PDA

Ver Versão Completa : Vento lateral: a nossa velocidade influi?



Furious VIPER
24-02-08, 22:24
Senhoras e senhores...
estava eu sábado (ontem) indo pra casa da minha namorada numa cidade vizinha... qdo peguei um vento lateral dos mais fortes... até aí belezinha, dei uma balançada forte na moto e tal...
Mas minha surpresa se deu qdo uma Twister q passava por mim no exato momento do vento lateral... só q lotaaado (acima de 110km/h) não sentiu absolutamente nada desse mesmo vento lateral.
Me veio na cabeça a dúvida:
A ação do vento lateral, depende da nossa velocidade?
Tipo... eu a 60km/h sinto mais o vento lateral do q se estivesse a 120km/h?

douglasybrazul
24-02-08, 22:31
Na freeway jah senti isso ai
parece que quanto mais devagar o vento lateral está mais forte
mas seilá pode ser que esteja errado
mas qdo to a 110 nem sinto o vento lateral
mas quando to a 80 sinto bastante

Volverine MF
24-02-08, 22:37
Acho que a influencia do vento lateral depende de muitas coisas, como peso da moto, porte fisico da moto+piloto e tb da velocidade, só não sei se uma velocidade maior diminuiria a atuação do vento lateral, talvez sim, pq qto maior a velocidade maior a atuação do angulo de caster que é o que mantem a moto em linha reta.

Ivan RJ
25-02-08, 00:11
Bom pessoal, não entendi muito bem, mas vamos lá. Furious vc só poderia saber se afetou a Tw se a tivesse pilotando, quanto maior a velocidade menor o peso, o que posso dizer é que quanto menor a velocidade menor será o efeito do vento lateral sobre o veículo, carro ou moto. Várias vezes já passei na Ponte Rio - Niterói e tive que baixar a velocidade drásticamente para 50km/h, no carro, e abrir as janelas para tentar manter o carro em linha reta. Esta ponte muitas vezes é fechada devido ao vento. Na moto eu já peguei ventos fortes e sempre procedo da mesma forma, diminuir a velocidade e ficar sempre preparado para qualquer correção da direção, pois seremos muito mais prejudicados que um carro, mesmo tendo uma área de atrito muito menor o peso também é muito menor. Nunca fui bom em Física, matemática, e "adjacências" talvez algum irmão consiga explicar melhor o efeito velocidade x peso. Um grande abraço a todos os irmãos.

Furious VIPER
25-02-08, 00:14
Ivan... qdo eu disse q não afetou tanto a Tw qto eu... foi pela direção q ela tomou... ela simplesmente seguiu reto.. e eu tive q trocar de faixa quase pra corrigir força q o vento me aplicou lateralmente.

Volverine MF
25-02-08, 00:34
Concordo com o Ivan, acho que a velocidade faz o efeito do vento lateral aumentar, mas talvez numa certa faixa de velocidade, o angulo de caster acabe compensando e mantendo a moto em linha reta.

Porém, temos que ver que são motos diferentes, são forças diferentes, acho que isso tb influi.

Ivan RJ
25-02-08, 00:39
Ok, ela pode ser sido menos afetada por muitos motivos, até mesmo por ser mais pesada. Mas o piloto deve ter sentido o vento um pouco diferente de vc, mas sentiu. Isso tem explicação nas leis da física, como o efeito giroscópio por exemplo, eu não sei explicar só sei como corrigir e rezar para dar certo. Um grande abraço meu irmãozinho e precisamos conversar pois tenho umas dúvidas sobre a YBR e preciso da sua ajuda.

Furious VIPER
25-02-08, 01:37
Só chamar no msn qdo precisar Ivan...

de resto:
Segue o vento lateral aí gurizada...

wendell
25-02-08, 08:48
Bom pessoal, não entendi muito bem, mas vamos lá. Furious vc só poderia saber se afetou a Tw se a tivesse pilotando, quanto maior a velocidade menor o peso, o que posso dizer é que quanto menor a velocidade menor será o efeito do vento lateral sobre o veículo, carro ou moto.


