PDA

Ver Versão Completa : Oleo de Motor Experiencia



LuiZão
17-09-07, 21:03
Pessoal,
Minha motoca atualmente esta com 43000km rodados nessa km ja experimentei diversas marcas de oleo, segue comentarios

Aprovado:
Mobil
Lubrax MotoGp
Castrol Actevo
YamaLube
Shell Moto

Reprovados:
STP
Repsol

O stp é não gostei da moto rodando com ele fora que ele baixa rapido 1000km tem que trocar.
Ja o repsol é bonzinho porém não aguenta o tranco enquanto eu troco o mobil com 2000km rodados e não baixa troquei o repsol 2 vezes com 1300km pois ele tinha sumido da vareta.

TorteX
17-09-07, 21:05
Sempre usei o Mobil Preto e troco em media com 1200, 1300....nunca baixou o nivel.....RECOMENDADO :OK:

Christian
17-09-07, 21:26
Vc nunca testou o Havoline da Texaco?
Eu já usei o Yamalube e e agora uso Havoline (mesmo óleo porém ser o nome Yamaha sendo assim mais barato) na XTZ.
Quando tinha a Today só usava Mobil... muito bom.

Cyber
18-09-07, 02:07
Eu uso o motul 5100 na minha motoquinha, desde que ela é nova, é muito bom esse oleo, troco ele de 2500 em 2500, o cambio sempre macio. Diferente de motos que andei que usam mobil. Oleo da motoca a gente tem que dar uma atenção, porque é o sangue do motorzão.

O mobil ultimamente tem deixado a desejar, parece que ultimamente esta vindo mais fino que antigamente...

A foto do que eu uso... http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/tornado/smt64.jpg

wqmartins
18-09-07, 08:11
eu to usando esse motul mas é o 3000 (MOTUL3000) 20w50
gostei mais dele do que o castrol actevo.

agm2112
18-09-07, 08:16
O fato do óleo não "baixar nível" ou ser mais "grosso" ou mais "fino", ficar "preto" mais rápido ou não, não é critério de avaliação ... avaliar a qualidade de um óleo está longe de ser uma tarefa simples e cabe a órgãos especializados, como o API, a JASO, etc.

cold-milk
18-09-07, 08:16
usava na Stradinha o mobil, mas é bem oq o cyber disse ta + fino mesmo, até assusta qd faz a troca!

Lagartixxa
18-09-07, 08:29
o cyber reclamou q o motul ta vindo mais fino mas ta usando um oleo mais fino ainda! o 15w50 é um pouco mais fino que o 20w50

eu usei o motul 3000 e achei q o motor ficou mais ruidoso.

na minha proxima troca, q vai ser esse final de semana, vou colocar esse castrol actevo pra ver se fica melhor a moto,

Cyber
18-09-07, 09:20
o cyber reclamou q o motul ta vindo mais fino mas ta usando um oleo mais fino ainda! o 15w50 é um pouco mais fino que o 20w50

eu usei o motul 3000 e achei q o motor ficou mais ruidoso.

na minha proxima troca, q vai ser esse final de semana, vou colocar esse castrol actevo pra ver se fica melhor a moto,


Mas esse motul é sintético 15w50, digo que o mobil esta fino quando vc tira o oleo mesmo trocando ele com 900 em 900 na minha cg notava que o oleo virava uma agua... e isso não acontece nesse motul 5100 aqui...

Sh3rMy
18-09-07, 09:27
Mas esse motul é sintético 15w50, digo que o mobil esta fino quando vc tira o oleo mesmo trocando ele com 900 em 900 na minha cg notava que o oleo virava uma agua... e isso não acontece nesse motul 5100 aqui...

Eu tb nao curto Mobil, baixa o nivel rapido e sai preto.
Eu sempre que consigo achar eu coloco Elion.

Diego.fcs
18-09-07, 10:46
Esse Mobil vejo que muita gente anda reclamando dele mas por aki é o mais usado, o mecânico que mando minha moto disse que tá uma porcaria esse Mobil e tá colocando Elf na minha motoca... O Yamalube eu gosto, usava bastante na minha XTZ e nunca tive problemas...

