PDA

Ver Versão Completa : Tutoriais de pintura ( espelhamento polimento )



pppocos
25-08-05, 23:24
Neste tutorial, veremos como espelhar a pintura da moto sem precisar de nenhuma máquina.

Material necessário: - Dois panos
- Massa de polir automotiva n° 2 (a n°1 NÃO serve !)
- Algumas lixas d' agua n° 1500
- Lixador manual de borracha
- Estopa
- Balde com água limpa
- Extensão com uma lâmpada de 60W (ou maior) ligada.
- Paciência....muita paciência !

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento1.jpg

Antes de começarmos, deixe-me explicar como é feita a pintura de um carro. Veja no esquema acima: a primeira camada aplicada na lataria é o primer (também chamado surface): trata-se da base da pintura. Em seguida, é aplicada a tinta do carro, e por último é aplicado uma camada de verniz. Quando a camada de verniz está perfeitamente plana, a lataria do carro consegue refletir com facilidade a imagem de algum objeto próximo ou mesmo distante. No entanto, se a camada de verniz estiver com ondulações e irregularidades, a imagem refletida na lataria do carro ficará toda turva. Em casos mais extremos, você não conseguirá sequer ver algum reflexo na sua lataria.
O objetivo desse tutorial é justamente o de tornar a superficie de verniz novamente perfeita (por isso o nome espelhamento).
Vou deixar uma coisa bem clara: eu NÃO sou profissional em pintura, e fiz esse tutorial com o intuito de ajudar os outros. No entanto, faça tudo com muita cautela, e de preferência em regiões bem pequenas do carro, até aprender todo o processo.
Outra coisa: é preciso ter muita paciência para fazer tudo aos poucos e com calma, pois se você lixar em excesso, pode ultrapassar a camada de verniz e atingir a pintura....e se isso ocorrer, ai sim sua pintura vai ficar manchada de forma permanente. Portanto, faça tudo com calma e quantas vezes forem necessárias até obter um bom resultado: não tente lixar durante 10 minutos o mesmo lugar só para acelerar as coisas pois você vai se dar mal !

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento2.jpg

Esse é o material de que precisaremos: a massa de polir n° 2 , lixas d' agua n° 1500 (a 1200 NÃO serve, tem que ser 1500), lixador manual de borracha, dois panos, estopa, balde cheio
d' agua limpa, uma extensão com um bocal com uma lâmpada ligada (pode ser de qualquer potência, de no mínimo 60W). É importante frisar o seguinte: todo o processo deve ser feito pela manhã, e num local com o máximo de claridade possível, sendo que a lâmpada servirá apenas para jogar o foco na lataria na hora de conferir o polimento. Nem pense em começar sem ter uma lâmpada em mãos ! A massa, lixa e lixador você compra em qualquer loja de tintas.

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento3.jpg

Antes de começar tudo, eu nem precisaria dizer que o carro deve estar com a lataria totalmente limpa. Após lavar o carro, NÃO aplique cera.
Com o carro limpo, vamos começar: o proceso deve ser feito em uma parte de cada vez. No meu caso, comecei numa das portas traseiras, que é justamente aonde eu lhe recomendo começar por ser um ponto mais discreto do carro. Comece fazendo os procedimentos desse tutorial numa area pequena, de uns 10 cm no máximo, para você ir aprendendo até "pegar o jeito da coisa" antes de sair lixando o carro todo :-). Primeiro, molhe um dos dois panos com água, e deixe a lataria úmida.

