PDA

Ver Versão Completa : Conheça melhor as novas regras para os capacetes



silverfox
02-01-08, 17:43
Não seja pego de surpresa: elas começaram a vigorar desde 1º de janeiro em todo o território nacional

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/abre_Capacetes.jpg


(02-01-08) - Agora é pra valer! No dia 1º de janeiro entrou em vigor a Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece as novas normas para o uso de capacete (nacional ou importado).

O item de segurança obrigatório dever ter selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e elementos refletivos nas partes laterais e traseira do capacete, com uma superfície de pelo menos 18 cm².

Além disso, também fica proibida a fixação de película escura na viseira. Durante deslocamentos noturnos, é obrigatório que a viseira seja do padrão cristal. Para os capacetes que não tenham viseira, a utilização de óculos de proteção especial (muito utilizado em competições off-road) é recomendada pela lei.

Segundo a resolução, que é um complemento ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT), os óculos corretivos ou de sol não substituem os óculos de proteção, porém podem ser usado simultaneamente.

Cuidados básicos

Segundo Orlando Moreira da Silva, da Coordenação-Geral de Infra-Estrutura de Trânsito (CGIT), “os capacetes antigos, nacionais e importados, em bom estado de conservação e certificados pelo Inmetro terão de receber adesivos retro-refletivos com pelo menos 18 cm²”.

Mas muito cuidado na aquisição de kits de refletivos. Há no mercado adesivos de vários tamanhos e formas, ou seja, muitos deles completamente fora da resolução do Contran. Na dúvida, consulte o fabricante ou o importador de seu capacete.

Penalidades

O Inmetro certificará produtos e fiscalizará as lojas. Já as autoridades de trânsito devem observar a inserção dos adesivos refletivos de segurança e o selo do Inmetro. O policiamento deverá autuar e punir os infratores que não estiverem com capacetes dentro dos padrões da lei.

De acordo com a resolução 257, publicada no dia 6 de dezembro, pilotar ou conduzir passageiro sem o uso do capacete ou fora das especificações implicará nas sanções da lei, previstas nos incisos I e II do art. 244 do CTB, que estabelece multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira de Habilitação (CNH) e retenção do veículo para regularização.

Tipos de Capacetes Aprovados

• Capacete integral (fechado) com viseira;
• Capacete integral sem viseira e com pala (uso obrigatório do óculos proteção especial);
• Capacete integral com viseira e pala;
• Capacete modular;
• Capacete misto com queixeira removível com para e sem viseira (uso obrigatório do óculos proteção especial);
• Capacete aberto (jet) sem viseira (com ou sem pala) (uso obrigatório do óculos proteção especial);
• Capacete aberto (jet) com viseira (com ou sem pala)

SERVIÇO
- Confira a integra das resoluções que abordam o tema capacete: www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_257.pdf
www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf
www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_219.pdf

- Veja se o seu capacete é certificado pelo Inmetro: www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/lista.asp

Texto: Aldo Tizzani/InfoMoto
Fotos: InfoMoto e divulgação

Cyber
02-01-08, 17:50
Os cara ferram a vida mesmo fazem de tudo pra multar, me digam no que essas coisas vão contribuir na hora de evitar um acidente?

RGBguima
02-01-08, 17:54
Os cara ferram a vida mesmo fazem de tudo pra multar, me digam no que essas coisas vão contribuir na hora de evitar um acidente?