TRW
18-09-07, 10:59
pra min mobil e castrol actevo, tein uma superioridade

Fernando Oliveira
18-09-07, 19:33
Sempre usei o Lubrax amarelinho, para quem troca até 1500 km ele vai muito bem e é barato ! Acima disso já começa a ficar ralinho, sem viscosidade. Mas como é baratinho, troco com mil km, fica muito bom ! :OK:

jonyhiei
18-09-07, 19:40
Na revisao de 1000 km da minha colocaram o da shell, e falaram pra mim andar tranquilo ateh a revisao dos 3000
sera q da pa anda td isso msm??

Fernando Oliveira
18-09-07, 19:44
Na revisao de 1000 km da minha colocaram o da shell, e falaram pra mim andar tranquilo ateh a revisao dos 3000
sera q da pa anda td isso msm??


É bom de 500 em 500 km tu tirar a varetinha e verificar a viscosidade, deixa pingar uma gota no papel, vê se demora para cair, se tiver ralo, "tá pedido"...

LuiZão
18-09-07, 21:42
O fato do óleo não "baixar nível" ou ser mais "grosso" ou mais "fino", ficar "preto" mais rápido ou não, não é critério de avaliação ... avaliar a qualidade de um óleo está longe de ser uma tarefa simples e cabe a órgãos especializados, como o API, a JASO, etc.
Todos os oleos que eu citei são certificados, porém oleo que baixa tanto em tão pouca km pra mim é pior.

agm2112
19-09-07, 09:02
Todos os oleos que eu citei são certificados, porém oleo que baixa tanto em tão pouca km pra mim é pior.


Mas as vezes um óleo pode evaporar mais rápido e ao mesmo tempo causar menos desgaste do que um óleo que não evapora ... essa é a questão. É muito difícil avaliar.

Guilherme Mcnasty
19-09-07, 13:23
É bom de 500 em 500 km tu tirar a varetinha e verificar a viscosidade, deixa pingar uma gota no papel, vê se demora para cair, se tiver ralo, "tá pedido"...


Na boa, pingar gota de óleo no papel não vai te dizer nada sobre a qualidade ou vida útil do óleo. Pode ter certeza que quanto maior a quilometragem rodada, mais GROSSO o óleo fica dentro do motor, pelo fato de ser contaminado pela gasolina e resíduos da combustão. A impressão do mesmo estar ralo é simplesmente por que qdo vc retira o óleo do motor ele está quente, e parece ter afinado. Retire o óleo velho com o motor frio e ele parecerá uma "graxa".
Também não quer dizer que qto mais fino o óleo pior ou melhor. Ele deve ter a viscosidade exata pra a temperatura, rotação e folgas de trabalho do motor. Se óleo mais grosso fosse melhor eu usava óleo 90 no motor da minha. Em geral os motores mais modernos estão exigindo óleos mais finos por trabalharem com folgas menores.

Furious VIPER
19-09-07, 15:14
Na boa, pingar gota de óleo no papel não vai te dizer nada sobre a qualidade ou vida útil do óleo. Pode ter certeza que quanto maior a quilometragem rodada, mais GROSSO o óleo fica dentro do motor, pelo fato de ser contaminado pela gasolina e resíduos da combustão. A impressão do mesmo estar ralo é simplesmente por que qdo vc retira o óleo do motor ele está quente, e parece ter afinado. Retire o óleo velho com o motor frio e ele parecerá uma "graxa".
Também não quer dizer que qto mais fino o óleo pior ou melhor. Ele deve ter a viscosidade exata pra a temperatura, rotação e folgas de trabalho do motor. Se óleo mais grosso fosse melhor eu usava óleo 90 no motor da minha. Em geral os motores mais modernos estão exigindo óleos mais finos por trabalharem com folgas menores.

Sensacional o comentário!!
Experimentem com óleo recém trocado, esquentar bem o motor e fazer o teste da varetinha esse aí... vai dar a mesma coisa, o óleo sai cor de mel, mas sai fino igual.. na real sai até mais fino pq ainda não foi contaminado tanto qto o óleo já usado!

brunohcs
19-09-07, 22:26
cara.. impressionante como há contradições huiahuahhaahiu

leio uma resposta dai penso vo usa tal oleo, dai leio otra resposta ah nao melhor nao esse oleo eh um lixo

dai lei ootro vo usa de novo o mermo oleo hauihauia

acho que vo continua co mobil no fim das contas...

mas a informação de cada um que falou, concerteza vale a pena dar uma analizada que se for ver todos tem um ponto de razao haha...

isso ae abraços!

