PDA

Ver Versão Completa : Barulho de descompressão na Biz em velocidade constante (+ de 80km/h)



glauber
02-03-08, 21:28
Isso já aconteceu duas vezes: a primeira, quando enrolei o cabo pela primeira vez na Biz (que então tinha cerca de 1100 km rodados, agora tá perto dos 1600), e estava com garupa. A motoca vez um barulhinho, como uma chaleira fervendo... depois, o barulho veio de novo, dessa vez bem mais forte, um apito alto mesmo, cheguei a parar na estrada para ver o que havia acontecido. Um amigo olhou, perguntou se eu tinha acabado de abastecer, respondi que sim. Então ele disse que provavelmente a moto havia espirrado um pouco do combustível, por isso o barulho de descompressão. Na autorizada onde comprei a moto, o vendedor confirmou a hipótese de meu amigo, e disse que isso pode ser resultado de gasolinas em diferentes temperaturas dentro do tanque.

Hoje aconteceu de novo quando andava na estrada, vinha num ritmo constante de 80, quando muito 90km/h, numa reta de asfalto bem comprida. Mas dessa vez foi mais fraquinho... o detalhe é que eu não tinha reabastecido, já tava com a gasolina no tanque faz um tempo, e estava em +/- 3/4... não consigo identificar a origem do barulho. Parei a moto novamente, tudo normal: sem fumaça, motor quente, mas não fervendo, sem nenhum cheiro estranho, sem perda de rendimento nem falhas no motor, tá tudo normal na motoca.

Alguém aí já passou por isso? Realmente é só excesso de gasosa espirrando e não devo me preocupar? Agradeço qualquer depoimento sobre a situação que possa ajudar. Grande abraço, Gláuber.

Volverine MF
02-03-08, 21:49
Ta meio confuso isso ae, num trecho vc diz que o barulho parece o de uma chaleira fervendo, noutro vc diz que o cara da loja disse que tem a ver com a diferença de temperatura da gasolina. Não to entendendo muito bem, alías, acho que esses motores não são tão sensiveis a ponto de sentir a diferença de temperatura do combustivel, se fosse numa moto GP tudo bem, mas nessas motos parece estranho isso.

Se o barulho for como um tiro, pode ser mistura rica, ou ignição pouco fora de ponto, etc.

Sei que algumas motos, YBR e Yes, tem descompressor para facilitar a partida, mas acho que a Biz não e de qualquer forma, ele não costuma atuar nas altas rotações eu acho.

Desculpa ae, mas acho que ta meio confuso o tópico, tenta ser mais claro, dar mais detalhes, como dizer se vc desacelerou, que gasolina usa, etc.

Pode ser tb que sua moto tá só querendo te avisar que tá na hora do chá (barulho de chaleira fervendo) :lol: um flood basico :D

glauber
02-03-08, 22:23
Me desculpa pela falta de detalhes e confusão, eu mesmo não entendo bem o que acontece... |:(. O barulho é como o de uma chaleira fervendo mesmo, um apito tipo aqueles que tem nas chalerinhas pra avisar que ferveu, pelo menos é assim que eu percebo hehehe :D, quando a rotação tá mais alta e estou acelerando bem, com cabo quase todo ou todo enrolado (80km/h em diante, embora eu dificilmente passe dos 90km/h). De fato o cara da loja me disse que pode ser a mistura de gasolinas, imagino que possa ser um tipo de choque térmico? A primeira vez que ouvi o barulho eu estava freando numa lombada eletrônica, depois de uma aceleração total da Biz, com garupa. Nas outras estava acelerando, do jeito que falei ali em cima. Curiosamente nessas duas vezes em que estava acelerando a coisa aconteceu justamente quando eu saia de uma ponte, será que a sacudida que dá na saída da ponte tem a ver (por sacudir a gasolina no tanque)? A gasolina que uso é comum, abasteço sempre no mesmo posto Ipiranga aqui perto de casa, até onde sei a gasosa ali é de confiança.