Simplesmente NADA!!!

vinacowboy
02-01-08, 18:25
Na verdade, os capacetes deveriam vir a muito tempo com essas normas, sendo que em um acidente( como acima citado ) não vai resolver muita coisa :s

Agora Quantos milhões de capacetes vão ficar sobrando por aí :0_0: e andar com a viseira fechada é foda... eu num consigo me acostumar :NOOK: :NOOK:

Joao XTZ
02-01-08, 18:59
a meu o meu jah eh aprovado a muito tempo so falta os adesivos mas eu ainda acho q um farol ou uma lanterna ligada sempre funciona mais do q esses adesivos...valeu... :lol: :lol: :lol:

vinacowboy
02-01-08, 19:10
o pior de tudo é ter que levar 7 ponto e mais cento e poucos Pilas se num colocar essas coisinha... :o mas fazer o que né... mais uma vez o motoqueiro só tomando bem no meio do :G

Joao XTZ
02-01-08, 19:13
oooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa o palavreado q tem de menor na sala...rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ...valeu... :lol: :lol: :lol:

marys7br
02-01-08, 21:54
O item de segurança obrigatório dever ter selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e elementos refletivos nas partes laterais e traseira do capacete, com uma superfície de pelo menos 18 cm².


Ué, e na frente não?

TorteX
02-01-08, 22:10
Ué, e na frente não?


Não!!! só atras e nas laterais!

pé grande
03-01-08, 05:23
E o óculos de proteçao para capacetes abertos, só tem aqueles usados para trilha ou servem aqueles modelos de óculos de EPI, que tenham armaçao?
valeum!

BrunoDias
03-01-08, 06:29
cara, e coo fica o prazo de validade?
minha futura molér(by vina) tem um bieffe com 3 anos, e na etiqueta fala q ja venceu o prazo de validade, mas o capacete ta novinho, sem um risco nem nada,
ela vai ter q comprar outro? PQP viu

betomaciel
03-01-08, 08:21
é... o meu venceu em novembro e tá novinho tb... :s

marys7br
03-01-08, 08:39
Não!!! só atras e nas laterais!


Uia! E eu colei na frente tb... Colei igual tem no meu Bieffe, e nele tem os 4...

casali
03-01-08, 08:45
Uia! E eu colei na frente tb... Colei igual tem no meu Bieffe, e nele tem os 4...


precisa na frente sim

http://i120.photobucket.com/albums/o168/djalmacasali/203-1.jpg

leonoronha
03-01-08, 10:50
Sinceramente estou perdendo completamente o prazer de ter motos por conta dessas palhaçadas. Entaum o cara gasta 200 conto compra um capacete legal e 1 ano depois tem que trocar por causa da validade?? Que papo e esse??

TorteX
03-01-08, 11:16
precisa na frente sim

http://i120.photobucket.com/albums/o168/djalmacasali/203-1.jpg


Po...cada lugar fala uma coisa....
Vo da um print no site do detran....

TorteX
03-01-08, 11:19
Aqui só fala nas laterais e atras!!!!

http://img522.imageshack.us/img522/9389/leidetranzr5.jpg

casali
03-01-08, 11:52
Po...cada lugar fala uma coisa....
Vo da um print no site do detran....


este é do site
www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf

ou seja é da lei como ela foi publicada, e é o que vale

marys7br
03-01-08, 12:22
Entaum o cara gasta 200 conto compra um capacete legal e 1 ano depois tem que trocar por causa da validade?? Que papo e esse??


1 ano não. Três anos.

Christian
03-01-08, 12:39
Bom posso até colocar essas m3rdas de adesivos em meus capacetes, mas capacetes modelo Cross não tem como colar adesivos na frente pois tem a biqueira com entrada de ar. :OK:

É uma lei muito sem vergonha mesmo.

Mas vou continuar andando sem adesivos mesmo assim e somente se for parado e cobrado vou falar que não sabia e por os malditos adesivos. :NOOK:

BrunoDias
03-01-08, 15:13
alguem esplica o motive de um capacete perder a validade???????

wendell
03-01-08, 15:32
alguem esplica o motivo de um capacete perder a validade???????





O fabricante não ta mais ganhando seu dinheiro...

