PDA

Ver Versão Completa : Moto sem paralama traseiro, polemica!



Cyber
21-05-05, 08:50
Sempre que é feito blitz ou alguem é parado por um policial, sem ter o paralama traseiro é ameaçado ou leva multa... [-(

A questão é a seguinte. Porque é dado multa se ele não é um equipamento descrito no código de transito como um equipamento obrigatório? [-X

Nunca entendi, o Guarda vai lá autua a pessoa só porque está sem o paralama as vezes, mesmo a placa parecendo uma testa atrás da moto.

Qual a opinião de vocês?

](*,)

alexandrecatani
21-05-05, 09:04
eu ja escutei nao sei na onde q o paralama é item de seguranca (q q tem haver ne??) e q a moto pode ser apreendida por causa disso...

Cyber
21-05-05, 09:14
eu ja escutei nao sei na onde q o paralama é item de seguranca (q q tem haver ne??) e q a moto pode ser apreendida por causa disso...

Item de segurança de não sei o que, hauha até parece que o paralama dá segurança pra alguma coisa! Só da segurança pro guarda conseguir anotar a placa quando acontece algo...

leo_nograu
21-05-05, 09:57
muda a caracterista da moto, ou a placa fica ilegical...td conversinha

GuMa
21-05-05, 11:00
item de seguranca eu acho dificil...
mas pode ser descaracterizacao do veiculo

renatoo
21-05-05, 11:35
acho q é por causa da lama jogada no veículo q está atras da moto..
nao?

Cyber
21-05-05, 11:39
acho q é por causa da lama jogada no veículo q está atras da moto..
nao?

Acho que não, porque senão as caminhonetes e carros altos teriam que ter paralama, já viajou de moto atrás de uma S10 por exemplo? horrível, passo em lugar com barro você fica todo enlameado...

Alan
21-05-05, 11:51
Não pode pq altera as características originais da moto. Tá na constituição. Infelizmente, tem que ser rígida mesmo, pq se der qualquer brecha o pessoal abusa...

Cyber
21-05-05, 11:56
Não pode pq altera as características originais da moto. Tá na constituição. Infelizmente, tem que ser rígida mesmo, pq se der qualquer brecha o pessoal abusa...

Pois é, muita gente abusa mesmo... \:D/ inclusive eu!

Mas acho que não tem nada haver, deviam libera... mas claro, desde que a placa seja visível...

Alan
21-05-05, 11:59
Pois é, muita gente abusa mesmo... \:D/ inclusive eu!

Mas acho que não tem nada haver, deviam libera... mas claro, desde que a placa seja visível...
Pois é... eu tb concordo que o paralama não é imprescindível pra moto...

Uma vez pararam eu e meu pai, a gente tava com um Diplomata. Depois de meia hora revirando o carro, eles deram uma multa alegando que o engate não era equipamento original...

A gente recorreu e tal... tudo em vão...

Cyber
21-05-05, 12:03
Pois é... eu tb concordo que o paralama não é imprescindível pra moto...

... A gente recorreu e tal... tudo em vão...

O que mais me deixa de cara, é que se você pegar levar para o detram e pagar pra eles eles legalizam e você anda na boa...

É so pra tirar uma grana da galera mesmo...

Outra se você compra uma R1 por exemplo, arranca o paralama e, deixa a placa encostada lah no talo, ninguem reclama, ninguem para. Agora uma moto menos tipo de 500 pra baixo é padrão, tá sem paralama, encosta!

Alan
21-05-05, 12:13
Pode cre...

Eu legalizei o escapamento Sarachu na minha moto...

Ele é barulhento mesmo, e eu não queria ter problema com guarda...

Ae soltei aqueles legais no despachante e tá tudo certo...

Black Rider
21-05-05, 12:17
conversei com um mano meu pm rodoviário, e o mesmo disse o seguinte: paralama não eh item obrigatório, porem faz parte do veículo. dai vc retira ele e o mesmo perde as caracteristicas sacaram... os guardas tem uma penca de itens a observar p cada tipo de veículo, de forma q naum saum todos q cobram... os mais gente fina olham no caso motoka, os pneus, docs, retro e talz... ja os que a noite suas respectivas esposas dormiram de calças jeans hauhuahuhauh **** o ferro mesmo....

Roberval2005
21-05-05, 19:52
acho q é por causa da lama jogada no veículo q está atras da moto..
nao?

Acho que não, porque senão as caminhonetes e carros altos teriam que ter paralama, já viajou de moto atrás de uma S10 por exemplo? horrível, passo em lugar com barro você fica todo enlameado...

acho q é sim pra nao jogar lama/agua...

Tom Fernandes
21-05-05, 20:14
Qual a opinião de vocês?

