PDA

Ver Versão Completa : Entrar na reserva, danifica alguma coisa?



Furious VIPER
01-04-08, 12:26
Senhoras e senhores... tenho uma dúvida qto ao procedimento de entrada na reserva do tanque de combustível.
Toda vez q entramos na reserva.. a moto dá akela engasgada, certo?
Essa engasgada e provocada pelo q? falta de gasolina dentro do cilindro? ou seria no carburador?
Tava pensando aki.. se for por falta de gasolina, a mistura fica mais pobre... com mais ar e menos gasolina.. nessa proporção de mais ar q menos gasolina a tendência é a quebra.
Então, gente q não tem marcador de gasolina.. q fica ali só girando a piroquinha toda hora... pode ter algum comprometimento do motor (mesmo q a looooooongo prazo) ou não tem nada a ver?
Se não tiver nada a ver.. expliquem como funciona a reserva... e como fica a moto no momento do engasgo!
Feitooooo

casali
01-04-08, 12:34
se esta falta de combustível durasse muito tempo sim,
mas isso é por um período muito pequeno, nem chega a alterar a temperatura do cilindo

BrunoDias
01-04-08, 12:41
ela engasga pq falta gazolina msm uaia nao ser que deixa ligado direto na reserva, mas assim, quando ela engasgar eh pq ja acabou tudo

agm2112
01-04-08, 12:47
Dá nada não ....

mantabodyboarder
01-04-08, 13:03
Prejudica sim!

Sempre que minha moto entra na reserva eu noto um prejuízo no meu bolso!

TorteX
01-04-08, 13:18
Acho que não, pq da aquela engasgadinha e ja morre, não seria o caso de tranco ou esquentar muito não...
Meu instrutor da autoescola jurava que não podia deixar a moto entrar na reserva, pq toda sujeira que fica no fundo do tanque ia pro carburador...nunca achei muito nexo nisso não...

Furious VIPER
01-04-08, 13:22
2 situações:


- vc está numa sinaleira (semáforo, farol) e a moto morre pq faltou gasolina (entrou na reserva)... beleza.. a moto morre e pronto.


- vc está na BR, andando a 120km/h.. e entra na reserva... o motor continua girando, mesmo q engasgado.. por alguns metros... até tu girar a piroquinha e voltar a entrar gasolina certinho...

Será q na 2ª situação o motor não sofre algo? Afinal o motor não morre.

Diego.fcs
01-04-08, 13:55
Então Furious, só aconteceu comigo essa 2ª situação mas quando percebo o primeiro engasgo eu já tiro a mão e giro a torneirinha, dou umas bombadas leves no acelerador e a moto fica de boa. Mas procuro evitar.

Como num tenho marcador, de início eu marco com quantos km ela entra na reserva, aí abasteço e zero o hodômetro parcial, quando chegar próximo eu vou lá e encho. Com a bolinha nunca tenho esse problema porq ando sempre com o tanque cheio pra num enferrujar... hehehehehe...

agm2112
01-04-08, 13:59
Não dá nada... funcionar sem combustível não causa problemas, tanto que carros e motos com IE têm sistema de cut-off, que corta o combustível em descidas com motor engrenado. O que estraga é funcionar com mistura pobre por muito tempo.

TorteX
01-04-08, 14:16
Não dá nada... funcionar sem combustível não causa problemas, tanto que carros e motos com IE têm sistema de cut-off, que corta o combustível em descidas com motor engrenado. O que estraga é funcionar com mistura pobre por muito tempo.


Eu tava lendo sobre cut-off ontem, e por mais simples que seja, a ie da fazer/lander não tem...

BrunoDias
01-04-08, 14:28
Não dá nada... funcionar sem combustível não causa problemas, tanto que carros e motos com IE têm sistema de cut-off, que corta o combustível em descidas com motor engrenado. O que estraga é funcionar com mistura pobre por muito tempo.
é verdade, ja li isso msm q nos injetados vc deve deixar engrenado para economizar gasolina :D

Volverine MF
01-04-08, 14:41
Tb acredito que não tenha problema, a não ser que essa falta aconteça com o motor girando mto alto. Ai pode até acontecer do motor quebrar, mas tb, quem anda com a moto assim, acelerando até cortar giro, ta pedindo pra quebrar msm né.

