PDA

Ver Versão Completa : Pintar motor em casa, rola?



DOUGLAS 00
02-08-08, 13:22
Amigos, estava pensando em pintar o motor da minha Cg e algumas partes meio judiadas. porém como tenho muito tempo, mas não tenho muito tempo($) :) :#. estava pensando em pintar o bloco do motor com spray alta temperatura.

Tem que tirar o motor fora ou rola sem cirurgia?

Tem que lixar? Ou passar removedor de tinta basta?

Pintar o pézinho, balança e quadro com spray fica bom?

sergio.h
02-08-08, 14:36
Eu tb to pensando em pintar umas partes da motoca.. tipo.. balança.. estribo, descansos.. etc.. mas acho que o motor com spray não fica bom.. mesmo sendo tinta alta temperatura, esses sprays geralmente não aguentam muito.
Ja pintei meu escape certa vez e não durou nada..

Buça
02-08-08, 14:41
Cara com spray acho que não dura mto, mas com pistola de ar fica bom, um amigo meu já pintou várias partes da moto com ele, fico mto bom.
O meu cano eu pintei com spray 600°, faz uns 6 meses mais ou menos, até agora tá supimpa, não descasco praticamente nada, só na curva ali que desboto um poco.

Furious VIPER
02-08-08, 16:23
Se qr bem feito tem q tirar o motor da moto.. senõa fica cagado.
E a tinta se for boa gruda bem sim, só lembre q é normal sentir um fedorão de tinta queimada nas 1ªs vezes q aquecer o motor.
E outra, veja a qualidade da tinta, pq pode acabar fazendo o motor aquecer mais... uma vez q não é a mesma tinta q ele vem de fábrica.

Roberval3000
02-08-08, 16:45
hauhua

Pintei motor uma vez no pincel, sem desmontar nada
ficou bom, bem melhor q akelas borras escuras

Passei encima dakelas sujeiras q nao sai nem com reza braba e
grudou bem a tinta, pensei q ia sair mas ficou bom

Stone
02-08-08, 18:13
pode pintar com tinta de 600° que fica bom, mas deixe o motor completamente limpo, sem gordura nenhuma, se poss[ivel pinte o motor quente
depois de pintado, a tinta vai realmente secar depois do motor ficar bem quente por um tempo
pinte ele, deixe secar, esquente bem a moto e vá dar uma volta em um lugar que não tenha muita sujeira ( pó, lama, etc.) pois nas primeiras vezes com o motor quente qualquer coisa gruda, e gruda mesmo

Christian
02-08-08, 21:07
Eu pintei uma vez com o motor quente e surgiu um monte de bolhas na pintura.
Recomendo pintar "à frio".

Abs!

DOUGLAS 00
03-08-08, 13:19
É que estou pensando entre outras coisas, pintar o motor da Cg de preto, assim como aros e cubos. Quanto aos raios, eles estão bem desbotados, e acho que não vender raios inox para a CG bolinha(tambor de freio menor). As tampas do motor seriam polidas, assim como as aletas.

Será que fica muito baiano pintar os raios também?

andersonemaizuhl
03-08-08, 13:58
eai blz
o axo q pinta o motor vai fik muito bom
axo q aguenta sim temperatura pois tenho varios amigos meus q pintaram o motor e nao descasco
so tem um problema ele vai esquentar bem mais o motor por se preto nao sai o calor do motor
tanto é q meu amigo tinha uma titan 125 com pista 200 e motor todo pintado de preto nos andando no pal diretao indo pruma citi vizinha o motor dele esquento tanto q grudo o pistao...
ai esperamo esfria ele desgrudo
no outro dia ele foi reto tira a tinta da camisa, ai nao grudo mais o motor..
em questao de pinta as roda,, pinta as roda e os cubo de preto bem brilhante q fik loko de mais
so nao pinta os raio sinao vai fik muito baiano, coloca os raio cromado..
falow te mais :D

DOUGLAS 00
04-08-08, 10:39
O problema é que não existem mais raios decentes pra Cg bolinha... Só fazem us xing lings, quye descascam fácil o cromo...

