PDA

Ver Versão Completa : Troca do pistão no motor da YBR



Minghe
18-02-08, 17:47
Este final de semana, fiz a troca do pistão da minha YBR ( que ja estava com 21.000 Km ) por um de CG 2003. Segundo informações que obtive de um amigo, que é dono de uma retifica aqui na Cidade de Ribeirão Preto ( Retifica Saturno ), a moto ficara com mais torque em média e para estrada, poderia ser aumentado a relação para que desse pelo menos mais uns 10 a 15 km/h de final.

O trabalho consiste em abrir a camisa para que possa receber o pistão e rebaixamento na cabeça do pistão para que o mesmo não pegue nas válvulas e a colocação de duas juntas no bloco para diminuir um pouco a taxa de compressão e não "glilar" .

Uso a moto especificamente para trabalho ( informática ) e eventuais viagens e cidades próximas ( aprox 100 km ).

Relativo a consumo, obtive a informação de que a diferença é de aumento no conumo de 2 a 4 km/l.

Se alguem tiver informações sobre esta alteração, compartilhe neste tópico para saber se realmente é interessante fazer esta mudança.

Quando tiver com 2000 km rodados eu postarei minhas impressões sobre a mudança.

Abraços a todos

Minghe

oldskullo
18-02-08, 18:00
Mexer em moto que é usada estritamente pro trabalho?
Tô fora! :P :P :P :P :P

DOUGLAS 00
18-02-08, 23:02
essa alteração jé é feita pela feltrin yamaha, ai em sp(XTZ 140). Saiu numa revista da moto! . Disseram na matéria que ficou muito bom.

O pistão tem alguns milimetros a mais, passando a moto para 135 cilindradas. Como é um aumento não muito grande, acho que a motoca aguenta se maiores problemas. Só fico com o pé atras nesse rebaixamento do pistão, pois pode enfraquecer a estrutura.

Já que vc vai utilizar a moto para trabalho, pode ser interessante alongar um pouco a relação, para amenizar o maior consumo.

Mas eu não abriria de maneira nehuma um motor com apenas 21.000km...

Wanderson
18-02-08, 23:14
nossa a minha ta com 53 mil e nunca mexi no motor

henrique
19-02-08, 00:31
se vc quer fazer a ybr andar mais tem muita coisa melhor do q mecher em pistao... tive uma por 3 anos e durante 2 rodei com comando, cabeçote e carburador maior.. só isso e fazia mais de 30km com litro normalmente... e andava junto ou na frente de todas as cg 150 originais

Diego.fcs
19-02-08, 10:17
Pois é cara, essa dica que vc está dando realmente pode melhorar sim, mas é como disseram, num sei se seria vantagem abrir um motor com 21.000km rodados, só se vc anda com ela sem filtro e tal. Acho que ao invés disso, por enquanto, vc poderia usar um escapamento "esportivo", e mexer na carburação.

Cadu titan
19-02-08, 14:42
po moto pra ir trampa tem q deixa orig neh eu axo ..mas pelo consumo e manunteção ..fora q pelo q sei ybr naum eh boa d mexer ou eh ?rsss tenho uma 2003 ta com 38 rodados motor ta mt file ainda ...

motor dela tem menos cc q o da cg 125 neh ? axo q 1 cc so rs

Cadu titan
19-02-08, 14:43
ssorry, 38 milll rodados rsss...e ta mto sereninho ainda..

rogeming
19-02-08, 20:35
Este trabalho foi na YBR do Minghe. A minha YBR é ano 2000, está agora com 18.300 km originais e fiz o mesmo serviço que a dele, no mesmo dia, aliás no mesmo lugar que ele fez, somos irmãos. Tive coragem de mandar abrir o bloco e colocar o pistão. A moto ficou muito solta e com um ótimo torque. Gostei do serviço e aconselho quem tem YBR a fazê-lo. Com relação aos gastos: R$120,00 pagos a retífica, pistão, anéis e juntas e mais R$110,00 para o mecânico desmontar, montar e fazer uma revisão geral (incluindo troca de óleo sintético e lavagem, limpeza e regulagem do carburador), somando então R$230,00 para cada moto.

tom crazy
19-02-08, 21:10
Desculpa o pequeno off-topic aqui, mais vi que o Mingue e o Rogeming são de ribeirão preto também e queria perguntar se vocês conhece algum mecanico ou oficina boa pra levar a moto quando precisar. Por enquanto tudo sussa com a dona Suzy, até tem coisas que faço em casa mesmo, só que tem aquelas manutenções mais pesadas que a gente acaba tendo que levar pra algum profissional mesmo.

Joao XTZ
20-02-08, 18:13
p/ mim eu acho q faria o mesmo q o henrique fez,,, e jah ta de bom tamanho...valeu... :lol: :lol: :lol:

alphazzz
23-02-08, 15:40
precisa trocar pistão com 20mil km?? vc tá é dando pau na moto kkkkk serviço kkkk até parece,, :P
Putz se eu soubesse q o pistão da 2003 é melhor teria colocado quando fiz a parte de cima, eu pedi pro mecânico colocar o da broz igual me disseram aki,, mas ele quase me bateu kkkk se eu pedisse o da cg ele ia só me xingar entao P)
Agora espero q não precise mais fazer o motor,, qro vender e comprar um carro antes P)

Volverine MF
23-02-08, 23:46
Isso de colocar peça da Honda em Yamaha parece coisa de xiita da Honda :lol:

Zueira, falando sério, alguns podem ser contras e outros a favor, porém o mais interessante é o conhecimento, digo, se alguém um dia quiser dar uma "melhorada" na YBR tem ai mais uma opção.

