usa óleo sabe a sujeira que faz, roda e também o pneu, e foi ai que eu creio que a merda aconteceu.
Tinha lubrificado a corrente nesse dia, e como de costume, sem economia...
estava voltando pra casa da faculdade que comecei a não muito tempo, e no caminho tem uma rotatoria gigante que permite fazer a curva a 50-70 km/h.
Fui fazer a curva pro lado esquerdo, o mesmo lado que respinga o oleo no pneu... e a moto deu uma deslizada linda, pensei que ia pro chão mesmo.. tomei um sustão, tentei colocar o pe no chão.. só deu merda.
Depois disso comprei o spray pra passar.
Alguém ja teve problema parecido?
Furious VIPER
29-05-08, 23:08
jony.... mas como tu conseguiu essa proeza meu velho?
Difícil de acontecer, hein? Pq eu q abuuuuuuuso do óleo na corrente... sempre coloco com ela girando... e depois q paro de colocar óleo.. continuo girando a corrente... não pinga óleo nem na garagem qdo eu lubrifico! Na roda.. sempre dá uma sujadinha... mas não chega a pegar no pneu não!
Axo pouco provável q tenha sido da sua lubrificação isso aí cara... nunca ouvi relatos sobre isso.
Volverine MF
30-05-08, 01:03
Concordo com o Viper. Acho dificil de escorrer tanto óleo a ponto de deixar o pneu escorregadia, a não ser que vc tenha "lavado" a corrente com óleo e nem tirado o excesso, mas daí tb não seria só o pneu que ia ter sujado né.
Acho mais provavel aquele óleo já estar alí, até msm pq se o óleo espirra da corrente pro pneu, tb iria espirrar do pneu pra outro lugar, ou seja, não ficaria no pneu pra poder causar esse "escorregão".
douglasybrazul
30-05-08, 08:34
Tipo
eu uso uma escova de dentes pra passar a graxa branca em toda a corrente, fica bom ! :OK:
Na última lubrificação que fiz (sábado passado) depois de rodar os costumeiros 43Km pra vir ao trabalho com a moto, percebí na hora de ir embora que os respingos de óleo (que sempre vão para a lateral do pneu e roda da moto) tinhham ido além do limite (invadido a borda da banda de rodagem do pneu)... :0_0:
Mas como sempre que lubrifico a corrente, na primeira volta com a moto, piloto já sabendo do risco e graças à DEUS nunca tive surpresas... :OK:
Limpei o óleo (pouca quantidade, mas estava lá) com uma toalha de papel e seguí "cautelosamente" pra casa! ;)
Mas isso nunca aconteceu (o óleo escorrer tanto ao ponto de invadir a banda de rodagem do pneu) e creio eu, que esse fato ocorereu, devido o fato de o calor nas últimas semanas qui em Sampa ter sido intenso... :o
Utilizo pra lubrificar, um pincel pequeno e "uma tampa de medida no máximo" do recipiente conde fica o óleo (Lubrax SAE 90)...
E a relação já está indo pra seus 29.000 (relação original ainda), sem gomos afiados na coroa/pinhão e sem ovalização na corrente. ;)
Abraços...
Furious VIPER
30-05-08, 10:29
Hardmen tb vai virar uma lenda com sua relação Highlander Edition! hehehe
Gozado, comigo sempre escorre oleo pro pneu, na garegem o oleo eh jogado pra tras, e qnd paro fica pingando bastante oleo tb.
Eu passo com uma escovinha de dente, pouco a pouco, ateh dar uma ou 2 voltas na corrente.
mas dps do susto fiquei desconfiado.
Vou ver c um dia eu passo de novo, ai fotografo pra vcs darem uma olhada como fica a situação
OK, a minha não tem cavalete, estou providenciando(fazendo) um, kkkk !!!
Se alguem tiver umas dicas pra quem não tem cavalete !
Falow
To morando na zona rural, no sítio da família, e semana passada um vizinho se encostou na cerca pra dar uma olhada comprida na Yes que comprei.
- ôpa vizinho! - disse o colono.
- ôpa.. - respondi surpreso com a aparição do homem.
- comprasse uma tuisti?! Esse azul é bonito!
- pois é, não é uma twister não, é uma 125 hehehe - não era a primeira vez que os cara confundiam a Yes com a twister na região.
Conversa vai.. conversa vem.. e o homem querendo ver a motinha de perto, encontão convidei o vizino para entrar. Rapidino ele se espremeu entre os arames farpados e chegou para ver a moto.
Olhou ali, comentou disso e daquilo quando finalmente disse que eu precisava lubrificar a corrente:
- ei, tens que lubrificá issu aí.
- pois é, tenho q comprar o óleo, to pensando em pegar um spray para a corrente - respndi.
- não não, tem coisa melhor que óleo, passa sebo, só uso sebo na minha cg!
- :0_0: - esse smile demonstra bem a minha expressão no momento!!!
Desconversei, mas para quem não sabe, sebo é a gordura saturada, tirada do gado quando abatido. De certa forma lubrifica, mas deve ficar um nojo :-/
Eis uma curiosidade da zona rural! To morando lá a 2 anos e sempre encontro doido.
Abraços
moisespatriarca
12-06-08, 21:25
Cara essa história do sebo é verdade, já ouvi falar sobre isso, e não faz muita sujeira !!!!
o negócio é passar, melhor com luva, e claro, com mais frequência!!!! :lol:
Abraço!!!
Furious VIPER
12-06-08, 21:28
O ruim do sebo/cebo... deve ser o cheiro... pq afinal é produto animal, né?! sei la...
moisespatriarca
12-06-08, 21:33
Pior que é, ainda mais depois de um tempo, deve juntar até mosquito :cocô:
abraço!!!
Volverine MF
12-06-08, 21:36
Sebo é muito bom, mas pra ficar bom msm tens que tirar as rodas e os pneus e trocar por rodas de madeira.
Aproveita e passa breu nos rolamentos pra fazer aquele barulho de carro de boi.
:-/ |:( :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Desculpe o flood, mas não deu pra aguentar. |:( :-/ |:( :-/
vedovatto3
13-06-08, 09:24
Moro em chácara tambem e essa do sebo é classica. rsrsrs
Na minha eu comprei uma lata de graxa branca spray, o negocio não sai nem a pau, até pra tira com querosene é meio dificil.
Limpo bem a corrente na hora da lavagem em 15 em 15 dias e passo a graxa.
No intervalo eu vou colocando oléo 90.
Comprei esse spray para correntes aqui: http://www.fbslubrificantes.com.br/produtos/produto.php?id=53 no site www.eritonmotos.com.br .... espero q seja bom.
Furious VIPER
19-11-08, 20:59
Comprei esse spray para correntes aqui: http://www.fbslubrificantes.com.br/produtos/produto.php?id=53 no site www.eritonmotos.com.br .... espero q seja bom.
Esses produtos são bons pra correntes sim (não conheço esse teu em especial)... pra mim o único impecilho é o preço e a durabilidade. Eu uso em média 1 litro de óleo a cada 10 meses... poxa.. isso pra mim são quase 10mil km, isso q eu lubrifico afuzel a cada 300km! E já me acostumei com os pinguinhos de óleo... hehehe acho q pela durabilidade/custoXbenefício vale a pena!
moisespatriarca
19-11-08, 21:03
Como não tenho muito tempo pra ficar lavando a moto, óleo faz uma lambrequeira na roda traseira, cavalete, protetor do pinhão....estou testando um spray, por enquanto estou gostando, mas por via das dúvidas, como está chovendo muito por aqui, uso ele todos dias!!! :OK:
Furius Viper,
Citei hoje a lubrificação de corrente em outro topico, esse assunto é muito complexo e sempre muito polemico por isso venho pesquisando, e juntando material, a cerca de cinco anos, e em breve estarei postando uma matéria definitiva e completa sobre o assunto, que alem de contar com meus conhecimentos e minhas pesquisas, conta com a ajuda de um Engenheiro Mecanico formado na FEI, um mecanico (o mais badalado atualmente aqui de sorocaba), e um professor de portugues que esta fazendo a edição final de gramatica ortografia.
