PDA

Ver Versão Completa : História da Honda no País:



hardmen
01-04-08, 13:09
Neste link aqui:

http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=historia&pg=1

Poderemos ver um pouco da história da Bem Sucedida Honda aqui no país, mas encontrei alguns trechos que na "minha opinião" são contraditórios!

Página três da História:

Apenas um ano e meio após as 4 milhões de motocicletas produzidas no Brasil, a Moto Honda atinge a marca histórica dos 5 milhões, o reflexo de um trabalho marcado pelo "constante aprimoramento, aplicação de novas tecnologias e muito empenho para atender um dos maiores e mais exigentes mercados consumidores do mundo".

Todos sabemos que mais de 90% das vendas vem das pequenas, eu não consigo enxergar as novas tecnologias, aprimoramento e sou um completo "Steve Wonder" pra enxergar onde estão os "mais exigentes mercados consumidores do mundo!!! :0_0:

Outro trecho (na mesma página 3)

Em 2003, a Moto Honda inaugurou a "nova pista de testes", no município de Rio Preto da Eva (AM), com o objetivo é aprimorar as motocicletas da marca com a reprodução dos mais diversos tipos de terreno encontrados nas ruas e estradas brasileiras. Anunciou também a ampliação da fábrica de motocicletas de Manaus (AM), representando "mais um grande passo em direção à meta de aumentar gradativamente sua capacidade produtiva".

Partindo do princípio das pequenas (que são as que mais vendem);

Já que tem tantas CGs nas ruas, por que não fazer uma pesquisa de mercado com quem usa a moto de verdade, ao invés de "investir" em uma pista de teste e em pilotos, já que algumas motos saem de fábrica com problemas crônicos (barulho de ferro em atrito da corrente "Twisters e Stradas"), por quê não pegar a grana do investimento em uma pista simulando as "condições das estradas Brasileiras", sendo que o que mais tem rodando nas "Reais Estradas Brasileiras sem condições", são motos da Honda (CGs em sua maioria)???
Não seria melhor ouvir de um motociclista, moto frete, coxinha, etc... o que poderia ser modificado pra melhor atender à quem está com a moto diariamente
(vai que esses caras pedissem um contagiros, um disco dianteiro e uma partida elétrica pelo mesmo preço de uma FAN)??? ]:) ]:)

Quanto a frase alí no último parêntese, parece que é só mesmo o que importa, vender, vender e vender... :s

Eu duvido que se a Yamaha não chegasse com MT03/01, Fazer 600N/S, Bandit´s vindo injetadas e refrigeradas à água, que a Hornet seria atualizada aqui no país, que seria a mesma H6 européia a nova Hornet, no máximo, lançariam uma H6 branca ou azul e ponto...

Comentem (não peguei pesado não heim tortex, jecastro, oldskullo... ...esse é só o meu ponto de vista). ;)

TorteX
01-04-08, 13:15
A Hornet não veio por causa das concorrentes, iria vir de qualquer jeito, pois ela parou de ser fabricada em todos lugares, não sei explicar qual foi mesmo, jaja o jecastro explica a situação dela...

Joao XTZ
01-04-08, 13:27
pelo q eu sei a velha hornet nao seria aprovada pela nova norma do Promot...q entra em vigor em 2009,,,por isso veio a NOVA...excelente topico Hardmen,,,valeu... :lol: :lol: :lol:

jecastro
01-04-08, 15:37
A Hornet não veio por causa das concorrentes, iria vir de qualquer jeito, pois ela parou de ser fabricada em todos lugares, não sei explicar qual foi mesmo, jaja o jecastro explica a situação dela...


Ela saiu porque o motor do modelo até 2007 era fabricado na itália e não era mais fabricado;

Diego.fcs
01-04-08, 17:17
Qualquer moto nessas pistas de testes que é mais lisa e nivelado que o tapete de casa é boa. Eu sou a favor de ter uma motocicleta de trabalho tipo FAN com um motor varetado e (com acessórios úteis: cavalete...) tudo mais que aguenta muito mas me vem a pergunta: Será que desde o primeiro modelo da cg até agora esse motor num teve nenhum avanço tecnológico?? Ou os caras da época eram muito fodas ou os de hoje são meio ruins.

