PDA

Ver Versão Completa : GPS: como fica numa moto



Carlos_Biker
13-09-05, 10:43
Para quem tem curiosidade em instalar um GPS em sua moto (neste caso um GPS marca Garmin, modelo eTrex Legend, serve em outros da série eTrex, outros modelos precisam de suporte diferente), vai aquí uma idéia para instalar ela no guidão da Strada, aliás esse foi o melhor lugar que encontrei para instalar ela:
http://img.photobucket.com/albums/v414/chkubota/gps.jpg

Detalhe do suporte:
http://img.photobucket.com/albums/v414/chkubota/gps1.jpg

Tampa traseira do GPS:
http://img.photobucket.com/albums/v414/chkubota/gps2.jpg

Detalhe do encaixe:
http://img.photobucket.com/albums/v414/chkubota/gps3.jpg

Este tipo de tampa traseira NÃO serve:
http://img.photobucket.com/albums/v414/chkubota/gps4.jpg

Antes que perguntem, já respondo o seguinte:
- o GPS utiliza sinais de satélites militares americanos;
- no mínimo 3 satélites para posicionar (no total são cerca de 30 satélites ao redor do planeta);
- não precisa pagar nada para usar esses sinais, é de uso livre;
- não funciona em lugares fechados;
- perde muito a precisão no meio de árvores altas, prédios altos e nuvens densas;
- a precisão no Brasil em dias claros sem nuvens varia de 7 a 10 metros;
- quando é do interesse deles, eles podem degradar o sinal, perdendo a precisão, indo para quase 100 metros de tolerância;
- existem GPS com e sem mapa de fundo (os mais baratos);
- poucas cidades possuem suas ruas digitalizadas disponíveis para GPS (só algumas grandes cidades);
- somente as principais estradas foram digitalizadas no Brasil;
- o grupo Tracksource disponibiliza gratuitamente mapas para GPS Garmin;
- um aparelho novo (com NF) com opção de mapa, gira em torno de R$ 900 (no MercadoLivre já ví por uns R$ 600, mas era usado ou sem NF);
- geralmente funcionam à pilha, aceitam fonte externa, são resistentes à água, comunicação com computador e luz de fundo.

ricardocatalunia
13-09-05, 10:46
bem interessante. pena qué é caro..

se eu fosse comprar um seria o de mapa de fundo..
é mais útil.. o outro deve ficar meio sem graça.

TRW
13-09-05, 10:54
fod he o preçoooo

César
13-09-05, 11:19
Cara, q chique! Ficou muito bacana na moto, queria comprar um desses, pras viagens por aí deve ser demais. Já penso vc falar, eu fui numa cachoeira deserta muito loka, fica em N19*48'22"
Esse seu tá vendendo no Mercado Livre, 510 pilas: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=32451808

Zanca
13-09-05, 12:26
kra isso é muito da hora e ficou show o seu

Ramiro
13-09-05, 14:16
Ta mas os que não possuem mapa eh soh para tu poder te localizar pelo globo neh... tipo... to em tal posição.. será que tem serviço do tipo.. quero saber em que posição do GPS fica tal restaurante em tal cidade..

Os que possuem mapa sim são filé... é muito legal.. mas naum sei se vale a pena pelo preço..

Marvila
12-03-08, 23:51
Tópico antigo: assunto para quem gosta de aventuras...

Outro dia tava lendo sobre uma aventura do agm2112, em setembro de 2007, na Cachoeira da Fumaça e Visconde de Mauá (muito bem relatado, diga-se de passagem). Ele fez referência a este fantástico equipamento: GPS.

Creio que seria uma boa os que tem experiência dar umas dicas de utilização...
Exemplo: há algum cabo que é conectado em algum lugar na moto ?
Determinados trechos/caminhos só conseguimos fazer/descobrir se alguém já tiver feito anteriormente e ter "gravado" ?

agm2112
13-03-08, 08:38
Exatamente como eu levo o meu GPS ... mas eu uso um outro suporte, que fica preso a um dos cabos do aceleraror.

agm2112
13-03-08, 08:43
Tópico antigo: assunto para quem gosta de aventuras...

Outro dia tava lendo sobre uma aventura do agm2112, em setembro de 2007, na Cachoeira da Fumaça e Visconde de Mauá (muito bem relatado, diga-se de passagem). Ele fez referência a este fantástico equipamento: GPS.

Creio que seria uma boa os que tem experiência dar umas dicas de utilização...
Exemplo: há algum cabo que é conectado em algum lugar na moto ?
Determinados trechos/caminhos só conseguimos fazer/descobrir se alguém já tiver feito anteriormente e ter "gravado" ?

Você pode pegar uma tomada de 12V da moto pro GPS não precisar de pilhas (adaptando um daqueles pra isqueiro de carro), mas eu uso pilhas recarregáveis comuns. Dura cerca de 2 dias. Num carro normalmente é necessário uma antena externa, pois o teto bloqueia o sinal dos satélites. De moto não precisa ....

Se o trecho em que vc estiver não constar no mapa, vc irá andar por um "espaço em branco" no GPS, e ele irá registrar sua passagem no tracklog, que é um arquivo texto (XML) que associa as coordenadas atuais com data/hora. Foi o que aconteceu comigo lá em Fumaça. Quando cheguei em casa, enviei o tracklog para o tracksource, que são os "mantenedores" de mapas para GPS no Brasil. Agora meu trajeto foi registrado, e irá aparecer futuramente nos GPSs que passarem por lá !

Japaparadoxx
13-03-08, 22:22
Usa um navy logo.

agm2112
13-03-08, 22:42
Usa um navy logo.


???

nuautocustoms
14-03-08, 11:28
Muito legal cara!