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento4.jpg

Coloque a lixa d' agua 1500 no lixador manual: basta apenas segurar o lixador de forma firme para manter a lixa fixa. O porque de usar lixador manual ??? Bem...podem ter orelhudos que te falaram pra lixar com a mão mesmo, porém como todos sabemos, nossa pele é flexivel, o que significa que se houver alguma irregularidade na superficie, vai terminar não sendo "aplainada" pela lixa. Portanto, nem comece a lixar se você não tiver um lixador manual ! Vale lembrar que você o compra barato no mesmo lugar em que comprou as lixas e a massa de polir.
Faça o lixamento em circulos, pressionando sempre contra a lataria. Você perceberá que está atingindo o verniz do carro quando perceber que a água que você molhou o lugar começar a ficar branca leitosa (assim como a sua mão e o lixador).
Como a lixa é d' agua, é preciso molhar a superficie..hmm..digamos...a cada 1 minuto lixando.
Cuidado para não barbarizar apertando demais o lixador a ponto de amassar a lataria do carro ! Mas também não pode ser leve demais, senão não vai dar resultados. Infelizmente não há uma forma certa de eu lhe dizer a força que você precisa aplicar no lixador e quantas vezes será preciso lixar no mesmo local, mas uma coisa é certa: lixe toda a area de forma uniforme ! Isso é muito importante: jamais passe demais a lixa num só lugar: faça sempre de maneira uniforme para não correr o risco de estragar o brilho final, ou pior ainda: de ultrapassar a camada de verniz no local que foi lixado em excesso !

Como eu disse, não há como eu lhe dizer o quanto precisa lixar.........mas ai vai uma dica: a cada 1 minuto que você precisa molhar a superficie, aproveite para deslizar o seu dedo por cima da lataria. É o seu tato é que vai lhe informar se já lixou o suficiente. Outra dica: compare sempre a região que você está lixando com outra região qualquer da lataria do
carro (passando antes um pano úmido). Passando o dedo nas duas regiões e comparando, dá pra ter uma idéia se o verniz já está ficando plano sem imperfeições...

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento5.jpg

Quando você achar que já lixou o suficiente (por tudo que você mais ama, cuidado pra não ultrapassar a camada de verniz de tanto lixar !), passe um pano para enxugar a região. Enxugue bem, e inclusive após remover o excesso d' agua, use um outro pano seco para secar a região. Ela precisa ficar perfeitamente seca. Não se assuste: vai ficar tudo turvo e manchado.......mas fica frio !

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento6.jpg

Agora chegou a vez do polimento. Se você tiver uma politriz (e o mais importante: SABER usa-la), vá em frente....porém se você não tiver (ou não souber usar uma), então faça como eu fiz, tudo manualmente: aplique UM POUCO de massa de polir n°2, e usando uma estopa, vá esfregando em circulos e com força (sem exagerar a ponto de afundar a lataria). Esse processo é meio chato quando feito manualmente: você precisa polir bastante, TODA a região que foi lixada. Você deve ir esfregando até a massa branca sumir....quando isso ocorrer, aplique mais um pouquinho de massa e repita o processo..várias vezes, durante no mínimo 5 minutos na mesma região.

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento7.jpg

Quando terminar de polir, esfregue com um pano limpo e seco várias vezes na região, para remover todos os vestigios de massa de polir. Você precisa remover tudo quando é vestigio mesmo, caso contrário poderá achar que o polimento não ficou bom quando na verdade a lataria ainda está suja de massa (e aonde estiver sujo, vai ficar turvo parecendo manchado).

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento8.jpg

Agora sim chegou a hora de usarmos a nossa lâmpada...se você estava se perguntando "pra que eu vou usar uma lâmpada em plena luz do luz ???", pois bem: usando a lâmpada como na foto acima, você deve segura-la apontando para a lataria do carro, dando uma distância de mais ou menos 2 palmos (essa distância pode variar de acordo com a potência da lampada). O importante é que você ajuste a distância da lâmpada até conseguir enxergar o foco da iluminação batendo na lataria. Note que na foto acima há um traço luminoso: esse é a imagem refletida do filamento interno da lâmpada. Se o espelhamento deu certo, você notará que esse traço vai brilhar de forma bem intensa, e se o polimento foi bom, você conseguirá até enxergar o filamento da lâmpada. Por último, para tirar a "prova dos nove", dê uma distancia de 1 metro do carro, e veja se consegue enxergar algo refletido na lataria.
Se não ficou bom, é porque você não lixou o suficiente a lataria ou então o mais comum: você não poliu o suficiente.
Como eu disse antes, esse processo todo exige muita paciência....mas o resultado final é surpreendente. Se o seu carro então de cor escura ou vermelho, fica melhor ainda...