Japaparadoxx
04-08-08, 10:44
Só digo uma coisa, compre a tinta da melhor marca, da melhor qualidade, e provavelmente a mais cara. Porque ja usei tintas de várias marcas no escape e nenhuma aguentou.

betomaciel
04-08-08, 11:36
Será que fica muito baiano pintar os raios também?


pinta de rosa pra ficar bem gaúcho... rsrs  :lol:

brincadeira cara, seguinte... pintei minha motoca em casa e aprendi um monte de coisas:

1. use tinta da melhor qualidade;
2. não use spray, use uma boa pistola (minha primeira pintura foi com bomba de inseticida... huahuah);
3. lixe as áreas que vai pintar muito bem lixadas com lixa de desbaste 150 ou 220, isso vai fazer a perfeição do acabamento e a boa durabilidade da pintura, no caso do motor tome cuidado para não lixar demais, faça isso apenas para tirar o grosso da sujeira;
4. após lixar lave bem as partes, pode usar sabão em pó, enxágue muito bem para n deixar resíduos;
5. seque bem as partes;
6. use desengraxante para remover totalmente os resíduos, não deixe de fazer isso;
7. aplique um fundo fosfatizante para proteger do ferrugem e permitir melhor adesão da tinta, até mesmo no motor;
8. aplique primer universal diluído com thinner adequado e na proporção indicada pelo fabricante;
9. lixe novamente com lixa 600 até ficar bem liso como se estivesse polido, passe o dedo para comprovar (como se fosse um vidro), lave e deixe secar (pode usar ar comprimido), limpe com desengraxante novamente;
10. dilua a tinta, se necessário, com o thinner apropriado e na proporção correta indicada pelo fabricante;
11. pinte na pressão recomendada pelo fabricante da tinta;
12. deixe secar por vários dias antes de colocar as peças no lugar;

o processo é um pouco cansativo, mas no final vc vai ver que compensa :OK:

tome muuuuito cuidado com o lixamento para não deixar marcas de lixa, não use força excessiva... lixe fazendo movimentos circulares... vá lixando com lixas de grana mais grossa e depois afinando até 600... use 1200 para polir... cuidado mesmo, pois, os defeitos só aparecem depois que vc aplica a tinta, aí vc vai ter que perder tempo e grana refazendo o processo naquela parte que apresentou o defeito...

Stone
04-08-08, 11:39
no escape num guenta mesmo, principalmente na curva, (pode ver nas motos que vem originais com o scap preto, num guenta), os raios se vc não achar bons manda cromar os seus

Hunt3r, quando eu me referi pintar o motor quente eu quis dizer ele quentinho só, morno, não quase pegando fogo

Faça o que o Betomaciel falou que num tem erro

betomaciel
04-08-08, 11:52
no escape num guenta mesmo, principalmente na curva, (pode ver nas motos que vem originais com o scap preto, num guenta), os raios se vc não achar bons manda cromar os seus

Hunt3r, quando eu me referi pintar o motor quente eu quis dizer ele quentinho só, morno, não quase pegando fogo

Faça o que o Betomaciel falou que num tem erro


esse lance do escape é foda msm... mas é o seguinte, tem umas tintas de uso profissional de alta temperatura que aguentam bem, o negócio é como o cara vai pintar... acho q tem que lixar legal e aplicar o fundo fosfatizante (wash primer) que adere muito bem, aí é só meter tinta alta temp fosca pra rebater direto... acho q deve dar uma durabilidade muito boa... dá só uma lixadinha com 220 no escape depois do wash e limpa bem.

e querem saber? fora o cansaço que dá... não achei grande diferença entre pintar de bomba de inseticida e pistola naum... rs  :G :lol:

alley.angelo
04-08-08, 12:23
como ficou com a bomba de inseticida?

Diego.fcs
04-08-08, 14:37
Tire o motor, é bem simples, tem que tirar o tanque eu acho, cuidado na hora de tirar o tanque da bolinha, a parte de trás é meio chato pra tirar pois não tem parafusos...

Passe removedor pastoso em tudo e depois tire tudo com uma espátula de plástico, veja se tirou tudo, se ficou tinta ainda, passe novamente até ficar lisão... Se tá sem grana, deixa o motor todo polido, passa um verniz nas tampas e boa.

Se quer pintar, lave bem o motor pratirar todo o removedor e gorduras, depois pinte com tinta fosca (pode ser spray) e depois passe verniz que fica bom... Tinta fosca eu acho que fica melhor o acabamento.

Muito cuidado ao trabalhar com removedor, use sempre luvas, e quando for abrir a lata, coloque um pano encima e tire a tampa pois pode espirrar...

agm2112
04-08-08, 14:40
Eu pintei o motor da DT, mas não prestou muito não ... descascou em alguns pontos, principalmente pq o antigo tanque estava furado a caíam algumas gotas de gasolina em cima. Pintei o motor todo desmontado, peça por peça.

