PDA

Ver Versão Completa : Opiniões sobre problema com a prova da CNH! Não consigo passar.

_zer0_
25-05-08, 21:21
Olá pessoal sou novo no fórum.
Meu nome é Fábio sou de Uberaba, Minas Gerais e to aqui pra ver se alguém ai pode me dar uma força.
Bem.. é o seguinte, vou resumir meu problema hehehe... tenho uma Suzuki Yes linda, hehehe... e ando nela sem problemas e piloto pacas, nunca me deu problema, o problema sou eu mesmo... pq??? bem... pq não sou habilitado, ando na minha Suzy a 6 meses sem carta.
O problema é q ja levei duas bombas, não consigo passar a maldita pista sem um erro sequer, pricipalmente os cones
Na verdade o que eu quero, é mudar minha pauta na auto escola pra outra cidade, que seja mais fácil, e é claro que tenha prova na rua e não em pista, pq em pista nunca mais quero pisar numa hehe.
Alguem pode me dar alguma dica ou me recomendar algo, todo tipo de ajuda será bem vindo!! :D

flw

Fernando Oliveira
25-05-08, 21:39
Bem-vindo Zero !

bom, tem duas opções:

A primeira é você treinar com dois tipos de moto diferente. Uma Trail e uma City, tem gente que se adapta melhor em uma à outra. Também vc precisa saber qual o seu lado melhor de iniciar os cones, se esquerdo ou direito, a maioria das pessoas iniciam os cones jogando o guidon à direita, sempre com as pernas coladas no tanque para dar o "balanço" na hora de jogar a moto. Se for Trail tem a dica de colocar o "saco" no tanque.

Outra opção: Algumas cidades só tem o teste de rua por serem muito pequenas e não ter filial do DETRAN. Se o bicho pegar, veja se tem alguém em outro estado onde a distancia dos cones é maior ou nem os tem no exame. Dou um exemplo, no PR eles aumentaram a distância dos cones porque todo mundo tava bombando. Era 1,80m, Agora é de 2,40m se não me engano.

Saudações

_zer0_
25-05-08, 21:52
Opa, vlw Fernando
eu pensei justamente nisso cara, estou vendo se consigo transferir minha pauta pra Araxá, que é uma cidade bem conhecida aqui em minas, poré é pequena e a prova é na rua e não em pista, na rua ando tranquilo, sem problemas e tem mais muitoooooooo espaçao hehehe.
Já na pista é bem apertado, e tem os maldito cones :s

Fernando Oliveira
25-05-08, 21:55
Opa, vlw Fernando
eu pensei justamente nisso cara, estou vendo se consigo transferir minha pauta pra Araxá, que é uma cidade bem conhecida aqui em minas, poré é pequena e a prova é na rua e não em pista, na rua ando tranquilo, sem problemas e tem mais muitoooooooo espaçao hehehe.
Já na pista é bem apertado, e tem os maldito cones :s

Boa sorte ! e num some não, venha participar mais do nosso fórum !

Buça
25-05-08, 22:03
Cara, mas pq tu não treina. Pega as medidas das posições dos cone e faz numa rua fechada até tu conseguir.

Volverine MF
25-05-08, 22:14
Cara, mas pq tu não treina. Pega as medidas das posições dos cone e faz numa rua fechada até tu conseguir.
Ia falar a msm coisa, mas acabei deixando queto, mas pensa bem, se vc não consegue fazer um teste desses como pode pilotar? Já imaginou se vc se depara com uma situação semelhante a do teste?

Veja tb com o pessoal da tua cidade. Se muitos reprovam no teste, vcs podem pedir mudanças no msm, como contou o Fernando Oliveira:

no PR eles aumentaram a distância dos cones porque todo mundo tava bombando. Era 1,80m, Agora é de 2,40m se não me engano.

Furious VIPER
25-05-08, 22:15
Cara.. na boa.. a minha idéia seria tu parr de andar com a tua moto.. e andar somente com a da auto-escola. andnadosó nela.. tu pratica mais e dispersa menos a atenção e as práticas com moto.
Saber andar de moto não tem anda a ver com passar no teste. tu tem q aprender a passar no teste. andar na rua é outra coisa.
eu largaria a mto, pra concentrar somente ali nakela parte.. do teste e tal!

cold-milk
25-05-08, 22:23
nao concordo com o Furious.. nao pelo pelo fato de ser ilegal andar sem carta

mas no meu caso foi indiferente tirar a carteira.. eu andava de moto street e tirei carta numa trail (xr200)

foi de prima.... acho q o problema pode ser da motoescola mesmo... tenta outra na mesma cidade talvez...

e faz como o buça falou.. treina antes numa rua qualquer..

faça com tijolos e varas ou cabos de vassouras...

boa sorte!!!

