PDA

Ver Versão Completa : Moto com duas baterias em paralelo



Jimmy1979
04-04-08, 12:50
Caros irmão ... estamos aqui reunidos para mais uma dúvida... :-/
Seguinte.
Trabalho em locadora de veículos e temos motos contratadas para "policia". :OK:
Então, essa coisas são HONDA FALCON com rádio transmissor e sistema de advertencia em led's. Os rádios tem consumo contante de 0,75 ah, de recepção de 5ah e disparos de até 7ah e os sistemas de luzes consumem 0,5ah além da sirene de 100db...enfim ... tem um monte parafernalha ... Devido esses componentes estarem ligados diretamente a bateria da moto ( original é 12v 6ah) se deixar a moto desligada com isso tudo ligado, receber uma chamada e dar o retorno..puff .. já era a bateria. Sendo assim, os motores ficam ligados em marcha lenta, no pézinho mesmo, durante muito tempo, até mesmo horas, atingindo super aquecimento e fundindo estatores, fritando retificadores e batendo saia de pistão com quilometragens ínfimas ... (retifica completa com 15000 km) :(. Tive a idéia de fazer um teste em uma delas, instalando uma bateria de No break de 12v 7ah, soldando um suporte diretamente no quadro, no vão do para-barro traseiro ligando-a em paralelo com fio de 3,5 mm e terminais isolados. :OK:
Como está ligado em paralelo, a corrente aumentou de 6 para 13Ah ... mais que o dobro. Aparentemente resolveu como uma luva, mas a moto as vezes parece possuida pelo demonio ... apaga do nada, volta a funcionar do nada, já fizemos vários testes eletricos e mecanico e nada aparece. :0_0:
Sabemos que alternador não suporta carregar as duas, mas como trocamos de baterias a cada 6 meses mesmo, é o que menos importa. :stop:

Dai surge a duvida:

Essa gambiarra que fiz pode trazer algum problema sério ? Pode haver algum dano em outros componentes elétricos ??? Quem é o serzinho das trevas que está na moto ? :k

ps. Ahhh o fusivel de saida permaneceu inalterado. (15 AH)

Desde já meus sinceros agradecimentos :G
Abraços PN

PenPen
04-04-08, 12:55
teoricamente não, se o fusivel continua o mesmo ^^ a parte elétrica da moto só vai puxar a corrente necessária, e se essa passar do limite o fusível entra na jogada :clap:

Jimmy1979
04-04-08, 17:58
Justamente ... mantive o fusivel de 15Ah mesmo para isso mesmo.

jjacob
04-04-08, 18:00
Cara o lance é fazer um esquema com alguns diodos de potencia para que quando o motor esteja desligado os acessorios apenas usem uma das baterias e não as duas, assim mesmo com a moto parada pode usar o radio sem problemas de a bateria não conseguir dar a partida depois.

Jimmy1979
05-04-08, 08:41
hummmmm ... tentei uma vez algo parecido, mas apenas uma bateria nao suporta só os aparelhos. :s
A corrente que utilizam durante uso é muito grande. A bateria não consegue se regenerar, dai fica sem comunicação, dai os "caras" ficam doidos, dai ligam a moto denovo e deixam parada funcionando só para ver o motor fumaciar |:(. O grande problema mesmo não é ter duas baterias, mas não ter espaço para colocar uma bateria de corrente acima de 12Ah que está é pelo menos 40% maior que a original. Por isso coloquei duas em paralelo, para dar a corrente sufiente para funcionar tudo "normal" ao mesmo tempo.
Mas o que me incomoda é o fantasma que está nela de o motor parar do nada e voltar a funcionar do nada ... :0_0:

francescotorres
05-04-08, 23:09
Fotos????

ammanzoli
06-04-08, 15:43
bom nao era para altera em nada, mas vc ja verificou se tem algum mal-contato , ou nao ta fexando curto em algum lugar antes do fusível(um final mal isolado por exemplo)

Diego.fcs
07-04-08, 10:26
Pois é cara, acho que num tem problema nenhum isso que vc fez mas é estranho acontecer isso. Num daria para colocar pelo menos umas 2 dessas de No-break dentro do baú que eles tem na moto??

Quando problemas impossíveis acontecem são sempre soluções impossíveis que resolvem, o chicote tá ligado na bateria original né??? Tenta ligar ele na de No-break para testar e liga a original ligada somente na de No-break.

Jimmy1979
07-04-08, 16:26
bom nao era para altera em nada, mas vc ja verificou se tem algum mal-contato , ou nao ta fexando curto em algum lugar antes do fusível(um final mal isolado por exemplo)


Já olhei todos, um por um, testando com multimetro ... só os compoentes de iluminação que não vi devido perder garantia do produto se meter os dedos .....


Pois é cara, acho que num tem problema nenhum isso que vc fez mas é estranho acontecer isso. Num daria para colocar pelo menos umas 2 dessas de No-break dentro do baú que eles tem na moto??

Quando problemas impossíveis acontecem são sempre soluções impossíveis que resolvem, o chicote tá ligado na bateria original né??? Tenta ligar ele na de No-break para testar e liga a original ligada somente na de No-break.


