PDA

Ver Versão Completa : Motos - O Negócio da china



BrunoDias
19-03-08, 09:56
Moto vira negócio da China

Parceria entre empresas brasileiras e fabricantes de motocicletas chinesas modifica mercado de duas rodas com chegada de novas fábricas e importadores, em breve


Produtos chineses são anunciados por todos os lados. Na indústria de duas rodas não é diferente. Cerca de 10 grupos nacionais se associam às fabricantes chinesas e preparam para o último trimestre deste ano e início de 2008 uma invasão de motocicletas de baixa cilindrada e scooters no mercado nacional (ler quadro). A maior representante dessa onda amarela tem o respaldo do grupo Itavema, que pelo seu braço, a Dafra, negocia com três grandes fabricantes chineses. De acordo com o diretor comercial, Haroldo Barroso, serão produzidas motocicletas entre 100 cm³ e 250 cm³ de cilindrada. Barroso não revela o investimento, mas estima-se algo acima de US$ 10 milhões.

O mistério se deve à imensa concorrência sedenta em um mercado vigoroso. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Motonetas (Abraciclo), a produção saltou nos últimos 10 anos de 426.547 unidades, em 1996, para 1,413 milhão de unidades, no ano passado, o que representa um aumento de 3,3 vezes. A frota nacional é de 7,5 milhões de unidades de motocicletas e espera-se para este ano crescimento de 13% em relação ao ano passado.

O grupo Itavema é uma das maiores redes de concessionárias multimarcas do país, com lojas em todo o território nacional, incluindo duas revendas da Yamaha. Barroso não revela qual o grupo chinês que a fábrica - em construção em Manaus - usará tecnologia. Porém, um dos mais cotados é o grupo Lifan, o mesmo que quando chegou à Indonésia e à Argentina deu trabalho aos japoneses da Honda e da Yamaha. A construção da fábrica começou em fevereiro e será concluída em agosto. "Estamos preocupados em ter uma estrutura enxuta, um custo de produção pequeno, mas com qualidade", afirma Barroso.

Outro grupo empresarial que vê o pote de ouro no oriente das motos chinesas é o Rodobens - entre os 100 maiores do país - que neste mês iniciou a importação de motos chinesas Shituma. A comercialização será feita pela Green Motos, concessionária de motocicletas do grupo Rodobens. O diretor-geral da Green Motos, Mário Zidan, explica que o objetivo é importar 20 mil unidades no período de três anos. Zidan lembra que o grupo escolheu aquele que pudesse atender as condições do mercado brasileiro. "As motos chegam prontas, mas estão com a marca Green e com exigências pedidas para o perfil nacional", afirma Zidan.

O diretor-geral da Green explica que a intenção, por enquanto, não é construir uma fábrica no Brasil. "Ainda é cedo e essa é tendência de mercado, pois a grande montadora primeiro traz o importado e depois analisa a possibilidade de montar fábrica", avalia. Em julho, será inaugurada a concessionária Green Motos em Belo Horizonte, que venderá quatro modelos chineses: Green Easy de 100 cm³ (R$ 3,9 mil), Green Runner de 125 cm³ (R$ 3,9 mil), Green Sport de 150 cm³ (R$ 4,5 mil) e Green Safari de 150 cm³ (R$ 5,6 mil).

FEBRE AMARELA
A Kasinski fez acordo com a Lifan, maior produtor de motores da China.
A Traxx, antiga Jialing, monta rede no Nordeste e constrói fábrica em Manaus, com 50 mil metros quadrados e investimento de US$ 5 milhões.
A Fei Ying Motor (FYM) opera pequena rede em São Paulo e investe US$ 3 milhões.
A Jiangsu Creative Motorcycle produz scooters elétricos com a marca Motor-Z, do grupo Zeppini, que pretende investir US$ 2 milhões.
A MVK (Maverick na Argentina) tem pequena rede no Brasil.
A Garini, que apesar do nomeitaliano utiliza tecnologia chinesa, comercializa sete modelos de motos e scooters, e foi vendida para o grupo de transportes Itapemirim, que quer ampliar participação.
A Sundown utiliza tecnologia da chinesa Qingqi e é a brasileira que mais cresce, com 4,9% do mercado.
Miza tem cinco revendas no Brasil e comercializa clones da Honda ML dos anos 80.
O Amazonas voltou ao mercado com motos de pequeno porte da Loncin da China.
A Dayang estuda implantação de rede em Florianópolis.
A Vento tem origem americana, mas produz suas motos na China e importa para o Brasil.


