PDA

Ver Versão Completa : Dutos do coletor: polir ou não polir?



Fábio Augusto
13-09-05, 23:51
Essa questão sobre polir ou não dutos de admissão e escapamento em motores é realmente muito discutida. A principal razão desta discussão é o argumento de que o polimento seria prejudicial, pois levaria o escoamento a se tornar laminar, prejudicando a emulsificação do combustível (o ato de o combustível se misturar ao ar, de forma a perder a característica de gotinhas dispersas e passar a se comportar como um gás, compondo a mistura). E parece um argumento sólido.

Por outro lado, os defensores do polimento argumentam que ele torna o escoamento laminar, permitindo maior vazão. Mesmo com o desperdício de combustível pouco emulsificado, isso se justificaria pela possibilidade de contornar a perda de capacidade energética (devido à menor eficiência de queima de uma mistura pouco emulsificada), aumentando a quantidade de combustível na mistura. Isso aumenta -- em termos estatísticos -- a quantidade de combustível queimado, apesar do desperdício. Mas, quando o que se quer é potência, tudo é válido. Este parece também outro sólido argumento.

Tudo não passaria de uma questão de escolha entre ter mais potência, desperdiçando combustível, ou ter menos potência, com maior eficiência. O fato é que ambos os argumentos estão errados e essa discussão é, de certa forma, infundada e desnecessária.

Ambos estão errados porque são baseados em uma suposta laminaridade do escoamento no interior dos dutos de admissão do motor, mas isso está longe de ocorrer. O escoamento dento de um coletor é de alta velocidade em um duto com muitas curvas e acidentes -- borboletas, sensores, difusores. Além disso, é um escoamento pulsado, devido à abertura e fechamento das válvulas, ou seja, nem de longe tem chance de ser um escoamento tranqüilo, como é exigido para se formar um fluxo laminar.

Mas uma coisa é verdade: realmente são observados ganhos de potência quando se faz o polimento dos dutos, assim como é observado desperdício de combustível nesta prática. Então, como podem ser as conclusões corretas mas a argumentação errada?

As conclusões são baseadas em observações e medições, por isso estão corretas. Mas a explicação para o que é observado independe disso. Então cabe perguntar: qual a explicação real? O ganho de potência observado quando se faz o polimento dos dutos é devido ao aumento de seu diâmetro com o polimento. Mesmo um aumento discreto, de 1 mm ou 2 mm no diâmetro destes dutos, faz uma boa diferença na capacidade de fluxo. Como se vê, nada tem a ver com escoamento laminar.

Mas, se o escoamento não é laminar, então a emulsificação do combustível permanece normal: portanto, de onde vem a queda de eficiência que provoca o desperdício de combustível? Ou, por que os fabricantes não fazem logo os dutos polidos? Bem, os fabricantes utilizam o diâmetro dos dutos dimensionado conforme um compromisso entre as curvas de torque e potência e regimes de giros para aquele motor. Além disso, deixar as paredes dos dutos lisas seria caro e não teria função.

E mais -- e aí está a razão maior do desperdício de combustível: as rugosidades nas paredes dos dutos servem de trampolins para eventuais gotículas que tenham aderido à parede retornarem ao fluxo de mistura. Novamente, nada tem a ver com laminaridade do fluxo, mas provoca um desperdício de combustível, já que as gotas aderidas não chegarão à câmara no momento certo para queimar corretamente.

Outra componente da queda de eficiência é o aumento da quantidade e velocidade do fluxo (o motor ganha capacidade de giro), provocado pelos dutos de maior diâmetro -- todo escoamento mais rápido tem perdas maiores. No fim, chegou-se à mesma escolha: polir dutos e ter maior potência com maior desperdício, ou não polir e ter menor potência com mais eficiência.

Ao menos agora se sabem os reais motivos desta escolha. E fica liberado o preparador de ter que polir os dutos até parecerem espelhos. As ruguinhas do interior do coletor não fazem mal a ninguém e até ajudam -- o objetivo é aumentar o diâmetro dos dutos e não os deixar lisinhos.

juliano125
14-09-05, 08:34
questão boa de discutir essa ...o texto é legal...mas e ae , será q vale a pena o trabalho de polir mesmo ? alguém já fez, ficou bom ?

alexandrecatani
14-09-05, 08:58
a moto teria q ter uma preparacao melhor pra da uma boa diferenca

juliano125
14-09-05, 09:15
um mecânico daki me garantiu q só c/ o polimento a moto fica bem mais esperta pra andar...ele cobra 120,00 pelo trampo...mas num acho q vale a pena não...

