PDA

Ver Versão Completa : MP3 c/ Mini Amplificador Portatil. Como fazer?

Volverine MF
05-03-08, 04:21
Estou procurando um esquema ou diagrama para montar um mini amplificador portatil para usar com o MP3.
Ele tem que ser estéreo e alimentado por pilhas e/ou uma bateria de 9 volts.

Sei que tem alguns pra vender, mas queria montar um bem baratinho, pois sei um pouco de eletrônica e pra finalidade que é não vale a pena investir mto não. É pra fazer festinha no busão da facul :D .

Alguém sabe de algum bem simples ou onde posso encontrar os esquemas ou diagramas?

Já procurei bastante e ainda não encontrei nenhum bonzinho, que fale bem :D

Japaparadoxx
05-03-08, 07:47
Bateu uma ideia meio por cima aqui.

Ja pensou em usar auto-falante de pc?

Ela usa um alimentação bem baixa (eu axo), e se axa fácil por ai. :Q

Eh uma meio teoria isso.. :P

Diego.fcs
05-03-08, 09:53
Putz cara eu tinha alguns circuitos mas preciso ver no pc lá de casa, são circuitos simples mas para usar 9V num sei se tenho. Vc quer um com quantos Watts de potência?? Acho que para essa finalidade sua nem precisa ser estéreo.

Joao XTZ
05-03-08, 10:45
meu as caixinhas do PC pode ser uma boa ideia mas teria q alimentar o circuito a pilha e acho q ta ate barato essas caixinhas eu msmo uso direto a de um camarada meu aki na vila...valeu... :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
05-03-08, 13:58
Já tinha pensado nas caixinhas de PC, mas para isso eu tenho que separar a parte da fonte de força do amplificador, descobrir qual a tensão de alimentação (creio que seja por volta de 5volts) e fazer um esquema para alimentação a pilha. O mais dificil é separar fonte e amplificador.

Mas valeu pela idéia.

Putz cara eu tinha alguns circuitos mas preciso ver no pc lá de casa, são circuitos simples mas para usar 9V num sei se tenho. Vc quer um com quantos Watts de potência?? Acho que para essa finalidade sua nem precisa ser estéreo.
Diego se vc tiver algum com alimentação a pilha ou bateria seria muito util. Queria um stereo para não deixar um dos canais do MP3 inutilizado, pois já ouvi dizer que isso pode fazer o amplificador interno do MP3 super-aquecer e queimar.

Tb estive pensando em arrumar uma daquelas potencias de carro, bem pequena, e alimentar com uma bateria de moto. Será que ficaria bom?

Obrigado pela atenção de todos e ainda mais pelas contribuições.

Diego.fcs
05-03-08, 14:06
Acho mais fácil vc comprar um minisystem e usar pilha nele, meu amigo fazia isso no carro... hehehehehehe... Vou dar uma pesquisada, se for para caixas pequenas acho que dá para fazer de boa com baterias de 9V ou já que vc quer usar uma de moto melhor ainda...

Volverine MF
05-03-08, 14:45
Usar um mini Sytem fica complicado pois ele usam mtas pilhas e eu só queria um amplificador msm, afinal, por causa da vibração do onibus tem que ser um sistema livre de componentes mecânicos, ou seja, um CD pularia demais, então tem que ser um MP3.

Eu estava pensando aqui e me surgiu uma dúvida. O que acontece se eu alimentar um amplificador com 9 volts ao invés de 12v? É que achei 2 projetos idênticos, porém, num a alimentação é com 9v e no outro é de 12v. Imagino que esse amplificador vai funcionar sem correr nenhum risco, a não ser o risco de não atingir sua potencia máxima. Procede?

Diego.fcs
05-03-08, 14:59
Tem que respeitar as tensões de cada aparelho senão ou ele não funciona ou pode queimar, vc pode fazer agrupamentos de pilhas para chegar nesses 9V ou 12V.

Amplificador de 2Watts com alimentação entre 12 e 18V
http://www.zen22142.zen.co.uk/Circuits/Audio/2wamp.html

Tenta pegar um de algum rádio e usar, acho melhor e mais seguro. Pega um rádio a pilhas velho e usa o amplificador dele e até os alto-falantes.

kabaulll
05-03-08, 15:45
vai em alguma loja de eletronica e pergunta pros caras.. eles indicam algum tipo de conversor ou sei la

Diego.fcs
05-03-08, 17:00
vai em alguma loja de eletronica e pergunta pros caras.. eles indicam algum tipo de conversor ou sei la

Também, pega um rádio pequeno que vc tem aí ou algum que tá jogado, leva em uma eletrônica e fala pros caras fazerem pra vc uma entrada de áudio com o plug de fone que os caras fazem isso, fala que vc só quer usar o ampli e o alto-falante...

jecastro
05-03-08, 17:10
Pega uma caixa amplificada destas baratinhas que se compra em par para por no computador, é só colocar a bateria dentro e pronto. Se quer emoção monte o seu próprio com o TDA1510 da Philips.

http://www.ortodoxism.ro/datasheets/philips/TDA1510.pdf

Volverine MF
06-03-08, 00:35
Pega uma caixa amplificada destas baratinhas que se compra em par para por no computador, é só colocar a bateria dentro e pronto. Se quer emoção monte o seu próprio com o TDA1510 da Philips.

http://www.ortodoxism.ro/datasheets/philips/TDA1510.pdf
Já tinha pensado na idéia das caixinhas, só falta eu meter a chave de fenda nelas e ver no que dá, ou então vou usar umas que tenho aqui que são alimentadas diretamente por 5 volts, só preciso montar um regulador de tensão, acho que vou usar um CI que o próprio Jecastro me indicou outro dia.

Se esse esquema não der certo, talvez eu monte um dock: http://cometa.wordpress.com/2007/04/20/construa-um-amplificador-para-ipod/

Mas agora já nem sei mais se ainda vou montar alguma coisa, o cara que mais agitava no busão não vai mais, não sei se agora rola festa de verdade :s pior que o cara é meu amigão :s . Aquele busão tá a cada dia mais chato :s

Bom, mas se eu fizer algum esquema de com, o próximo passo será montar um estrobo, um sistema de iluminação, arrumar um daqueles globos de espelho, luz negra, maquina de fumaça :drool: :lol:

Vou transformar aquele busão numa boate sobre rodas :OK: :lol: