PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Yes 2008 fumou hoje de manhã!



KakarutoBR
19-02-08, 09:32
Bom dia galera PN.
Hoje cedo ao ligar minha yes vi aquela fumacinha branca no escape... na hora eu nao acreditei nos meus olhos, achei q era fumaça de frio, mas não era. primeiro q não tava tão frio assim pra sair fumaça, segundo que era branca mesmo e em quantidade moderada. Depois de uns 15 segundos parou. Acelerei um pouco, depois marcha lenta e nada mais de fumaça.... fui até o trampo e chegando na porta do prédio acelerei até cortar o giro e nada de fumaça.
Primeira coisa que eu fiz antes de postar aqui foi procurar no forum por casos parecidos e achei pelo menos 2 e em ambos os casos a troca do óleo tinha sido recente. Troquei o óleo da minha ontem! :o :-/. Bem minha moto tem 6 meses de uso e está com 7100 km. Trocando óleo de mil em mil KM.
Talvez seja cedo pra tirar alguma conclusão, mas foi ficar de olho no nível do óleo e se solta fumaça novamente. Qualquer coisa eu post aqui. Se alguem que tiver YES na comunidade passa ou já passou por isso por favor, colabore com informações.
Abraços!

rockerva
19-02-08, 09:41
Verificou se o nível do óleo não está acima do previsto?

Diego.fcs
19-02-08, 09:44
Normal isso, as vezes é umidade... Se o motor tivesse fumando estaria saindo fumaça o tempo todo, minha moto fica a semana toda parada, as vezes no fim de semana vou funcionar ela e sai um pouco de fumaça branca mas logo para...

hardmen
19-02-08, 10:42
Na minha acontecia isso, quando utilizava gasolina de um posto IPIRANGA aqui perto de casa...

Voltei a utilizar BR e às vezes Shell e a fumacinha parou (sim, sempre pela manhã, nunca depois, mesmo em dias frios)...

Fumando mesmo (por queima de óleo) só se a fumaça for um tanto intensa (consistente) e de tom azulado, se for aquela fumacinha característica de "carros à alcool" nem se preocupe...

Abraços...

Christian
19-02-08, 10:51
Fumaça branca geralmente é sinal de umidade.
Por acaso abasteceu em um posto que não é o de sempre ou algum posto suspeito?
Queimando óleo não é porque se não a fumaça seria escura.

Ivan RJ
19-02-08, 11:05
Kakaruto, bem vindo a comunidade, sua moto, a princípio não está fumando. Veja a gasolina que vc colocou nela em 1º lugar. Motor da suzuki, se vc não for um esmeril, vai começar a fumar lá pelos 100.000 e poucos Km. Te peço que complete o seu avatar com a sua cidade e estado. Um grande abraço a todos os irmãos.

Lagartixxa
19-02-08, 11:26
legal q nesse tempo todo de forum parece q num tem nenhum caso confirmado de motor de Yes indo pra retifica, muito bom isso! :clap:

Ivan RJ
19-02-08, 12:05
Lagartixa, não existe mesmo, e acho que no motonline também não. Já fiz essa pergunta ao meu amigo e mecânico, ex-piloto, e ele ainda não pegou nenhuma com o motor batido. Deve haver casos, sem dúvida, mas não do meu conhecimento. Esses motores foram feitos para trabalharem em alto giro, ao contrário das Yamahas e hondas, que trabalham bem com giro mais baixo. São extremamente resistentes, mas se esquecerem de colocar óleo, acredito que vai bater. Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Nunca esqueçam que a qualidade da gasolina é fundamental para um bom funcionamento do motor e sua durabilidade.

KakarutoBR
19-02-08, 12:20
Seguinte pessoal, acabei de dar um pulinho no estacionamento do prédio pra ver como estava a bichinha. Antes de ligar verifiquei o nivel do óleo com ela no cavalete central, estava dentro no normal, mas como o correto é com ela sem cavalete, dei uma olhada e estava bem cheio mesmo, quase querendo passar o nivel maximo. Vale salientar que o piso da garagem não é algo que se diga "que maravilha de nivelamento" então testei em varios pontos diferentes da garagem! :lol: por fim acho q tá no maximo mas não chega mesmo a passar. Assim que liguei fiquei de olho e depois de 4 horas parada não soltou nadinha de fumaça... tmb dei uma cafungada no escape e não parece ter cheio estranho de óleo nem nada. :G :P Com ela ligada o nível do óleo fica pouco abaixo do minimo, mas depois volta quase ao maximo. Depois deste susto vou ficar de olhos bem abertos e mantenho o povo informado. Valew galera!

KakarutoBR
19-02-08, 12:23
OBS: Eu só usa gasolina V-Power desde zero e sempre no mesmo posto e nunca tive problemas.
Porem na ultima sexta-feira eu coloquei 9 litros de Podium.

agm2112
19-02-08, 13:14
Eu acho que simplesmente está com óleo demais ... em algumas situações ela dá uma fumada quando fria, principalmente em manhãs frias e úmidas, devido a alta pressão de óleo.... minha XLX faz exatamente a mesma coisa se o nível de óleo estiver no máximo ou um pouco acima.

tom crazy
19-02-08, 13:34
Também acho que é oleo acima do nível. Gasolina acho difícil mais mesmo assim é uma possibilidade.
Quanto a motor da yes bater, teve um caso no motonline, só que foi erro do piloto. A moto do JD, se não me engano ele foi fazer uma redução só que reduziu 2 marchas ao invés de uma.