Concordo plenamente...quanto maior a velocidade, menor o atrito com o solo, por isso maior o efeito dos ventos sobre a moto....ja tomei umas jogadas de lado animais.

k3st49
25-02-08, 09:03
Não sei o vento lateral... mas quando meu pai tinha um gol bx, com motor de brasília, e quando estavamos viajando e passava um caminhão báu em sentido oposto o vento segurava o bx pra kcete!!! Agora com o fiestinha com 111 cv é totalmente diferente... :lol:


Mas esse vento lateral é perigoso msm! eu nunca senti esse fluido!!! aq é só calor msm! ]:)

agm2112
25-02-08, 11:18
Concordo plenamente...quanto maior a velocidade, menor o atrito com o solo, por isso maior o efeito dos ventos sobre a moto....ja tomei umas jogadas de lado animais.


Jamais ... o atrito com o solo depende de diversos fatores, entre eles, a aerodinâmica. Teoricamente, um carro de F1 a 200 por hora, poderia andar pelo teto de um túnel. Imagina o atrito que ele deve ter com o solo, conforme aumenta sua velocidade ...

Também existe aquela lenda urbana de que uma kombi a 100 por hora pesa 30kg. Logo, isso não é uma regra, e sempre dependerá de diversos fatores.

Diego.fcs
25-02-08, 11:27
Como disseram muita coisa influi, peso, velocidade e tal, sei que me lembro na facul que fiz um trabalho de física que era sobre o torque aplicado em uma roda, porq q quanto maior a velocidade mais equilíbrio ela tem e porq ela cai quando pára? Quanto menor a velocidade mais inclinado é o vetor resultante das forças aplicadas na roda que a fazem tender a se inclinar porém acho que isso num vem muito ao caso...

Mas acho que o que influi muito aí é o peso, atrito e também o torque da moto, a moto mais forte vai perder menos velocidade quando o vento bate e vc sente menos isso... Nas pequenas qualquer vento que bata diferente vc já sente porq perde velocidade...

agm2112
25-02-08, 11:33
Como disseram muita coisa influi, peso, velocidade e tal, sei que me lembro na facul que fiz um trabalho de física que era sobre o torque aplicado em uma roda, porq q quanto maior a velocidade mais equilíbrio ela tem e porq ela cai quando pára? Quanto menor a velocidade mais inclinado é o vetor resultante das forças aplicadas na roda que a fazem tender a se inclinar porém acho que isso num vem muito ao caso...


É por este fato que as motos são "fisicamente possíveis" !

tornadeiro rj
25-02-08, 12:32
acho q quanto mais rapido ,mas o vento te joga.as vezes na linha vermelha nao consegui botar 80km/h na toni pois as rajadas saculejavam muito,e quando reduzi para 50~60km/h melhorava bastante

brunohcs
25-02-08, 12:37
axo q talvez quando tu ta mais rapido vc consegue corta esse vento lateral..

= tipo um dia pare no acostamento pa coloka ropa de chuva.. os caminhao passava qse derrubava a moto co vento.. soh q andando o vento nao fazia tanta força

mas sei lah neh.. o q o ivan disse faz mto sentido!

kaue_ma
25-02-08, 14:06
É complicado isso... A minha é uma twister.. e faz 15 dias que fiz uma viagem de 900km com ela... Pude perceber muito bem como funciona o vento lateral...

Um bom exemplo disso que todos os viagantes conheçem é o facuo que as carregas deixam ao passar na pista contraria... (depois da pancada do ventro contra vem o vácuo que te empurra para a direita e depois te puxa pra esquerda)

E na prática pude perceber que quanto maior a velocidade maior é a possibilidade do piloto sair da pista...

Quanto mais rápido o piloto anda mais pesado fica o guidão. ok?! Agora como algumas rajadas são continuas é muito mais facil dela te jogar pra fora da pista ou pra contra-mao, doque se vc estivesse em baixa velocidade... pela alta velocidade vc nao consegue puxar a moto devolta, o guidão parece que trava...

Volverine MF
25-02-08, 14:16
Quanto mais rápido o piloto anda mais pesado fica o guidão. ok?! Agora como algumas rajadas são continuas é muito mais facil dela te jogar pra fora da pista ou pra contra-mao, doque se vc estivesse em baixa velocidade... pela alta velocidade vc nao consegue puxar a moto devolta, o guidão parece que trava...
Num é que faz sentido :D

Marcos Fonseca
27-02-08, 09:26
Vamos ver:

A moto está parada e o vento incide lateralmente a 90° dela de modo constante e sem variações de força e ângulo de incidencia..