Pode ser tb que sua moto tá só querendo te avisar que tá na hora do chá (barulho de chaleira fervendo) :lol: um flood basico :D

hasuahsashah :lol: :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
02-03-08, 22:47
Em primeiro lugar, eu aconselho a usar Gasolina aditiva, em especial a Podium, eu uso e sempre tive bons resultados e o pessoal daqui tb é só elogios.

Isso ta me parecendo "batida de pino". O barulho é como se vc estivesse batendo 2 pedaços de ferro bem rápido a ponto de parecer um som continuo? Se for isso é pré-ignição, ou seja, a gasolina esta queimando antes do tempo, ou seja, antes da vela dar a faisca. É bem provavel, pois depois de uma aceleração longa o motor está quente a ponto de queimar a gasolina espontaneamente, ainda mais se a mistura ar/combustivel estiver mto rica, ou seja, com mais gasolina do que deveria.

Experimenta trocar de gasolina ou pedir uma revisão do carburador, assim eles regulam e deve parar.

Normal eu acho que não é e se bobear pode ser até prejudicial ao motor.

glauber
02-03-08, 22:56
Valeu a dica Volverine MF, vou levar no mecânico da autorizada assim que possível e explicar a situação. O barulho não me soa como de atrito metal/metal, embora seja contínuo, mas de repente até pode ser isso mesmo. Espero que não tenha prejudicado o motor da moto! Tô meio apavorado agora... :k Grande abraço, Gláuber.

Volverine MF
02-03-08, 22:59
Valeu a dica Volverine MF, vou levar no mecânico da autorizada assim que possível e explicar a situação. O barulho não me soa como de atrito metal/metal, embora seja contínuo, mas de repente até pode ser isso mesmo. Espero que não tenha prejudicado o motor da moto! Tô meio apavorado agora... :k Grande abraço, Gláuber.
Qlqr coisa procura uma segunda opinião, apesar do que a maioria pensa, mecânico de autorizada nem sempre sabe das coisas. As vezes aquele mecânico de oficininha sabe mais, vale a pena consulta-lo tb, ainda mais se for só pra trocar uma idéia.

Ah, e espera outros do PN se pronunciarem tb, pq eu não sou perito não hein.

glauber
02-03-08, 23:10
Claro, vou coletar tanta informação quanto possível sobre o que pode estar acontecendo. O lado bom desses c@g@c#$ que se leva com a mecânica das motos é que no final a gente acaba aprendendo algo novo sobre como funcionam as coisas. Só espero que o preço dessa aprendizagem não seja caro demais! :P []'s

Ivan RJ
03-03-08, 00:30
Glauber e Volverine, confesso que nunca vi ou vivi esta situação, mesmo em tantos anos de motociclismo. Não sei e nem tenho a menor idéia do que pode estar acontecendo. Vou fazer o seguinte, hoje, quando amanhecer eu telefono para o mecânico que é muito amigo e pergunto sobre esse problema. Mais tarde eu posto a resposta dele assim, que a obtiver. Vamos tentar te ajudar Glauber. Volverine a o DVD segue amanhã. Um grande abraço a todos os irmãos.

Volverine MF
03-03-08, 00:42
Ae Ivan, eu já agreço pela iniciativa e tb confesso que to bastante confuso com o problema do nosso amigo Glauber. Será muito interessante ouvir(ler) o que disse o mecânico amigo teu.

E agradeço tb pelo DVD. Depois temos que acertar a questão dos custos pra eu poder te ressarcir. Tb tenho alguns documentários, se te interessar podemos trocar.

Até mais, grande abraço.

KakarutoBR
03-03-08, 19:07
Cara faz o seguinte: Coloca ela no cavalete, e gire com as mãos a roda da frente, de voltas completas e veja se tá pegando em alguma parte, pode ser q o tambor de freio esteja pegando e faz a roda assobiar. Faça isso tanto na frente como atras, depois dá uma olhada na corrente, pode parece algo nada ve, mas já vi corrente assobiar quando os eles estavam muito secos e atritando com a coroa... enfim.. sao só algumas coisas q olhar.