Texto retirado ( www.clubedotipo.com.br )



Polimento:

Os prós e os contras do polimento:
Por Milton Vieira - Consultor do TWS

ORIGINAL
Quando um carro sai de fábrica, sua chapa de aço é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícrons (1 mícron = 1 milésimo de milímetro) de espessura. Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícrons para o 'primmer' que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícrons para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda um última camada de verniz incolor (clear cote).

http://www.tempraclube.com/manutencao/Pintura_Polida1.jpg

Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão. A tinta brilha pois é, dentro do possível, absolutamente lisa e sem irregularidades, pois o que se apresenta para o nosso olho como brilho, é na verdade a reflexão dos raios de luz incidentes sobre a tinta e refletidos para os nossos olhos. Quanto mais uniformes e paralelos entre si estes raios refletirem, mais 'brilhante' será a sensação percebida por nossos olhos. Um exemplo quase perfeito de brilho seria um bom espelho plano onde os raios luminosos são refletidos de forma bem uniforme e sem distorções, e ao contrário, como exemplo de pouco brilho podemos usar uma folha de papel, onde a superfície rugosa não reflete de forma coerente os raios de luz incidentes, dando a aparência fosca.

DESGASTE
Após um serviço de pintura de boa qualidade, o que esperamos receber ao comprarmos um carro novo, a pintura está lisa como mostrado na primeira ilustração e reflete os raios de luz de forma adequada a um bom brilho. Infelizmente, ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, chuva ácida, panos e escovas de lava-rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades (micro-imperfeições, riscos e ondulações), comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.

http://www.tempraclube.com/manutencao/Pintura_Polida2.jpg

Isto pode ser observado na segunda ilustração acima, descrita como pintura desgastada.


POLIMENTO
O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é
através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa. O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta. Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes. Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Isto pode ser observado na figura abaixo, onde deve-se ver também que a espessura da camada de tinta foi reduzida.

http://www.tempraclube.com/manutencao/Pintura_Polida4.jpg

Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves e sempre tendo em vista que somente poderá ser usado um certo número de vezes, que depende de inúmeros fatores, não existindo um certo número tolerável de polimentos.

CERA: ALTERNATIVA MAIS COMUM
Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. A cera mais usual para esta finalidade é a cera de carnaúba, oferecendo boa transparência e durabilidade. Existem ainda no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a sua vida. A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova como pode ser observado na terceira ilustração. Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão, sendo portanto inócua à pintura, e ao contrário do polimento, por produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques. Uma camada pintada protegida por cera, e mantida desta maneira por enceramentos regulares, evita ou posterga a necessidade de polimentos. Existem ainda ceras combinadas com polidores leves que não chegam a remover a camada pintada pois são muito pouco abrasivas. São boas para tintas com uma certa idade pois permitem a remoção leve de uma camada de tinta já oxidada, facilitando também a remoção de sujidades aderidas à pintura.

http://www.tempraclube.com/manutencao/Pintura_Polida3.jpg

Além disso, existem no mercado os chamados cristalizadores. Enquanto o termo cristalização é usado de forma absolutamente aleatória no mercado, significando deste um mero polimento até a aplicação de agentes 'cristalizadores', a cristalização propriamente dita é a aplicação de compostos, tipo teflon e/ou silicone que apenas protegem a pintura e outros que reagem com a pintura, geralmente a base de flúor, e que formam um filme duro sobre a camada pintada. Não recomendo este último pois esta camada dura pode trincar dando a aparência de pele de crocodilo à pintura, sendo a sua remoção bastante difícil.

