PDA

Ver Versão Completa : duvida: Capacete vencido dá multa?



lim@
17-02-08, 10:07
pessoal ja vi pessoas dizerem que capacete com o prazo de validade vencido da multa e já vi outras dizerem que não. O que vale de verdade?

mantabodyboarder
17-02-08, 10:14
Não existe prazo de validade para capacetes, aprópria norma NBR que o INMETRO homologa (a tal que dá o selinho) diz que capacete é um BEM DURÁVEL, e só deve ser trocado em caso de colisão ou acidente...

BrunoDias
17-02-08, 11:21
mas na etiqueta tem validade

oldskullo
17-02-08, 11:56
Pois é nem acho que seria uma validade, mas sim o periodo em que sua durabilidade não esteja comprometida...

pq, imagina, uma estrutura tomando sol/chuva/sol/chuva/vento/cainochão/sol....

mantabodyboarder
17-02-08, 13:04
Bruno, segundo o INMETRO e a propria Taurus, é uma SUGESTÃO para troca, isso para quem usa todo dia de 8 a 12 hrs pro dia... (vulgo motoboy)

Oldskullo, acho que o principal é o tal cainochão...

BrunoDias
17-02-08, 20:04
entao nao podem cobrar isso ne

Joao XTZ
18-02-08, 13:32
podem sim afinal a estrutura do capa se sujeitando a isso td...imagina em 3 anos se ele vai proteger melhor do q quando estava novo ???nunca...e como o equipamento eh de segurança...ele pode verificar a etiqueta e dar a multa sim...valeu... :lol: :lol: :lol:

PimEdu
18-02-08, 18:46
Na verdade pelo q tinha visto na TV tem algumas regras q não serão validas para todos capacetes, e algumas q serão validas para todos, isso para não prejudicar quem comprou um capacete antes da lei ser prejudicado, se essa ai esta dentro delas não sei não viu, meu capacete não tem nem ao menos o selo.
E acho q do detran do RS ja li uma nota dizendo q não pode avaliar a durabilidade do capacete apenas pelo selo, para certificar q ele ja não pode mais ser usado é necessário fazer testes q só o policial segurando ele não pode identificar, não sei se vale para todos os estados, creio que não.

mantabodyboarder
18-02-08, 22:08
Disse e repito, não tem validade.

O que tem que ver é a conservação do mesmo, se caiu e tal...
Se estiver bom, o que está na etiqueta é a fabricação, e uma sugestão pra troca.
Tá no texto da NBR que saiu nessa resolução do selo do INMETRO, ela é bem clara dizendo que capacete é um bem DURÁVEL