Aguarde o PN recebera esse material em primeira mão...
Abraços
tasmotos
Furious VIPER
19-11-08, 22:35
tasmotos... espero q teu estudo sobre a lubrificação da corrente de transmissão diga que a melhor relação custoXbenefício é a maneira q uso atualmente... senão eu vou ter q discordar de ti.. hehehe
o único embasamento que tenho pra afirmar que o óleo 40 é um dos melhores é q tenho minha relação original faz 42022 km e só lubrifiquei com óleo (tá bom, teve umas 5 vezes q foi com graxa, mas eu era amador ainda.. hehe).
se tiver uma maneira mais barata e que confira durabilidade à relação.. eu vou virar os 60mil km com a próxima! hehehe no aguardo pela tua matéria!
"Um grande abraço à todos os tasmotos"
(Ivan-RJ)
Ai Parceiro,
Fique tranquilo, nossos pensamentos seguem a mesma linha, com poucas divergencias. O mais importante, é que nesse estudo estou abrangendo um campo maior, porque a boa conservação do conjunto de transmissão secundaria vai muito alem da lubrificação da corrente.
Abraços
tasmotos
Furious VIPER
19-11-08, 23:17
belezinha! eu falo só de lubrificação pq é o q eu na minha humilde condição de quem não sabe nenhum serviço manual avançado de motos, sei fazer.
Esses produtos são bons pra correntes sim (não conheço esse teu em especial)... pra mim o único impecilho é o preço e a durabilidade. Eu uso em média 1 litro de óleo a cada 10 meses... poxa.. isso pra mim são quase 10mil km, isso q eu lubrifico afuzel a cada 300km! E já me acostumei com os pinguinhos de óleo... hehehe acho q pela durabilidade/custoXbenefício vale a pena!
Eu achei caro tambem e alem de tudo tem o frete mas eu vou testar pq nunca usei esses sprays... na minha moto anterior usava oleo 90 de caixa de marcha e lubrificava muito bem, eu limpava antes com querosene depois lavava e aplicava o oleo com um pincel... o problema é que sujava a roda apesar de eu não aplicar em excesso.... quero ver se o spray é tão eficiente quanto o oleo 90 na lubrificação da corrente e não suja a roda... se eu não aprovar o spray volto pro óleo.
Embora eu não seja engenheiro, tb não me presto pra ignorante.
Creio eu que lubrificação de metais não necessita assim de tanto estudo.
Lubrifiquei mta corrente nos tempos de Senai, de rolamento a correntes de trator.
Em alguns casos é melhor o óleo, em outros a graxa, as vezes os dois juntos, as vezes umas ligas especiais.
Mas tem mta coisa a ver, coisas como dureza do material empregado, tipo de material, etc.
Isso pra máquinas.
Pra motos é quase tudo a mesma porcaria.
Coisas que causam o desgaste da relação podem ser: má lubrificação, elos desgastados, corrente mau ajustada (muito folgada, ou muito tensa).
O ideal para lubrificação de qualquer roda dentadas e correntes mecânicamente falando é a utilização de óleo e não de graxa.
O idel para o armazenamento de rodas dentadas e correntes mecânicamente falando é utilizando uma fina camada de graxa.
Ora, eu fiz isso mto tempo, uns dois anos.
- Antes de ligar a máquina, abre a caixa de engrenagens, tira tudo qto é resíduo de graxa e coloca óleo.
- A máquina para tu vai lá abre de novo a caixa tira o óleo e coloca graxa.
Isso é em grandes máquinas de transmissão de força mto superior aos 40cvs das pequenas mais encapetadas.
[hr]
Bla bla bla whiskas sachê
Isso é mecânica.
Nas motos o que estraga a corrente: atrito entre os dentes e a corrente (má lubrificação), desgaste da corrente e / ou corrente (ação do tempo / umidade) e aquecimento.
Pra evitar o aquecimento, lubrifica-se com óleo.
Pra diminuir o atrito lubrifica-se com óleo.
Pra reduzir a ação do tempo utiliza-se óleo.
Bom acima falei apenas óleo óleo óleo.
E aplicação de graxa? Aplica-se as correntes de moto?
Sim. Desde que tu utilize a graxa adequada.
Óleo é bem mais fácil de comprar do que graxa. Óleo é tudo ígual, muda apenas sua densidade.
Agora graxa não, existem graxas específicas pra N tipos de materiais, como por exemplo, a graxa branca que é mto utilizada em nossas correntes.
Antes de comprar graxa para aplicar em motos, verifica as especificações da graxa, esta deve possuir aditivos para evidar a solidez, diminuir o atrito, reduzir a temperatura e N coisas de bom que uma graxa deve ter.
Esses sprays que se compra por aí não é nada mais nada menos que graxa dentro de um tubo de spray que filhinho de papai compra pra não meter a mão na graxa, isso porque, não é de hoje que mão engraxada é sinônimo de peão de fábrica (ou tu conhece algum chefe que mete a mão na graxa?)
Eu uso essa graxa aqui na minha corrente, não lubrifico todo dia, mais ou menos uma vez a cada 15 dias, faça chuva ou faça sol e também limpo ela com querosene 1x por mês.
A graxa que utilizo é a:
Mobilith SHC
[hr]
Esse papo de estudo técnico específico super completo é bla bla bla.
Deixa quieto e não perde teu tempo.
Vai lava moto que tu ganha mais.
O rockerva pode lubrificar certo a corrente, mais o Rocksul usava é fluido de freio nela!!! :P :P :P :P :P :P
Bom...na minha ex-titan vendi com 15 mil, com a relação na metade do ajuste, sempre lubrificando com spray, que tem oleo graxa grafite bla bla bla...e deu certo, vide gente que troca relação de titan com 12,13,14...
O rockerva pode lubrificar certo a corrente, mais o Rocksul usava é fluido de freio nela!!! :P :P :P :P :P :P
Bom...na minha ex-titan vendi com 15 mil, com a relação na metade do ajuste, sempre lubrificando com spray, que tem oleo graxa grafite bla bla bla...e deu certo, vide gente que troca relação de titan com 12,13,14...
Esse é o melhor depoimento.
Usa esse espray com graxa grafite e bla bla bla que dá certo
Eu apóio.
Agora não mete engenheiro no meio que não dá certo.
Tb não usa fluido de freio.
Pelo amor de deus não vem me dizer um modo artesanal de lubrificar a corrente que tu vai me deixar maluco. Soca o pincel ou escova de dente na graxa/óleo ou então jorra spray na corrente que ela vai ficar bem lubrificada. O excesso se vai com o atrito. O excesso que o atrito remove vai parar na roda. Por isso não mantenha excessos ou então ande de roda suja que não da nada.
Vai tenta ensina os guampa a leva meia hora pra lubrifica uma maldita corrente.
Para com isso.
[quote=Furious VIPER
o único embasamento que tenho pra afirmar que o óleo 40 é um dos melhores [/quote]
;/
será que não quiz dizer 90 ;/
Furious VIPER
20-11-08, 22:05
Não giovani.. é óleo 40 mesmo!