O ideal é encerar o carro assim que retirá-lo da revenda, garantindo desta forma a proteção da pintura original, e novamente encerá-lo cada vez que ao jogarmos água sobre a pintura não pudermos observar as 'bolinhas' de água características da cera. Uma pintura permanentemente mantida protegida com cera dificilmente exigirá polimento. Caso o seu carro já tenha perdido o brilho, deve-se providenciar um polimento com o abrasivo (massa de polir) mais fina possível, providenciando uma boa encerada após o polimento. A partir deste ponto fazer como na pintura nova, mantendo o enceramento regular para evitar a necessidade de novo polimento.

Encerar:

Quando encerar: pode-se encerar o carro sempre que o mesmo apresentar seu brilho um pouco desgastado, ou dificuldade de remoção de sujeira na superfície da lataria, ou quando a pintura encontra-se meio "áspera", e uma simples lavagem não apresenta um resultado satisfatório de "carro limpo".

Este procedimento é altamente recomendado(pelo menos eu recomendo), pois a cera forma uma película de proteção sobre o verniz do carro, vedando os microporos da lataria, refletindo desta forma com maior eficiencia os raios de luz incidentes sobre a lataria, deixando a lataria mais lisa e escorregadia, assim sendo não mais retendo a sujeira de forma permanente a lataria, facilidtando no processo de lavagem do veículo.

De quanto em quanto tempo aplicar cera? Para carros que ficam todos os dias expostos ao sol e ao sereno, recomendo encerar o carro pelo menos duas vezes ao mes, com o intuito de conservar o verniz sempre protegido.



Qual cera recomendo? Bem, já usei as famosas "coloridas" , a tradicional "da latinha" e ceras acrílicas "siliconadas". Do meu ponto de vista, as três apresentam resultados excelentes. Para carros novíssimos, as siliconadas tem resultado excelente, dispensando a cera "colorida", que veda de forma superficial alguns riscos da lataria. A tradicional "da latinha" é rápida e eficiente, além de mais barata e em muitos casos não apresentar muita diferença da cera "siliconada", cumprindo bem a sua função.



Eu tive um carro preto, que estava sujeito a esta condição. Eu tinha que encerar toda santa semana meu carrinho, pois eu usava o carro em nossas maravilhosas estradas todos os dias da semana, o que prejudicava demais a pintura do automóvel. No preto, usava numa semana a siliconada e na outra a "colorida". O resultado das duas era diferente, a vantagem da "colorida" é que era de aplicação mais rápida e mantinha uma pintura "lisa", enquanto a siliconada apresentava um brilho maior na pintura.



A maioria das boas ceras encontradas no mercado, trazem consigo um manual de aplicação recomendada. Se seguirmos a receita da lata, o resultado se torna bem interessante. Observação: se você realmente gosta de seu carro, não prive ele de ficar lindão! Dê uma enceradinha de vez em quando..... Em minha cidade, tem lava-car que lava e encera o carro por R$10,00.....



Quanto ao polimento, ele é um recurso mais extremista...... veja abaixo.



Polimento:

Quando aplicar: Aplica-se quando a pintura se apresenta "queimada", fosca, com riscos "unha de gato" e perde o brilho aparente da lataria. Isto ocorre em carros que ficam muito tempo expostos ao sol, ou carros lavados com sabão em pó abaixo de sol ardente com lataria quente, apresentando uma pintura com aparencia de "pé-de-bode".

Porque isto ocorre? Isto apresenta-se porque o verniz, camada protetora da pintura, está danificada em sua superfície.

O que fazer? Para dar ao carro novamente a impressão de "nova pintura", deve-se aplicar "massa para polir" com uma estopa, na maioria dos casos com massa nº 2, sendo a nº 1 somente utilizada em caso de repintura da lataria do carro, não recomendado para usuários rotineiros (se eu estiver errado neste item, por favor corrijam-me). Isto deve ser feito com o carro à sombra, isento de poeira ou sujeira aparente, isenta de água (bem seco), e com a lataria a frio.

