PDA

Ver Versão Completa : No verão a moto anda mais???



luizbaierle
22-08-07, 15:42
ouvi dizer que no verão as motos andam mais que no inverno...alguem sabe se eh verdade isto???


flw

hedertone
22-08-07, 15:57
Na verdade no verão os motores precisão de menos tempo para chegar a temperatura adequada e repectivamente a potência maxima.. no inverno ele demora um pouco mais...

Ambas quentes no inverno o motor ficará melhor porque ele terá uma chance menor de super-aquecimento


ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO...

Furious VIPER
22-08-07, 16:55
Eu só sei q no inverno eu simplesmente perco 10km/h de fina.. no mesmo lugar, na mesma hora do dia... fico furioso com isso!!hehe

TorteX
22-08-07, 17:10
Eu só sei q no inverno eu simplesmente perco 10km/h de fina.. no mesmo lugar, na mesma hora do dia... fico furioso com isso!!hehe


Compra uma 150 que seus problemas acabam! huhuhuuhuh
zuera...só terá seu problema resolvido a partir de uma 250! huuhhu

robincs
22-08-07, 17:13
A minha é ao contrário, no inverno desenvolve mais.

[]´s Robinson

Saurus
22-08-07, 17:29
Putz! Nunca fiquei pensando nisso! Pra mim anda a mesma coisa. A diferença é se vou sentir frio ou não, se coloco jaqueta ou não, etc...... De resto, tô nem aí.

RGBguima
22-08-07, 17:33
Acho que não muda não!!

O que iria mudar??

A moto tem sensor agora eh?? :drool:

rocksul
22-08-07, 17:36
O ar mais quente é mais leve, o nome técnico me parece que é "rarefeito", só isso já alivia o impacto do conjunto piloto+moto x vento. Tanto que soltar pandorga no verão é muito mais fácil que no inverno. Como há menos resistência do ar, mais a moto anda.
Também temos uma possível refrigeração excessiva do motor, o que deve trazer um maior consumo para compensar essa perda.
Bom, isso é minhas teorias, é o que acontece na minha moto. No inverno gasta mais e anda menos.

Lagartixxa
22-08-07, 17:37
o maximo q pode acontece é a gasolina ficar mais "condensada" pelo frio e a mistura ficar um pouco rica! mas isso tbm é "achometro"

spygtba
22-08-07, 17:39
Eu acho que a moto anda mais no calor que no frio. Varias vezes eu percebi a diferenca. no verao qd ta akele mormasso sem vento a mto fica bem mais solta e no inverno ele se amarra mais, a diferenca na minha moto no mesmo percurso da uma diferenca de 5km/h mais ou menos. uma pexlicacao pra isso eu nao tenho, mas queria saber tbm, sera que alguem podia responder o pq desta diferenca? Tem algum cientista ai?

spygtba
22-08-07, 17:42
O ar mais quente é mais leve, o nome técnico me parece que é "rarefeito", só isso já alivia o impacto do conjunto piloto+moto x vento. Tanto que soltar pandorga no verão é muito mais fácil que no inverno. Como há menos resistência do ar, mais a moto anda.
Também temos uma possível refrigeração excessiva do motor, o que deve trazer um maior consumo para compensar essa perda.
Bom, isso é minhas teorias, é o que acontece na minha moto. No inverno gasta mais e anda menos.


eu estava digitando a mensagem anterior qd vc postou a sua.
É uma boa explicacao ate faz sentido isto. Mais alguem?

danielpaiva
22-08-07, 18:33
Eu só sei q no inverno eu simplesmente perco 10km/h de fina.. no mesmo lugar, na mesma hora do dia... fico furioso com isso!!hehe


Ja percebi isso tambem Viper..!! mas tem dias que no friu que anda bem tb..

RGBguima
22-08-07, 18:47
O ar mais quente é mais leve, o nome técnico me parece que é "rarefeito", só isso já alivia o impacto do conjunto piloto+moto x vento. Tanto que soltar pandorga no verão é muito mais fácil que no inverno. Como há menos resistência do ar, mais a moto anda.
Também temos uma possível refrigeração excessiva do motor, o que deve trazer um maior consumo para compensar essa perda.
Bom, isso é minhas teorias, é o que acontece na minha moto. No inverno gasta mais e anda menos.


:clap: :clap: Sem mais!