De qualquer forma, essa falta é por mto pouco tempo, pq ou o cara gira a torneira ou a moto morre. Nesse caso o perigo maior esta na moto morrer num lugar movimentado e causar um acidente, ou o cara perder o controle ao tirar a mão do guidão pra fazer a mudança.

O problema msm é como disseram, o motor trabalhar com mistura pobre por longos periodos, ainda mais em giro alto, que é quando o motor é mais exigido e é qdo costuma faltar combustivel. Isso costuma acontecer em carros de arrancada e pode até quebrar um pistão.

Mas ainda acho que é melhor evitar, pra quem não tem marcador, é bom sempre fazer um controle.

Qto ao motor pescar a sujeita do tanque, pra isso é que tem filtro.

Joao XTZ
01-04-08, 14:43
ooo viper danifica e muito seu bolso...valeu... :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
01-04-08, 14:56
Prejudica sim!

Sempre que minha moto entra na reserva eu noto um prejuízo no meu bolso!


ooo viper danifica e muito seu bolso...valeu... :lol: :lol: :lol:
Nem tanto assim né, pior é quando o carro entra na reserva :lol:

Por isso que eu tenho moto :lol:

agm2112
01-04-08, 15:03
Eu tava lendo sobre cut-off ontem, e por mais simples que seja, a ie da fazer/lander não tem...


Isto é um absurto... vamos enviar uma contribuição para o software deles:

"while"(tensão_sensor_borboleta == -5 && (valor_sensor_rotação > marcha_lenta || sensor_neutro != neutro)){
estado_bico_injetor = off
}

Não me parece tão complicado assim ! Certamente existe alguma razão mais interessante para esta "falha" ...

TorteX
01-04-08, 15:44
Isto é um absurto... vamos enviar uma contribuição para o software deles:

"while"(tensão_sensor_borboleta == -5 && (valor_sensor_rotação > marcha_lenta || sensor_neutro != neutro)){
estado_bico_injetor = off
}

Não me parece tão complicado assim ! Certamente existe alguma razão mais interessante para esta "falha" ...


Eu vi no fazeronline, vou procurar o topico e posto aqui...

agm2112
01-04-08, 15:47
Eu vi no fazeronline, vou procurar o topico e posto aqui...



O absurdo q falei não é o seu comentário, e sim o fato da Yamaha não implementar, pois me parece algo simples !

TorteX
01-04-08, 16:04
O absurdo q falei não é o seu comentário, e sim o fato da Yamaha não implementar, pois me parece algo simples !


Sim sim...!! eu intendi!!! falei em procurar só pra mostrar mesmo...

magrao tk
01-04-08, 16:57
Se o motor é 2t e já tá na capa da gaita dá problema sim. Na minha RX quando o motor tava ruim e entrava na reserva dava um barulhão inacreditável no motor, todo mundo olhava apavorado achando que o motor tava se rachando no meio hehehe... principalmente se tivesse numa subida. Coisa de loko mesm...

casali
01-04-08, 17:22
Se o motor é 2t e já tá na capa da gaita dá problema sim. Na minha RX quando o motor tava ruim e entrava na reserva dava um barulhão inacreditável no motor, todo mundo olhava apavorado achando que o motor tava se rachando no meio hehehe... principalmente se tivesse numa subida. Coisa de loko mesm...


Isso porque motor 2t com mistura pobre bate,

vinicius.a
01-04-08, 19:11
"while"(tensão_sensor_borboleta == -5 && (valor_sensor_rotação > marcha_lenta || sensor_neutro != neutro)){
estado_bico_injetor = off
}


agm2112 para desenvolvedor lá na Yamaha NOW!! :lol: :clap:
Já li sobre o sistema cut-off também, e realmente é bem simlpes. Não sei porque não implementaram logo no início (e AINDA não implementaram)... só se a ECU for alguma baratinha e não tem "capacidade" pra isso! :-/