Acho que seria interessante talvez pra quem tem uma XTZ e quer coloca-la de fato na terra, aonde o torque é muito necessário, ou então pra quem pretende viajar com a XTZ mas acha que falta motor.

Tb pode ser interessante pra quem tem um YBR e usa pra transporte de carga, com sidecar ou carreta reboque. É que nesses casos a falta de torque é muito mais sentida.

De qualquer forma temos ai mais uma opção de preparação. Seria legal se o pessoal postasse mais informações como durabilidade, consumo, etc.

Minghe
14-03-08, 14:37
Bom, após 1.500 Km rodados da troca de pistão, relato alguns ítens:

A moto ganhou mais torque, o que antes, em uma subida comigo , que peso 82 Kg, subia de 90 e ia caindo para 80 e necessitava de redução de marcha, agoira consegue manter a velocidade, caindo bem pouco, no maximo de 90 para 85 sem necessidade de redução. Não ganhou muito em velocidade final, a não ser que seja mexido na relação, pois o ganho de torque pode ser repassado para uma relação mais alongada, mas ai com certeza, iria perder nas subidas novamente.

O objetivo era apenas ganho de torque mesmo, quanto ao consumo não percebi mudanças. Ainda preciso de uma nova regulagens de valvulas e carburador, pois senti que esta dando excesso.

Minghe
18-11-08, 13:37
Só para finalizar o tópico:

A moto com 29.000 km, após uma viagem de 100 km ( de ribeirão Preto-SP a Bebedouro-SP ) saindo da cidade de Bebedouro-SP, um barulho........pistão furado.

Conclusões:

Relato da retifica: mecanico não destachou o cabeçote e não fez a mistura adequada para o novo tuio de pistão. Superaquecimento na cabeça do pistão devido a mistura ar/combustivel irregular

Relato do Mecanico: Retifica torneou de maneira iregular a cabeça do pistaoe deixou-a muito fragil

No final, quem sif..... foi eu.

Troquei cilindro e coloquei pistao original, porém a moto tinha ficado bem forte

Abraços

tornadeiro rj
18-11-08, 18:15
po cara nao desanima nao pq quem opta por mecher em motor pra ganhar desempenho corre esse risco...
boa sorte

sandro_ventania
18-11-08, 19:34
Pô...agora que vc descobriu o ponto fraco vai desistir da mudança?
A mundança não é critica...apenas um dos dois (ou os dois) pisou na bola.

Stone
18-11-08, 20:59
Minghe, é uma pena que vc descobriu isso da pior maneira
vc não deveria desistir, o cara da retífica não monta motor? (aqui sim), aí não teria esse lance de um empurrar para o outro
o cara que montou o motor não mediu a taxa para ver se estava boa?
mas no meu ver os 2 estão certos, tirando material da cabeça do pistão faz com que ele fique bem frágil, e aliado ao superaquecimento, devido à mistura pobre ou/e detonação devido a sobre-taxa, deu no que deu

Minghe
19-11-08, 10:15
Eu ja vendi a YBR, por isso resolvi deixa-la original novamente, para vender sem preocupaçao de que poderia acontecer com o novo dono, que por sinal, é conhecido meu,

Abraços

raulzito rock
19-11-08, 14:07
converse com o mecanico sobre o que aconteceu, :OK: para ele ter mais cuidado e faça de novo!!!

limao
23-08-10, 22:04
meus amigos . mudei minha ybr 2002. para o pistao da titan 2000 e garanto .ficou muinto boa eu recomendo .fico forte na subida . no segundo dia que mudei puis 140 na moral .paresia que o motor ia espludir.deu uma rotaçao loca .vou mudar o piao para 16 e ver quanto da .relaçao horiginau 14 por 43 pede macha . antes era uma merda ....qualquer subidinha .tinha que por quarta .agora subo de quinta .rompendo. fico loca to ate com medo de por comando .preparado .e atropelar as valvulas .mai fico 10 to satisfeito .

XxUNOxX
23-08-10, 22:20
meus amigos . mudei minha ybr 2002. para o pistao da titan 2000 e garanto .ficou muinto boa eu recomendo .fico forte na subida . no segundo dia que mudei puis 140 na moral .paresia que o motor ia espludir.deu uma rotaçao loca .vou mudar o piao para 16 e ver quanto da .relaçao horiginau 14 por 43 pede macha . antes era uma $#@%$# ....qualquer subidinha .tinha que por quarta .agora subo de quinta .rompendo. fico loca to ate com medo de por comando .preparado .e atropelar as valvulas .mai fico 10 to satisfeito .


Coloca o 15 ja fica muito bom, e não mexe em mais nada!
A não ser um frio a disco se ela não tiver!

Melhor do que correr é poder parar!
Abraços!

limao
23-08-10, 22:38
:G a minha fico muinto boa .ou eu tenho muinta sorte .ou voce e muinto asarado ..a minha fico 10