Eu passo óleo de máquina(é aquele Singer) na minha, já tá com 18mil e guenta um bocado mais ainda.
lol... se eu soubesse q era simples assim.. cada um me falava pra usar um produto diferente.... ruim é a falta do cavalete central xDD .. vou ter q improvisar algo xDD :lol:
Santo Cristo - Poa
24-11-08, 11:38
Rock, aonde vc comprou o Mobilith SHC,
pois dei umas olhadas nas especificações desse lubrificante e achei bem interessante, agüenta até 150ºc
eu troquei minha relaçao com 12.000km, porem, eu sempre lubrifico minha corrente com Oleo 90, acada 300 km em media, ou acada 2 dias (que da qse no msm), sempre antes e depois de alguma viagem, ou apos a lavagem da moto..eu passo Oleo diesel na corrente, e apos toda a lavagem, passo o Oleo nela...
um dia minha relaçao chega a 100.000 km kkk
Meu spray para correntes chegou hoje :D Comprei na eriton motos: www.eritonmotos.com.br .... Ainda veio uns agrados dentro da embalagem como 2 porta documentos (eu tava precisando) e 3 chaveiros de pescoço (tambem tava precisando :drool:) e umas balas....... mas enfim o lubrificante é o mk66 para correntes de moto e kart, resistente a agua, alta temperatura e não ataca o-rings... Depois que eu usar posto as primeiras impressões sobre ele. Aí vai fotos dele e dos brindes:
http://img384.imageshack.us/img384/1237/fredejurema2008009ue5.jpg
http://img205.imageshack.us/img205/5336/fredejurema2008010ia2.jpg
Furious VIPER
29-11-08, 20:27
"Não ataca O'rings"... isso muito me interessa pq minha próxima relação terá a corrente com retentores (já comprei o kit inclusive)!
Se bem q o óleo dá conta do recado.. eu sou apaixonado pelo MG1 da Petrobrás! hehe
42mil km nõa é pra qqr um! :lol:
"Não ataca O'rings"... isso muito me interessa pq minha próxima relação terá a corrente com retentores (já comprei o kit inclusive)!
Se bem q o óleo dá conta do recado.. eu sou apaixonado pelo MG1 da Petrobrás! hehe
42mil km nõa é pra qqr um! :lol:
Eu tb usava óleo na minha motoca anterior e lubrificava perfeitamente... o incoveniente era a meladeira que ficava na roda... quero ver se esse óleo não suja tanto a roda e dure mais tempo na corrente. Provavelmente só vou lavar a motoca no proximo fim de semana daí faço a primeira aplicação e posto os resultados aqui.
Furious VIPER
29-11-08, 21:14
Eu tb usava óleo na minha motoca anterior e lubrificava perfeitamente... o incoveniente era a meladeira que ficava na roda... quero ver se esse óleo não suja tanto a roda e dure mais tempo na corrente. Provavelmente só vou lavar a motoca no proximo fim de semana daí faço a primeira aplicação e posto os resultados aqui.
Tô pensando seriamente em pintar minhas rodas de preto por causa disso! hahahaa
Uso oleo 140 misturado com grafite em pó,assim o oleo não lambresca muito a roda e mantem a corrente lubrificada um bom tempo mesmo com chuva,a aplicação faço com pincel mesmo ou uso motolia.
moisespatriarca
30-11-08, 04:31
Pra efetuar a limpeza, querosene ou óleo diesel? ;/
Querosene eu gosto, ele não resseca a corrente, mas já vi muita gente falar que usa óleo diesel ;)
Furious VIPER
30-11-08, 10:55
Pra efetuar a limpeza, querosene ou óleo diesel? ;/
Querosene eu gosto, ele não resseca a corrente, mas já vi muita gente falar que usa óleo diesel ;)
Não sei se pra corrente com retentores o querosene não é agressivo demais...
Pra corrente sem retentores sempre usei diesel pra limpar e nõa tive problema nenhum com ressecamento de pneus, manchas nas rodas, na relação nem nada...
Fora q o Diesel é baratinho...
raulzito rock
30-11-08, 14:53
hum eu que sempre usei garxa branca,achando que era o certo,
bem tenho uns 5 litros de óleo usado aki,vamo começar a usar!! :OK:
moisespatriarca
30-11-08, 14:58
..
Fora q o Diesel é baratinho...
é mais por isso também :# ,
mas achei um posto de gasolina que vende querosene na bomba, fui ver hoje 4,40L , mas comprei o diesel pra testar, que está 2,10 o L , vou ver como ela fica!!! :OK:
Volverine MF
30-11-08, 15:03
rauzito, acho que óleo usado não é mto bom, pq tem limalha de ferro.
Melhor é comprar um litro de óleo de cambio 90 ou então 140, afinal, não é tão caro, devendo custar menos de 10 reais.
Não sei se pra corrente com retentores o querosene não é agressivo demais...
A corrente da lander tem retentor.. (pelo menos foi oq o vendedor me falou.. mas sabe como é.. hehe) e no manual diz pra limpar com querosene.. então acredito que não tenha problema..
moisespatriarca
02-12-08, 16:07
comprei o tal spray pra corrente da Vaz (18 suados cruzeiros :d), bem a primeira impressão foi boa, até ontem o barulho da corrente parecia aquele da TW, agora parece que nem corrente tem, tá começando a chover aqui , e ela tá no tempo :d vamos ver depois da chuva como ela se comporta!!! :OK:
hehehehehe o veinho drago faz assim 1º passo--pega duas latinhas de cerveja de preferência Skol
2º passo--- pega uma cadeirinha que é do netinho, e senta ao lado da roda
3º passo--- toma um baita gole de cerveja
4º passo--- pega um alicate de bico e tira a presilha de engate da corrente
5º passo--- mais um gole de cerveja
6º passo--- marca a posição da corrente, pra não colocar depois virada
7º passo--- outro gole de cerveja
8º passo--- pega a corrente e dou um banho de querosene (olha não bebam querosene. hehehehehe
9º passo---depois de bem limpinha a corrente, coloco dentro de um recipiente com óleo deixo ai mais ou menos umas 2 horas, depois coloco a escorrer o óleo
10º passo--- quase esqueçi da ceva po, outro gole de skol
11º passo ---lavo bem o pinhão e a engrenagem
12º passo--- depois com calma coloco a corrente
13 passo --- já estou quase bebum--- e dele ceva indiada hehehehehe
Amigos,
Oleo Diesel ou Querosene?... Solução defitiniva...
Trabalho com a lavagem artesanal a mais de seis anos, tenho mais de quatro mil motos lavadas, ja postei diversas vezes sobre esse assunto em outros tópicos, mesmo sendo repetitivo, aqui vai novamente...
Entre outros inconvenientes, o oleo diesel detona pastilhas e lona de freio, e o querozene resseca borrachas, para solucionar a questão basta mistura-los com sabão liquido (ele é azul e viscoso, vendido em caminhões de produtos de limpeza, é chamado de omo liquido, omex, etc.)
Os beneficios são incontaveis, e como disse foi amplamente testado.
Abraços
tasmotos
Furious VIPER
03-12-08, 11:55
Eu comprei uma corrente com retentores (somente qdo for trocar a relação, q demora ainda)e vou manter o óleo diesel na limpeza... só cuidando demais pra não pegar nas lonas de freio.
moisespatriarca
03-12-08, 12:36
Então Tas, minha dúvida é só pra corrente, nem me atrevo a jogar diesel na moto.
AÊ Véio Drago, ao invés de cerveja pode ser uma coca-cola? :lol:
Então Tas, minha dúvida é só pra corrente, nem me atrevo a jogar diesel na moto.
AÊ Véio Drago, ao invés de cerveja pode ser uma coca-cola? :lol:
Ai Moises...
Como vai essa fantastica Maua... agora me diz uma coisa... porque coca-cola... vai me dizer que voce não bebe? Alem do mais sugestão dele só tem sentido se for cerva... o Moises to te estranhando...