Ivan RJ
20-09-07, 03:01
Continuo com o Lubrax GP, troco a cada 3000km e não baixa uma gota. Concordo em genero, número e grau com agm e Guilherme. É impossível fazer qualquer análise baseando-se no olhometro. E até achei engraçado a mistureba de óleo sintético, semi sintético e mineral. Vou avisar mais uma vez que não se deve trocar de óleo mineral para sintético ou semi sintético e vice versa sem limpar ou retirar totalmente o óleo anterior, pois há o risco de formar uma borra dentro do carter pela mistura de mineral e sintético. Não sei se está afirmação está correta ou é lenda. Na dúvida eu fico com o que o fabricante manda. Como nunca bati nenhum motor das motos que tive nesses 37 anos de motociclismo, continuo seguindo o manual. Um grande abraço a todos os irmãos.

Saurus
21-09-07, 11:09
Na boa, pingar gota de óleo no papel não vai te dizer nada sobre a qualidade ou vida útil do óleo. Pode ter certeza que quanto maior a quilometragem rodada, mais GROSSO o óleo fica dentro do motor, pelo fato de ser contaminado pela gasolina e resíduos da combustão. A impressão do mesmo estar ralo é simplesmente por que qdo vc retira o óleo do motor ele está quente, e parece ter afinado. Retire o óleo velho com o motor frio e ele parecerá uma "graxa".
Também não quer dizer que qto mais fino o óleo pior ou melhor. Ele deve ter a viscosidade exata pra a temperatura, rotação e folgas de trabalho do motor. Se óleo mais grosso fosse melhor eu usava óleo 90 no motor da minha. Em geral os motores mais modernos estão exigindo óleos mais finos por trabalharem com folgas menores.


Sensacional o comentário!!
Experimentem com óleo recém trocado, esquentar bem o motor e fazer o teste da varetinha esse aí... vai dar a mesma coisa, o óleo sai cor de mel, mas sai fino igual.. na real sai até mais fino pq ainda não foi contaminado tanto qto o óleo já usado!



A coisa é porraí mesmo! Óleo fino, grosso, médio, roliço, etc não tem nada a ver com a qualidade do óleo. O que realmente importa é a capacidade do lubrificante em cumprir com sua função que são:
1) Lubrificação das peças expostas ao atrito entre si, reduzindo ou eliminando esse atrito,
2) Atuar como coadjuvante na manutenção da temperatura operacional do motor,
3) Sequestrar resíduos, impurezas e demais agentes nocivos ao motor e causadores de atritos excessivos das peças sob lubrificação.

Portanto, se, ao trocar o óleo do motor, o óleo velho estiver saindo muito clarinho, com aquela cor de mel ou mais clara, CUIDADO, pois esse lubrificante pode não estar cumprindo com sua função de sequestrar impurezas.

Também prestem atenção na viscosidade. Óleo quente e com elevada resistencia ao escorrimento, pode significar que esse óleo não está atingindo todas as peças que deveria alcançar e, consequentemente, proporcionando uma lubrificação ineficiente.

Óleo lubrificante forma uma película, um filme entre as peças sujeitas a atrito, de forma que estas peças não entrem em contato uma com a outra, mas sim que o movimento se realize sobre o filme de óleo.

Por que o lubrificante é um óleo e não outro fluido qualquer? Porque o ponto de ebulição do lubrificante é muito mais elevado do que o da água, por exemplo e seu filme possui força de coesão muitíssimo maior, sendo menos suscetível à remoção por raspagem.

Também é importante atentar para o nível e tipo de aditivação do lubrificante. São esses aditivos que melhoram o desempenho do lubrificante na realização de suas funções. O tipo e nível de aditivação pode ser escolhido pelas letras que seguem à especificação API (American Petroleum Institute). Geralmente são letras como SE, SF, SG, SH, SL.... A primeira letra "S" significa "SERVICE" ("serviço" em inglês) e se refere ao uso de motores para aplicações leves (automóveis e motocicletas por exemplo). Para aplicações comerciais (caminhões, pick-ups, etc, em geral movidos à diesel) a primeira letra usada é "C", significando "COMMERCIAL" ("comercial" em inglês). Existem ous letras iniciando a especificação mas não tenho a tabela comigo neste momento.

O grau de viscosidade pode ser escolhido pelos números da especificação SAE (Society of Automotive Engeneering). Em geral os números são do tipo SAE 20W/50, 15W/50, 20W40..... Lembrando sempre que essa classificação se refere a lubrificantes multiviscosos e a letra "W" significa "WINTER" ("inverno" em inglês)
Resumindo, quanto maior for a amplitude de viscosidade do lubrificante multi-viscoso, melhor.