Também acho muito mais interessante uma pesquisa de mercado, mas eles nunca fazem isso...

Cyber
01-04-08, 21:14
Qualquer moto nessas pistas de testes que é mais lisa e nivelado que o tapete de casa é boa. Eu sou a favor de ter uma motocicleta de trabalho tipo FAN com um motor varetado e (com acessórios úteis: cavalete...) tudo mais que aguenta muito mas me vem a pergunta: Será que desde o primeiro modelo da cg até agora esse motor num teve nenhum avanço tecnológico?? Ou os caras da época eram muito fodas ou os de hoje são meio ruins.

Também acho muito mais interessante uma pesquisa de mercado, mas eles nunca fazem isso...


Estou com minha segunda CG, e posso afirmar que sempre o motor desta foi mudado e sofreu evoluções, um exemplo são as valvulas, pegarei isso apenas pra digamos que ilustrar as alterações.

Na cg2002 (verde) que estou reformando, tem 2 molas em cada valvula reforçando o motor e previnindo o flutuamento delas e consecutivamente a quebra da mesma. Já a 2003, vem com mola unica, flutua valvula fácil se ficar lacrando o acelerador. E tem um risco bem maior das valvulas quebrarem.

Outra diferença fácil de notar é a biela, uma é mais longa que a outra, e a da 2003 era pouca coisa mais fina do que a da 2002 que estou agora. Além disso existem mudanças no carburador, no cdi e assim vai. Estéticamente são as mesmas, assim como a ybr, que a pouco tempo mudou o desenho de suas carenagens mais aparentemente é "igual" a sua primeira versão.

Christian
01-04-08, 21:25
Eu sou obrigado a concordar com o Hardmen em partes. ;)

Concordo que houve um avanço tecnologico desde as primeiras CGs até as motos de hoje, mas falar em "um dos maiores e mais exigentes mercados consumidores do mundo"??????? Por favor né gente. :NOOK:

Esse negócio de pista de teste é bucha, os caras só ficam rodando lá com a moto dando cacete ou não e dizem se a moto tá boa ou não.
O negócio eera fazer testes nas principais ruas e avenidas das grandes cidades, enfrentando engarrafamentos, corredores, buraqueiras e tantas outras coisas "boas" que só nossas estradas oferecem. :NOOK:

oldskullo
01-04-08, 21:28
Prometo que não vou pegar pesado :lol: :lol: :lol:

Mas senti nesse tópico uma certa...

http://bp2.blogger.com/_cGRzRp1AiZU/Rkx6fDeQeAI/AAAAAAAAAEI/OhUQKMFwZWc/s320/dor+cotovelo.jpg

http://img407.imageshack.us/img407/2839/dorcotovelolg6.jpg

http://bp0.blogger.com/_ezaUKpkJ4Tc/RiD7v_evqaI/AAAAAAAABZg/00b_Orn1r3Q/s320/Cotovelo.gif

hehe, não passa pela sua cabeça que, como é que um cara gasta $6k numa moto pelada se pode pegar uma Suzuki por $500 a menos.. E porque eles estão satisfeitos :lol: :lol:

Mas infelizmente a prática é comum tanto na honda quanto na Yamaha (essa que só agora tá começando a mudar seu conceito de mercado de motos).

È prática de mercado, a [coloque o nome da montadora aqui pode ser, yamaha, suzuki, Fim, traqz] faria o mesmo se tivesse na liderança. É justificável?

Bem...

A marca Honda, pra motos (no nosso caso) tem um valor muito grande e é esse valor que pagamos tanto na nova quanto na usada, que foi construído desde a década de 70-80.

Do ponto de vista tecnológico, a gente pode dizer que ela evoluiu sim, pra aguentar os trancos das nossas ruas e a falta de cuidado dos donos que muitos deles não estão nem aí e a única exigência que ele faz é de ter a moto andando custe o que custar. E como se faz isso? como o Cyber falou, coloca uma mola ali, um retentor a mais aqui, incentiva o mercado de paralelos (2a. linha, não roubados) pra fazer o custo de manutenção ficar mais barato...