](*,) [/color][/b]
Heae Cyber, blza? Pelo que eu sei (e esta no CNT), o paralamas trazeiroé ITEM OBRIGATÓRIO por se tratar de equipamento original da moto e sua remoção altera as caracteristicas do veiculo.
Mas na prática ele só serve para conter o suporte de placa.
Vai do bom senço de cada policial multar ou não, por aqui eles primeiro orientam a recolocar.
Abrçs

Guigo
21-05-05, 20:20
É realmente por conta da descaracterização original do veículo...
Um exemplo: seu carro vem com faróis de milha originais da fábrica, mas eles nem são obrigatórios no veículo...
Mas, na hora da vistoria anual para o licenciamento (obrigatória aqui no Rio), os faróis de milha tem que estar funcionando, senão vc não consegue a licença anual...
E assim funciona para todos os itens dos veículos...para mexer nas características originais tem que pedir a permissão do Detran..e pagar, é claro...

AleDiener
21-05-05, 21:38
As polícias não estão atrás de bandidos, de carros e motos caindo ao pedaços, nem nada....só querem saber do nosso dinheiro!

Tá loco, será q o pessoal não se tocou que o mercado tuning tá movendo alguns milhões por ano?

danilo-japa
23-05-05, 01:44
a meu ver.. se estiver totalmente legivel a placa... o pm nao vai embaçar..

sei lah né..existem pessoas.. e pessoas...

Motoka
23-05-05, 08:19
Vichi véio, eu andando sem paralama em alguns lugares suja a placa toda e fica ilegível. Mas eu acho que o que deveria gerar multa seriam só equipamentos de segurança (farol, setas, buzinas, freios, retrovs, etc) e não esses ítens que alteram as características com dizem. A moto é minha, se eu quizer pintar ela toda de rosa eu pinto. Mó palhaçada isso aê.
Acho que eles tão apelando pra tentarmos legaliar os veículos tunados e gerar dinheiro pra essa raça de safados e curruptos que são esses policiais e políticos.

alexandrecatani
23-05-05, 08:50
ah esses pm q é uns *** mesmo!!!! nao adianta nao... quem tem dinheiro anda na boa quem nao tem se f^´:!!!
é isso q o cyber falo mesmo... nos encontro ve direto as moto grande com placas e seta ilegiveis e eles andam sem nenhum bo... ja vi colega q fiko sem moto num encontro porque tava sem retrovisor... (cg logico)

Tosk8
23-05-05, 09:01
Galera, eu acho que lei é para ser cumprida... seja na área de transito, criminal, etc... mas o que nos deixa indignado é isso que a galera falou... a impunidade esta em todos os lados e os caras vem querer encrencar com pára-lama? sem seta, retrovisor ate que vai mas sem para-lama... não sei onde isso vai parar...

Alan, tu legalizou o sarachu? pagou qto? teve vistoria? conta ai?...[/quote]

Alan
23-05-05, 17:02
Alan, tu legalizou o sarachu? pagou qto? teve vistoria? conta ai?...
Legalizei sim...

Paguei 40 reais pra um despachante que eu conhecia...

Se fosse feito vistoria não passava, pois com certeza ele passa o nível de decibéis estipulado...

Foi a maneira mais fácil hehe

Motoka
23-05-05, 17:12
como assim legalizou, sai no documento escrito que sua moto tem sarachu ?

Alan
23-05-05, 17:18
Sai escrito: VEÍCULO MODIFICADO RES 25/98

rodriguinhow
24-05-05, 00:16
pois eh..aki no brasil eh assim mesmo...por isso q tem pm rico..
mas aew..de boa..uma vez eu vi um monte dakelas motos grandes..tipo acima de 600...tinha umas 5 ou 6 na av da praia em altíssima velocidade todos sem capacete...e uma viatura (Santana) da pm atrás...
Sabe que fim teve? Nenhum...o troxa do pm não pegou ninguém hahah...

Motoka
24-05-05, 08:34
Sai escrito: VEÍCULO MODIFICADO RES 25/98
AH, e oque quer dizer essa sigla e esses numeros ?
E se eu quiser colocar um kit 2003 na minha moto ? Tem como legalizar também ?

Tosk8
24-05-05, 08:48
Alan escreveu:
Sai escrito: VEÍCULO MODIFICADO RES 25/98

AH, e oque quer dizer essa sigla e esses numeros ?
E se eu quiser colocar um kit 2003 na minha moto ? Tem como legalizar também ?


Motoka, quer dizer "resolução 25 de 1998"...

Mas alan, em teoria então, se não mostra o que foi kodificado no documento, eu poderia pagar no detran a modificação do meu escape e depois tirar rabeta, trocar o farol... que se os caras pararem, já esta escrito no doc. : "Veículo modificado"... será que rola?.. ai os caras não enchem o saco..

Alan
24-05-05, 12:20
Motoka, quer dizer "resolução 25 de 1998"...

Mas alan, em teoria então, se não mostra o que foi kodificado no documento, eu poderia pagar no detran a modificação do meu escape e depois tirar rabeta, trocar o farol... que se os caras pararem, já esta escrito no doc. : "Veículo modificado"... será que rola?.. ai os caras não enchem o saco..
Então cara...

Eu tô na faculdade, lá em casa tem uma cópia da resolução...

Tem um artigo lá dizendo que as alterações devem estar no campo de observações do documento, mas o problema é que não dá pra escrever quase nada lá...