O motor da XLX está perfeito até hoje, mas não fui eu q pintei. Ele foi pintado fora da moto, mas montado.

betomaciel
04-08-08, 15:51
como ficou com a bomba de inseticida?


cara, ficou perfeito... ninguém acreditava que tinha sido pintado de bomba... mas a alegria durou pouco, eu enchi o tanque da moto com aditivada e esquecí no sol... a gasolina vazou e derreteu a pintura, tive q pintar novamente :-/ dessa vez com pistola... :lol:

o segredo é o lixamento, tem que ficar totalmente liso, como se estivesse polido o primer



Tire o motor, é bem simples, tem que tirar o tanque eu acho, cuidado na hora de tirar o tanque da bolinha, a parte de trás é meio chato pra tirar pois não tem parafusos...

Passe removedor pastoso em tudo e depois tire tudo com uma espátula de plástico, veja se tirou tudo, se ficou tinta ainda, passe novamente até ficar lisão... Se tá sem grana, deixa o motor todo polido, passa um verniz nas tampas e boa.

Se quer pintar, lave bem o motor pratirar todo o removedor e gorduras, depois pinte com tinta fosca (pode ser spray) e depois passe verniz que fica bom... Tinta fosca eu acho que fica melhor o acabamento.

Muito cuidado ao trabalhar com removedor, use sempre luvas, e quando for abrir a lata, coloque um pano encima e tire a tampa pois pode espirrar...


cara, naum confio muito em spray... mas acho q depende tb da marca... o lance do removedor é bom mesmo, nunca usei pq acho meio caro, mas sem ele dá um trabalhão pra remover as tintas

Diego.fcs
04-08-08, 16:09
Spray também é tinta automotiva, o detalhe eu acho que está mais no modo que se aplica, tem que ir dando leves pulverizadas até preencher totalmente a superfície.

Comece dando uma pulverizada leve em tudo, depois que secar, faça novamente e assim por diante até ficar uma camada uniforme, depois passe verniz fosco/semi-brilho/brilhante de acordo com sua preferência.

betomaciel
07-08-08, 14:07
Spray também é tinta automotiva, o detalhe eu acho que está mais no modo que se aplica, tem que ir dando leves pulverizadas até preencher totalmente a superfície.

Comece dando uma pulverizada leve em tudo, depois que secar, faça novamente e assim por diante até ficar uma camada uniforme, depois passe verniz fosco/semi-brilho/brilhante de acordo com sua preferência.


é verdade... é pq eu tenho medo da resistência dele, acho q a tinta não adere bem... sei lá, acho que se aplicar talvez as bases comuns (wash primer e primer universal) a tinta deve aderir... mas sou meio cabreiro com spray :s

leleokoulouris
07-08-08, 16:21
usa spray de alta temperatura
mais naum eh mto recomendado pintar em casa não

layon
07-08-08, 20:50
eu tbm axo q pintar em casa n fica muito legal n...
mas... c vc quizer ariscar... pois agora neh... eu n recomendo
t+

Stone
08-08-08, 23:25
eu posso ccontar minha esperiência
pintei o motor da minha CG bolinha faz quase 2 anos e a pintura ainda está semi-perfeita (só está arranhada pois uso a moto só para trilhas)
o segredo é deixar o motor sem NENHUMA gordura - lave-o muito bem com querosene, tem que tirar tudo mesmo, depois lave com bastante detergente, para pintar o certo é tirar ele da moto
o bom mesmo é pintar ele no sol, ou meio quentinho ainda, pois assim não terá nenhuma umidade
passe primeiro uma camada bem fininha, deixe secar e depois pinte denovo, bem fininho
use tinta spray da renner de alta temperatura, foi a mesma que eu usei
depois de pintado e a tinta seca dê um pal na moto para o motor esquentar bem (cuidado para não pegar sujeira nessa hora, principalmente lama, pois vai manchar tudo)
depois disso será só alegria :OK:

o cilindro e o cabeçote da minha ML eu também pintei, e está perfeito ainda

DOUGLAS 00
09-08-08, 14:49
Agradeço aos amigos pela colaboração.

estou pensando no que vou fazer na bolinha ainda. Mas não ai algumas alternativas:

Pintar o motor e rodas de preto, e tanque e laterais de vermelho metalico ou ferrari, com detalhes em preto no tanque. Isso daria um bom destaque aos cromados dos paralamas da Cg.

Ou então deixa-lá com o visual um pouco mais original, dando um jeito de polir o motor, tambores de freio e deixar o tanque com um vermelho liso.

O que acham?