Abraços
tasmotos
douglasybrazul
03-12-08, 15:02
to notando que a corrente da minha moto tá muito suja
vou ver se lavo ela
qual a melhor maneira pra lavar sem desmontar nada ? :D
eu passo diesel nela, com um pincel.....e em seguida passo agua para retira-lo..e logo apos passo oleo 90
Furious VIPER
03-12-08, 20:49
to notando que a corrente da minha moto tá muito suja
vou ver se lavo ela
qual a melhor maneira pra lavar sem desmontar nada ? :D
eu passo diesel nela, com um pincel.....e em seguida passo agua para retira-lo..e logo apos passo oleo 90
Tá respondido!! não tem erro e não dá trabalho!
moisespatriarca
03-12-08, 20:56
Ai Moises...
Como vai essa fantastica Maua... agora me diz uma coisa... porque coca-cola... vai me dizer que voce não bebe? Alem do mais sugestão dele só tem sentido se for cerva... o Moises to te estranhando...
Abraços
tasmotos
Fala Tas!!! :clap:
O Sr está "devedor" de uma visita na minha "magavilhosa" cidade :lol:
E realmente eu não bebo (já sou assim normalmente :--( :0_o: ) , mas é por opção minha, muitos traumas com a bebida sabe?
Mas não me incomodo com quem bebe, desde que não fique chato e desagradável, por mim tudo bem :OK: :OK:
Abraço.
Das últimas vezes que lavei a moto misturei o sabão, diesel e querosene para lavar em baixo do motor..corrente..pinhão...coroa...cavalete..pezinh o... só nas partes que suja mesmo...
ficou bommmm :clap:
Pena que suja tudo de novo :drool: :lol:
Não entendi direito a mistura de sabão com diesel... é isso mesmo? mistura em partes iguais diesel ou querosene e sabão líquido? Mas se o diesel ataca lonas, misturado não vai atacar também?
buggyman
É isso ai amigo, quando se mistura os produtos um elimina o efeito nocivo do outro. Postei uma matéria chamada de Segredos do tasmotos, la voce encontra todos detalhes de como fazer.
Abraços
tasmotos
Eu comprei uma corrente com retentores (somente qdo for trocar a relação, q demora ainda)e vou manter o óleo diesel na limpeza... só cuidando demais pra não pegar nas lonas de freio.
Furious VIPER
Beleza cara....
Se voce tiver oportunidade de comprar o sabão liquido que tenho falado, experimente mistura-lo um pouco com o oleo diesel antes de lavar a corrente.
Faça isso, e depois que voce lavar totalmente a moto, e lavar o local onde voce lavou a moto, verifique o resultado como um todo...
Abraços
tasmotos
po moises coca-cola enferruja hehehehehehehehe-drago
Bem pessoal, conforme eu prometi aqui estão as fotos da aplicação do spray que eu comprei para correntes (fotos do spray na pg 3: http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=14876.40 ) e já posso dizer q foi aprovado... Muito fácil de aplicar e não pinga NADA. Adere totalmente a corrente. Aí vão as fotos :
http://img184.imageshack.us/img184/83/fredejurema2008012ha3.jpg
http://img261.imageshack.us/img261/2741/fredejurema2008011df6.jpg
Furious VIPER
07-12-08, 20:47
A Yamaha largou de mão a Vaz?? Tá de Riffel agora ou é impressão minha?
A minha Vaz não acaba nunca... e pela promessa a Riffel durará tanto qto.
essa de misturar querozene com sabão é uma ótima dica :OK: :clap: :clap:
antes eu passava querosene ou diesel puro, depois o chão ficava cheio de óleo, misturado com sabão fica tudo limpinho :OK: :OK: inclusive a moto :OK: :OK:
GAISERO2008
07-01-09, 00:05
:OK:
caramba essa moto é bonita hein
eu só passo graxa branca na minha corrente
essa de misturar querozene com sabão é uma ótima dica :OK: :clap: :clap:
antes eu passava querosene ou diesel puro, depois o chão ficava cheio de óleo, misturado com sabão fica tudo limpinho :OK: :OK: inclusive a moto :OK: :OK:
Ei cara, vou fazer esse teste quando tiver um tempinho pra lavar a motoca.
Espero que meu chão fique limpinho como o seu hahahha :lol: :lol: :lol:
Voltando um pouco ao assunto pessoal
Esse sabão liquido pode ser... detergente liquido ou sabonete liquido??? :G :G
Voltando um pouco ao assunto pessoal
Esse sabão liquido pode ser... detergente liquido ou sabonete liquido??? :G :G
Dumbex
Na falta pode usar provisoriamente o detergente de cozinha.
O sabão liquido, ou "omo-liquido", ou "omex", é azul e bastante viscoso.
Aqui no estado de São Paulo ele é encontrado nessas caminhotetas, pikups, peruas, que passam pelos bairros vendendo produtos de limpeza.
Podem tambem ser encontrados em lojas especializadas em material de limpeza, e lojas especializadas em material para lava rapido.
Cuidado: Não usar o "ativado", ele é roxo.
Abraços
tasmotos
Dumbex
Na falta pode usar provisoriamente o detergente de cozinha.
O sabão liquido, ou "omo-liquido", ou "omex", é azul e bastante viscoso.
Aqui no estado de São Paulo ele é encontrado nessas caminhotetas, pikups, peruas, que passam pelos bairros vendendo produtos de limpeza.
Podem tambem ser encontrados em lojas especializadas em material de limpeza, e lojas especializadas em material para lava rapido.
Cuidado: Não usar o "ativado", ele é roxo.
Abraços
tasmotos
Valeu aew tasmotos quando me sobrar um tempinho no sabado eu compro \õ :clap: :clap:
Muito bom esse tutorial.... :clap: Simples e Objetivo....
Ba, o meu mecânico sempre passo gracha branca.. :NOOK:
Vo compra um óleozinho legal e passa eu mesmo...!!!! ;)
Abs.
vedovatto3
09-01-09, 11:24
Sabão com Querosene é o que Há!!! Parece que limpa até melhor que o querosene puro e não faz sujeirada no chão.
Valeu Taz
A Yamaha largou de mão a Vaz?? Tá de Riffel agora ou é impressão minha?
A minha Vaz não acaba nunca... e pela promessa a Riffel durará tanto qto.
Faz tempo eu acho furios, minha Faker 2005 já vinha com Rieffel, a Lander do meu irmão também!
Furious VIPER
09-01-09, 11:56
Faz tempo eu acho furios, minha Faker 2005 já vinha com Rieffel, a Lander do meu irmão também!
A minha YBR é de abril de 2005... então 05/05 e veio com VAZ!
Tá até hj lá! :G e vai até depois do verão.. sem dúvidas! :G
Volverine MF
09-01-09, 19:33
Hoje tava procurando óleo 140 e 90 no mercado.
Bah, que diferença de preço!
:lol: :lol: :lol:
O 140 é praticamente 10 reais enqto o 90 é pouco mais de 6, hehehe
Sei que não é uma diferença tããão grande, mas achei que fosse o msm preço, ou que a diferença fosse menor.
Ae pessoal, vcs sabem se esse produto da Bardahl é bom pra corrente?
http://www.bardahl.com.br/secao.php/3/208/138
To a fim de experimentar...
Furious VIPER
09-01-09, 20:12
Mas qm diabos disse q óleo 140 é bom??
Eu uns tempos atrás confundia o óleo q eu uso.. dizia q era 140 mas é 40. o burro aki leu uma vez errado e postou tb errado! Depois corrigi meu erro!
Mostarda_69
09-01-09, 22:23
Eu uso 140!!!! Acho muito bom, mas tb nunca usei o 20-50 pra comparar..