BrunoDias
03-03-08, 21:51
se a moto fosse mais velha, daria o palpite de ser algo na relaçao,sei la, vai q ta sem lubrificação

obs, nao entendo bulufas de moto auhahu :s mas to aprendendo :clap:

glauber
03-03-08, 22:48
Glauber e Volverine, confesso que nunca vi ou vivi esta situação, mesmo em tantos anos de motociclismo. Não sei e nem tenho a menor idéia do que pode estar acontecendo. Vou fazer o seguinte, hoje, quando amanhecer eu telefono para o mecânico que é muito amigo e pergunto sobre esse problema. Mais tarde eu posto a resposta dele assim, que a obtiver. Vamos tentar te ajudar Glauber. Volverine a o DVD segue amanhã. Um grande abraço a todos os irmãos.

Pô, sem palavras, valeu pela atenção Ivan, fico no aguardo da opinião do teu amigo mecânico. :OK:



Cara faz o seguinte: Coloca ela no cavalete, e gire com as mãos a roda da frente, de voltas completas e veja se tá pegando em alguma parte, pode ser q o tambor de freio esteja pegando e faz a roda assobiar. Faça isso tanto na frente como atras, depois dá uma olhada na corrente, pode parece algo nada ve, mas já vi corrente assobiar quando os eles estavam muito secos e atritando com a coroa... enfim.. sao só algumas coisas q olhar.

Já pensei nisso!!!! Mas ainda não testei. Vou testar assim que puder e posto aqui, e quando largar a moto na autorizada vou pedir para o mecânico testar os freios também! Esse apito de chaleira bem que parece aquele barulho de bicicleta freando na chuva mesmo (putz, eu não me decido, daqui a pouco digo que é barulho de freio descomprimindo dentro duma chaleira quente :#), mas mais alto e mais agudo, por isso achei parecido com um barulho de descompressão, ou de chaleira... :G

Volverine MF
04-03-08, 00:44
Tb não sou mecânico, mas já fiz alguns cursos e já trabalhei como ajudante e posso afirmar com certeza que descobrir de onde vem o barulho e a causa do msm é uma das tarefas mais arduas do mecânico. As vezes pode ser algo fácil, como uma vez que tava de carro e de repente ouvi uma coisa batendo lá no motor, era o parafuso do alternador que tinha se soltado e começou a bater na élice do msm, mas descobrir que era isso foi o mais dificil.

Da msm forma, pode ser alguma coisa bem besta, o problema maior é descobrir onde é o barulho e qual a causa, pra poder então resolver.

PoCelso
04-03-08, 09:14
Em primeiro lugar, eu aconselho a usar Gasolina aditiva, em especial a Podium, eu uso e sempre tive bons resultados e o pessoal daqui tb é só elogios.


Caro "vizinho" (rs),

Apenas para esclarecer, a PODIUM não é aditivada.

A PODIUM é uma gasolina especial de alta octanagem, mas não possui qualquer tipo de aditivo.

Na própria BR a aditivada é a SUPRA e na Shell é a V-Power. Não lembro as outras (visto que uso estas 3)

Acredito que você já saiba a diferença, mas é só para evitar que o pessoal mais leigo se confunda.

Grande abraço!

Ivan RJ
05-03-08, 00:18
Glauber, recebi a resposta do meu amigo, infelizmente são poucos os dados para um diagnóstico, se vc morasse no Rio seria mais fácil resolver levando a moto nele. É o tipo de problema que para afirmar o que é se faz necessário ter a moto na mão. Sinto não poder ajudar. Um grande abraço a todos os irmãos.

Volverine MF
05-03-08, 03:39
Caro "vizinho" (rs),

Apenas para esclarecer, a PODIUM não é aditivada.

A PODIUM é uma gasolina especial de alta octanagem, mas não possui qualquer tipo de aditivo.

Na própria BR a aditivada é a SUPRA e na Shell é a V-Power. Não lembro as outras (visto que uso estas 3)

Acredito que você já saiba a diferença, mas é só para evitar que o pessoal mais leigo se confunda.