Stone
09-08-08, 18:54
eu ainda prefito original, motor polido, lindo demais

mas se vc mesmo querer pintar, pode pintar (motor), depois quelquer coisa só passa removedor que fica como antes
nos aros é a mesma coisa, só não lixar eles antes de pintar

Diego.fcs
11-08-08, 11:11
Deixar motor/cubos polidos fica mais clássico, combina mais com o visual da moto... Rodas pretas e motor preto combina mais com a Turuna, que é mais esportiva, eu optei em deixar tudo bem polidão na minha quando restaurei...

gesse
18-04-10, 22:24
eai cara eu tambem to afim de pitar meu motor mas nao acho atinta certa pra pitar
mas no escape nao para tinta mesmo no motor e mai ou meno 2000 celsus imagine no escape que chega ficar azul :( :(

Alan Ranieri
18-04-10, 23:06
eai cara eu tambem to afim de pitar meu motor mas nao acho atinta certa pra pitar
mas no escape nao para tinta mesmo no motor e mai ou meno 2000 celsus imagine no escape que chega ficar azul :( :(


2000º ta meio exagerado, isso já é suficiente para derreter ferro.

Sobre a pintura já dei umas borrifadas com colorgin prata fosco 600º fica legal, mas pretendo pintar desmontado.

XxUNOxX
18-04-10, 23:11
Motor pintado em casa, com tinta simples brilhante e com o motor na moto sem rancar

http://img180.imageshack.us/img180/7691/motorfriso3.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJLFna2Poa6TvKWwpTsTwCZYNH1Ba8iUuYDnYsNcsvvJye TuI1K4LYGZXu1-AdCjgr1Tfr5RJjo62NkQKHseWqsAm1T1UFrQthifRQ5Rqlw-KNK4gQFTqYkR.jpg

Recomendo motor bem limpo e bem quente, para que a tinta pegue bem e aguente a temperatura depois quando for usar!
A minha ta ai, perfeito a pintura, isso qp ja exigi bem dela, e ja mandei lavar com bombas de alta-pressão em lava jato, até foi lavada com ativado para tirar encardidos, e esta perfeita!

Minha dica ta dada!

buneco
18-04-10, 23:14
pinte por cima da pintura que já tem de fábrica
ai não corre o risco de descascar

XxUNOxX
18-04-10, 23:15
pinte por cima da pintura que já tem de fábrica
ai não corre o risco de descascar


A minha foi pintada assim!

Sylor
19-04-10, 00:04
O certo seria tu tira o motor para pintar, o acabamento vai ficar bm melhor.
Acho que não tem problemas de pintar o motor em casa, desde que você compre uma tinta descente e tenha os equipamentos certo para pintar.

Thyago Mahon Barros
19-04-10, 00:19
Para pintar o motor não é necessário lixar não, mas as outras partes sim e com certeza tem que ser desmotada para ficar melhor.

Manoel Araujo dos Passos
19-04-10, 02:22
Temos um tópico aki que explica isso nos mínimos detalhes!!!
Vá lá no Manuais e Tutorias e vê se te ajuda em alguma coisa.

Quanto mais informações, melhor fica o trabalho !!!

Grande agraço.
E galera do PN vcs são demais nas informações heim !!!

magrao tk
19-04-10, 08:45
Olá amigo! Bom posso tambem dar umas dicas, quase todas as motos que eu tive pintei tudo em casa desde a ponta da balança até os manete do guidom :)

Bom muitas partes da moto pode pintar com tinta spray mas já te digo que é muito ruim de pintar. Treine antes numa chapa de metal pra não escorrer a tinta se for usar. Não aconselho pro motor, nem de alta temperatura presta. Pintei um escapamento com uma dessas e quando esquentava ficava mole a tinta ai grudava a terra ou seja ficou tudo marrom.

Se não tem pistola nem compressor que seria o ideal, uma solução baratinha é a bomba de inseticida. Acredite, fica bom e é muito mais fácil de controlar a tinta. Só não é bom pra pintar tanque, laterais e outras peças maiores porque cansa pa carai... (eu já pintei) :G

E invista em tinta automotiva principalmente no motor porque ela resiste mais a tudo, até se cair gasolina não arrancará a tinta.

Não sei se pretende pintar o motor completo com cilindro e tudo, eu pintaria apenas a parte de baixo.

Resumindo a história: Bomba de inseticida, tinta (pede preto cadilack de poliéster em uma loja de tinta automotiva), thinner (solvente para diluir a tinta e limpar os equipamentos), lixas (o resultado depende mais de como foi lixada a peça do que a própria pintura. Pra isso a peça tem de estar o mais lisa possível sem riscos. Comece com uma lixa mais grossa e acabe com uma fininha até sumir os riscos de lixa.

Coisa importante a observar: Se seu motor aparenta ter a tinta original é só lixar bem e tacar o preto em cima. Se parecer que já foi retocado tem que remover toda a tinta ou passar tinta de fundo e depois o preto senão vai enrugar tudo.