Dento do baú não rola ... os "puliça" alegam que usam todo o espaço disponível do bauzinho, além do mais, se colocarmos vai dar *&#da. Tem muito marmanjo que é igual criança, tem que usar os dedos para olhar, dai já viu se o oficial me inverter os fios né .... ?!?!?! :0_0:
Quanto a ideia de inverte a ligação do chicote até posso tentar.... vamos ver ....... :k

rockerva
07-04-08, 16:33
O sistema car system tem uma segunda bateria um pouco menor que a bateria da moto. Seria legal se tu conseguisse colocar na Falcon uma segunda bateria e esta segunda bateria seria exclusiva para o sistema de rádio, uma bateria independente da bateria do veículo. Tem que ver como é feito o sistema de recarga da bateria do car system e tal. Acho que é uma coisa interessante pra ti olhar.

agm2112
07-04-08, 16:38
Esse esquema do diodo de potência é interessante. Usam isso nos carros que tem som monstro, pra descarregar só a bateria auxiliar. O problema desses diodos é que são caros e difíceis de se conseguir. Mas pra uma Falcon, deve ser bem mais tranquilo, pois a corrente é menor. Vale uma pesquisada.

ammanzoli
07-04-08, 19:05
Já olhei todos, um por um, testando com multimetro ... só os compoentes de iluminação que não vi devido perder garantia do produto se meter os dedos .....


cara a minha tava com esse mesmo problema de desligar e ligar do nada, e o problema tava no conector da ignição com restante da parte elétrica, os caras da honda levaram uma pau para ver mexeram e tudo e o problema tava no conetor que as vezes dava mal contato a solução foi elimina e colocar direto, para nao acontecer de da mal contato novamente

ammanzoli
07-04-08, 19:07
da uma olhada noz conectores se estão bons

uedaa
08-04-08, 05:45
acho que o melhor é vc fazer uma bateria tipo no-break ou com mais amperes, que caiba na moto mas,individual só para o radio com alimentação externa tipo (fonte contínua) para recarregar...pois acho que 2 baterias carregando sobrecarregariam o sistema tipo teria que andar muito para recarregar, e a pane eletrica da moto acho que seria outro defeito fios ignicao por ex, curto circuito tambem faz ela cortar ou tbm sobrecarga do alternador(estator). vc pode colocar uma chapa ou furar a carenagem para colocar o encaixe do fio para recarregar,para nao inverter a polaridade vc compra conectores tipo de celular antigo, parafusadeira onde o positivo é interno e o negativo externo,geralmente fazem isso em jet ski pois ficam muito tempo parado,se eles adptaram esse radio tbm tem se adptar a colocar na tomada he,he,he esse esquema de colocar diodo do agm tbm é uma boa esses alternadores mais antigos para carro têm e sao baratinhos pergunte para qualquer auto-eletrico que eles sabem mas é aquilo as vezes pode sobrecarregar...espere ter ajudado...

Didi
20-06-12, 18:13
Pra quem tem duvida se da certo, eu posso dizer que da sim. Se vai dar algum problema posterior eu nao sei, mas ate agora ainda nao deu nada!
Eu coloquei por causa do alarme que roubava carga. Eu nao ando mto e quando ia ligar, a bateria estava quase zerada e a moto nao pegava, entao tive essa ideia coloquei uma de nobreak em paralelo e funcionou, agora é bater e pegar! Acho que resolveria o problema de quem tem xenon tbm! Tem o problema de a moto nao carregar as duas, entao eh so comprar um carregador de bateria, tem uns proprios para moto, é barato e pequeno, tipo carregador de celular!!!

Rafael WF
20-06-12, 19:58
Meu bruxo, pode liga sem problemas, mas liga em paralelo, se vc ligar em serie vai pra 24v e cai a casa.
A corrente da sua moto cvai aumentar se vc clocar duas baterias, mas o estator não vai dar conta de carrega as duas baterias =/
e deixa a lenta das motos meio alta, que com isso da um certo "ganho" na corrente daas motos

uedaa
21-06-12, 10:24
Este post é de 2008.

dbastos
21-06-12, 10:30
Este post é de 2008.


direto do túnel do tempo!

KKKKKKKKKKKKKKK

Mas o tópico é ate interessante :p

Rafael WF
21-06-12, 13:46
caraii nem vi kkk

ThiBecker
21-06-12, 13:54
Seria muita ignorância ligar em série... rs
Poxa, tbm nem notei que o tópico era de 2008... tava lendo aki de boa.. kkk

- - - Updated - - -

Owww didi coveiro! kkkk!

magrao tk
21-06-12, 14:24
Quem disse que não carrega 2 baterias em paralelo???

A bateria original da minha RX125 é de 2,5A. To usando uma de nobreak de 7A. É uma, mas seria com se tivesse ligado outra de 4,5A em paralelo. Carrega perfeitamente!

O problema não é carregar a bateria. Se o estator não é forte, só demora mais a carregar.
O problema é a quantidade de coisas ligadas consumindo a bateria constantemente.
Quando é pisca, luz de freio e buzina, o estator vai carregando firme nos intervalos em que não estão acionados. Quando ligamos uma ou mais coisas dessas em que o estator já foi projetado pra manter só vai ser mais demorado a carga, mas como não ficam ligados constantemente não há problema.

Isso to dando como exemplo uma RX, uma DT, uma CG... em que o farol, parte constante ligada, NÃO é na bateria.
Na Falcon o farol é pela bateria (?) O estator então é mais parrudo. Ou seja, pra todo sistema da moto dá conta, mas pra manter mais coisas ligadas no circuito que é o problema! E não por ter 2 baterias pra ligar. Pode botar uma bateria de caminhão que vai carregar, só leva mais tempo! Se carregar 100% em um carregador externo pode usar uma bateria enorme que vai carregar! Só que como o consumo das coisas a mais ligadas o estator não vai dar conta 100%, mas a autonomia vai depender da capacidade das baterias.