BrunoDias
03-01-08, 16:40
O fabricante não ta mais ganhando seu dinheiro...
uhahauha
boa

Cyber
03-01-08, 16:59
Bom posso até colocar essas m3rdas de adesivos em meus capacetes, mas capacetes modelo Cross não tem como colar adesivos na frente pois tem a biqueira com entrada de ar. :OK:

É uma lei muito sem vergonha mesmo.

Mas vou continuar andando sem adesivos mesmo assim e somente se for parado e cobrado vou falar que não sabia e por os malditos adesivos. :NOOK:

Coloca-se encima da pala Chris. ta ligado onde é?

Christian
03-01-08, 17:10
Coloca-se encima da pala Chris. ta ligado onde é?


Mas por baixo da pala né?
To ligado, mas no meu caso eu não colocaria na frente de jeito nenhum.

legionario
03-01-08, 18:11
Na minha opinião essas besteiras de adesivo, viseira fechada, colete e outras não vão durar muito tempo. Alguém se lembra das caixinhas de primeiros socorros que tinha que comprar pra carro??? pois é nun durou 1 ano, foi só pra politico dono de fabrica ganha dinheiro.... :s

leonoronha
03-01-08, 22:50
Deveriamos e promover uma grande manifestaçao em todas as cidades do pais contra essa palhaçada ai. O mais errado somo nos que aceitamos isso.

OptimusLeo
03-01-08, 22:53
alguem esplica o motive de um capacete perder a validade???????


A "espuma" que vai por dentro, depois de certo tempo, e junto a humidade, suor, e secrecoes do seu couro cabeludo, ademais de exposicao aos elementos, vai perdendo suas propiedades, ocasionando assim que depois de certo tempo esta espuma ja nao vai cumprir seu proposito ao 100%, que e amortiguar e fazer que a cabeza disminua a velocidade paulatinamente, nao assim de uma so vez.

Cyber
03-01-08, 23:11
Quem ri com todas essas leis é o Optimus, que não precisa se preucupar com essas coisas bestas!

OptimusLeo
03-01-08, 23:20
Quem ri com todas essas leis é o Optimus, que não precisa se preucupar com essas coisas bestas!


Se voce soubesse que nao cara, mais bem eu me preocupo um pouco, porque por mais que seja o Brasil e minha terra, e se eu voltar a morar la algum dia e bom estar bem informado de tudo.

Eu acho boa a iniciativa de seguranca dos motociclistas, aqui voce poe uma panela na cabeca e para os policias ja e capacete...mais depois voce ve a cantidade de mortos por accidentes en moto.

Cyber
03-01-08, 23:39
Se voce soubesse que nao cara, mais bem eu me preocupo um pouco, porque por mais que seja o Brasil e minha terra, e se eu voltar a morar la algum dia e bom estar bem informado de tudo.

Eu acho boa a iniciativa de seguranca dos motociclistas, aqui voce poe uma panela na cabeca e para os policias ja e capacete...mais depois voce ve a cantidade de mortos por accidentes en moto.


É verdade, mais aqui tem muita lei absurda, tanta coisa pra eles resolver e eles vão mecher em faixa reflexiva pra capacete.

OptimusLeo
03-01-08, 23:50
É verdade, mais aqui tem muita lei absurda, tanta coisa pra eles resolver e eles vão mecher em faixa reflexiva pra capacete.


Aqui tambem e parecido, mais en outras coisas nao referentes a motos. Coisas como atrasar o hora oficial da Venezuela en meia hora, coisas como por uma estrela a mais na bandera, mudar para aonde o cavalo do escudo nacional esta olhando, mudar a denominacao da moeda, querer mudar nome de cidades que tem tido o mesmo nome por mais de 400 anos, etc, etc, etc.

Assim sao os politicos sulamericanos :lol:

danielschmitz
04-01-08, 07:12
O pior é viseira aberta. nesse calor nao tem como...

E não pode usar oculos normal de sol, tem que ser o que eles querem.... aqueles de trilha... ABSURDO !!

Alguém lembra da babaquice do kit de primeiros socorros... ???