Grande abraço!



A gasolina Petrobras Podium é a gasolina mais avançada do mundo e apropriada para qualquer veículo a gasolina. Algumas de suas características específicas são mais bem observadas quando ela é usada para abastecer veículos de alto desempenho. A Podium é a gasolina com mais alta octanagem entre todas comercializadas atualmente ao redor do mundo. A octanagem é a resistência que a gasolina tem à auto-ignição, o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.
...
Por sua formulação e pelo pacote especial de aditivos do tipo “detergente dispersante”, a gasolina Petrobras Podium evita a formação de depósitos, assegurando a limpeza de todo o sistema de alimentação de combustível, proporcionando um melhor funcionamento e uma máxima proteção ao motor.Fonte: http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/Produtos/Gasolina_A_Comum/Petrobras_Podium.asp

glauber
05-03-08, 22:22
Vou levar na autorizada neste sábado, espero poder "matar" o mistério lá. Tô achando bacana essa discussão sobre tipos de combustível que surgiu no tópico, eu sempre tive pra mim que motos ou carros de baixa cilindrada deviam usar gasosa comum, mas começo a reconsiderar minha opinião.

Volverine MF
06-03-08, 00:21
Se vc for lá na área de pesquisa e fazer uma busca rápida vai achar vários tópicos interessantes que discutem sobre a qualidade de combustivel, lubrificantes, etc, vale mto a pena dar uma lida em alguns. Eu por exemplo, achava que graxa branca era o melhor para lubrificar a corrente, mas aprendi aqui no PN que não.

O PN tem de tudo, discussão, conhecimento, informação e entretenimento. :clap: :OK:

PoCelso
06-03-08, 08:44
A PODIUM é uma gasolina especial de alta octanagem, mas não possui qualquer tipo de aditivo.


Olá!

Perdoem-me a arrogancia na afirmação citada (categoricamente). Fui levado por respostas (de mecanicos) sobre o tema. Confiei demais... rs

Confesso que não sabia que havia este tipo de aditivo na Podium. O que eu sabia é que a caracteristica predominante dela era realmente a alta octanagem.

Acredito então que temos os tipos:

Comum
Comum ADITIVADA (V-power, SUPRA, etc)
Especial aditivada (PODIUM)


Resumindo: PODIUM com alta octanagem ótimo! Agora que sabemos que tem aditivo melhor ainda!!!

Abraço a todos!

glauber
08-03-08, 18:32
Bom, finalmente levei a Biz no mecânico da autorizada. Expliquei pra ele o que percebia vindo da moto, e ele ficou tão confuso quanto o Volverine na primeira resposta... :G Daí ligou a moto e deu uma enrolada boa de cabo, vez ela gritar bastante... depois disso, disse que olhando assim não dava pra saber o que era, que eu devia levar a moto lá no momento que o problema acontecece pra ele poder analisar melhor. Disse pra eu continuar andando na boa, e quando chegar a hora da revisão dos 3000 ele olha bem o que pode estar acontecendo, e se achar que a moto está comprometida de alguma forma faz valer a garantia.

Vou ficar na expectativa, estou a recém nos 1600... :s

alley.angelo
08-03-08, 20:36
Olá!

Perdoem-me a arrogancia na afirmação citada (categoricamente). Fui levado por respostas (de mecanicos) sobre o tema. Confiei demais... rs

Confesso que não sabia que havia este tipo de aditivo na Podium. O que eu sabia é que a caracteristica predominante dela era realmente a alta octanagem.

Acredito então que temos os tipos:

Comum
Comum ADITIVADA (V-power, SUPRA, etc)
Especial aditivada (PODIUM)


Resumindo: PODIUM com alta octanagem ótimo! Agora que sabemos que tem aditivo melhor ainda!!!

Abraço a todos!