Quando a moto se movimenta o que se sente é que o vento lateral começa a incidir com menos de 90° , porém mais forte (é o vento aparente), pois se está somando ao vento lateral o vento gerado pelo deslocamento da moto. Tanto mais forte e mais fechado será o Angulo do vento aparente quanto maior for a velocidade da moto.

Para compensar, o piloto age em consequencia para diminuir ou anular o efeito do arrasto lateral prococado pelo vento, que como vimos, agora incide de maneira mais obliqua à moto em movimento, mas que sempre tende a empurrar-la para o lado.
Devemos levar em consideração que quanto maior a velocidade da moto o peso de contato dos pneus ao solo diminui, o que implica em uma maior atuação do piloto aplicada a moto em direção contraria de onde sopra o vento lateral para manter-la em linha reta.

Toda esta atuação do piloto estaria compensando a força de atuação do vento lateral e a moto se manteria na pista sem haver desvio da rota desde que: o vento mantivesse sempre sua velocidade e direção de modo uniforme e que o percurso da moto não sofresse nenhuma variação de rumo em relação ao vento.

Como sabemos que estas condições só existem em teoria e ensaios e que na realidade o vento sofre variações de intensidade (rajadas) e de direção, fica impossível ao piloto prever estas variações e fazer correções pós-ativas para serem eficientes. Ademais a trajetoria da moto sofre variações em relação a direção de onde sopra o vento por consequencia do caminho que percorre pois uma estrada nunca será uma só reta.

Sendo assim, a moto que seria jogada para um lado pela ação do vento, e o piloto agiria em consequencia depois que a moto já se deslocou de sua trajetória por consequencia de uma rajada mais forte, quando passa a rajada o piloto ainda está agindo na moto e a mesma volta para o lado oposto ao vento lateral que havia antes da rajada, e assim vai o piloto com sua moto "brigando" com o inimigo invisível e perigoso.

Resumindo, quando há vento o certo é diminuir a velocidade para que a moto fique mais firme ao solo e ficar experto para que as correções sejam feitas rapidamente, ainda assim a moto seguirá em zigue-zague, porém de maneira menos perigosa do que se estivesse com maior velocidade.

Marcos Fonseca

Wanderson
27-02-08, 09:38
se influi na velocidade eu nao sei
mas q eh **** perigo eh
eu ja quase cai a 110km com uma rajada dessa lateral
foi tao forte q eu tava na garupa com peruzinho e aquela porcaria foi pra traz
quase me inforcou

cold-milk
27-02-08, 09:41
vc estava numa via rapida a 60km/h???

q me lembre quando pegava ventos assim influência sim...
com maior velocidade vc corta o vento com mais força .. ai não sentia tanto
só com uma titanzinha q eu sentia

Diego.fcs
27-02-08, 14:01
Num sei se a velocidade influi tanto, deve influir mas algo deve influir mais, eu acho que o torque da moto influi mais que a velocidade, motos de baixo torque qualquer coisa já segura ela e vc sente, já uma com mais torque é dificil algo que segure ela, então quando bate um vento mais forte vc sente menos...

Christian
27-02-08, 14:53
Concordo com o Diego.
Acho que a moto por ser mais potente e mais pesada por consequência sofre menos com a força do vento.

O correto era fazer um teste com a mesma moto.
Primeiro, andar na rodovia a 50 km/h e depois a 100km/h.
Ai daria para comprovar se a velocidade influencia ou não. :OK:

Marvila
08-03-08, 09:34
vc estava numa via rapida a 60km/h???
q me lembre quando pegava ventos assim influência sim...
com maior velocidade vc corta o vento com mais força .. ai não sentia tanto
só com uma titanzinha q eu sentia

Para quem gosta de física:
- se vc estiver numa pista a 100 km/h e um veículo estiver a 110 km/h ele irá te ultrapassar a uma velocidade de 10 km/h.
- se vc estiver numa pista a 100 km/h e um veículo vier em sentido contrário a 110 km/h vc irão se cruzar a 210 km/h.

Num caso de impacto, o que vc acha que amenizaria (nos dois casos), aumentar ou diminuir a sua velocidade ?

Como o VIPER falou em "vento lateral" (velocidade lateral), se vc estiver numa pista a 100 km/h e vier um outro veículo, num cruzamento, a 110 km/h, e colidir (na sua lateral) ele lhe arremessará a uma distância maior ou menor do que se vc estivesse a 50 km/h ?