PDA

Ver Versão Completa : Andar em "N"



Ramiro
31-08-05, 12:27
Andar em ponto morto com o carro é fácil.. mas com a moto? Sei que pode não ser seguro e tal.. eu nunca tentei.. mas tem como fazer isso?! Tem como mudar de marcha ateh o neutro quando tiver a uns 70 Km/h? Ou ficar segurando a embreagem..
pode danificar alguma parte da moto?!
Pra mim seria bom.. jah que.. muitas vezes naum desenvolvo mais velocidade na moto, pois estou amaciando e naum posso manter rotação constante acima de 5000RPM
:)

Furious VIPER
31-08-05, 12:34
Qto ao amaciamento do motor... passa dos 5000 rpm sim.. não vai até 9mil.. mas pode passar um pouco dos 5 q não quebra a moto não!!heheh usar o neutro eu fiz umas 2 vezes... mas isto qdo tava em velocidades compatíveis com 1ª 2ª e 3ª marchas... pq se resole escapar do neutro, não trava a roda traseira... só dá uma seguradinha... Não aconselh vc a fazer isso, uma vez q a 70km/h qqr erro, mesmo q seja mínimo, pode resultar em moto na oficina pra consertos!!!

alexandrecatani
31-08-05, 12:36
tem sim

eu li num sei onde q é probido anda com a moto no neutro... se algeum souber da uma ajuda ae

MarciON
31-08-05, 12:40
pode até pode
mas tem o risco de cair marcha e "travar" a roda

agora ja qto a segurar a embreagem
jamaaaaaaiiiiiisssssssssss
acaba com a frição

NEUDSON
31-08-05, 12:46
tem sim

eu li num sei onde q é probido anda com a moto no neutro... se algeum souber da uma ajud0a ae

TBEM! SERÁ?

juliano125
31-08-05, 13:41
eu num faço isso naum...voltar as marchas em alta pro neutro dá uns trancos legal na caixa de cambio..melhor andar engrenado...

pppocos
31-08-05, 13:45
se vc tiver a uns 60 km de 5 marcha e tentar por neutro vai da uns soko muito forte no cambio...

se vc descer um morro desce engrenado pq o cambio vai ser lubrificado...

se vc descer desligado pra economizar um gas ja desca intao em ponto morto...nao tente passar as marchas com o motor desligado em alta velocidade...mais o cambio nao vai ser lubrificado...

jecastro
31-08-05, 13:50
Como andar em neutro? Só se for lomba abaixo. O manual diz para não andar em neutro com o motor desligado pois nesta situação não existe lubrificação nas peças da caixa de câmbio e a mesma pode ser danificada.

clark
31-08-05, 14:03
Cara em moto e complicado principalmente se vem a mais de 70km/H. Então pra evitar as duvidas eu recomendo a você que ande apenas engrenado!

TRW
31-08-05, 14:53
na moto nao se anda em N pq vc pode baixa muito ha marxa e trava tudo, e se vc anda segurando na embregne vc força demais o mecanismo tb. ande sempre engatadoooooooo

inaldosjr
31-08-05, 16:14
as vezes ando com a embreagem apertada... pelo geito não pode...pensei que era melhor...que conservava a moto....pelo fato de não ficar berrando...

guimotta
31-08-05, 16:37
Olha... to de boca aberta... SEMPRE que eu estou andando, e tem uma descida muito grande eu coloco N.. vou reduzindo até ficar no neutro... a câmbio até já acostumou... to em 3ª e dou só um toquezinho já desengata e eu fico no neutro, só descendo, sem acelerar (óbvio)...

faz 1 ano q faço isso direto

Alan
31-08-05, 17:23
Câmbio de moto é sequencial, não tem sincronizadores... e a diferença de rotação pode fuder com tudo...

Ramiro
31-08-05, 18:41
E quanto a andar com a embreagem apertada.. oq pode acontecer??

Zanca
31-08-05, 18:47
Bom uma vez fiz essa pergunta para meu tio ele disse que se colocar o N ou apertar a embreagem claro que segnifica economizar gas então ande ded bicicleta ou compre uma biz pois econimia e com ela agora quanto andar no N não avera lubrificação podendo travar o motor foi o que ele me disse ele é um bom mecanico.

TRW
31-08-05, 20:34
de moto se vc aperta ha embreagen ou bota no N vc perde muita velocidade porcausa da aerodinamica, nao compensa

Furious VIPER
31-08-05, 22:19
Olha... to de boca aberta... SEMPRE que eu estou andando, e tem uma descida muito grande eu coloco N.. vou reduzindo até ficar no neutro... a câmbio até já acostumou... to em 3ª e dou só um toquezinho já desengata e eu fico no neutro, só descendo, sem acelerar (óbvio)...

faz 1 ano q faço isso direto

Vc tá em 3ª e qdo toca pra baixo vai pro Neutro?? sério?? o Câmbio da Yes não é 1,N,2,3,4,5 com o neutro abaixo da 2ª??

inaldosjr
31-08-05, 22:56
acho que ele quiz dizer que vai baixando até o N....