Após cerca de +-4 min após a aplicação, deve-se remover "energicamente" o excesso de massa para polimento, de preferência usando-se uma "politriz", ou um braço bem reforçado para que se atinja o objetivo esperado.

Se caso voce nao tiver muita experiencia em polimentos, procure um profissional especializado para fazer tal serviço. Caso se faça um polimento errado no carro, pode-se manchar a lataria, ou até mesmo desgastar demasiadamente o verniz protetor de seu carro. Um bom polimento em minha cidade custa de 40 até 80 reais, dependendo do lugar em que se leve o carro.

É válido lembrar que este procedimento é válido somente para casos especiais, onde a cera não apresenta o resultado esperado, pois o polimento desgasta o verniz do carro, e com o uso consecutivo deste método, a pintura de seu automóvel certamente sofrerá danos, os quais somente serão reconstituídos com nova pintura.



DICA IMPORTANTE: Logo após polir o carro, encere-o. É como passar palha de aço no chão para tirar o grosso, e depois encerá-lo para proteger. De nada adiantará polir o carro, se não se aplicar uma cera para protegê-lo e dar aquele "toque-especial".



Lavando a moto e deixando ele uma tetéia:

1 Evite lavar sob o sol, com lataria quente, usar sabão em pó, vassoura, passar em lava-automático do tipo "escovão de plástico". Isto danifica a pintura.

2 Se não possuir shampoo, use detergente de cozinha neutro diluído em água, esfregando levemente com espumão ou pano macio, e enxaguando logo em seguida, para que o sabão não seque na lataria;

3 Remova o excesso de água da lataria com flanela que não solte penugem, e enxugue os pára-brisas do lado de dentro com jornal velho, para remover aquele encardido que não sai com pano.

Texto retirado ( www.tempraclube.com )



--------------------------------------------------------------------------------------


eu so puiz isso aki pra vcs verem como q funciona...

mais eu não me responsabilizo pelos danos q pode ser causado , se nao fazer corretamente...

intao pense bem e tome cuidado antes de fazer

TRW
26-08-05, 09:01
muito boum mesmo

Miranda
05-09-05, 20:09
pppocos???? q tinha o Tipo SEDICI???
haehhae.. sou o cowboy la da cdr ! =D

po..muito bom esse tutorial.... vou tentar fazer em alguma coisa antes de ir pro carro!

pppocos
06-09-05, 01:15
o proprio ahaihuahAIHAha

:#

erikloko
06-09-05, 13:58
soh uma dica no polimento com a massa 2 fica mais facil d ser feito misturando um poko de cera pode ser a pasta au a liquida q o resultado vai ser o msm fico bom´pra kct e muito mais facil a aplicaçao e o brilho jah eh obtido !!!certo

bravo18br
08-09-05, 10:40
Pessoal, me veio uma dúvida agora, será que eu posso tentar espelhar a viseira do capacete por exemplo? Pra tirar uns risquinhos básicos (que todos devem ter...) será que funciona ou fica pior, fosco? Porque eu sempre passei cera mesmo e até funcionava bem, mas agora não tá dando mais conta do recado. Alguém já experimentou?
A viseira não tem verniz, mas se funciona bem sobre verniz, deve funcionar sobre o polímero da viseira tmb né?
Se ninguém experimentou ainda, findi eu mesmo faço o teste.

kaey
06-02-09, 08:26
Poxa as imagens sumiram!!!!!

pulatampinha
09-02-09, 11:02
Pessoal, me veio uma dúvida agora, será que eu posso tentar espelhar a viseira do capacete por exemplo? Pra tirar uns risquinhos básicos (que todos devem ter...) será que funciona ou fica pior, fosco? Porque eu sempre passei cera mesmo e até funcionava bem, mas agora não tá dando mais conta do recado. Alguém já experimentou?
A viseira não tem verniz, mas se funciona bem sobre verniz, deve funcionar sobre o polímero da viseira tmb né?
Se ninguém experimentou ainda, findi eu mesmo faço o teste.


fez?