Fonte: Vrum-Correio Brasiliense (http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=24683&id_sessoes=38/template_interna_noticias.shtml)

lagreca
19-03-08, 10:01
é pessoal, tá cada vez mais certo, o mercado vai explodir de chinesinhas.

Roberval3000
19-03-08, 10:03
De acordo com o diretor comercial, Haroldo Barroso, serão produzidas motocicletas entre 100 cm³ e 250 cm³ de cilindrada. Barroso não revela o investimento, mas estima-se algo acima de US$ 10 milhões.

Ta bem desatualizado essa noticia

A Itavema investiu total de 100milhoes, 25milhoes soh em propaganda na DAFRA

BrunoDias
19-03-08, 10:46
Ta bem desatualizado essa noticia

A Itavema investiu total de 100milhoes, 25milhoes soh em propaganda na DAFRA


verdade, o texto era so pra informaçao mesmo , mostrando o que mutos ja etao sabendo e vendo, que as motos chinesas estao vindo com tudo

FabricioFabuloso
19-03-08, 11:20
Acho q jah podemos instaurar o lema: "Moto chinesa, vc ainda vai ter uma" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas eh isso ai.. espero q venha a preços bons e com qualidade aceitavel... vai ser bom pra todo mundo...

Abraços

Mostarda_69
19-03-08, 11:25
Ia pergunta agora onde entrava a Dafra.. Tirando a Sundown.. acho que a unica que eu compraria era a DAFRA..
Nao vi ao vivo.. mas pelo que me parece bem boa a motoca.. contrario da flash 150 da kasinski q eu andei e achei o maior lixo do mundo... acho que ate minha hunter andava mais na arrancada.. aehueahuaehueauhae

jecastro
19-03-08, 11:50
A Kasinki que eu saiba é da Hyosung, só os modelos mais populares são da Lifan.
Enquanto isto os chineses fazem o que querem com os direitos Humanos e a Onu não faz nada porque porque todos os países estão de olho num mercado de mais de 1Bilhão de consumidores.

oldskullo
19-03-08, 12:39
Bom das 2 as uma:
Ou essas marcas emplacam no mercado e o preço das tradicionais abaixa,

ou elas não dão certo e acontece aquele negócio:
Honda e Yamaha se valorizam muito, aí prepare-se para preços mais altos do que os já praticados hoje.

Roberval3000
19-03-08, 13:51
Bom das 2 as uma:
Ou essas marcas emplacam no mercado e o preço das tradicionais abaixa,

ou elas não dão certo e acontece aquele negócio:
Honda e Yamaha se valorizam muito, aí prepare-se para preços mais altos do que os já praticados hoje.


dificil isso acontecer

soh se o dolar subir pra 4 reais, ai quero ver chines desembarcando aki

Joao XTZ
19-03-08, 14:18
meu do jeito q ta pode aqcontecer o contrario...as grandes abaixarem os preços... a sundown com a hunter puxou o preço das CG fan p/ baixo aki em SP...tem muita Pop 2007 nas revendas honda (e estamos em março de 2008!!!)...culpa da hunter 90...muitas green eu vejo na rua agora e tem uma MVK na rua do meu trabalho...td semana vejo pelo menos uma MVK saindo dessa loja...Miza tem algumas inclusive uma concessionaria suzuki comercializa miza tbm (davinci motos)...mas a pricipal ameaça da Honda e yamaha eh uma marca q jah atenta lah fora e tem um nome a zelar Suzuki pode ver cada dia q se passa tem mais yes e intruder nas rua e o preço das yes a vista eh o mesmo faz pelo menos 2 anos 5758 reais (fixo pela suzuki)valeu... :lol: :lol: :lol:

Ninja Pontes
19-03-08, 16:03
meu do jeito q ta pode aqcontecer o contrario...as grandes abaixarem os preços... a sundown com a hunter puxou o preço das CG fan p/ baixo aki em SP...tem muita Pop 2007 nas revendas honda (e estamos em março de 2008!!!)...culpa da hunter 90...muitas green eu vejo na rua agora e tem uma MVK na rua do meu trabalho...td semana vejo pelo menos uma MVK saindo dessa loja...Miza tem algumas inclusive uma concessionaria suzuki comercializa miza tbm (davinci motos)...mas a pricipal ameaça da Honda e yamaha eh uma marca q jah atenta lah fora e tem um nome a zelar Suzuki pode ver cada dia q se passa tem mais yes e intruder nas rua e o preço das yes a vista eh o mesmo faz pelo menos 2 anos 5758 reais (fixo pela suzuki)valeu... :lol: :lol: :lol:


certeza... em sao paulo eh tudo muito rapido... abre uma concessionaria hoje, amanha ja tem varias circulando...
acho que as chinesas por aqui vao fazer as marcas mais tradicionais acordar.
lembra, quando peugeot, renault e demais nem era conhecidas??? agora tem loja pra todo lado e a tendencia eh crescer mais!
com as motocas que ateh entao eram desconhecidas, acho que a tendencia eh a mesma.

BrunoDias
19-03-08, 16:30
certeza... em sao paulo eh tudo muito rapido... abre uma concessionaria hoje, amanha ja tem varias circulando...
acho que as chinesas por aqui vao fazer as marcas mais tradicionais acordar.
lembra, quando peugeot, renault e demais nem era conhecidas??? agora tem loja pra todo lado e a tendencia eh crescer mais!
com as motocas que ateh entao eram desconhecidas, acho que a tendencia eh a mesma.
renou e pejou sao super emresas ne, nem se compara com as xingling

Ninja Pontes
19-03-08, 16:56
renou e pejou sao super emresas ne, nem se compara com as xingling


ki sao sao, mas aqui eram mal vistas... e ainda tem muita gente que nao compra carro deles por preconceito...

jecastro
19-03-08, 17:06
ki sao sao, mas aqui eram mal vistas... e ainda tem muita gente que nao compra carro deles por preconceito...

Não é preconceito, é pós conceito, no início estes carros eram todos importados, agora eles são ou nacionais ou da Argentina, experimente procurar peças para um Peugeot 205, 405 ou um Renault 19, estes carros são casamento. Já os nacionais são bonitos e ordinários, a suspensão é muito fraca para nossas estradas e no caso do Peugeot 206 a marca cobra até a primeira revisão, coisa que as outras dão de graça.

rulius
19-03-08, 23:35
Surpresa para mim foi a kasinski, de tecnologia coreana, comprando motores chineses. Se a coisa feder para honda e yamaha eles podem partir pra essa também, começar a comprar da china e colocar nas suas motos... Será?

Agora aqui em BH já tenho visto traxx e green rodando, ainda são poucas por enquanto.

Marvila
20-03-08, 11:13
Surpresa para mim foi a kasinski, de tecnologia coreana, comprando motores chineses. Se a coisa feder para honda e yamaha eles podem partir pra essa também, começar a comprar da china e colocar nas suas motos... Será?

Não há nada que impeça. Acredito que a redução de benefícios fiscais na ZFM não seria tão significativa. No entanto, a hora que esta "chuva" de chinesas começar a incomodar a Honda e a Yamaha elas simplesmente pressionam o governo, através de lobby, para impor barreiras às importações. Daí, acho difícil o Governo não ceder...