Próximas lambuzadas na DT vo usa um que sobro do corsa um 15w-40.
Furious VIPER
10-01-09, 20:43
O óleo q eu sempre usei na minha transmissão é esse aki!!
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/170214185e11a9920325703400692e36/body/1.3E30?OpenElement&FieldElemFormat=jpg
Aki vai o link com informações de todos os óleos da Petrobrás:
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/BE6B7AB55210B54803256DAD004CC8DB?OpenDocument&SDuvidas
Aew tasmotos, comprei o sabão liquido, bem esse que você falou, paguei 4,99 nele com 2 litros. Azul e bem viscoso.
Cara, quando passei ele na corrente, e nas partes onde tava bem sujo, saiu como se fosse poeira!! Muito boa essa fórmula, e como todos disseram nem suja o chão, conforme suja é só jogar água que sai fácinho...
mto bom!!
:clap: :clap:
Aew tasmotos, comprei o sabão liquido, bem esse que você falou, paguei 4,99 nele com 2 litros. Azul e bem viscoso.
Cara, quando passei ele na corrente, e nas partes onde tava bem sujo, saiu como se fosse poeira!! Muito boa essa fórmula, e como todos disseram nem suja o chão, conforme suja é só jogar água que sai fácinho...
mto bom!!
:clap: :clap:
Dumbex
Beleza Cara...
Ótimo... bom que voce achou, testou, e gostou.
O que faz a gente gostar do forum é isso... voce não imagina quanto é gratificante quando a gente se sente util.
Espero que todo mundo, pelo Brasil inteiro, consiga achar esse sabão, e testar a formula...
Forte Abraço
tasmotos
Volverine MF
13-01-09, 00:15
Dumbex
Beleza Cara...
O que faz a gente gostar do forum é isso... voce não imagina quanto é gratificante quando a gente se sente util.
Espero que todo mundo, pelo Brasil inteiro, consiga achar esse sabão, e testar a formula...
Forte Abraço
tasmotos
Eu não achei ESSE sabão, mas to qbrando um galho com aquele automotivo msm.
É mais caro, mas como uso pouco nem dá nada, e funciona bem :OK:
E realmente Tas, é mto bom saber q ajudou alguém, msm fazendo algo tão simples que é compartilhar o conhecimento que se tem com os outros.
Pena que nem todos procuram esse tipo de gratificação.
amiltonscj
13-01-09, 00:47
[i] tas eu uso em que proporção????
tipo 100ml de querosene pra 200 de sabão????
usei o detergente de casa e ficou um cocozinho
hsuahushaushuahsua, mas acho que coloquei meio a meio
abraços
Volverine MF
13-01-09, 02:01
[i] tas eu uso em que proporção????
tipo 100ml de querosene pra 200 de sabão????
usei o detergente de casa e ficou um cocozinho
hsuahushaushuahsua, mas acho que coloquei meio a meio
abraços
Só tentando ajudar, hehehe
A Proporção é a seguinte: Nos locais com menos graxa e mais terra coloque 1/3 de oleo diesel ou querosene e 2/3 do sabão liquido, e nos locais com mais graxa inverta, ou seja 1/3 de sabão liquido e 2/3 de oleo diesel ou querozene.
Importante: fazer apenas um pequena quantidade da mistura, uso uma caneca de aproximadamente, 350 ml., e vou refazendo conforme a necessidade.
Testado e aprovado ;)
amiltonscj
Ai cara, o Volverine MF já respondeu.
Na realidade, com o passar do tempo, a gente vai percebendo a proporção ideal, e a quantidade de mistura utilizada para cada parte da moto.
Abraços
tasmotos
Corrente com retentor é uma maravilha nunca mais uso uma sem, com uma lubrificada nela ela segura a lubrificação por muuuito tempo se fosse uma corrente sem retentor eu já teria lubrificado umas 3x e teria que esticar mas agora não ela parece que perde muito pouco a lubrificação mesmo depois de andar na chuva e parece que não vou ter que esticar ela por um bom tempo.
Daí que acho q saiu o mito que corrente com retentor não precisa lubrificar. Precisar ela vai precisar mas depois de muito tempo.
Furious VIPER
13-01-09, 21:18
César:
Vou conferir isso qdo trocar minha relação, comprei um kit Riffel Top, q tem coroa e pinhão da Riffel em aço 1045 mais grosso q o da VAZ e corrente KMC COM retentores.
Só q sabe... minha relação vai durar pra semrpe... hehehe então vou conferir isso aí só daki muuuito tempo.
Só q sabe... minha relação vai durar pra semrpe... hehehe então vou conferir isso aí só daki muuuito tempo.
Acho que vamos travar um disputa hein...
Eu acredito que a relação da minha moto deve chegar em no MÍNIMO 50.000KM :drool:
Será uma boa disputa hein
O pneu traseiro durou 24.500 km :D
Furious VIPER
14-01-09, 00:46
Acho que vamos travar um disputa hein...
Eu acredito que a relação da minha moto deve chegar em no MÍNIMO 50.000KM :drool:
Será uma boa disputa hein
O pneu traseiro durou 24.500 km :D
Meu pneu traseiro está pronto pro desafio! hahaha
A relação... tu não vai me bater... definitivamente não.
Se for comparar com as forças aplicadas numa 250 e numa 125.. tu tá de parabéns cara... pelos valores q tu fala, tua moto não dá manutenção akelas irritantes.. heheh legal mesmo! Se eu tivesse uma 250cc faria assim tb, cuidaria bem dela como fao com minha 125. Ofoda pra mim é bancar muita gasolina... eu consigo.. mas não acho q valha a pena pra mim.
Meu pneu traseiro está pronto pro desafio! hahaha
A relação... tu não vai me bater... definitivamente não.
Se for comparar com as forças aplicadas numa 250 e numa 125.. tu tá de parabéns cara... pelos valores q tu fala, tua moto não dá manutenção akelas irritantes.. heheh legal mesmo! Se eu tivesse uma 250cc faria assim tb, cuidaria bem dela como fao com minha 125. Ofoda pra mim é bancar muita gasolina... eu consigo.. mas não acho q valha a pena pra mim.
Cuidar bem eu tbm cuido...duro é a tal da tocada neh! uhaeuaeuha
Pneu da minha tw num passa dos 8 nem fu!
E num vem falar que é erro de projeto que tem 5000 tw que chega nos 20 facil! kkkk
Furious VIPER
14-01-09, 00:59
Cuidar bem eu tbm cuido...duro é a tal da tocada neh! uhaeuaeuha
Pneu da minha tw num passa dos 8 nem fu!
E num vem falar que é erro de projeto que tem 5000 tw que chega nos 20 facil! kkkk
hahahaha uma Twister durar 8 mil nem reclamo... afinal a maioria dos pneus pra 250cc são pneus bons.. dificilmente tu vê os ruinzão.. igual os de 125 q tu paga 50 pila e roda 50milhões de km sem estabilidade nenhuma.
Agora uma Titan 150cc com pneus q acabam em 8mil km... daí é erro de projeto Ruivinho...
hahahaha uma Twister durar 8 mil nem reclamo... afinal a maioria dos pneus pra 250cc são pneus bons.. dificilmente tu vê os ruinzão.. igual os de 125 q tu paga 50 pila e roda 50milhões de km sem estabilidade nenhuma.
Agora uma Titan 150cc com pneus q acabam em 8mil km... daí é erro de projeto Ruivinho...