Ramiro
31-08-05, 23:05
a Yes eh 1,N,2,3,4,5

Motoka
01-09-05, 10:14
quanto andar no N não avera lubrificação podendo travar o motor foi o que ele me disse ele é um bom mecanico.

Travar pq se o motor vai estar sem movimento.
Qdo está em neuto o motor não para de girar ?

TRW
01-09-05, 10:21
quanto andar no N não avera lubrificação podendo travar o motor foi o que ele me disse ele é um bom mecanico.

Travar pq se o motor vai estar sem movimento.
Qdo está em neuto o motor não para de girar ?


vc nao pode andar na banguela com o MOTOR DESLIGADO, no carro da nda mas na moto nao lubrifika. anda no N lubrifika sim

Motoka
01-09-05, 10:28
quanto andar no N não avera lubrificação podendo travar o motor foi o que ele me disse ele é um bom mecanico.

Travar pq se o motor vai estar sem movimento.
Qdo está em neuto o motor não para de girar ?


vc nao pode andar na banguela com o MOTOR DESLIGADO, no carro da nda mas na moto nao lubrifika. anda no N lubrifika sim
Lubrificar pra q se não está em movimento ?
Qndo vc engatar ele joga o óleo novamente.

TRW
01-09-05, 10:29
ta em movimento sim o motor ta girando todas as engrenagens da caixa e talz da se vc ta com o motor desligado nao vai passar oleo entre elas.

Motoka
01-09-05, 10:35
ta em movimento sim o motor ta girando todas as engrenagens da caixa e talz da se vc ta com o motor desligado nao vai passar oleo entre elas.
Ah, pd crê. Tá em mov. msm, pq quando está em balado a roda gira o pinhão, q gira o motor e a caixa de transmissão, né ?
Agora entendí, pq quando estou na banguela a uns 80 e seguro a embreagem pra voltar as marchar, e ponho a segunda, faz um barulhão da *****....Parei....hehehehh

TRW
01-09-05, 10:37
ta em movimento sim o motor ta girando todas as engrenagens da caixa e talz da se vc ta com o motor desligado nao vai passar oleo entre elas.
Ah, pd crê. Tá em mov. msm, pq quando está em balado a roda gira o pinhão, q gira o motor e a caixa de transmissão, né ?
Agora entendí, pq quando estou na banguela a uns 80 e seguro a embreagem pra voltar as marchar, e ponho a segunda, faz um barulhão da *****....Parei....hehehehh


ufa ate que enfim vc entendeu heheheeh mas que boum..

Motoka
01-09-05, 10:40
heheh, vc tbm n explica direito..
trw, vc pd me explicar uma coisa ?
Pq em algumas motos, cg 150 por exemplo, não dá pra reduzir as marchas td de uma vez ?

Motoka
01-09-05, 11:21
Eu estava pensando aki, e eu acho q n tem mto problema andar em N não. O probl. q a galera tá citando é a falta de lubrificação, mas se eu cheguei no pé do morro, tava engatado, então já tem óleo rodando, aí eu desengato pra descer, ainda tem mto óleo ali, pra ele baixar vai demorar mto, então dá tempo de descer e no fim da descida engatar e voltar a lubrificação normal....
O q 6 acham ?

Zanca
01-09-05, 11:25
Eu estava pensando aki, e eu acho q n tem mto problema andar em N não. O probl. q a galera tá citando é a falta de lubrificação, mas se eu cheguei no pé do morro, tava engatado, então já tem óleo rodando, aí eu desengato pra descer, ainda tem mto óleo ali, pra ele baixar vai demorar mto, então dá tempo de descer e no fim da descida engatar e voltar a lubrificação normal....
O q 6 acham ?

Ate concordo com vc mas e se não tiver todo esse oleo que vc pensa que tem

guimotta
01-09-05, 11:30
só sei q faço isso direito e nunca travou nada... só umas 2 vezes levei um MEGA SUSTO pq entrou 1ª marcha e patinou muito as rodas traseiras... mas não caí!!

guimotta
01-09-05, 11:32
Olha... to de boca aberta... SEMPRE que eu estou andando, e tem uma descida muito grande eu coloco N.. vou reduzindo até ficar no neutro... a câmbio até já acostumou... to em 3ª e dou só um toquezinho já desengata e eu fico no neutro, só descendo, sem acelerar (óbvio)...

faz 1 ano q faço isso direto

Vc tá em 3ª e qdo toca pra baixo vai pro Neutro?? sério?? o Câmbio da Yes não é 1,N,2,3,4,5 com o neutro abaixo da 2ª??