NEUDSON
14-09-05, 13:11
TEM DE FAZER UMAS COISAS A MAIS PRA AJUDA E QTO AO PREÇO PEÇA PRO MECANICO DESMONTA E VC DA A POLIDA - FICA MAIS BARATO

juliano125
14-09-05, 15:35
outro dia até tentei fazer...mas a chave q eu ia tirar o cabeçote quebrou daí desisti...o mecânico ía cobrar 30,00 pra desmontar e montar as valvulas, porque precisa acentar as valvulas e trocar os retentores se retirar as válvulas.....qdo eu tiver com mais tempo vou fazer em casa mesmo....

Zanca
14-09-05, 16:20
Meu pai poliu para min os dutos montei ontem a moto, aparentemente ficou mais esperta, mas como tive que trocar o escape coloquei um original não pude ver muita diferença mas no final de semana vou voltar o meu roncar e ai vamos ver como vai ser

inaldosjr
14-09-05, 17:17
manda poli e boa....

Fábio Augusto
15-09-05, 19:50
Numa titan 2001 que eu tive eu poli e ficou melhor de final, nessa moto que tenho agora eu poli e não deu diferença.

juliano125
16-09-05, 08:42
esse polimento não seria bom apenas no duto de saida dos gases (escape) ? prá dar mais saída ? daí aliado com um escape bom dá uma diferença boa....

pppocos
16-09-05, 15:30
esse polimento não seria bom apenas no duto de saida dos gases (escape) ? prá dar mais saída ? daí aliado com um escape bom dá uma diferença boa....

so o de escape vai ganhar potencia...mais nao muita...

se vc polir os dutos de admissao , escape e os dutos do cabecote vc ganha bem mais potencia q polindo so o de escape...


e polir tem q levar pra alguem especializado em isso...

vcs poli o cabecote como?
nao é com cera de polir nao...
tem q ter uma micro retifica e etc...

ai o cara vai tipow "lixando" e tira a rugosidade das "parede" lá....ai o ar / combustivel entra mais facil....

juliano125
16-09-05, 16:00
é isso ae..se quiser polir no braço tem q ter paciência...lixa 600, 1200, 1500, 2000 , massa etc...etc...etc....num compensa fazer em casa dá muito trampo mesmo....

pppocos
16-09-05, 16:04
e fora q o negocio lá e tipo uma furadeira pequena...com uma broca q é a lixa...

fica mais facil ele infiar a broca com a lixa no buraco q vc infia o teu dedo lá huahua

fernanet
17-09-05, 17:50
Qndo eu voltar pra casa eu vo dar uma estudada nisso pra ver se procede. Pelo q eu me lembro issu deve ter haver com o diagrama de Mody Rouse.
O número de Reynolds, Re, é um número adimensional que permite caracterizar o escoamento de um fluido, por exemplo, no interior de uma tubagem (pra saber se eh turbulento, de transição ou laminar). E eh dado pela seguinte expressão: Re=p(massa especifica).v(velocidade).d(diametro)/u(viscosidade absoluta).
Se polirmos o conduto vamos diminuir as perdas de carga distribuida, e com issu o vai poder variar será a velocidade e o diametro (q aumentarão). com issu o nº de Reynolds almentará tb (ateh 2000 eh laminar, de 2000 ateh 2400 de transição, acima de 2400 eh turbulento) e com certeza ficará mais turbulento, por issu não acho q possa ficar laminar.
Se eu tiver falando merda me corrijam por favor, eh q eu sou meio boketa em mecanica dos fluidos rs.

juliano125
19-09-05, 09:05
falando merda ? ...eu num entendi nada pq oce falou grego ..hehehehe mas tudo bem...e aí a conclusão qual é : boa ou ruim. ?

fernanet
22-09-05, 11:59
falando merda ? ...eu num entendi nada pq oce falou grego ..hehehehe mas tudo bem...e aí a conclusão qual é : boa ou ruim. ?

To falando do ponto de vista teorico, tipo cada caso eh um caso e temos q analizalo antes de fazer qqr modificação.

pppocos
25-09-05, 02:18
dizem q a melhor coisa q faz é deixar o motor original...

se vc fuçar no carburador / ar, vc nunca vai conseguir uma mistura perfeita como a do motor original

juliano125
26-09-05, 11:46
isso é verdade..esse final de semana eu abri um pouco a entrada de ar do meu carbura e dei um pique na agulha prá andar mais... parece q não mudou quase nada..mas eu ainda não testei direito pq tá chovendo ainda e a regulagem ainda não tá afinada...qdo tiver calor vou testar de verdade se vai dar mais final ou não..