A minha Sport dura 6mil KM, o pneu é o mesmo modelo da TW Pirelli MT75
O original dela durou 6, coloquei o frontal da CB que é a mesma medida, so
que com indice maior(57H) com 10 mil ja da pra notar q vai apenas chegar aos 12mil...rs
rsrsr moto sem cavalete central.............vai de ladinho msm.....pesso para alguem segurar a motinho inclinada , apoiada no cavalete lateral.........uma leve levantada na traseira...........ponto porto e pronta para recebervos devidos tratos.........Beto de férias..... :drool: :drool: :drool:.....só dando pitaco
Dumbex
Beleza Cara...
Forte Abraço
tasmotos
Falou e disse Tas...
obrigado ai por tudo cara
abração :clap: :clap:
desculpa a pergunta idiota, mas se eu pegar o óleo 90 e colocar naqueles "spray de molhar roupa pra passar" no estilo veja, vou borrifar o óleo sem problemas? |:(
precisamos agora d eum tutorial pra lubrificar cabo da embragem, acelerador, freio...
desculpa a pergunta idiota, mas se eu pegar o óleo 90 e colocar naqueles "spray de molhar roupa pra passar" no estilo veja, vou borrifar o óleo sem problemas? |:(
Jamais que aquilo vai conseguir borrifar óleo!!!
Bruno Rafael
13-07-11, 10:46
Eu tenhu 1lt desse oleo: OLEO MOBIL SUPER 20 W 50
aqui em casa, posso usar ele pra lubrificar a corrente?
Guilherme Rabelo
13-07-11, 11:03
coveiro detect..............
:lol:
Eu tenhu 1lt desse oleo: OLEO MOBIL SUPER 20 W 50
aqui em casa, posso usar ele pra lubrificar a corrente?
Pode...
Bruno Rafael
13-07-11, 11:23
Sim, eu vi que o topico jah tem quase 1 ano, mas acho melhor manter um que já fala do assunto, do que criar outro pra falar do mesmo problema
Já que o coveiro apareceu, vou postar uma dica
- Um ótimo lubrificante, que além da função principal ainda limpa e protege a corrente da ferrugem e outros problemas é o WD40
É muito melhor usar WD40 ao invés de graxa ou óleo, porque o WD40 não suja (desde que não seja usado em excesso)
Use em outras partes da moto, pois ele tem propriedades que ajudam na limpeza (como roda, motor) e não agride qualquer peça da moto.
Tem um ótimo tópico sobre o WD40 aqui no fórum, para mais informações, use a pesquisa.
Abraço
Sim, eu vi que o topico jah tem quase 1 ano, mas acho melhor manter um que já fala do assunto, do que criar outro pra falar do mesmo problema
Correto! Fez bem! ;)
Abraço.
Bruno Rafael
13-07-11, 12:34
Já que o coveiro apareceu, vou postar uma dica
- Um ótimo lubrificante, que além da função principal ainda limpa e protege a corrente da ferrugem e outros problemas é o WD40
É muito melhor usar WD40 ao invés de graxa ou óleo, porque o WD40 não suja (desde que não seja usado em excesso)
Use em outras partes da moto, pois ele tem propriedades que ajudam na limpeza (como roda, motor) e não agride qualquer peça da moto.
Tem um ótimo tópico sobre o WD40 aqui no fórum, para mais informações, use a pesquisa.
Abraço
Tem que ser WD40 ou pode ser similares?
eu tenhu um tal de withelub aqui, em spray...
serve?
Tem que ser WD40 ou pode ser similares?
eu tenhu um tal de withelub aqui, em spray...
serve?
Eu acho que pode, pois as oficinas usam estas marcas alternativas direto...
Compare a fórmula dos dois, se for bem parecida, tem mais é que usar o genérico mesmo.
Se bem que o WD40 dura muito, o meu tem uns 3 meses e não acabou ainda (uso uma vez por semana, mais ou menos)
A diferença de preço (média)
WD40: 14 pila
Genéricos: menos de 5 pila
Olá amigos,
Desculpem desenterrar o tópico, mas acho que não vale a pena criar outro com o mesmo assunto.
Alguém já testou o produto FBS MK66?
Andei pesquisando sobre ele e muitas pessoas tem falado que o produto é muito bom e não deixa nada a desejar ao Motul C2, custando muito mais barato.
Estou pensando em comprar e testar. Se alguém souber de algo, por favor compartilhe :D
Obrigado!
Abraço!
Minha corrente caiu ontem, moto com 3000 km rodados
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Acho que foi falta de lubrificação fiquei muito tempo sem passar óleo e choveu por esses dias. A coroa já ta gasta pá karaio
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Será que dá muita diferença lubrificar com óleo de motor ou usar esses lubrificantes em spray? Será que ele lubrifica e fixa melhor, porque o ruim do óleo é que faz uma certa sujeira e quando chove sai tudo.
Será que dá muita diferença lubrificar com óleo de motor ou usar esses lubrificantes em spray? Será que ele lubrifica e fixa melhor, porque o ruim do óleo é que faz uma certa sujeira e quando chove sai tudo.
Cara, dá muita diferença! Tanto em relação a qualidade do produto que você está aplicando quanto ao período de relubrificação!
Claro que existem produtos e produtos!
Você tem que testar e ver qual atende mais a sua necessidade. Sempre usei o Motul, mas o tubo está MUITO CARO.
Vou comprar esse MK66 que dizem ser similar, nacional e muito mais barato. Só não estou achando para vender.
abraço!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546301879-lubrificante-especial-para-corrente-moto-mk66-galmar-_JM
Para lavar correntes, existe um desengraxante de uso profissional, se compra o galão de 5 litros e é biodegradável. Usar diesel ou querosene fica muita sujeira, não recomendo. Além do trabalho com desengraxante ser superior. Se na primeira lavagem não remover tudo, só é repetir quantas vezes necessárias. Quanto a lubrificação, utilizo SAE 90 misturado com grafite em pó. Receita de um amigo engenheiro mecânico, que uso a mais de 3 anos e só tenho a agradecer.
doug_125_2015
10-02-16, 15:34
Eu misturei oleo usado do motor da minha moto kom um poko de oleo novo e to passando na minha corrente. Serah k dah uma boa lubrificaçao ou eh melhor usar o oleo 90 msm?
Eu misturei oleo usado do motor da minha moto kom um poko de oleo novo e to passando na minha corrente. Serah k dah uma boa lubrificaçao ou eh melhor usar o oleo 90 msm?
óleo 140 é melhor;
é preferível usar essa mistura do que deixar seco...
Eu estou usando a graxa branca pela segunda vez, mas me decepcione com essa segunda, não sei se é pq é de outra marca, mas não está ficando do agrado, vou tentar esse óleo 90, será que é caro???
Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Eu estou usando a graxa branca pela segunda vez, mas me decepcione com essa segunda, não sei se é pq é de outra marca, mas não está ficando do agrado, vou tentar esse óleo 90, será que é caro???
Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
comprei óleo de cambio 140, 20 pila e não arrependo não!
aplico usando seringa sem fazer sujeira, bem de boa.
thiagocabral
16-06-16, 18:08
Eu tenho uma tubo de graxa que é branca, que na embalagem diz ser propria para corrente de moto ? essa é a famosa graxa branca que muitos falaram aqui pra nao usar ?
Tenho essa graxa e um oleo de motor novo lubrax 20-50... qual seria a melhor opção ?
Eu tenho uma tubo de graxa que é branca, que na embalagem diz ser propria para corrente de moto ? essa é a famosa graxa branca que muitos falaram aqui pra nao usar ?
Tenho essa graxa e um oleo de motor novo lubrax 20-50... qual seria a melhor opção ?
eu acho melhor o óleo, a propria corrente quando vem nova está com óleo... graxa pega muita sujeira (ainda mais nossas motos com protetor de corrente aberto...)