Pra esse perfil de comprador, a Honda serve e vem servindo desde então.

Pra outras pessoas, a marca serviu porque agradou ao gosto pessoal e isso não depende de marca. É a mesma coisa do pulatampinha que viu a Dafra, se apaixonou e comprou a moto.

Já pra ti, Hardmen, que é um cara mais exigente, preferiu a Yes porque tem um pouco mais de tecnologia (o painel dela comparado ao da CG dá dó), roda de liga, iluminação na bateria (e não no magneto) além do preço.

O que dá pra ser feito é o que está começando agora: diversificação. As orientais tão chegando aí com tudo e se têm um pouco ou mais respeito ao consumidor prometem, e muito.

Grande abraço!

hardmen
01-04-08, 22:38
Prometo que não vou pegar pesado :lol: :lol: :lol:

hehe, não passa pela sua cabeça que, como é que um cara gasta $6k numa moto pelada se pode pegar uma Suzuki por $500 a menos.. E porque eles estão satisfeitos :lol: :lol:
Grande abraço!



Pôxa Old, dor de cotovelo foi FODA!!! :NOOK: :lol: :lol: :lol:

Quanto ao lance dos satisfeitos, você já ouviu falar no "efeito manada"??? ;)

http://tirosnoescuro.blogspot.com/2006/11/o-efeito-manada.html

Abraços...

Cyber
01-04-08, 23:50
O old chegou num ponto legal, realmente quem está na liderança nem sempre se preucupa tanto com inovações e novas tecnologias, pois tem um pensamento que se não der certo pode diminuir as vendas e dar prejuízo a empresa. Comparem a propria honda com seus carros, totalmente diferente do que faz com as motos, porque? simples, não é lider de mercado, tem que lutar pra tentar subir no conceito do povo e vender mais. Um exemplo carros como fit e civic, o fit por ser um carro digamos que mais "popular" é muito bom, economico, confortável, cheio de esquemas tecnológicos que realmente não da pra julga-lo como um carro pequeno. O Civic, nem se fala, um dos mais tops do país. Agora infelizmente nas motos o valor aumenta e a tecnologia não acompanha da mesma forma.

A yamaha não estava muito diferente, estacionou com a crypton ybr e tdm e virago por muuito tempo, talvez com o crescimento das motos "baratas" como yes e outras chinesas, inclusive a sundown, resolveu mecher-se e foi feliz. Lançou a fazer, primeira pequena injetada do Brasil, causou um verdadeiro "auê" no mercado, se via fazer saindo "mais" do que pão em padaria, e assim ficou e resolveu investir em um segmento bem procurado pelo mercado que é o supermoto ou motard, os que sentiam-se em dúvida com a stx sm, ganharam uma opção com toda segurança que a marca yamaha pode oferecer e agora, mais uma vez com uma jogada muito feliz lançou-se a Lander SM, com toda qualidade e beleza das tão sonhadas motos "estrangeiras". Sendo assim a tão reclamada falta de opções agora começa a ser sanada, e creio que o mercado melhore, pois felizmente o povo anda ficando mais exigente, e as grandes começaram a acordar pois as pequenas estão tomando mercado.

Mas por exemplo uma coisa que sempre no comercial da yamaha tem enfase é o "novo" sistema anti-vibração, mas se tiverem conhecimento de um mecânico vão ver que desde as primeiras ybr's jah tem isso. E assim como a honda a yamaha só tava mudando grafismo e carenagem, agora resolveu se mexer, vamos ver a honda o que lança, fora a hornet.

nuautocustoms
02-04-08, 00:05
Faço das palavras do Cyber as minhas.

Omercado das pequenas está ficando cada vez mais competitivo, e quem colocar produtos diferenciados, com tecnologia e suporte vão crescer e muito, ai os grandes vão começar a se mexer e as coisas realmente vão acontecer!

Que venham as novidades!