Não podemos esquecer a gasolina da TEXACO com TECROM (acho que é assim).
Eu uso a da comum da SHELL, acho melhor que a BR

Jimmy1979
10-03-08, 12:52
Combustivel tenho quase certeza que não é. Verifique tubo de admissão / carburador e tubo de escape. Vc disse que acontece em velocidade. Se tiver alguma fissura, só irá aparecer com a dilatação térmica ...

glauber
29-03-08, 17:23
Bom galera, acabei de voltar de uma volta com a motoca, e o barulho apareceu de novo... primeiro fraquinho, quando eu andava a uns 90 por hora... seguindo a orientação do mecânico da autorizada, fui direto lá, mas tava fechado... daí na volta, continuei mantendo os 90, pra ver se o barulho se repetia... bah... fui ultrapassar um caminhão, acelerei mais pra fazer a ultrapassagem... a moto deu um grito tão alto, que achei que ia estourar. Sai da ultrapassagem direto pro acostamento pra ver se tinha algo... não reparei nada: não saia fumaça, nenhum cheiro, motor bem quente sim, mas acho que dentro do normal...

Essa situação tá muito chata. Não gostei nada de ver a moto apitar daquele jeito bem no momento de uma ultrapassagem, mais do que não gostar, fiquei com medo... é complicado andar numa moto sem ter a segurança de que ela não vai te deixar na mão, é muito ruim andar desconfiado do motor o tempo todo. Semana que vem vou levar ela na autorizada, e mesmo que ainda não tenha chegado a época da revisão periódica vou pedir pro mecânico dar uma olhada bem boa, mesmo que cobre por isso. Minha intenção é sair de lá com esse problema resolvido, mesmo que eu fique um tempo sem a moto ou tenha que trocar o motor. Quero estar tranqüilo de que ela não vai me deixar na mão ou arriscar minha segurança quando estiver sobre suas duas rodas. []'s...

Volverine MF
29-03-08, 23:21
Esse lance desse barulho ae ta fod@ msm heim, é como vc disse, é osso não ter total confiança na motoca.

Mas cobra uma solução msm. Qualquer coisa, começa a andar com a moto com um gravador, pra qdo acontecer denovo ter o audio como prova, hehehe.

Mas boa sorte cara.

glauber
29-03-08, 23:38
Pois é cara, e eu que tava pensando em subir a Serra Gaúcha nós próximos meses pra curtir um fim-de-semana de inverno sobre duas rodas (tem quem goste de calor, eu gosto de frio :P), imagina só fazer uma viagem dessas sem ter certeza de que a moto agüenta... sem chance, só dou asas à minha veia estradêra depois desse motor tá 110%. []'s...

Volverine MF
29-03-08, 23:51
Cara, pelo jeito esse barulho ae aparece qdo vc força bastante a moto e qdo ela ta bem quente né. Já pensou em simular essas condições num cavalete? O fod@ é que no cavalete a moto não tem carga na roda, ou seja, não tem resistencia a rodagem e assim vc não terá uma reconstituição do acontecimento. O ideal seria um dinamometro msm. Mas de qualquer forma, eu tentaria algo parecido, só pra ver se o barulho reaparece pra poder gravar e mostrar pro pessoal daqui do PN e pros mecânicos.

glauber
30-03-08, 00:14
Mas de qualquer forma, eu tentaria algo parecido, só pra ver se o barulho reaparece pra poder gravar e mostrar pro pessoal daqui do PN e pros mecânicos.

Interessante... de repente eu posso levar meu mp3 com o gravador ligado no bolso próxima vez que sair de moto e exigir mais do motor, daí ele pode pegar o barulho em condição real de rodagem... valeu a idéia! :OK:

Volverine MF
30-03-08, 00:25
Interessante... de repente eu posso levar meu mp3 com o gravador ligado no bolso próxima vez que sair de moto e exigir mais do motor, daí ele pode pegar o barulho em condição real de rodagem... valeu a idéia! :OK:
Ae, era isso msm que eu tinha pensado, tipo, dá até pra vc ir até a rodovia com o MP3 desligado, parar no acostamento, por pra gravar e forçar a bixinha até ela gritar.