Sim, mas dependendo da FORÇA do toque q eu der, entre N direto... acho q o câmbio viciou... se eu der só um toquinho, em 3ª ou até em 4ª as vezes, já desengata e acende a luzinha verde... É NORMAL ISSO???

Motoka
01-09-05, 11:35
Ate concordo com vc mas e se não tiver todo esse oleo que vc pensa que tem
E pq vc acha q não teria ?

Zanca
01-09-05, 14:32
Ate concordo com vc mas e se não tiver todo esse oleo que vc pensa que tem
E pq vc acha q não teria ?

Não sei as vezes pode acabar dando problemas de tanto andar assim e não ter todo o oleo para a lubrificação nescessaria essa é o meu pensar, no mes que vem vou para a casa do meu tio e vou aproveitar e tirar essa duvida vou levar essas tuvidas e opniões para ele, vamos ver o que ele fala, se ninguem resolver ate la claro.

dioclaub
04-09-05, 17:51
Lendo este tópico, me surgiu uma dúvida.
Faz menos de 20 dias que estou de moto e, como ainda não estou acostumado, às vezes, quando tenho que reduzir, aperto a embreagem e desço até o N para me localizar. Geralmente ela passa direto pelo N e vai até a primeira, sem que eu solte a embreagem. Tendo localizado o N, vou para a marcha que pretendo, normalmente a 2a. ou 3a..
Estou fazendo M?

pppocos
04-09-05, 18:16
o cambio so vai ser lubrificado com o motor ligado e a bomba de oleo funcionando...

se vc descer o morro desligado em N o cambio nao vai ser lubrificado
se vc descer o morro ligado em N o cambio vai ser lubrificado
se vc descer o morro ligado engrenado vai lubrificar o cambio
se vc descer o motor ligado e com a embreagem apertada vai lubrificar o cambio mais vai diminuir a vida util da embreagem e etc...

TRW
04-09-05, 19:50
o cambio so vai ser lubrificado com o motor ligado e a bomba de oleo funcionando...

se vc descer o morro desligado em N o cambio nao vai ser lubrificado
se vc descer o morro ligado em N o cambio vai ser lubrificado
se vc descer o morro ligado engrenado vai lubrificar o cambio
se vc descer o motor ligado e com a embreagem apertada vai lubrificar o cambio mais vai diminuir a vida util da embreagem e etc...


he bein nessa mesmo palmas pro ppopocos heheheheheeh

Motoka
05-09-05, 08:22
Lendo este tópico, me surgiu uma dúvida.
Faz menos de 20 dias que estou de moto e, como ainda não estou acostumado, às vezes, quando tenho que reduzir, aperto a embreagem e desço até o N para me localizar. Geralmente ela passa direto pelo N e vai até a primeira, sem que eu solte a embreagem. Tendo localizado o N, vou para a marcha que pretendo, normalmente a 2a. ou 3a..
Estou fazendo M?
Se vc fizer isso rapidamente não terá problema nenhum, dependendo a velocidade q vc está, se estive no pau em quinta, cutucando em primeira, segunda, aí vc vai ouvir só os barulhão na caixa de transmissão, mas enqnto estiver suave, sem barulhos, tá bom.

Furious VIPER
05-09-05, 13:29
Olha... to de boca aberta... SEMPRE que eu estou andando, e tem uma descida muito grande eu coloco N.. vou reduzindo até ficar no neutro... a câmbio até já acostumou... to em 3ª e dou só um toquezinho já desengata e eu fico no neutro, só descendo, sem acelerar (óbvio)...

faz 1 ano q faço isso direto

Vc tá em 3ª e qdo toca pra baixo vai pro Neutro?? sério?? o Câmbio da Yes não é 1,N,2,3,4,5 com o neutro abaixo da 2ª??

Sim, mas dependendo da FORÇA do toque q eu der, entre N direto... acho q o câmbio viciou... se eu der só um toquinho, em 3ª ou até em 4ª as vezes, já desengata e acende a luzinha verde... É NORMAL ISSO???

Cara, não sei te dizer se é normal.. mas eu ainda prefiro trtocar as marchas uma por uma.. por ser sequencial o câmbio das motos... no carro tu vai direto pra q tu qr. é barbada.. na moto eu não arrisco!!
alguém aí sabe dizer??

pppocos
05-09-05, 13:33
na minha moto se eu tiver de 3 marcha eu tenho q bater o pé 2 vezes pra ela entra no neutro...

e fora q da uma pancada muito forte no cambio...se reduzi 2 marcha de 1 vez só...

o certo e 1-n-2-3-4-5 tanto pra acelera quanto pra reduzi

nd de

1-n-3-5