PDA

Ver Versão Completa : Exame de moto.



Carlos Roberto
26-03-08, 13:16
Ontem, no jornal do SBT, noticiaram uma fraude no exame de motos, onde os instrutores deixavam as motos aceleradas para seus alunos fazerem o percurso sem precisas acelerar, usando apenas a embreagem para controlar a velocidade a moto.

O detran de SP disse que isso é difícil de ocorrer por lá, mas que, de qualquer forma, é proíbido alterar o funcionamento das motos para as provas práticas.

O que eu sei é que, aqui, no DF, quando o cara que vai fazer a prova tem alguma dificuldade, o instrutor deixa a moto mais acelerada pra facilitar e os fiscais só verificam se a viseira tá fechada e o farol aceso.

O problema, que faltou uma colocação melhor na reportagem, é que os exames práticos são piadas. Só ensina a pilotar em primeira marcha num espaço de corredor de automóveis com alguns obstáculos.

Não ensinam a freiar, pelo contrário. Para eu, por exemplo, disseram pra usar apenas o freio traseiro. Não dão noção de posicionamento no trânsito, não ensinam a regular os retrovisores e nem passar as marchas corretamente. O único equipamento de segurança que apresentam é um capacete sujo e ruim.

E olha que depois de passar numa prova dessas, mesmo sem nunca ter dirigido nada no trânsito, tem a plena liberdade de pilotar uma Srad ou uma R1.

O Governo, que lança a lei do selinho e do adesivo, devia é enfrentar o lobby das auto-escolas e fazer as aulas e os testes mais sérios. A moto pode até precisar que o aluno a acelere para ela andar, mas o que faz falta mesmo é ensinar que precisa mais que equilíbrio para poder pilotar nas ruas.

agm2112
26-03-08, 13:18
Quando eu fiz a prova aqui no RJ era o mesmo esquema ... moto acelerada pra todo mundo. Teve até um cara gordão que quando fez a prova, aceleraram mais ainda.

luizbaierle
26-03-08, 13:20
a minha prova também foi feita com ela acelerada

tom crazy
26-03-08, 13:32
A minha não estava acelerada quando eu fiz, mais tinham várias auto-escolas que deixavam a moto acelerada. Acho que em todo lugar é assim e não é esse detalhe que vai mudar algo, o exame é falho tanto faz a moto estar acelerada ou não.

Christian
26-03-08, 13:37
Esses axames ai são uma piada mesmo. :NOOK:
Não tem como o cara aprender a pilotar em um trajeto de 50 mts. :NOOK:
O negócio era mudarem o esquema de avaliação, não só das motos, mas dos carros também porque a quantia de barbeiros que passam nesses exames é de doer o coração. :stop:

luizbaierle
26-03-08, 13:39
o exame eh horrível...não tem nada a ver com o que o cara enfrenta no transito...o q adianta o cara que da o exame se apegar nos detalhes na hora de avaliar o aluno, grande coisa tu sair de casa com a viseira aberta ou esquecer de verificar o farol :NOOK:

Furious VIPER
26-03-08, 13:43
podre o exame prático da moto....
o cara aprende a fazer um 8.. passar por uns cones em zig-zag...subir numa rampinha (esse é o mais inútil)... e depois trocar marchas até 3ª e reduzir pra 1ª dnovo...
sem noção!!
moto acelerada certo.. o cara só solta a embreagem e pronto.. tá andando... é só não se estabacar no chão q passa.
não dá noção alguma mesmo... como o Carlos Roberto falou.. o cara aprende numa titan acelerada... e vai andar de R1 no trãnsito pesado até axar uma rodovia desafogada pra bater 300km/h!

yalta
26-03-08, 14:01
podre o exame prático da moto....
o cara aprende a fazer um 8.. passar por uns cones em zig-zag...subir numa rampinha (esse é o mais inútil)... e depois trocar marchas até 3ª e reduzir pra 1ª dnovo...
sem noção!!
moto acelerada certo.. o cara só solta a embreagem e pronto.. tá andando... é só não se estabacar no chão q passa.
não dá noção alguma mesmo... como o Carlos Roberto falou.. o cara aprende numa titan acelerada... e vai andar de R1 no trãnsito pesado até axar uma rodovia desafogada pra bater 300km/h!

Então por ai tá melhor o teste. Aqui foi tudo de 1ª marcha e não teve rampinha. E as motos são aceleradas mesmo, não era difícil ver aprendizes dando "empinadinhas" por soltar a embreagem muito rápido.