Eu sou igualzinho a muitos aqui: torço pelo sucesso das chinesas mas, talvez por morar em Salvador, não posso arriscar ter uma na garagem...

jecastro
20-03-08, 11:57
Eu sou a favor a ter barreira de importação para produtos sem qualidade, nos outros países só entram produtos aprovados em testes de qualidade, independentemente de se chinês, coreano ou mesmo japonês os produtos deveriam passar em testes de durabilidade, segurança e de existência de produtos tóxicos em sua fabricação, se não tem controle daqui 10 anos o Brasil vai virar um grande ferro velho.

Joao XTZ
20-03-08, 12:23
igual eh o ferro velho q existe na china e em outros paises da asia ...e o governo facilita as fabricas terem fabrica em manaus...ate a suzuki monta suas grandes( ate a hayabusa) em CKD em manaus e fika mais barato...valeu... :lol: :lol: :lol:

DOUGLAS 00
20-03-08, 14:31
Eu sou a favor a ter barreira de importação para produtos sem qualidade, nos outros países só entram produtos aprovados em testes de qualidade, independentemente de se chinês, coreano ou mesmo japonês os produtos deveriam passar em testes de durabilidade, segurança e de existência de produtos tóxicos em sua fabricação, se não tem controle daqui 10 anos o Brasil vai virar um grande ferro velho.


:clap: :clap: :clap:

Sem falar que essa importação em demasia enfraquece o mercado nacional. Nesse ponto sou a favor da nacionalização. Gera-se empregos no BRASIL e não ficamos a merce das variações câmbiais.

Se não me engano, grande parte das peças Yamaha é feita na India.

Joao XTZ
20-03-08, 18:51
peças das yamaha nacionais sao feitas aki...e o q nao eh eh feito no JP valeu ... :lol: :lol: :lol:

kabaulll
20-03-08, 19:10
peças das yamaha nacionais sao feitas aki...e o q nao eh eh feito no JP valeu ... :lol: :lol: :lol:


pelo que um mecanico amigo meu disse nem todas as peças da yamaha sao feitas aqui... sem contar q existem kits de aumento de cilindrada feito pela pra propria yamaha no japao q algumas poucas empresas compa como por ex: o polaco motos... e o melhor de tudo as peças sao projetadas pra nosso motor msmo

Guilherme Mcnasty
23-03-08, 10:10
pelo que um mecanico amigo meu disse nem todas as peças da yamaha sao feitas aqui... sem contar q existem kits de aumento de cilindrada feito pela pra propria yamaha no japao q algumas poucas empresas compa como por ex: o polaco motos... e o melhor de tudo as peças sao projetadas pra nosso motor msmo

que história é essa? a yamaha até onde eu sei não comercializa esses kits e mesmo que comercializasse eu duvido que o polaco compraria. Até porque aquela empresa é adepta da "aramearrombationgambitechnology"

AGENT BAUER
24-03-08, 01:52
Não sei se vocês sabem, mas as motos 125 da suzuki também vêm da china, elas só são montadas aqui...
entrem no site da haouje(empresa que fabrica as 125 la na china e são vendidas aqui)
www.haojue.com

PimEdu
24-03-08, 17:13
Não vejo mal nenhum em uma moto ser chinesa, apenas vejo mal em empresas que não tomam os devidos cuidados em seu controle de qualidade, a suzuki toma, as outras nunca tive para saber, mas creio que a dafra tome, se não não gastariam milhões em propaganda para queimar o filme deles em um mes com produtos de má qualidade.

Joao XTZ
24-03-08, 17:59
ooo kabaulll esses kit q a honda faz de aumento de cc servem p/ quem eh piloto profissional ( e tem um mecanico competetente p/fazer os reparos) e nao p/ um preparador de gosto duvidoso e q hj eu acho q nao eh tao bom...valeu... :lol: :lol: :lol:

DOUGLAS 00
25-03-08, 00:30
Não vejo mal nenhum em uma moto ser chinesa, apenas vejo mal em empresas que não tomam os devidos cuidados em seu controle de qualidade, a suzuki toma, as outras nunca tive para saber, mas creio que a dafra tome, se não não gastariam milhões em propaganda para queimar o filme deles em um mes com produtos de má qualidade.