Furious VIPER
22-08-07, 21:44
Eu fico com a explicação do rocksul!! E viva o verão... moto bebendo menos e andando mais!!hehe

César
22-08-07, 22:02
A minha acho o contrário anda mais no frio, o ar mais frio está com as moléculas mais juntas e acaba entrando mais ar gerando uma queima maior no calor as moléculas do ar tão mais dilatadas entra menos ar e a explosão é menos forte fora que a refrigeração do motor é menor no calor deixando o óleo mais fino o que prejudica a lubrificação.
Mas concordo que no verão é muito mais gostoso de andar de moto que no inverno.

gilvano
23-08-07, 01:47
na minha no frio anda + !!!
bem loko de anda no frio com ela :D

agm2112
23-08-07, 08:39
A minha acho o contrário anda mais no frio, o ar mais frio está com as moléculas mais juntas e acaba entrando mais ar gerando uma queima maior no calor as moléculas do ar tão mais dilatadas entra menos ar e a explosão é menos forte fora que a refrigeração do motor é menor no calor deixando o óleo mais fino o que prejudica a lubrificação.
Mas concordo que no verão é muito mais gostoso de andar de moto que no inverno.


Exato ! De qualquer forma, o mais correto é ter uma regulagem pro verão e outra pro inverno. A diferença chega a ser perceptível.

jecastro
23-08-07, 08:46
No álcool no verão nitidamente os motores andam mais, o ar quente ajuda a vaporizar o álcool e distribuir homogeneamente dentro do cilindro do motor, ja na gasolina não sinto diferença, até porque o ar frio tem algumas vantagens que por ser mais denso o volume de ar que entra no motor é maior, é como instalar um turbo com intercooler num motor só que 100x mais fraco. No caso dos motores carburados o que faz a diferença é a regulagem do carburador que jamais vai estar perfeita para todas as temperaturas e pressão do ar.

Diego.fcs
23-08-07, 10:13
É que é o seguinte, no inverno vc coloca um monta de blusas aumentando significamente o seu peso e o peso distribuído na moto fazendo com que ela ande menos e force mais o motor fazendo ela beber mais e no verão vc só usa uma bermuda e camiseta e aí fica mais leve e a moto anda mais... :G

Mas deve ser pela questão da temperatura, muitas vezes vc na pista a 100km/h a 0°C fica mais difícil do motor trabalhar numa temperatura mais ideal...

Stone
23-08-07, 12:40
um motor a combustão interna dissipa uma boa parte da energia produzida na explosão pelo calor, no inverno é mais frio então perde mais calor e junto com o calor energia, que poderia ser usada para mover a moto

Thiago Sapuca
23-08-07, 12:52
O ar mais quente é mais leve, o nome técnico me parece que é "rarefeito", só isso já alivia o impacto do conjunto piloto+moto x vento. Tanto que soltar pandorga no verão é muito mais fácil que no inverno. Como há menos resistência do ar, mais a moto anda.
Também temos uma possível refrigeração excessiva do motor, o que deve trazer um maior consumo para compensar essa perda.
Bom, isso é minhas teorias, é o que acontece na minha moto. No inverno gasta mais e anda menos.
:NOOK:
Então quer dizer q muda a pressão atmosférica de uma estação do ano para a outra, sendo q continuamos na mesma altura em relação ao mar? Que eu saiba ar rarefeito é só em grandes altitudes...

Stone
23-08-07, 13:02
sim sim, ar rarefeito só em grandes alturas, o que ele quiz dizer é que quando é frio as moléculas se agrupam mais

rocksul
23-08-07, 13:11
Muda a úmidade do ar, quanto mais úmido, mais denso, mais água misturada ao ar, pior combustão, sei lá, não sô físico e tal, tanto que eu disse que não sabia se era esse o nome certo.
Mas qto a entrada de ar pelo filtro e o ar frio ser melhor acho q desconsidero, já que na carburação a entrada de ar para realização da mistura é tão pequena que pode dizer-se insignificante a temperatura do ar para realização da mistura. Uma coisa é o ar entrar por um furinho de 1mm quente ou frio outra coisa é o vento frio refrigerando o motor o tempo todo e o moto comendo mais combustível pra compensar a falta de calor, em tempo quente o motor deve beber menos por não precisar realizar tanta compensação.
Qto ao lance de um carburador para inverno e outro para o verão eu acho certo msmo...
No inverno minha moto luta pra chegar aos 150, esses dias, acho que quarta feira retrasada, fez 30 graus por aqui, foi a 175 na reta, no mesmo lugar que hoje não bateu os 150, no dia quente o fator vento era nulo, a mesma coisa de hoje.
Sinceramente eu acho que a pressão atmosférica muda em dias frios e em dias quentes. Mas não tenho certeza, meu segundo grau foi mais em cima de química do que física... mas nas que fui me lembro que quanto maior a força sob uma coisa mais resistência essa coisa realiza, é uma resistência ivoluntária e tal, tipo se o ar tá mais úmido, mais denso pode se dizer, ele deve oferecer mais resistência a velocidade, já que a moto está realizando mais força. Não digo que a pressão mude mta coisa, algo imperceptível pra nós andando a pé no dia a dia, mas mais perceptível a altas velocidades onde a resistência ivoluntária torna-se maior.
Nos tempos de CG125 me lembro que tinha dias de inverno que a moto não batia 90km/h, me lembro de dias indo pra praia no verão com ponteiro a 130 com garupa.

Thiago Sapuca
23-08-07, 13:17
Muda a úmidade do ar, quanto mais úmido, mais denso, mais água misturada ao ar, pior combustão, sei lá, não sô físico e tal, tanto que eu disse que não sabia se era esse o nome certo.
Mas qto a entrada de ar pelo filtro e o ar frio ser melhor acho q desconsidero, já que na carburação a entrada de ar para realização da mistura é tão pequena que pode dizer-se insignificante a temperatura do ar para realização da mistura. Uma coisa é o ar entrar por um furinho de 1mm quente ou frio outra coisa é o vento frio refrigerando o motor o tempo todo e o moto comendo mais combustível pra compensar a falta de calor, em tempo quente o motor deve beber menos por não precisar realizar tanta compensação.
Qto ao lance de um carburador para inverno e outro para o verão eu acho certo msmo...
No inverno minha moto luta pra chegar aos 150, esses dias, acho que quarta feira retrasada, fez 30 graus por aqui, foi a 175 na reta, no mesmo lugar que hoje não bateu os 150, no dia quente o fator vento era nulo, a mesma coisa de hoje.
Sinceramente eu acho que a pressão atmosférica muda em dias frios e em dias quentes. Mas não tenho certeza, meu segundo grau foi mais em cima de química do que física... mas nas que fui me lembro que quanto maior a força sob uma coisa mais resistência essa coisa realiza, é uma resistência ivoluntária e tal, tipo se o ar tá mais úmido, mais denso pode se dizer, ele deve oferecer mais resistência a velocidade, já que a moto está realizando mais força. Não digo que a pressão mude mta coisa, algo imperceptível pra nós andando a pé no dia a dia, mas mais perceptível a altas velocidades onde a resistência ivoluntária torna-se maior.
Nos tempos de CG125 me lembro que tinha dias de inverno que a moto não batia 90km/h, me lembro de dias indo pra praia no verão com ponteiro a 130 com garupa.

Ha ta agora entendi, valeu meu...

Diego.fcs
23-08-07, 13:22
Em relação ao ar é o seguinte, creio que é o que o rocksul falou. Como o ar tá bem mais frio, sua concentração é bem maior, tornando o atrito da gente com o ar maior criando assim uma maior resistência... certo? No calor a concentração do ar é menor, dessa maneira cria-se uma resistência menor da gente em relação ao ar andando de moto... certo?

Seria como se a gente fosse atravessar um corredor com 50 pessoas (calor) e atravessar o mesmo corredor com 200 pessoas (frio)

Seria isso que vcs estão dizendo?

rocksul
23-08-07, 13:24
Por minha parte, sim.

BrunoDias
23-08-07, 16:48
acho q no frio vc acelera menos por causa do frio eheh, no calor enrola o cabo sem do

Wanderson
23-08-07, 17:02
eu já acho q no frio venta mais e segura mais a moto
rssss
no calor como ta quente e não tem um vento pra te esfriar anda mais
hauhauhau
sei la, minha moto nao anda nada nem no frio e nem no calor

bodo
25-08-07, 21:04
Ja pensei sobre esse assunto e pelas minhas conclusões acredito ser em função do conjunto ar + agua = humidade relativa do ar (mais alto ou mais frio menos ar ),inclusive onde moro tem um bairro que fica a uns 300 mts acima da cidade (conhecido como cidade alta) e lá quando vou com a moto ,sinto a marcha lenta irregular ,parece que esta desregulada,mas é so descer de lá que a moto fica normal,já me falaram que é piração da minha cuca mas sempre percebi esse fenômeno.