Carlos Roberto
26-03-08, 14:05
Aqui não passa a 3ª marcha...Ficamos só na 1ª mesmo...

BrunoDias
26-03-08, 14:24
por isso na europa vende moto 125 com cara de 1100
la o cara nao pode andar de r1 com a primeira carta de moto, entao valhe a pena vender motos peqenas carenadas

Roberval3000
26-03-08, 14:35
uhahuhahua eu vi tbem


Isso dai de deixar acelerada eh mais comum q CG na rua, aki tbem fiz acelerado

Saurus
26-03-08, 15:11
Isso não acontece de hoje. Isso nã é truque novo. Desde uns 200 anos atrás, para conseguir a habilitação para pilotar cavalos, o bucéfalo já era acelerado.

Isso evita que o veículo morra durante o teste por erro no controle embreagem x marcha.

Pura bobagem, pois deixar a moto acelerada não é alterar o veículo. Pode ser, no máximo, ser classificado como regulagem. Mas não há, em hipótese nenhuma, alteração no veículo.

Alteração seria, por exemplo, colocar rodinhas auxiliares nas laterais traseiras (do mesmo tipo das de bicicleta para crianças iniciantes na arte de guiar sobre duas rodas em tandem), colocar uma vara fixa (do tipo que aqueles caras que andam em corda-bamba usam) e outras coisas do tipo.

Deixar acelerada não acrescenta, não retira e nem altera nenhuma peça ou acessório do veículo.

Mais vale ensinar teoria e prática de direção defensiva, responsabilidade, cidadania, ética, etc e deixar o bagual aprender a trocar marcha, frear e fazer curva em uma pista fechada ao tráfego ordinário.

vohr56
26-03-08, 15:54
Aqui na minha cidade o exame é realizado na rua mesmo. A moto vai seguindo um carro com alguém que está fazendo o exame de carro + o examinador dentro do mesmo. As aulas são feitas assim também, as motos vão seguindo os carros da auto escola. Só não pode passar de 40 Km/h.

Eles pegam no pé aqui mesmo; não pode esuqecer seta ligada, por o pé direito no chão (exceto qdo for desengatar a moto), esquecer de dar seta etc.

Já nas cidades aqui do lado o exame é como aí, em pista contornando cones e blá blá blá.

oldskullo
26-03-08, 16:02
Isso não acontece de hoje. Isso nã é truque novo. Desde uns 200 anos atrás, para conseguir a habilitação para pilotar cavalos, o bucéfalo já era acelerado.

Isso evita que o veículo morra durante o teste por erro no controle embreagem x marcha.

Pura bobagem, pois deixar a moto acelerada não é alterar o veículo. Pode ser, no máximo, ser classificado como regulagem. Mas não há, em hipótese nenhuma, alteração no veículo.

Alteração seria, por exemplo, colocar rodinhas auxiliares nas laterais traseiras (do mesmo tipo das de bicicleta para crianças iniciantes na arte de guiar sobre duas rodas em tandem), colocar uma vara fixa (do tipo que aqueles caras que andam em corda-bamba usam) e outras coisas do tipo.

Deixar acelerada não acrescenta, não retira e nem altera nenhuma peça ou acessório do veículo.

Mais vale ensinar teoria e prática de direção defensiva, responsabilidade, cidadania, ética, etc e deixar o bagual aprender a trocar marcha, frear e fazer curva em uma pista fechada ao tráfego ordinário.


Concordo, e digo mais: se isso fosse considerado alteração da moto, então haveria multa para carburador desregulado.

E lobby das autoescolas há sim, mas no sentido de não mudar o que já está em vigor e fazer vista grossa na fiscalização.
Até porque o aluno geralmente culpa a auto-escola por não passar no teste, imagine se esse for mais rigoroso pelo Detran.

agm2112
26-03-08, 16:16
De qualquer maneira, porque deixar a moto morrer ou não fechar a viseira vai reprovar alguém ? Morreu, aperta o botão e tá novo ... deixou a viseira aberta, fecha e pronto ...

Saurus
26-03-08, 16:22
De qualquer maneira, porque deixar a moto morrer ou não fechar a viseira vai reprovar alguém ? Morreu, aperta o botão e tá novo ... deixou a viseira aberta, fecha e pronto ...


É? E onde fica o motivo para a cervejinha? Desde que D. João chegou aqui no Brasil essa mherddda funciona assim. O cara nomeava fiscais que só liberavam alguma coisa mediante pagamento de propina. Tinha era que pagar meia dúzia de azeitonas de chumbo para esses corruptos todos.