Existem bons produtos na china, mas o que acaba acontecendo é que eles compram motos por 500 reais e montam aqui por 5.000...

Kaveira
25-03-08, 11:06
Até hoje eu nunca vi um produto chinês de marca chinesa que prestasse... imagina só essas saladas de peças daqui e dali nessas motocicletas estranhas...

Também ouvi um boato de que essas fabriquetas chinesas estão usando maquinário obsoleto ou sucateado das montadoras tradicionais (veja lanterna traseira da Dafra Kansas 150).

Sei lá, eu comprei a minha Yes por causa do preço e porquê é Suzuki. Poderia até ser uma Honda ou Yamaha, mas essas marcas novas eu não confio, até que me provem o contrário.

Já ouvi relatos que até Sundown não presta (casos reais). Se a Sundown que é uma "emergente" nacional no mercado têm umas motos suspeitas, imagina essas xinglings...

Carlos Roberto
25-03-08, 11:40
Se fossemos comprar produtos apenas de países que respeitam os Direitos Humanos e o meio-ambiente, não poderiamos nunca comprar uma Harley.

Joao XTZ
25-03-08, 11:44
verdade!!!valeu... :lol: :lol: :lol:

DOUGLAS 00
25-03-08, 14:41
Até hoje eu nunca vi um produto chinês de marca chinesa que prestasse... imagina só essas saladas de peças daqui e dali nessas motocicletas estranhas...

Também ouvi um boato de que essas fabriquetas chinesas estão usando maquinário obsoleto ou sucateado das montadoras tradicionais (veja lanterna traseira da Dafra Kansas 150).

Sei lá, eu comprei a minha Yes por causa do preço e porquê é Suzuki. Poderia até ser uma Honda ou Yamaha, mas essas marcas novas eu não confio, até que me provem o contrário.

Já ouvi relatos que até Sundown não presta (casos reais). Se a Sundown que é uma "emergente" nacional no mercado têm umas motos suspeitas, imagina essas xinglings...


Até existem produtos bons lá. A BMW tem fabrica lá... O que manda é o controle de qualidade.

Ninja Pontes
25-03-08, 15:34
ké isso mano... tem varias coisas chinesas que prestam... china in box eh uma delas.. hauahuahuahuaa

eu compraria de boas o esquema.... ateh pq ja tenho uma mesticinha... (comet) ... hahahahhaha

jOhN
25-03-08, 16:36
Poh brothers, confesso para vcs que eu sou do time do pe atras a respeito de marcas chinesas...Coloquei a minha BIZoca a venda decidido a comprar uma sundown SM... o cara que comprou minha biz trabalha com manutenção e revenda de motos, quando falei pra ele, ele na hora disse -QUER UM CONSELHO!? NÃO FAZ ESSA BESTEIRA (e me deu os contras... marca pouco conhecida no mercado de motos/ se vc der o azar de cair e qbrar a carenagem, pode comprar uma moto nova pq e quase o "msm preço", sem contar que o preço de revenda eh quase a metade do que vc pagou...), foi o que me fez pensar se vale a pena! enfim prefiri não arriscar e peguei a BROS q por sinal não tenho do que me queixar.

Ninja Pontes
25-03-08, 17:27
bom.. eu to pagando pra ver se eh realmente bom ou nao... mas por enquanto sem o frio na espinha de me fud.. por causa de marca ruim... rs... acho que a Kawasinski vai representar quando precisar de algo... a revisao como ja comentei antes foi bem feita, apesar de eles nem terem visto que a roda traseira tava "desalinhada" e ter me cobrado um absurdo na revisao.... soh nao falo nada pq a yamaha fez o mesmo quando tinha a fazer...