_zer0_
25-05-08, 22:34
Vlw gente, o problema maior é o nervosismo, a minha cidade é famosa por ser considerada umas da mais dificeis da região, o indice de reprovação é grande e ja tentaram fazer alguma coisa, mais não deu em nada, ouvi dizer que no estado de SP é bem mais facil, tanto moto como carro, mais aqui em Minas não, o pessoal é super rigido e não quer nem saber se vc passou ou não, se alguns tem certas dificuldades ou não, eles querem mesmo é a sua grana.
E como eu disse ainda tem o nervosismo, putzzz imagina só, vc fica duas horas plantado no sol em pé, sem pode ir ao banheiro e se quiser agua, tem que levar, e ainda fica vendo um monte de gente saindo com aquele papel azul na mão, que é o papel que os reprovados recebem... a pressão psicologica é muito grande. :(

_zer0_
25-05-08, 22:38
nao concordo com o Furious.. nao pelo pelo fato de ser ilegal andar sem carta

mas no meu caso foi indiferente tirar a carteira.. eu andava de moto street e tirei carta numa trail (xr200)

foi de prima.... acho q o problema pode ser da motoescola mesmo... tenta outra na mesma cidade talvez...

e faz como o buça falou.. treina antes numa rua qualquer..

faça com tijolos e varas ou cabos de vassouras...

boa sorte!!!

Como vc disse Cold-milk, o problema talvez também seja a auto escola, eu faço aula numa YBR, ela ta bem arregaçada,e algumas vezes trava quando vou passar de primeira pra segunda, ela fica presa no neutro, ai tenho que soltar a embragem e empurra um pouco, se não ela não sobe marcha nem fud....

Volverine MF
25-05-08, 22:48
O problema pode ser com a moto-escola msm então, mas treinar tb ajuda, inclusive a mente, tente treinar ficar calmo. Sei que é dificil, mas se não ficar mais calmo, nunca vai passar. Tente pensar que não é um teste, apenas uma situação do cotidiano.

Floodizin só pra descontrair:

eles querem mesmo é a sua grana.
:(Ué, então dá grana pra eles! Suborna todo mundo lá e tira carta sem fazer teste nenhum :lol:

Seba
25-05-08, 23:10
Bah cara rodou duas vezes! caramba.

Cones? não vi cones por aqui.

Dirigir tua moto é uma baaaaita ratiada... tem que párar de andar com ela, pode falar com qualquer instrutor profissional de carro ou motos.

Porque?

Porque certamente mesmo que a tua moto fosse da mesma marca e modelo da auto-escola elas não vão ser iguais de andar.

Pra quem ta começando atrapalha muito se o motor de uma ta mais amaciado que o da outra... ponto e folga da embreagem, do acelerador, dos pedais...

Se a moto for de modelo diferente, poutz... ratiada dobrada....... é como ter um importado tipo um Peugeot 206 e fazer a prova num Ka... entende?

Se tu acha que a moto da auto-escola ta detonada e eles não resolverem, faz uma reclamação junto ao orgão responsavel ai na tua região, isso não pode acontecer. Eles resolvem rapidinho. Maaaas eu acho que é porque tu ta começando e a tua moto ta mais nova que a da auto-escola.

Se der problema com a moto na hora do exame, abre o berreiro... no meio da pista... reclama pro fiscal, grita pro instrutor...

Quando tiver em cima da moto mantenha o acelerador acionado de leve e vai controlando a velocidade na embreajem sem alterar a aceleração, se não é assim que você ta fazendo... tenta. É mais fácil "dosar" a velocidade na embreajem do que no acelerador em primeira marcha, pois ele responde muito rápido/forte.

Pára de andar com a tua moto.

Abraço.

agm2112
26-05-08, 08:58
Reprovar duas vezes é até normal .... treine mais. Na primeira prova eu tb acertei um cone. Na segunda eu parei de usar a XLX (no mato) até o dia da prova, pra ficar acostumado com a YBR que eu usei. Ela também era problemática (acendia a luz do neutro com a 1a engatada), mas por sorte funcionou perfeitamente na hora da prova.

Na hora da prova vc tem que esquecer que sabe andar de moto, pq só atrapalha. O negócio é andar que nem um robô, o mais devagar possível, mesmo que pareca ridículo.