Thyago Mahon Barros
17-06-16, 16:59
A graxa branca é a pior opção para lubrificar corrente, no seu caso seria o óleo mesmo, mas se puder comprar os lubrificantes spray são os melhores, mas se quiser economizar o óleo 90 é muito utilizado pode optar tb. pelo óleo de caixa de marcha de trator que é mais grosso, tb. é muito bom, mas nunca graxa branca.
Bons caminhos.
Willian182
02-01-17, 21:22
o correto para correntes esposta é spray lubrificante, trabalho com lubrificaçao industrial e automotiva
Ctrl-Alt-Del
02-01-17, 22:44
o correto para correntes esposta é spray lubrificante, trabalho com lubrificaçao industrial e automotiva
Tens um estudo sobre com um comparativo aí? Ou tu és vendedor de chain lube da vida?
Boa noite, pessoal.
Resolvi aproveitar o tópico ao invés de criar um.
Hoje pela primeira vez fiz uma limpeza bacana na minha moto (é a minha primeira). Dúvidas surgiram durante o processo. Então, pretendendo não cometer erros nas próximas lavagens, vim aqui perguntar.
Usei a dica do tasmotos (https://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=5817) de misturar 2/3 de querosene com 1/3 de sabão líquido na limpeza da relação. Minha primeira dúvida a seguinte: o sabão recomendado pelo tas, eu nunca vi vendendo por aqui. Até procurei em loja de materiais de limpeza, mas não encontrei o que ele especifica. Acabei usando esse lava-roupas que se "assemelha" com a descrição do material que o tas descreve.
http://i.imgur.com/JdtCugr.jpg
A composição do lava roupas que me deixou em dúvida. Vejam só.
http://i.imgur.com/cPK3auF.jpg
Há algum componente ai que possa corroer, danificar a minha relação(a minha relação é com retentor)?
Pra limpar o bloco do motor, rodas, discos de freios, bengalas e outras partes metálicas utilizei a proporção 1/3 querosene, 2/3 sabão líquido recomendada pelo tas.
Tem problema passar esses produtos nessas partes?
Outra dúvida que surgiu, é se eu posso jogar água em todas as partes da moto. Porque eu joguei água em todas as partes da moto, inclusive embaixo do motor, nas partes elétricas(tendo o cuidado de só ligar a moto depois que todas as partes secaram, aproximadamente 12h depois).
Na retenção utilizei o óleo 90 na lubrificação.
Pra finalizar eu utilizei White Lub em parafusos, juntas e em partes do bloco do motor que aparentavam oxidação. Fiz correto?
Ah, nos eixos da moto é necessário lubrificação? Digo, com óleo 90 por exemplo. Eles pareciam um pouco sem lubrificação, mas era visíveis pontos que tinha graxa. No final, acabei colocando White Lub lá também.
Agradeço de antemão.
Esqueci do resultado:
http://i.imgur.com/ZOdLgY2.jpg
caro fellpz, sabão lava roupas é um tanto corrosivo pra tinta, plasticos e metal (acido aquil benzeno sulfônico não parece nada amigável). evite usa-lo pra lavar veículos, deixando somente para sujeiras extremas e aplicando enxágue mais rápido possível.
acredito que o sabão líquido que se refira seja o detergente de lavar louças (também vendido em alguns supermercados em garrafas de 5L), aquele que é mais suave e pode ficar mais tempo em contato conosco e com tinta.
http://www.higipack.com.br/wp-content/uploads/2011/02/detergente-5-litros-ype.jpg
sobre lubrificação do veículo note que existe a lubrificação por graxa e óleo, normalmente a graxa é aplicada quando se desmonta alguma parte ou em bico injetor de graxa com uma ferramenta específica (sendo bem raro)
https://sc01.alicdn.com/kf/HTB1glStHFXXXXcCXVXXq6xXFXXXo/45-90-degree-grease-gun-nipple.jpg
http://fscomps.fotosearch.com/compc/CSP/CSP720/k7200296.jpg
enquanto a lubrificação por óleo se aplica mais efetivamente em partes externas como a corrente. no eixo das rodas, existe um guarda pó e nos rolamentos um retentor para proteger de sujeira, sendo necessário lubrificar tais guarda-pó (e o-rings em outros casos) se necessário ao tirar as rodas (nesses pontos de baixa velocidade ou que ficam quase estáticos como contato do flange da coroa com cubo, pode usar graxa ou óleo).
passar óleo em partes enferrujadas de peças anodizadas/zincadas ajuda a conservar (apesar de juntar sujeira mais rápido, conserva). não conheço muito desse white lub mas se for desengripante ele não é bom pra proteger de corrosão como o óleo 90. caso encontre óleo 140, pode pegar pois é muito bom também (parece até uma graxa derretida).
caro fellpz (https://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=41577), sabão lava roupas é um tanto corrosivo pra tinta, plasticos e metal (acido aquil benzeno sulfônico não parece nada amigável). evite usa-lo pra lavar veículos, deixando somente para sujeiras extremas e aplicando enxágue mais rápido possível.
acredito que o sabão líquido que se refira seja o detergente de lavar louças (também vendido em alguns supermercados em garrafas de 5L), aquele que é mais suave e pode ficar mais tempo em contato conosco e com tinta.
http://www.higipack.com.br/wp-content/uploads/2011/02/detergente-5-litros-ype.jpg
sobre lubrificação do veículo note que existe a lubrificação por graxa e óleo, normalmente a graxa é aplicada quando se desmonta alguma parte ou em bico injetor de graxa com uma ferramenta específica (sendo bem raro)
https://sc01.alicdn.com/kf/HTB1glStHFXXXXcCXVXXq6xXFXXXo/45-90-degree-grease-gun-nipple.jpg
http://fscomps.fotosearch.com/compc/CSP/CSP720/k7200296.jpg
enquanto a lubrificação por óleo se aplica mais efetivamente em partes externas como a corrente. no eixo das rodas, existe um guarda pó e nos rolamentos um retentor para proteger de sujeira, sendo necessário lubrificar tais guarda-pó (e o-rings em outros casos) se necessário ao tirar as rodas (nesses pontos de baixa velocidade ou que ficam quase estáticos como contato do flange da coroa com cubo, pode usar graxa ou óleo).
passar óleo em partes enferrujadas de peças anodizadas/zincadas ajuda a conservar (apesar de juntar sujeira mais rápido, conserva). não conheço muito desse white lub mas se for desengripante ele não é bom pra proteger de corrosão como o óleo 90. caso encontre óleo 140, pode pegar pois é muito bom também (parece até uma graxa derretida).
Olá, Vulcan (https://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=37191). Primeiramente, obrigado pela resposta.
É, imaginei que esse ácido ai não fosse nada interessante pra moto. Apesar de que o enxague não demorou mais que 5min e não passei esse lava-roupas em partes plásticas. Próxima lavagem vou esses detergentes comum mesmo(apesar de que já li por aqui que alguém fez a mistura recomendada pelo tasmotos com detergente e o resultado não foi dos melhores), ou procurar mais o sabão líquido que o tas fala.
Bacana a sua explicação sobre graxa e óleo. Vou tratar de passar o óleo 90 nos eixos também.
O White Lub que falo seria isso daqui:
http://lojadafazenda.com/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/w/h/white-lub-super-1.jpg
Aqui no Nordeste não é fácil achar WD-40, então o mais popular é o White Lub mesmo. A última parte da sua explicação eu não entendi muito bem. Você recomenda passar o mesmo óleo usado na corrente, na conservação e partes oxidadas, como bloco do motor e parafusos?
Mais uma vez, agradeço sua ajuda.