Joao XTZ
26-03-08, 12:22
mas ooo pontes a Kasinski nao usa tecnologia chinesa na comet pelo contrario as comet e mirage usam motores suzuki!!!so q a suzuki autoriza o uso desses motores atraves da Hyosung na coreia as comet 650 R sao uma versao das SV 650 S da Suzuki e esse motor q esta na sua moto agora equipa tbm uma suzuki na europa a SV 250...valeu... :lol: :lol: :lol:

Saurus
27-03-08, 11:59
Bem, vou meter o meu pitaco, mas, como diria Jack - O Estripador, vamos por partes:

1) Apesar de desconhecidas pelo mercado brasileiro (quem sabe em diversas outras partes do mundo) as fábricas chinesas não são necessariamente pequenas. Muitas são, na verdade, gigantescas, produzindo quase ou mais de 2 milhões de motos por ano. Elas são desconhecidas em função de a China ter passado mais de meio século com uma economia e política fechada para o resto do mundo. Esse isolamento bloqueou a divulgação e expansão internacional de marcas e fábricas.

2) Em geral, a indústria chinesa trabalha com 4 ou 5 padrões de qualidade. Por exemplo, um mesmo motor pode ser usinado, produzido ou como quiserrem denominar o proceso de fabricação, em materiais com diversos níveis de qualidade, ou seja, pode usar materiais de 1ª qualidade, de 2ª, de 3ª, de 4ª ou até mesmo de 5ª qualidade. Os materiais de 1ª qualidade, resultam num motor mais caro, o de 2ª em motores um pouco mais baratos e assim por diante até a 5ª qualidade. O comprador é quem vai escolher a qualidade e o preço que está disposto a pagar.

O mesmo se aplica aos acessórios (rodas, tanque, pneus, bateria, plásticos, cabos, etc, etc, etc), porém, a imensa maioria dessas peças tem sua produção terceirizada. Daí a grande quantidade de "clones" e motos chinesas com linhas e acessórios, quando não iguais, muito semelhantes. Por exemplo, a Lifan produz motores com diversos níveis de qualidade e compra de outras fábricas o quadro, o tanque, pedaleiras, velocímetros, plásticos (para-lamas, rabeta, laterais, etc) e muitos outros itens que compoem a motocicleta. Assim, eles fazem um "mix" ou combinação de preço e qualidade conforme o cliente deseja ou quer.

3) As Suzuki YES, Intruder e Burgman são realmente chinesas, mas a Suzuki tem um nome a zelar e produz estas motos com materiais de primeira qualidade. Por isso, apesar de chinesas, elas não são tão baratas assim. Claro que há um ganho da Suzuki em termos de custo de mão-de-obra, câmbio, etc. Mas o fato é que essas motos que citei são chinesas com qualidade de japonesas.

4) Impor barreiras ou limitações à importação não soluciona o problema de qualidade. Podemos sim exigir padrões mínimos no tocante a emissão de poluentes, itens de segurança e suas respectivas durabilidade, resistência e eficiência, etc, mas quem vai aprovar ou reprovar se um produto presta ou não é o mercado consumidor, ou seja, nós.

5) A Kasinski monta/vende motos tanto da coreana Hyosung quanto de fabricantes chinesas. Ela não é obrigada a trabalhar exclusivamente com um determinado fabricante.

6) As "grandes" no Brasil (Honda, Yamaha, Suzuki...) não têm medo de concorrência. Se for necessário produzir/fabricar/montar seus produtos ou partes de linha de fabricação/produção/montagem na China, tenho certeza de uma coisa: Como eles têm um nome a zelar, farão produtos com materiais e controle de qualidade de 1ª linha.

Depois, se eu lembrar de mais alguma coisa que eu gostaria de dizer eu retorno ao tópico.

Joao XTZ
27-03-08, 12:12
aonde q eu assino ???valeu... :lol: :lol: :lol:

Guinaf
27-04-08, 20:02
Vamos todos virar chineses um dia! |:(

ammanzoli
27-04-08, 23:31
o negocio e que vem tudo da china, porem eles tem de alta qualidade e de baixa tb

como sitam ai em cima ex. de alta e a bmw entre outras como a sony em eletronico
porem a maioria dos produtos chineses sao de baixa qualidade por isso axo que fama tao grande