Christian
26-05-08, 10:43
Cara não troca de marcha... faz todo o percurso em 1ª, ou é proibido e tu tem que trocar de marcha?
Não tem como andar uma volta no circuito sem compromisso antes de fazer a prova valendo?
E o nervosismo tu tem que esquecer.
Faz o que tu sabe e se 50 reprovarem antes de ti vai lá e mostra que tu sabe pilotar e passa no teste.
Antes do meu teste 3 reprovaram e eu fui lá e passei numa boa. ;)

Boa sorte :OK:

wendell
26-05-08, 10:51
1º. Se vc realmente pilotasse pacas não reprovaria 2 vezes nessa pistinha que requer o mínimo desejado para que possa andar na cidade.
2º. Nervoso sempre dá, inclusive quando se pega um corredor suicida na marginal (SP)....tem que aprender a lidar com isso.
3º. Quem te falou q em SP é mais fácil é pq andar no trânsito aqui é beeeeemmmm mais difícil, por isso fazer curvas e zig-zags numa pista que não tem carros, onibus 24hs te fechando a todo momento, é realmente fácil pra quem mora em SP.
4º. Boa sorte.

mantabodyboarder
26-05-08, 11:18
Acho o teste da pistinha uma bosta, não prova nada que é usado no dia a dia do transito, mas não é nada de outro mundo não...

Para de se achar o cara, faz as aulas com a moto do exame e não usa a sua nesse meio tempo, o resto é treino e paciencia mesmo...

Joao XTZ
26-05-08, 11:43
Acho o teste da pistinha uma bosta, não prova nada que é usado no dia a dia do transito, mas não é nada de outro mundo não...

Para de se achar o cara, faz as aulas com a moto do exame e não usa a sua nesse meio tempo, o resto é treino e paciencia mesmo...

eu ia falar issso...andar em ruas nao eh igual a pistinha nunca e esse teste eh ridiculo...valeu... :lol: :lol: :lol:

_zer0_
26-05-08, 12:31
Pois é, eu também acho que andar naquela pista tosca não tem nada haver com saber pilotar, saber pilotar é saber a hora certa de agir de acordo com cada situação vivida no dia a dia.
E aquilo que vc faz na pista é uma coisa muito mecanica, é questão de sorte, ja vi pessoas que andam de motos a anos, levar duas a tres bombas, assim como ja vi pessoas passarem de primeira, ir pra rua e fazer barberagem.
Ah e Christian, é preciso por segunda na pista sim, em tres locais diferentes, não tem como fazer só de primeira não e também não se pode dar um volta pra aquecer não, é chegar, esperar sua vez e ir pra pista no tudo ou nada, e o pior, a moto fica esquentado umas duas horas +/-... quando vc pega ela, ela anda muito, portanto, por mais devagar que vc queira ir, ela não vai. :NOOK:

Tqf2
26-05-08, 13:05
O negocio e treinar mesmo....

Tenta regular sua moto o mais parecido com a da auto escola,
Falo de embreagem, aceleração (lenta);;;

Agora isso que vc falou que a moto fica 2 horas esquentando e depois quando vc pega ela, ela num vai devagar mesmo que vc queira... kkkk

É só saber controlar aceleração com embreagem...

Concordo com o pessoal.. apra de se achar que é piloto pácas...
Assume que vc não é habilitado e por isso precisa treinar,,,

Se for pensando que é o bom e tal... pode dançar,,

Pensa que vc treinou e está preparado para o teste..

Mas treina de verdade,,,

Diego.fcs
26-05-08, 14:28
Quando eu fiz era somente os cones em linha e mais 4 para fazer os 8, tinha que ir e voltar, de Strada 200cc. Os caras deixavam a lenta alta aí vc só andava na embreagem. hehehehehe...

Veja mais ou menos as medidas e faça no quintal de casa ou na rua mesmo em um lugar isolado com tijolos e vai testando. O ideal seria testar com uma moto igual. Começe a cantar ou assoviar durante o teste que acalma um pouco...

Buça
27-05-08, 17:20
Quando eu fiz era somente os cones em linha e mais 4 para fazer os 8, tinha que ir e voltar, de Strada 200cc. Os caras deixavam a lenta alta aí vc só andava na embreagem. hehehehehe...

Quando fiz era assim também, só q numa titan 125cc, o negocio era só arrancar e depois ir controlando na embreagem, pois a lenta era alta. Mas o principal é o cara ficar calmo, procura conversar com os cara lá, descontrai um poco, pq se tu tiveres treinado bem com a moto - da moto escola - tu vai passar com certeza.
A...vocês não fazem ai uma prova simulada não?? nem que tu tenha que pagar uma, é importante pro cara se sentir seguro!!
è isso ai!!

Wanderson
28-05-08, 09:30
Chega na manha na auto escola e pergunta se eles fazem o quebra
vc paga uma grana e passa
varia muito de cidade
o preço