Ctrl-Alt-Del
06-02-17, 13:43
Para lábios de guardas pó e retentores de roda por exemplo eu primeiro limpo bem e mando graxa de sabão de lítio porque é um tipo de graxa com melhor resistência a água. Também no eixo de articulação de manetes, faces de contato entre manete e o manicoto, eixos câmes dos patins de freio, buchas da balança que são os que me lembro agora.
Para corrente óleo 140 nada contra é bom também, principalmente se a região onde se trafega for quente pacas. Para minha região eu faço para corrente um lubrificante com óleo 90 + graxa comum. Porque assim eu deixo a viscosidade do lubrificante entre um óleo 90 e 140.
Enfim, vou mandar o link só sobre isso:
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4461-lubrificacao-de-correntes-lubrificante-e-limpeza
Olá, [B][URL="https://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=37191"](...) A última parte da sua explicação eu não entendi muito bem. Você recomenda passar o mesmo óleo usado na corrente, na conservação e partes oxidadas, como bloco do motor e parafusos?
(...)
sim, o detalhe é que bloco do motor esquenta pakas e queima o óleo (em alguns lugares) e nas motos nunca vi de aço pra enferrujar... ja os parafusos é uma boa quando a camada de proteção ja se foi e não se tem tinta no momento ou não se encontra um parafuso igual pra trocar.
o Ctrl usa uma mistura bem loka uhauehuaheuaheuahe eu pego óleo com seringa e vou colocando na corrente com a roda levantada, motor ligado e marcha engatada auheauheuaheuahe
sim, o detalhe é que bloco do motor esquenta pakas e queima o óleo (em alguns lugares) e nas motos nunca vi de aço pra enferrujar... ja os parafusos é uma boa quando a camada de proteção ja se foi e não se tem tinta no momento ou não se encontra um parafuso igual pra trocar.
o Ctrl usa uma mistura bem loka uhauehuaheuaheuahe eu pego óleo com seringa e vou colocando na corrente com a roda levantada, motor ligado e marcha engatada auheauheuaheuahe
Pô, legal. Na próxima lavagem eu vou utilizar o óleo com ajuda de um pincel nessas partes então. Acho até melhor, o White Lub emporcalha tudo e acaba espacando pra partes que você não queria proteger.
Para lábios de guardas pó e retentores de roda por exemplo eu primeiro limpo bem e mando graxa de sabão de lítio porque é um tipo de graxa com melhor resistência a água. Também no eixo de articulação de manetes, faces de contato entre manete e o manicoto, eixos câmes dos patins de freio, buchas da balança que são os que me lembro agora.
Para corrente óleo 140 nada contra é bom também, principalmente se a região onde se trafega for quente pacas. Para minha região eu faço para corrente um lubrificante com óleo 90 + graxa comum. Porque assim eu deixo a viscosidade do lubrificante entre um óleo 90 e 140.
Enfim, vou mandar o link só sobre isso:
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4461-lubrificacao-de-correntes-lubrificante-e-limpeza
Massa!! Nesse FDS irei dar uma lida no seu material e volto aqui para tirar possíveis dúvidas.
Pessoal, uma coisa que reparei na moto depois de limpá-la é que ao acionar o corta-corrente na posição LIGADO eu escuto um barulhinho tipo um chocalo vindo do motor. Entendam, não estou confundindo com o barulho normal da injeção. É um barulhinho diferente que surgiu depois da lavagem que dei nela. Pode ter sido água? Vou tentar gravar o som e postar aqui.
leonardodiasf
22-02-17, 23:26
Hoje fiz a primeira lubrificação da corrente da Titan com 810km rodados, notei que o lubrificante com que a corrente veio estava começando a secar, limpei com Querosene + Detergente comum, destaque pra porcalhada que eu fiz no chão, em mim e na roupa hahaha quando lubrifiquei a moto anterior (Yes 125, hoje com a minha mãe) foi a mesma coisa, meu sonho é que tivesse um limpador pra corrente de moto igual eu tinha pra bicicleta.
https://http2.mlstatic.com/limpador-de-corrente-bike-bicicleta-ciclismo-escovas-manual-D_NQ_NP_536511-MLB20593989029_022016-O.jpg
Pra lubrificar a corrente usei Spray Lubrificante pra Correntes de moto mesmo, da Mondial.
Caramba .. quanta dica legal.
Eu usava óleo queimado no início (durante uns 2 meses depois que comprei a moto).
Depois passei a usar óleo singer (não sei a densidade) e algumas vezes usei graxa branca ..
Depois que lavei a relação, não quis mas fazer sujeirada, e fiz uma mistura de óleo singer e graxa branca, ficou menos pastoso.
Vou testar essa do óleo SAE 140 e grafite aí .. interessante.
ailton_azul
21-03-17, 17:04
Eu tenho vontade de fazer (Não é idéia original minha, pois vi num posto em MG onde o frentista simplismente tinha um vidro de detergente tipo ipê onde ia acumulando os óleos de embalagens de descarte das trocas, e enchendo-o: fui na minha cidade, Januária-MG e na saída o frentisqa usou esse vidrinho para dar o trato da volta) é pôr óleo normal ou 90 nesse bag:
http://tendaatacado.vteximg.com.br/arquivos/ids/182681-1000-1000/961824CX_1.jpg
É prático!!!
ailton_azul
08-06-17, 05:46
Senhoras e senhores:
Eventualmente abrimos tópicos sobre a correta lubrificação da relação de nossas motos... pois então venho eu através deste breve e simples tutorial, mostrar a maneira mais eficiente de fazer esta lubrificação.
Material necessário:
Óleo;
O tipo de embalagem de óleo varia conforme a preferência do dono. Alguns preferem embalagens pekenas de óleo, com uma espécie de bico por onde sai o óleo, isso facilita bastante a aplicação. Eu uso a embalagem de 1 litro mesmo, apenas faço um furinho bem pekeno no lacre da embalagem. É por ali q vai sair o óleo, então é só virar a embalagem q o óleo sai num fiozinho.
Alguns preferem usar o óleo sendo espalhado por um pincel, é uma maneira menos "lambuzenta" de lubrificar a corrente. EU ainda prefiro o bom e velho óleo sendo pingado na corrente diretmente.
Vamos aos passos:
-Deixar a moto no Neutro;
-Colocar a moto no cavalete central;(se vc não tem cavalete central.... se fudeeeeeeeu)!!hahahahaha
-Pegar o tubo de óleo;
-Girando a roda traseira com uma das mãos, pegar a embalagem do óleo e ir passando nas intersecções dos elos da corrente (indicação verde na foto);
-Após lubrificar toda a corrente conforme o passo anterior, apenas por descargo de consciência e prevenção de desgaste prematuro da corrente e pinhão/coroa, passar um pouco de óleo no centro do rolete da corrente (indicação vermelha na foto);
Não usamos Graxa Branca para lubrificar a corrente. A Graxa Branca apenas fica nas superfícies da cavidade entre dentes do pinhão e da coroa (indicação azul na foto) e no centro dos roletes da corrente (indicação vermelha na foto)... mas não penetra na intersecção dos elos da corrente (indicação verde na foto), que é onde se dá o maior desgaste, provocando assim uma relação barulhenta!
Portanto ESQUEÇA Graxa Branca, uma boa lubrificação é feita à base de óleo, de preferência óleo 90, de transmissão de carro. Não junta sujeira e lubrifica com qualidade a relação.
Já comprei 1l de óleo 90 Lubrax. Tá fechadinho mas logo vou repor em meu aplicador de lubrificante de corrente. Spray cansei.
Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Furious VIPER
07-07-17, 22:19
Lembrem-se senhores, que na época a relação da minha finada YBR durou nada menos que 45mil km. Sim, quarenta e cinco mil km. Sempre fiz o comparativo com o pessoal q usava a clássica graxa branca e as deles duravam de 12 a no máximo 18 mil km.