Boa sorte ae na sua investigação. Sherlock Glauber :lol:

glauber
30-03-08, 00:51
Elementar, meu caro Volverine! :lol: Se todas as possibilidades forem eliminadas, a única restante, por mais improvável que seja, deve ser a verdade! Será freio? Pré-ignição? Alguma fissura? Na boa, não importa o que seja, só quero que tenha arrumação e que eu tenha moto pra andar por muito tempo!

Desde que comprei a moto tô descobrindo minha veia estradêra, mesmo sendo a Biz uma moto urbana, tô curtindo pegar ela e dar umas voltas pelas redondezas, e minha idéia é ir cada vez mais longe. Devia ter comprado uma cruiser... |:( Brincadeira... apesar de ser uma moto urbana, a Biz é muito confortável, e tem uma desenvoltura bem boa na estrada (pelo menos até começar a apitar feito chaleira :P) . Tô tendo uma surpresa positiva com ela em estrada-de-chão, achei que ela não prestasse pra isso, mas a verdade é que a motoca flutua sobre cascalho e aquelas costeletas da estrada de chão-batido, é só não abusar... []'s, e fica uma foto que bati na Biz, aqui pelas redondezas enquanto curtia a estrada...

http://img205.imageshack.us/img205/1350/bizoj0.jpg

Volverine MF
30-03-08, 01:03
Tô tendo uma surpresa positiva com ela em estrada-de-chão, achei que ela não prestasse pra isso, mas a verdade é que a motoca flutua sobre cascalho e aquelas costeletas da estrada de chão-batido, é só não abusar...

Troca uma idéia com o Spygtba ou então procura pelas viagens que ele fez que vc vai se surpreender.

O cara já fez viagens de centenas de Km com a Bizinha e até já encarou estradas por onde só costumam passar motos trails.

Boa sorte ae com a motinha, que apesar do tamanho, é uma grande moto.


"Os melhores perfumes vêm nos menores frascos, assim como os mais poderosos venenos."

glauber
30-03-08, 01:23
Pois é cara... não sei se tu manja inglês, mas independente disso dá uma conferida nesse site (http://mopedtrip.com/index.html) (alguém dá um toque no Spygtba pra ele conferir também). Esse cara atravessou o Canadá de ponta-a-ponta numa Mobylette, saiu de Toronto e foi até o Alasca numa viajem solitária, apenas ele e sua pequena motoca... É aventura pra guardar na memória a vida toda...

glauber
30-03-08, 16:24
Barulho gravado. Infelizmente o vento atrapalhou muito e se ouve pouca coisa, o barulho que aparece já é mais no final, quando estou desacelerando e o ventou diminuiu. Deixei ela gritar um pouco, só pro barulho aparecer o melhor possível... Foi o mesmo cenário de sempre: uns 10 minutos à cerca de 90km/h=barulho. Sem fumaça, sem cheiro, sem super aquecimento.

[off topic]Bah... tinha uma cabra empacada bem no meio da estrada dessa vez, quase provocou um acidente! :k[/off topic]

Volverine, tô mandando o arquivo com o barulho pro teu email pra tu conferir. Quem quiser também dar uma conferida também é só me mandar uma MP com o email que eu encaminho. []'s, valeu à todos.

Volverine MF
30-03-08, 22:02
Glauber, ouvi o barulho aqui e realmente é bem estranho. Estou tentando imaginar o que pode ser.

Para que outros nos ajudem nessa investigação eu fiz um video e posto aqui para que ouçam o barulho.


<object width="425" height="350"> <param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/vayTkTz99z0"> </param> <embed src="http://www.youtube.com/v/vayTkTz99z0" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="350"> </embed> </object>

O barulho estranho aparece +/- no meio do video, por volta dos 7 ou 8 segundos.

glauber
30-03-08, 23:09
Valeu! Como (talvez) dá pra perceber, eu venho em aceleração, daí dá o barulho... eu vou parando, e o barulho vai parando no mesmo ritmo. Depois, é como se nada tivesse acontecido, é só eu não cruzar a "barreira psicológica" dos 90Km/h, e a motoca fica beleza. Estranho mesmo...