barbeirorp
01-10-05, 11:46
depende

acho que eh melhor sim, senão pq as montadoras usam em carros atuais, coletores de admissão em plastico injetado? elas usam pq eh mais leve e menos restritivo jah que num tem rugozidades. se for polido.... o ar escoa mais facil. eh valido sim, mas não somente isso irah mudar o motor



um colega meu daqui de rio preto ele preparava motos antigamente

ela fazia o polimento... coloca valvulas maiores, e ele taxava o motor diminuito o´pé da camisa. chique neh? pq rebaixar o cabeçote tira a geometria da camara de combustão. se ele rebaixa-se o cabeçote iria atropelar as valvulas tb.

depois de feito isso, ele pegava e colocava um papel carbono na cabeça do pistão, monta tudo e ia girando com a mão, ateh marcar a valvula no pistão. ae ele escavava a cabeça do pistão a modo de fazer 2 cavas para as valvulas
segundo ele, a taxa era de 14:1 e ele tacava alcool


ele fazia as ml e turunas da vida e cgs tb. ateh material do pistão , girabrequim ele tirava e ainda por cima... mudava as varetas. o cara era fudidão. acho que vou convidar ele pra frequentar o forum tb

Legumi
23-10-05, 22:32
Fabio augusto, aumentar 1 a 2 mm o diametro dos dutos com polimento???? meu, pega um pedaço de aluminio com espessura conhecida, tipo uma chapa de 3 mm de espessura, e tenta lixar ate ficar com 1 mm, voce vai levar uns dois dias, e vai ficar com o braço do Maguila, acho dificil um polimento aumentar o diametro a esse ponto, num sei nao...
Eu nao sou preparador de motor, mas minha modesta opiniao sobre isso é que polimento, na maioria dos casos, vai afetar muito pouco a potencia, o torque em altas rotaçoes, a velocidade final, ou sei que que outro parametro. acho que isso se justifica mais em motos de pista que andam o tempo todo com o giro no topo e 0,1% a mais significa a vitoria. pra rua acho que a diferença vai ser pequena. Penso que mudanças no comando, kit de maior cilindrada, taxa de compressao podem dar ganhos maiores.
Mas isso é palpite de xereta, nao entendo muito do assunto.

Fran
24-10-05, 06:55
o coletor da minha Biz foi aberto e polido após transformar o motor... ficou bom, porém, 2 coletores quebraram, fazendo com q vazasse compressão, esse eh nosso terceiro coletor, nós abrimos e polimos novamente, soh q naum adianta polir uma vez, tem q polir regularmente... ficou bom...

Eduardo José.
13-12-05, 04:01
um mecânico daki me garantiu q só c/ o polimento a moto fica bem mais esperta pra andar...ele cobra 120,00 pelo trampo...mas num acho q vale a pena não...

é verdade o mecanico daqui tb disse que fica bom,ele cobra 170 os seguintes serviços...
+taxar cabeçote
+abrir entrada e saida de ar e tb polir...
+trabalhar seu proprio comando.

isso por 170 pila,sera que vale?bem vou ver logo logo.rssss*

Fran
13-12-05, 07:00
um mecânico daki me garantiu q só c/ o polimento a moto fica bem mais esperta pra andar...ele cobra 120,00 pelo trampo...mas num acho q vale a pena não...

é verdade o mecanico daqui tb disse que fica bom,ele cobra 170 os seguintes serviços...
+taxar cabeçote
+abrir entrada e saida de ar e tb polir...
+trabalhar seu proprio comando.

isso por 170 pila,sera que vale?bem vou ver logo logo.rssss*

nossa, se for bem feito eh mt barato msm, vale a pena...

jonathan
14-09-06, 16:48
Eu fiz o polimento na minha titan 2001/2002 e ficou mesmo mais esperta ,,,mas tambem coloquei um pistão de 150 AERO nela ...então ta complicado eu falar que foi somente isto que melhorou ....

henrique
14-09-06, 22:29
eu mandei fazer fazer o cabeçote da minha YBR e só isso já dava diferença mesmo aí nao satisfeito troquei o comando.. aí sim fez bem mais diferença, gastei uns 200 pra fazer isso tudo e ficou andando bem mais e além disso deixei com um pinhao 15 e nao perdeu nada de força e ganhou mais final.. já consegui colar o ponteiro dela na estrada e isso era impossivel antes nao chegava em 130 no painel

luisrs
07-10-06, 22:17
quero saber quem fez o macete JDUARTE, e como pq não endenti mande fotos

Stone
17-10-06, 16:31
cara, eu to fazendo no cabeçote da minha cg81, primeiro eu to arrombando os dutos com uma lima redonda (daquelas de motosserra) e depois vou lixar com uma lixa mais grossa e diminuindi até chegar na lixa 1200 e depois massa de polir
mas pra ficar pronto vai demorar um pouco pq tenho pouco tempo pra fazer

elio_filho
18-10-06, 21:48
hahah, o cara quase deu uma aula de mecânica de fluidos... boa!

Abraço,