TorteX
26-03-08, 16:27
Exame de moto é ridiculo....demais demais demais...desde quando vc vai usar na rua o 8 e o trageto dos cones? tanto que tem gente que ja anda de moto de boa na rua, chega la e reprova, pq uma coisa não tem nada haver com a outra...

brunohcs
26-03-08, 16:33
eu nao fiz ca moto acelerada.mas minhas aulas foram qse todas aceleradas, depois nas ultimas 3 .. mudo...

mas esse teste do detran. nadaaa a ve!.. mto rediculu!



Aqui na minha cidade o exame é realizado na rua mesmo. A moto vai seguindo um carro com alguém que está fazendo o exame de carro + o examinador dentro do mesmo. As aulas são feitas assim também, as motos vão seguindo os carros da auto escola. Só não pode passar de 40 Km/h.

Eles pegam no pé aqui mesmo; não pode esuqecer seta ligada, por o pé direito no chão (exceto qdo for desengatar a moto), esquecer de dar seta etc.

Já nas cidades aqui do lado o exame é como aí, em pista contornando cones e blá blá blá.


q massa ein..!



+ eu SEMPRE paro com o pé direito no chão! tava fudido kkk!

Hunter 123
26-03-08, 17:38
Aqui não passa a 3ª marcha...Ficamos só na 1ª mesmo...

Putz, avacalhação igual a essa eu não tinha visto. Só de primeira é sacanagem...Eu tive que passar a terceira.

Mas esse lance de moto acelerada eu pensei que fosse em todo lugar mesmo. Onde eu fiz a prova todas eram aceleradas. Acho que se fosse pra ter que acelerar, o "8" reprovaria pelo menos 80%, sem exagero.

Na auto escola o cara nem ensinou a usar o freio. Freio da frente??? Pra que?

_Mauricio_
26-03-08, 17:53
Na auto escola o cara nem ensinou a usar o freio. Freio da frente??? Pra que?

Então somos dois... :NOOK:
Aqui, quando eu fiz o teste a moto era acelerada mesmo. Ateh o pessoal tava reclamando que tava acelerada de mais lah na hora do teste, ai o instrutor baixou um pouco...

superkyo
26-03-08, 18:38
Aqui tb, se naum fosse 85% ia reprovar no 8 pequeno.......e usei a 1º marcha quase todo o trajeto so numa retinha q colocava 2º........

ammanzoli
26-03-08, 18:43
fiz la em Pimenta bueno - RO , la nao tem essa de moto acelerada nao, e nem essa de fica so de 1º, la tem um circuito, onde vc primeiramente faz a baliza 2 vezes e saindo da baliza vc tem que passar numa rampa de 4 metros com 20 cm de largura (detalhes, caiu ta reprovado) depois tem que andar entre cones e engata ate 4° depois faz uma curva e reduz a moto e encosta, na minha opinião la nao tem moleza nao comparado a outros lugar, o maios foda do teste e rampa

hankook
26-03-08, 19:02
qdo fui fazer a prova, cheguei mais cedo, era um dia frio, o instrutor me liberou a moto antes para eu "aquecer", com todo amor e carinho ehehhehe. Ate ai tudo bem o problema (eu adorei a ideia) foi ele dizer, vai la na rua tal... e soca o pate nela. E la fui eu dar bandinha de moto escola sem ter carteira e na rua sozinho ehehe
coisa boa...
Mas nao tava acelerada :)

Carlos Roberto
27-03-08, 10:44
Seria bom os legisladores de trânsito lerem o que escrevemos aqui. Talvez aprendessem um pouco e parassem de escrever bobagem.

Ninja Pontes
27-03-08, 12:06
Brasil?? podia descer um santo e dizer o que eles tem de fazer e mesmo assim eles iam tentar corromper o santo ou dar um perdido nele.hauhauhauhauhauhauhaahau

fiz a prova com a moto mais ou menos acelerada... eu acelerava ela de qualquer maneira mesmo. mas eh bem o que falam aqui... essa prova nao prova nada... muito tosca. saih de lah sabendo menos do que quando entrei.. hahhhhahahah isso pq ja sabia pilotar e ja tinha andado um bom tempo sem carta.... nao mudou nada na minha vida ter de fazer a prova pratica...

tinha que pegar o cara que quer aprender e colocar ele em situação real pra ver como se comporta. quando tava tirando a carta de carro, eu ja sabia dirigir, o instrutor deixou eu ir guiando o carro da auto escola ateh o local onde ia fazer a aula... aih sim da pra ter uma noção do que eh dirigir.. ainda mais em sao paulo nesse transito doido onde ninguem respeita ninguem.