Ver Versão Completa : Onde encontrar fonte alimentadora para roteador D-Link?
Volverine MF
17-02-08, 22:45
Galera, faz um tempo já que a fonte alimentadora do meu roteador D-Link queimou. To com um roteador emprestado do meu tio aqui, que aliás acho que já é meu.
Mas o problema é que esse roteador do meu tio, não sei porque, não funciona tão bem quanto o meu funcionava, parece que depois que ele esquenta a conexão fica instavel.
Alguém sabe como melhorar o funcionamento desse roteador ou onde posso encontrar uma fonte nova pro meu?
O roteador que eu to usando (o do meu tio ou meu sei lá) é um D-Link DSL 500G Generation II.
O meu msm, que tá com a fonte queimada, é um D-Link DSL 500B.
Já procurei muito a fonte pra esse roteador mas não encontrei. Trata-se de uma fonte com especificações pouco comuns.
Trata de um DVE Switching Adapter
MODEL: DSA-12W-05 FUS1 05050
INPUT: 100-240VAC 50/60Hz 0.3A
OUTPUT: +5V === 1A - -(O-+
Não sei se deu pra entender, mas o mais importante é que trata-se de uma fonte de 5volts por 1 ampére. Encontrei várias com valores próximos, mas não servem, pois os valores devem ser os especificos.
Ps.1: Já tentei usar a fonte do outro roteador no meu, mas até mesmo o plug é diferente, além dos valores.
Ps.2: Testei o roteador com uma fonte de valores próximos aos da fonte original e o roteador funcionou. Sendo assim, o problema é mesmo na fonte. Não uso ele com a fonte que usei para testa-lo porque devido ao fato de que não são os valores especificos, posso acabar danificando tb o roteador ou não ter um bom funcionamento.
Você pode usar qualquer fonte de 5V que tenha 1 A ou mais, caso você tenha uma fonte com tensão maior que 5V (6-12V) pode usar um CI 7805 que é do tamanho de um transistor que ajusta a tensão para 5V e custa em torno de R$ 1,50, o importante é não inverter a tensão.
Volverine MF
17-02-08, 23:25
Jecastro, vlw pela dica, mas como funciona esse CI, sei o que é, mas como ele faz para ajustar a tensão? Porque tinha pensado num diodo zener, mas não tenho certeza se daria certo.
E abusando da tua boa vontade, tem como fazer um tutorial ou simplesmente explicar como fazer a montagem desse CI?
Mais uma vez obrigado pela dica e ainda mais pela atenção.
Volverine, recomendo vc procurar mais um pouco (ML, lojas de eletrônica online, etc) e não fazer uma fonte caseira se não manja do assunto, equipamentos de informática são mais sensíveis a tensão/corrente do que a gente imagina.
E fazer uma fonte caseira é fácil, mas uma fonte BOA e que não te dê problema futuro no equipamento é bem difícil...
ML:
http://lista.mercadolivre.com.br/fonte-d%C3%98link
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto.php?loja=54103&IdProd=2420&parceiro=2758&affiliate=1
mantabodyboarder
18-02-08, 10:22
Cara, é o que o oldskullo falou, ML e Sta Ifigenia (até mesmo se tiver algum centro de peças e equipamentos elétricos/eletronicos na sua cidade), nesses luagres acha fácil dessas fontes, fontes com multivoltagem, fontes com 4 ou 5 conectores diferentes, etc...
comprei uma fonte por 8 reais, q tem varias chavinhas para escolher voltagem, amperagem e polaridade
e tem varias saidas
isso resolve
Volverine MF
18-02-08, 14:29
Volverine, recomendo vc procurar mais um pouco (ML, lojas de eletrônica online, etc) e não fazer uma fonte caseira se não manja do assunto, equipamentos de informática são mais sensíveis a tensão/corrente do que a gente imagina.
E fazer uma fonte caseira é fácil, mas uma fonte BOA e que não te dê problema futuro no equipamento é bem difícil...
ML:
http://lista.mercadolivre.com.br/fonte-d%C3%98link
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto.php?loja=54103&IdProd=2420&parceiro=2758&affiliate=1
Eu manjo um pouco de eletronica, só não me lancei a montar uma fonte porque queria encontrar uma pronta pra comprar, até mesmo pela garantia e tals.
Obrigado pela indicação, já tinha procurado há algum tempo e não tinha encontrado. Já entrei em contanto com o vendedor, vamos ver no que dá. Mais uma vez obrigado.
Cara, é o que o oldskullo falou, ML e Sta Ifigenia (até mesmo se tiver algum centro de peças e equipamentos elétricos/eletronicos na sua cidade), nesses luagres acha fácil dessas fontes, fontes com multivoltagem, fontes com 4 ou 5 conectores diferentes, etc...
Nas lojas da minha cidade não encontrei, já procurei em diversas lojas e me falaram que é uma fonte muito incomum. Se souber de alguma loja que vende por internet eu agradeceria se me informasse. Agradeço a atenção.
comprei uma fonte por 8 reais, q tem varias chavinhas para escolher voltagem, amperagem e polaridade
e tem varias saidas
isso resolve
Tenho 2 dessas, mas como elas não oferecem a opção de 5v, somente 4,5v ou 6v, achei melhor não usa-la, porque como os valores são diferentes isso pode acabar danificando o roteador. Obrigado pela atenção.
Eu manjo um pouco de eletronica, só não me lancei a montar uma fonte porque queria encontrar uma pronta pra comprar, até mesmo pela garantia e tals.
Ué véio, aproveita que sabe um pouco de eletronica e manda bala.
Se quiser pego uns projetos aqui e te mando por email pra ti fazer.
basicamente tu vai precisar duma fonte de 6 volts / 1A para então utilizar um regulador de tensao 7805 ( para fixar em 5 volts ), bota um capacitor de 2200uF para dá uma filtrada boa na saida e solda os plugues originais do teu transformador d link.
Senao quiser mao de obra, procura aeh no mercado livre e manda bala.
Volverine MF
18-02-08, 16:49
Ué véio, aproveita que sabe um pouco de eletronica e manda bala.
Se quiser pego uns projetos aqui e te mando por email pra ti fazer.
basicamente tu vai precisar duma fonte de 6 volts / 1A para então utilizar um regulador de tensao 7805 ( para fixar em 5 volts ), bota um capacitor de 2200uF para dá uma filtrada boa na saida e solda os plugues originais do teu transformador d link.
Senao quiser mao de obra, procura aeh no mercado livre e manda bala.
Se você quiser me mandar os esquemas eu agradeço. Assim dou uma estudada neles e vejo se monto a fonte. Mas não precisa ter pressa não. Meu e-mail é
[email protected]. Obrigado pela contribuição.