Se eu estiver errado, por favor corrijam. Espero ter ajudado.

Renato Ctba
21-09-07, 12:51
Até hoje só usei o Mobil preto, porém vou começar a experimentar outras marcas pois eu troco o oleo da motoca a cada 1000 Km e ele já está bem fino, devem estar economizando no refino final, kkk :lol:

Valeu
:OK:

Lagartixxa
21-11-07, 10:47
Ressuscitando o tópico...

to usando na minha moto o Castrol GP Tri-zone ja tem 1mil kilometros, to achando ele bom, ta subindo giro legal, senti o motor mais "macio" tbm

proxima troca pretendo usar o Castrol Actevo q é semi-sintetico

$ DJALMINHA $
21-11-07, 12:39
Sempre usei o Mobil preto!!
mais......
Qual o melhor?????
sem falar em valores??
apenas o Melhor?
vlww
abraços

wqmartins
21-11-07, 16:37
Ressuscitando o tópico...

to usando na minha moto o Castrol GP Tri-zone ja tem 1mil kilometros, to achando ele bom, ta subindo giro legal, senti o motor mais "macio" tbm

proxima troca pretendo usar o Castrol Actevo q é semi-sintetico


se eu fosse você continuava com o GP, eu usava sempre ele na minha flash e agora na motard estou usando ele também, quando troquei 1 vez pelo castrol actevo senti o motor bater + e quando fui trocar com 1500km rodados o mecÂnico nunca tinha dito nada nas minhas trocas de óleo, e dessa vez ele falou "nossa esse óleo ta fritado!" (não pus o castrol actevo com ele, então ele nem sabia que era o actevo).
então pra mim CASTROL ACTEVO nunca mais

muayzen
21-11-07, 16:49
uma pergunta pessoal

sempre usei o Castrol semi sintetico

para passar a usar o Motul 5100 Sintetico eu preciso lavar o motor?
como eu faco isso ?

qual a recomendacao?

abracos

Lagartixxa
21-11-07, 16:52
nao precisa lavar o motor nao, so deixar escorrer bem o oleo antigo e por o novo

Germano
17-08-09, 12:52
Tem uma galera usando Lubrax Top Turbo e tá gostando. Eu usei. Parece q a moto desenvolve mais mas de vez em quando o motor começava a fazer um barulho esquisito.

vlw

Alan Ranieri
17-08-09, 13:01
Mas esse motul é sintético 15w50, digo que o mobil esta fino quando vc tira o oleo mesmo trocando ele com 900 em 900 na minha cg notava que o oleo virava uma agua... e isso não acontece nesse motul 5100 aqui...


uma pergunta pessoal

sempre usei o Castrol semi sintetico

para passar a usar o Motul 5100 Sintetico eu preciso lavar o motor?
como eu faco isso ?

qual a recomendacao?

abracos


5100 não é sintético, ele possui base sintética e possui mistura com óleos minerais.

anchieta
18-08-09, 19:42
É sempre bom não fugirmos dos óleos recomendados pelas fabricantes, pois foram testados por elas e os manuais ditam os períodos de troca de acordo com isso...

Tqf2
19-08-09, 09:47
É sempre bom a gente ver as datas dos tópicos antes de postar............ :lol:



Tem uma galera usando Lubrax Top Turbo e tá gostando. Eu usei. Parece q a moto desenvolve mais mas de vez em quando o motor começava a fazer um barulho esquisito.

vlw

oliver2fast4u
20-08-09, 21:03
É sempre bom a gente ver as datas dos tópicos antes de postar............ :lol:



[2]
saquei tambem Tqf!!! :lol: :lol: :lol: :clap:

leocrufiel
01-09-09, 22:30
[quote=LuiZão;226059]
Pessoal,
Minha motoca atualmente esta com 43000km rodados nessa km ja experimentei diversas marcas de oleo, segue comentarios

Aprovado:
Mobil
Lubrax MotoGp
Castrol Actevo
YamaLube
Shell Moto

Eu só uso Motul e troco a cada 2000KM não baixa nada!!!

César
02-09-09, 09:25
Uso o mobil preto na Yes desde zera e hoje com 63 mil km o motor está zero não fuma absolutamente nada e sempre troquei de 3 em 3 mil.