Então o cara da Ciretran falou que eles só escreviam VEÍCULO MODIFICADO RES 25/98...

Ms o que vc falou dá pra fazer sim. Por exemplo:

- Em utilitários vc pode alterar a suspensão. Então vc rebaixa uma Saveiro e legaliza naquela altura, ae chega em casa e dá mais uma abaixada uaeuahehuaeuaheuhau

- Em carros turbos vem a nova potência no documento, bem como a vistoria dos freios etc são feitos em cima dessa nova potência. Só que vc chega em casa, dá meia volta no parafuso da westgate e dobra a pressão huaeauehhuaeuahheuahe ou seja, vc pode legalizar um carro turbo com 150 cvs e andar com 400 cvs...

Em resumo, essa resolução é muito curta e generalista, então dá brecha pra tudo isso. Assim, acaba variando de região pra região o rigor da coisa...

mlferreira
24-05-05, 17:27
acho que é descriminação com as pequenas.
Veja se os poliça encrenca com as Suzuk, R1, etc etc...

Guigo
24-05-05, 21:49
acho que é descriminação com as pequenas.
Veja se os poliça encrenca com as Suzuk, R1, etc etc...

Num encrencam porque qd eles pensam em parar, os caras já passaram voados por eles....hehehehe.....

Fabian
27-05-05, 21:02
Pessoal,
Já fui parado em diversas blitz e em apenas uma o policial rodoviário complicou comigo por causa da falta do paralama ... ele alegou que é obrigatório. Aí eu disse que não e que se fosse realmente obrigatório que ele mostrasse onde está escrito no código (que peito não?) ... ficamos discutindo sobre o assunto e ele acabou liberando depois que aleguei que a placa está na mesma posição de fixação do paralama original e bem legível.

- Só um detalhe: o desconhecimento da Lei é motivo pra multa (isso aprendi na auto escola). Então se vier com o papo que "não sabia" é possível que leve uma multa justa.

- Descarecterização pode acontecer até quando você coloca aquelas capas de tecido pra proteger o tanque ou um bauleto.

Um abraço

dleves
11-10-06, 10:43
galera, mais uma duvida, eu ñ cheguei a tirar o paralma, mais cortei aquela parte q sobra p baixo da placa, a placa tah no mesmo lugar td bonitinho ñ tah torta nem nd, sera q dah alguma coisa..... e qnd for fazer a vistoria sera q vao embassar por causa disso????

thiago proton.
12-10-06, 13:45
sim é item obrigatorio ,est descrito como protetor da roda e é de uso obrigatorio a falta do mesmo acarretara em multa e recolhimento do veiculo

dleves
16-10-06, 08:51
sim é item obrigatorio ,est descrito como protetor da roda e é de uso obrigatorio a falta do mesmo acarretara em multa e recolhimento do veiculo

xiii fodeu entao rsrsrsS ah agora ja era, ñ vo compra otro ñ, bom soh se ela for p patio neh... mais nem qro nem pensar nisso affff....

klaw
16-10-06, 10:05
a minha moto nao tem paralama.. jah parei em algumas blitz, nunca encanaram nao.... até hoje pelo menos foi d boa....

Ramiro
16-10-06, 14:17
O único motivo pelo qual eles dão multa é para arrecadar dinheiro, ou você sente que sua segurança diminui por não ter paralama?
Todo o código de trânsito foi pensado em arrecadar dinheiro e não em segurança. Eles tem vários artigos dentro do código que pode enquadrar no que eles quiserem.

http://www.suzukimotos.com.br/images/img_moto_gsxr1000_azul.gif

Esse paralama vai adiantar alguma coisa ou é só pra dizer que tem??

Moral da história... desvie de qualquer barreira (desvie, não fuja! é diferente..).
E se for pego, converse com o policial rodoviário (se ele permitir conversa) e tente não levar a multa..

Jr
16-10-06, 21:29
O q me grila sobre esse assunto nem é o problema de poder ou não tirar o paralama... o q me intriga de verdade eh as pequenas não poderem e no caso como eu vi nesse domingo, duas R1 dessas 2006 na cor amarela bahhh, sem escapamento e sem piscas e com paralama cortado... vi elas num evento q teve de festival de arrancadas de carros e foi numa estrada q interliga cuiabá a sto antonio aki... tem PRE nos trevos e o q da ? nada... mesmo se eles quisessem vão pegar os cara com o q ? corsa ? parati ? palio ? a fala sério... eles param quem eles podem, ja tive biz com paralama cortado e nunca deu nada, placa muito bem a vista claro e acho q eles só implicam mesmo com os q abusam, nunca tive problemas qt a isso... agora com lanternas fumÊ kkkkkkkkkkk ja fui ferrado de montão !!! cara recém contratado pra ferrar os outros queria mostrar serviço e me multou com lanternas fumê na biz. Resumindo, eles ferram quem eles dão conta de parar. hauheuhauehauehuaheuh

Chapolin
17-10-06, 11:25
Como é que é, te deram muito por lanterna fumê??? Escreveram o que na multa, desoriginalização .....?