Jimmy1979
02-04-08, 08:52
Eu falei uma vez isso e vou falar de novo ... a Romda não está preocupada com a concorrencia. Eles tem 73% do mercado. Os outros tem que correr atras. A nova Hornet só veio pq eles não tiveram escolha e comercializam aqui a GOLDWING e a CB1300 por comodismo de ter sua montagem aqui no Brasil e ter o corredor de exportação para américa latina. resumindo...não era diretamente para o mercado brasileiro.
Eles não pensam em lançar uma média de 300cc pq a atual TW vende como água no deserto, além de não terem nenhum motor parecido em outros países para adaptação, como fizeram com o motor da Falcon que era da antiga XR 400 e não um melhoramento da Sahara como muitos acreditam. Eles preferem fazer uma @#$% de uma pista e vir com hipocrisia pra cima dos consumidores, do que conceber um novo motor ou inovar no mercado como seus concorrentes. |:( :NOOK:

Sobre a história da romda brasil em si, eu não falar nada por respeito a quem gosta da marca ... :k :stop: |:(

Diego.fcs
02-04-08, 09:56
Concordo que teve pequenas modificações desde a primeira CG até hoje por exemplo, mas pego como exemplo os carros. Na década de 70 o carro popular da volks era um fusca 1.500 compara ele com um gol 1.0 hoje. Compara um fiat 147 1050 com um palio zero 1000 e veja as diferenças. Concordo que a Honda é uma ótima montadora, produz motos muito boas, só que como ela ficou um bom tempo "sem" concorrência por aki deu uma estacionada e parou um pouco no tempo. A Yamaha sempre teve chance de lutar de igual pra igual mas nunca investiu na briga mesmo, produziu motos meio quietos e deixou de fabricar modelos muito interessantes que fazem falta hoje como TDM225 e Virago. Agora que o mercado está começando a ficar bom onde cada mês praticamente tem uma novidade e uma marca nova, tá certo que muitas irão crescer e outras poderão quebrar. Só acho que a honda deve se preocupar desde já com isso porq tá ficando para trás, a não ser que eles tenham uma carta na manga muito da boa e estão esperando.

agm2112
02-04-08, 13:11
Concordo com todos ... acho que 90% do povo que compra uma 125cc, quer economizar cada centavo. Cansei de ver em motopeças, gente choramingando pra pagar 10 reais numa lona de freio da Cobreq acabando por levar uma lona feita num fundo de quintal por 7 reais, numa fantástica economia de ..... 3 reais. Pra este público, a Honda atende totalmente, afinal manutenção é o seu forte. Mas os outros 10% do povo ... têm outras prioridades. Se eu fosse comprar uma 125cc 0km, a Honda seria uma das minhas últimas escolhas, com Suzuki e Yamaha (e quem sabe Sundown, Dafra, etc) liderando com folga. Isto não significa que as 125cc da Honda são ruins... elas só se destinam a outras pessoas q não eu, afinal a moto não é meu veículo de dia-a-dia, e mesmo que fosse, eu conserto tudo em casa e compro peças por Sedex de qualquer forma.

Fernando Oliveira
04-04-08, 10:49
O agm2112 tocou na ferida... é isso mesmo, a honda tem seu público que quer gastar pouco com peça e quer uma moto robusta ainda que abra mão do conforto. Para quem trabalha com moto ou a usa todos os dias, o valor das peças fazem toda a diferença do mundo, pois são trocadas com freqüência. A minha moto (YES) uso muito pouco e consequentemente o desgaste é mínimo, tá tudo sempre brilhando, sem amassados e só se troca peça nas revisões, diferente de quem roda 200km por dia como muito motoboy. É como as empresas que compram gol branco e pelado para sua frota, é resistente, relativamente barato e manutenção farta e barata! ;)

allbass
04-04-08, 11:51
Eu so comprei Honda pq nao axei nenhuma moto Igual a 150sport ate o R$7800,00
titan eu acho uma moto muito feia, mas com certeza minha proxima moto nao sera honda,
a nao ser que haja uma revolução nos proximos anos na honda, so a assistencia tecnica dela
e a pior coisa q eu ja vi

ammanzoli
06-04-08, 15:27
essa questão, se avanços, nao sei muito sobre a CG, so que da biz 100 para 125, teve infintas diferenças a maior dela e que com apenas 4000 rpm a biz ja conseguiu seu torque máximo, enquanto a cg so conhece em 7500 a 8500 rpm