Será q essa lei vai pegar ?

px400
04-01-08, 08:48
Voces viram o que o Inmetro tá falando sobre os selos?????


Inmetro quer suspensão de norma para uso de capacete

1 hora, 25 minutos atrás

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai pedir a suspensão da Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que desde terça-feira estabelece novas regras para o uso de capacetes em todo o território nacional. O diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, alega que o selo exigido agora pela legislação federal deveria servir apenas como um certificado de controle de qualidade dos produtos e não ter sido incorporado às ações de fiscalização nos Estados. A impossibilidade de se adquirir o adesivo por vias legais fez surgir um comércio paralelo de selos do Inmetro.
PUBLICIDADE

Em lojas da região central de São Paulo especializadas no comércio de peças e equipamentos para motociclistas a recomendação dos vendedores foi a mesma: comprar um capacete mais barato, retirar o selo dele e colar em outro capacete. A fraude, porém, exige alguns "cuidados". Os selos expedidos nos últimos meses pelo Inmetro possuem itens de segurança, como cortes transversais que dificultam a remoção.

O mercado clandestino de adesivos do Inmetro é a única opção para quem perdeu, não possui ou por algum motivo retirou o selo de seu capacete. "Esse selo foi criado para dar segurança ao cliente no momento da compra, para certificar a qualidade daquilo que ele está levando para casa. Após a aquisição do produto, não faz o menor sentido exigir que a pessoa mantenha o selo colado no capacete", admite o diretor do Inmetro. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.



fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/04012008/25/manchetes-inmetro-quer-suspensao-norma-capacete.html

loucura
04-01-08, 12:29
não sei vcs mas eu ja to vetorizando uma logo INMETRO pra validar meu capa7 ]:) :-/ ta ficando :OK:

TorteX
04-01-08, 19:31
Falo no jornal agora que num precisa mais do selo do inmetro ;)
Só ter a etiqueta dentro, ou a lista de marcas que eles vão divulgar...

Bronislaw
06-01-08, 20:30
Outra coisa, tenho um Perls mach 5 que vai fazer 2 anos ainda, mas devido ao uso, o simbolo do imetro esta 80% apagado, da pra ver que é o simbolo e o I do Imetro mas não da pra ler as outras coisas, isso ainda vale ou é multa nesse caso e eu teria que jogar o meu capacete fora só por causa disso?

Christian
08-01-08, 09:29
Outra coisa, tenho um Perls mach 5 que vai fazer 2 anos ainda, mas devido ao uso, o simbolo do imetro esta 80% apagado, da pra ver que é o simbolo e o I do Imetro mas não da pra ler as outras coisas, isso ainda vale ou é multa nesse caso e eu teria que jogar o meu capacete fora só por causa disso?


Nem esuqenta mais com o selo do Inmetro cara.
A validade do teu capacete se dá às condições que ele se encontra. :OK:

Guilherme Rabelo
08-01-08, 15:12
ja nao basta a palhaçada do seguro obrigatorio agora mais essa!!!! :NOOK:

Lippes
08-01-08, 17:09
realmente é revoltante mesmo!
tudo pros fabricantes enxeerem o bolso..
quem deve estar rindo a toa é a pro tork, ebf e outros fabricantes de capacetes mais "populares"

guinomo da pratinha
10-08-08, 23:04
ué?? multa sem viseira nao da suspençao da cnh??? aqui na minha cidade da!!

tasmotos
17-11-08, 21:20
Amigos,

Uma duvida muito comum entre o pessoal, e que precisa ser esclarecida é o seguinte:
Capacete aberto (sem a proteção inferior para o queixo) é permitido sim, inclusive nas estradas.
O que da multa é quanto ele não tem viseira de acrilico e o motociclista esiver uando sem os oculos especiais (aquele que veda o rosto e normalmente é preso por elastico).
Inclusive tem policiais que ainda tem essa duvida.

Abraços

tasmotos