PDA

Ver Versão Completa : Trabalhar o cabeçote da 150?



luizbaierle
27-02-08, 07:40
Dae galera, ontem agendei com o mecanico por telefone pra cromar umas peças que faltam ainda e mexer no cabeçote da minha titan 150, queria saber de quem jah fez o que vai mudar na moto. Eu ainda nao sei pq falei por telefone com o mecanico e nao entrei em detalhes. Ela jah tah com CDI de FAN, pinhão 17 e ponto adiantado.

agm2112
27-02-08, 08:20
Com ponto adiantado vc só vai conseguir um motor superaquecendo, com pre-ignição e refém de gasolina pódium. Acredite em mim ... não vale a pena.

luizbaierle
27-02-08, 08:31
Com ponto adiantado vc só vai conseguir um motor superaquecendo, com pre-ignição e refém de gasolina pódium. Acredite em mim ... não vale a pena.


Não vale a pena mexe no cabeçote?

agm2112
27-02-08, 08:38
Não vale a pena mexe no cabeçote?



Eu nunca mexi, por isso nem comentei nada ... mas minha opinião não muda ... acho que não vale a pena mexer em motores de motos pequenas, pois em geral eles já tem 100cv/litro, e vivem no limite. O consumo vai aumentar muito e o risco de quebra também. Pra mim isto é inaceitável, mas é apenas a minha opinião.

PoCelso
27-02-08, 09:04
Dae galera, ontem agendei com o mecanico por telefone pra cromar umas peças que faltam ainda e mexer no cabeçote da minha titan 150, queria saber de quem jah fez o que vai mudar na moto. Eu ainda nao sei pq falei por telefone com o mecanico e nao entrei em detalhes. Ela jah tah com CDI de FAN, pinhão 17 e ponto adiantado.


O que exatamente ele fará no cabeçote?

E por que mexeu no ponto da moto?

luizbaierle
27-02-08, 09:32
O que exatamente ele fará no cabeçote?

E por que mexeu no ponto da moto?


Ele vai rebaixar um pouco, vou ficar a semana que vem td sem ela.. :NOOK:


Mexi pra ela anda mais

PoCelso
27-02-08, 09:54
Ele vai rebaixar um pouco, vou ficar a semana que vem td sem ela.. :NOOK:

Mexi pra ela anda mais





Ele vai rebaixar um pouco, vou ficar a semana que vem td sem ela.. :NOOK:


Mexi pra ela anda mais



1. Sobre o cabeçote: Se o mecânico for bom, peça para calcular a taxa de compressão que vai ficar e também peça para fazer o tratamento de dutos (principalmente o de escape)

2. Sobre o ponto: Concordo com o agm2112. Com a mudança no ponto de detonação você vai só prejudicar o motor. A mudança em ponto só se justifica se for para ajustar mudanças maiores, como comandos de vauvulas muito bravos por exemplo.

3. Dica: Para realmente ter desempenho em qualquer mudança destas é muito importante cuidar do equilibrio das regulangens. Invista em melhorias na admissão de AR/Combustível e na melhor exaustão de gases. Bons ajustes no carburador e um bom escapamento (dimensionado) lhe trarão muito mais felicidade.

Seja cauteloso nestes mudanças e curta a motoca sem medo!

luizbaierle
27-02-08, 10:17
1. Sobre o cabeçote: Se o mecânico for bom, peça para calcular a taxa de compressão que vai ficar e também peça para fazer o tratamento de dutos (principalmente o de escape)

2. Sobre o ponto: Concordo com o agm2112. Com a mudança no ponto de detonação você vai só prejudicar o motor. A mudança em ponto só se justifica se for para ajustar mudanças maiores, como comandos de vauvulas muito bravos por exemplo.

3. Dica: Para realmente ter desempenho em qualquer mudança destas é muito importante cuidar do equilibrio das regulangens. Invista em melhorias na admissão de AR/Combustível e na melhor exaustão de gases. Bons ajustes no carburador e um bom escapamento (dimensionado) lhe trarão muito mais felicidade.

Seja cauteloso nestes mudanças e curta a motoca sem medo!



Sobre o mecânico eu não me preocupo, o cara eh fera, fez varias motos da cidade e todas andam bem, eu soh to curioso pra pega ela mexida, o que vai mudar nela, vai acelerar mais rapido que o normal, vai dar mais final ou os dois juntos?

PoCelso
27-02-08, 10:56
Sobre o mecânico eu não me preocupo, o cara eh fera, fez varias motos da cidade e todas andam bem, eu soh to curioso pra pega ela mexida, o que vai mudar nela, vai acelerar mais rapido que o normal, vai dar mais final ou os dois juntos?


Bom, realmente fica muito dificil prever sem saber exatamente o que e quanto ele está mexendo.

Geralmente a primeira coisa que se nota é realmente o giro subindo mais rápido. Isso pode trazer consigo um aumento de potência, mas geralmente o torque não acompanha este aumento...

Primeiro decida entre aceleração ou velocidade final. Geralmente uma relação de transmissão mais curta te trará uma aceleração mais rapida, porém reduzirá a velocidade final.

Os dois fatores só podem ser aumentados juntos com investimento mais pesado em torque/potencia... o que em motos de baixa cilindrada é bem dificil e caro.

De qualquer maneira fale com o seu mecaânico. Se ele é bom como você mesmo diz, saberá o que fazer para deixar a maquina ao seu gosto/necessidade.

Abraço!

Joao XTZ
28-02-08, 11:38
outra coisa CDI de fan arrebenta a moto...eh preferivel vc pegar um CDI Servitec...eh progamavel e vc pode por um corte mais alto sem f.u.d.e.r. o motor...valeu... :lol: :lol: :lol:

PoCelso
28-02-08, 15:05
Esqueci de uma coisa...

Quanto você vai tirar no cabeçote? (rebaixar)

Se não me engano, o motor da 150 usa corrente de comando de válvulas. Assim, ao diminuir a base do cabeçote é diminuida (consequentemente) a distancia entre as engrenagens da corrente.

Com este encurtamento a corrente se torna maior (um pouco) que o percurso, podendo ocasionar barulho e desgaste prematuro.

Como você disse que seu mecanico é "fera", gostaria de que você descobrise se ele tem alguma solução para este problema.

Falo isso por experiencia propria, a minha fez um pouco de barulho, mas eu dei um trato no esticador e resolveu. O detalhe é que eu rebaixei muito pouco... Talvez numa mudança mais ampla estes ajustes não sejam suficientes.

Quem puder colaborar com alguma idéia, agradeço!