Acho que vou comprar uma pra colocar no carro, acho muito bala!

Muito bala o lance do tracklog.

Parabéns!

Abração cara!

Japaparadoxx
14-03-08, 20:16
???


Navegador, mostra a localização no mapa, vc digita o numero da casa ai ele mostra o caminho mais perto.

Isso ai nao tem função nenhuma além de enfeite.

agm2112
14-03-08, 20:56
Navegador, mostra a localização no mapa, vc digita o numero da casa ai ele mostra o caminho mais perto.

Isso ai nao tem função nenhuma além de enfeite.


??? Qualquer GPS que se preze, inclusive esse da foto faz isso ... basta ter os mapas roteáveis instalados. Esses "navigators" da vida, se não forem náuticos, irão estragar na primeira chuva, pois não são a prova dagua ... peno menos não conheco nenhum. E GPS náutico, além de ter funções específicas pra barcos, é náutico, e produto náutico se cobra em dolar e com um zero a direita.

gudex
15-03-08, 09:38
Axei meio estranho, mas cadum cadum

Joao XTZ
15-03-08, 21:12
eu nprefiro um com o mapa na tela isso ai p/ mim eh grego...valeu... :lol: :lol: :lol:

agm2112
17-03-08, 08:15
eu nprefiro um com o mapa na tela isso ai p/ mim eh grego...valeu... :lol: :lol: :lol:


Mas é isso q estou falando ... hoje em dia qualquer GPS tem mapa na tela, mas pra uso em moto tem que ser um a prova de choque e a prova d´água. Até aqueles E-trex mais simples (o meu) já funcionam com mapa e fazem rotas, busca de POIs (pontos de interesse), etc.

Joao XTZ
17-03-08, 17:51
eh verdade isso ai sem mapa p/ mim eh uma ... vou nem falar a palavra...valeu... :lol: :lol: :lol:

gudex
17-03-08, 18:38
João e seu "valeu... :lol: :lol: :lol:" qqr hora vai dar um **** furo

PenPen
18-03-08, 00:15
puts eu tenho gps aqui mas nem ferrando que eu deixo ele plugado na moto .. vai que levam a parada quando eu parar em um sinal heheh

Doidooo
18-03-08, 00:37
putz...isso pra mim ia se muuuito útil...so mais perdido que surdo em bingo...

Japaparadoxx
18-03-08, 01:19
??? Qualquer GPS que se preze, inclusive esse da foto faz isso ... basta ter os mapas roteáveis instalados. Esses "navigators" da vida, se não forem náuticos, irão estragar na primeira chuva, pois não são a prova dagua ... peno menos não conheco nenhum. E GPS náutico, além de ter funções específicas pra barcos, é náutico, e produto náutico se cobra em dolar e com um zero a direita.


Quando eu disse navy, me referi a ser parecido com os daqui, mostram o mapa em cores e 3d, e nao dependem de instalação. Nao sao aqueles com imagem igual do gameboy.
Aqui muitos carros utilizam isso, quase todos 90 % deles. Vc digita o numero da casa do destino e ele te mostra a rota no mapa. Acusa radares, placas, farois, e a mão que vc deve seguir.
Tem para motos também.
É disto que eu quiz dizer.

Nao sao aqueles com imagem igual do gameboy.

E muito menos produto náutico se cobra em dolar e com um zero a direita. :)

Mas nem sei pq comentei sobre o navy, nao sei nem se existe no Brazil.

agm2112
18-03-08, 08:46
Quando eu disse navy, me referi a ser parecido com os daqui, mostram o mapa em cores e 3d, e nao dependem de instalação. Nao sao aqueles com imagem igual do gameboy.
Aqui muitos carros utilizam isso, quase todos 90 % deles. Vc digita o numero da casa do destino e ele te mostra a rota no mapa. Acusa radares, placas, farois, e a mão que vc deve seguir.
Tem para motos também.
É disto que eu quiz dizer.

Nao sao aqueles com imagem igual do gameboy.

E muito menos produto náutico se cobra em dolar e com um zero a direita. :)

Mas nem sei pq comentei sobre o navy, nao sei nem se existe no Brazil.




Sim, aqui no Brasil existem os "navigators", até uns chineses bem baratinhos, mas em qualquer um se instala o mapa, afinal os dados sobre os mapas estão sempre se atualizando, novos endereços surgem, ruas e estradas se alteram. A possibilidade de se instalar mapas é uma necessidade, principalmente aqui no Brasil, de dimensões tão grandes, onde os mapas ainda estão em fase quase inicial de desenvolvimento. Algumas cidades grandes já tem mapas bem completos, enquanto outros ainda nem existem. Creio que o único lugar onde se consegue mapas decentes para GPS no Brasil é no www.tracksource.org, mas só no formato da Garmin. Não sei se dá pra converter pra outros formatos. Os outros mapas são só de ruas principais e estradas.

Para não ter imagem de gameboy é só pagar um pouco mais, mas hoje em dia a diferença de preço é bem pequena. De qualquer maneira, prefiro a imagem de gameboy com um mapa Tracksource cheio de detalhes do que um mapa 3D com milhões de cores e altíssima resolução só com as ruas principais.

Japaparadoxx
18-03-08, 11:23
De qualquer maneira, prefiro a imagem de gameboy com um mapa Tracksource cheio de detalhes do que um mapa 3D com milhões de cores e altíssima resolução só com as ruas principais.


Pois é, é o Brazil.

ammanzoli
20-03-08, 12:07
a e galera mas na falta do GPS usa o gratuito da net o google map, tb e muito show de se usa

uso ele semanalmente, pois quando estou querendo ir no lugar e nao conheço sempre olho nele e chego la certinho rsrs