Volverine MF
30-03-08, 23:21
Pior que pela rapidez que vc conseguiu gravar, isto é, dei a idéia ontem e hj vc ja aparece com a gravação, parece que é certeza que é só passar dos 90Km/h que o barulho aparece.

Fala isso pros mecânicos e mostra o audio tb. Eles tem que dizer o que é ou então pegar a moto e só devolver qdo tiverem resolvido, de prefencia sabendo o que é.


Edit: qualquer coisa manda eles experimentarem a moto, mas diz pra eles fazerem o msm que vc fez, ou seja, diz pra eles forçarem o barulho aparecer. Eles tem que saber do que vc ta falando.

Diego.fcs
31-03-08, 10:41
O certo seria eles experimentarem a moto, dar uma volta nela e tals. Outra pergunta, vc disse que ela está com 1.600km, ou seja, não está amaciada, vc respeitou os limites de rotação no período de amaciamento do motor??

E o mais importante, num espere rodar até os 3.000km para voltar lá, veja isso o quanto antes porq é a sua segurança que está em jogo, e outra, vc pagou por uma moto boa.

glauber
01-04-08, 00:28
O certo seria eles experimentarem a moto, dar uma volta nela e tals. Outra pergunta, vc disse que ela está com 1.600km, ou seja, não está amaciada, vc respeitou os limites de rotação no período de amaciamento do motor??
Acho que respeitei sim, sou até meio chato com isso... primeira vez que andei com garupa já tinha quase 500 (o manual da moto especifica que o período de amaciamento do motor vai até os 500Km), e fui na manha até os 1000, até os 500 era raro eu subir dos 60, e até os 1000, raro subir dos 70Km/h. Enrolei o cabo pela primeira vez ela já tava em mais de 1100, e mesmo assim foi só por alguns minutos... e foi justamente aí que o barulho apareceu da primeira vez. O máximo que fiz que pode ter exigido mais do motor talvez tenha sido andar devagar demais, tipo, andar tranqüilo pela cidade em 2ª-3ª, será que fazendo isso provoquei algum aquecimento excessivo do motor? Também saio um pouco na estrada, mas distâncias curtas, sei que viajar com moto nova não é o canal... espero que isso não tenha comprometido o motor...

Diego.fcs
01-04-08, 16:10
Pelo que vc falou tá tudo ok, no começo num é bom ficar dando pau e vc andou de boa, deve ser algum defeito de fabricação ou algum problema na montagem da moto... Vai lá na agência e fica enchendo o saco dos caras... Se eles mandarem vc voltar com 3000k, vá no PROCON e conversa com o pessoal lá sobre o que vc deve fazer...

glauber
01-04-08, 19:18
O barulho apareceu depois da primeira revisão, será que foi algo na regulagem? Quanto à manutenção, vou lá antes dos 3000 sim. Mas acho que nesse ponto tá tranqüilo, digo pro mecânico que não tem como continuar andando na moto assim, e no mais, da ultima vez que eu fui lá ele já me disse que se achar algo de estranho na moto faz valer a garantia, acho que não vai me deixar na mão. :)

Diego.fcs
02-04-08, 10:09
Só se foi alguma regulagem que eles fizeram lá que começou a fazer isso. Normalmente na primeira revisão é feita o reaperto das valvulas.

glauber
20-04-08, 01:39
Bom galera, só pra avisar que a motoca já tá no "hospital"... agora vamos ver o que os "médicos" descobrem! :lol:

Volverine MF
20-04-08, 01:48
Tomara que além de resolver o problema eles descubram a causa tb.

É complicado qdo o mecânico entrega a moto e diz que agora ta ok, vc pergunta o que era e ele não te responde.

glauber
20-04-08, 01:56
Pois é, quero isso resolvido de forma definitiva, e também quero saber o que leva a moto a fazer esse barulho tão estranho... o brabo é ficar o feriadão todo sem moto... :d |:(