Lagartixxa
19-02-08, 13:41
entao.... a Yes continua sem ter um motor batendo por uso normal, so em caso de erro de manutencao ou piloto

KakarutoBR
19-02-08, 13:45
Bom, obrigado pelas opniões e pela ajuda, de qualquer modo minha filhota vai ficar em observação por tempo indeterminado.
Sobra a moto do JD, parece mesmo que ele reduziu no nada e isso soltou as porcas de regulagem de valvula.
:NOOK:

jecastro
19-02-08, 17:36
No ligar é normal, durante o tempo que a moto fica parada uma quantidade insignificante de óleo pode ter entrado para dentro da câmara de explosão, com isto no ligar o óleo queima e sai um pouco de fumaça, além disto o pistão de moto quando frio tem uma pequena folga em relação ao cilindro que ao aquecer dilata e fica justo.

César
19-02-08, 18:46
A minha tá com 38560km não fuma e nunca fumou nada. Troco óleo de 3 em 3 mil, nunca fumou nem quando liga nem quando corta giro, nem quando ficou 1 ano parada... Nesse ponto tá tudo perfeito só suspeito de uma pequena batida que se ouve junto com o funcionamento do motor que suspeito que seja corrente de comando mas tá bem fraquinho o barulho, válvula não pode ser já que não faz nem 3 mil km que mandei regular na suzuki.
Eu já vi uma Yes 2007 novinha fumando, e fumando feio, fumaça preta cada vez q acelerava, era de um moleque que tinha levado pra revisão, no mínimo ele se esqueceu de trocar óleo ou baixou demais.

tom crazy
19-02-08, 19:12
entao.... a Yes continua sem ter um motor batendo por uso normal, so em caso de erro de manutencao ou piloto

Exatamente



Bom, obrigado pelas opniões e pela ajuda, de qualquer modo minha filhota vai ficar em observação por tempo indeterminado.
Sobra a moto do JD, parece mesmo que ele reduziu no nada e isso soltou as porcas de regulagem de valvula.
:NOOK:



Fica sussa que não deve ser nada, só observa ela durante esses dias. Quanto a moto do JD acontece, eu mesmo já errei marcha uma vez, foi quando eu dei uma volta em uma pop uhauahuahauha embananei tudo, cambio igual ao da biz.

rogeming
19-02-08, 20:44
Fumaça branca geralmente é sinal de umidade.
Por acaso abasteceu em um posto que não é o de sempre ou algum posto suspeito?
Queimando óleo não é porque se não a fumaça seria escura.


Quando um veículo queima óleo, sai fumaça branca.

rockerva
20-02-08, 01:48
Como medir o nível do óleo:
Mantenha o motor ligado por cinco minutos.
Desligue o motor.
Coloque a moto no cavalete.
Aguarde de 1 a 3 minutos (tempo quente 1 min, tempo frio 3 min)
Verifique o nível do óleo.

alley.angelo
20-02-08, 01:57
Poxa, então é verdade que o motor da YES é filé heim!

KakarutoBR
20-02-08, 11:38
Só pra constar: Hoje de manha, liguei a moto já de olho no escape... totalmente normal... nada de fumaça... esperei aquecer e tmb nao deu nada.
Acho que no dia da fumaça devia ser vapor d'agua no escape mesmo. Afinal tinha chovido a noite toda e tinha guardado ela muito quente e deve ter condençado aquela humidade toda dentro do escape... vai saber neh.
no fim de semana vou ver se deixo ela pelo menos 24 horas parada e ver se acontece denovo. vou até filmar e caso aconteça postarei aqui.
Alguns detalhes extras do dia da fumada:
A moto já estava ligada a uns 15 segundos quando vi a fumaça e tmb foi logo após eu puxar o afogador para esquentar mais rapido. Hoje tmb liguei sem afogador e puxei o afogador logo em seguida. É isso! T+

tom crazy
20-02-08, 11:57
Então devia ser umidade mesmo. Dificil moto nova já fumar assim derrepente.
Desencana que nem foi nada.

cabra de brasilia
20-02-08, 12:56
Esses dias um Mille Fire que tem aqui em casa deu uma fumadinha cedo também......ai fazendo uma ligação do c* com as calças.....o tempo estava frio e tinha trocado o óleo no dia anterior......fiquei grilado uns dias só observando....voltou ao normal....tudo certinho......

Diego.fcs
20-02-08, 14:45
Umidade mesmo, acontece nas melhores famílias, as vezes vc lava a moto e deixa ela guardada um pouco e já acontece isso...

Furious VIPER
20-02-08, 14:47
Então devia ser humidade mesmo. Dificil moto nova já fumar assim derrepente.
Desencana que nem foi nada.


hahahaha mto boa.. qdo li pensei q tinha escrito "humilllllldade"...
Eu já ia dizer q motos muito humildes fumam as vezes! hahaha

tom crazy
20-02-08, 18:40
hahahaha mto boa.. qdo li pensei q tinha escrito "humilllllldade"...
Eu já ia dizer q motos muito humildes fumam as vezes! hahaha


Que feio ficar mudando o que a gente escreve. E ainda teve a capacidade de escrever ali em baixo que eu editei o post. Só pq é moderador.

:lol: :lol: :lol:

Guilherme Mcnasty
20-02-08, 20:34
Quando um veículo queima óleo, sai fumaça branca.


Não, não
Fumaça com tom branco, tipo vapor: umidade, água
fumaça com tom azulado: óleo
fumaça com tom preto: gasolina