Bom se optar por fazer assim (parece muito complicado mas não é) tamu aí pra qualquer dúvida. Um abraço!

Alan Ranieri
19-04-10, 09:55
...
Pintei um escapamento com uma dessas e quando esquentava ficava mole a tinta ai grudava a terra ou seja ficou tudo marrom.
...


Mas nesse caso nem original dura, é comum ver motos novas ja com essa parte na cor de barro.

DOUGLAS 00
19-04-10, 10:19
Ressucitaram o tópico, mas agradeço, pois pretendo pintar a parte de baixo da CBX (rodas, tampas do motor e balança).

Estou na dúvida se pinto de preto, grafite escuro ou no tom original. Em todas as alternativas, quero botar um friso vermelho nas rodas.

finords
19-04-10, 10:22
Boa galera !!

ótima questão levantada !!!!

Mas e a questão de ESQUENTAR o motor ??
Quem tem experiência depois de pintar, esquenta muito ???


abraçosssssss

magrao tk
19-04-10, 12:29
Bom eu já pintei um motor de cg todo com preto poliéster mas foi com pistola. Ficou bom! Não descascou nem manchou nada, só descascou num lugar por descuido meu porque bateu a chave de vela e lascou, mas isso aconteceria em qualquer lugar da moto. O único lugar @#$@ pra pintar é a curva do cano mesmo, mas é que ali a temperatura é beeeem superior a do motor. No motor aguenta sim. Lixando bem e retirando toda sujeira que tiver principalmente óleo fica perfeito.

magrao tk
19-04-10, 12:53
Mas nesse caso nem original dura, é comum ver motos novas ja com essa parte na cor de barro.


Mas no meu caso a tinta pra alta temperatura foi justamente o pior resultado. Levou uma eternidade pra secar, tinha um cheiro muito forte e sempre que o cano esquentava ele ficava igual uma graxa. Grudava a terra aí ficava marrom puro. :-/

A solução foi pintar com spray comum e não esse de alta temperatura. Seca rápido e daí seca definitivo! E mancha menos e quando começava a descascar era só dar um retoque.

XxUNOxX
19-04-10, 12:57
A minha tambem é pintada com spray normal, sem ser alta temperatura ta show até hoje!

kadubmx
19-04-10, 13:02
pintei o meu sabado.

foi no lugar msm, só empapelei bem carbura, as tampas laterais (q são polidas), vela, escape e tanke e as carenagens e mandei bala. motor pintado a frio. assim q terminei de passar o spray liguei a moto. ficou filé.

usei colorgin 600º!

abraços!

magrao tk
19-04-10, 13:24
pintei o meu sabado.

foi no lugar msm, só empapelei bem carbura, as tampas laterais (q são polidas), vela, escape e tanke e as carenagens e mandei bala. motor pintado a frio. assim q terminei de passar o spray liguei a moto. ficou filé.

usei colorgin 600º!

abraços!


Kadubmx não pintou o cano não né???

É essa tinta exatamente que eu estava falando que ficava grudenta, mas no motor talvez não de galho, tomara que não né? Boa sorte e conta aí se der algo diferente. Um abraço!

ASR
19-04-10, 17:30
O alumínio dp motor tem micro-porosidades que permitem a dissipação do calor com o meio externo. Pintando-se com uma, duas de mão, fecha-se essas micro-porosidades o que leva o motor a aquecer mais. Não acredito que este acrescimo de temperatura vá danificar o motor, mas eu não faria.

bordax
19-04-10, 19:35
Estou com uma grande vontade de pintar o motor da minha também, mas não tenho coragem de fazer kkkk :#
Tenho medo de fazer mierda e me arrepender depois, eu acredito que não seja tão caro assim :)

arkbricardo
19-04-10, 20:46
Boooooooooooooooooooooooooooooooora pintar tudo isso......

cahsantos
20-04-10, 01:08
Será que fica muito baiano pintar os raios também?

Queria saber qual o trauma q vcs tem contra os baianos... Afinal mal gosto tem em qualquer lugar....
Qt a pintura... a preparação da superficie é o mais importante...se vc não preparar bem a área..lixar e deixá-la bem limpa a pintura não presta... outra coisa é deixar secar bem.. e usar tintas de boa qualidade e dar várias demãos de tinta sem pena....

DOUGLAS 00
20-04-10, 09:38
Queria saber qual o trauma q vcs tem contra os baianos... Afinal mal gosto tem em qualquer lugar....
Qt a pintura... a preparação da superficie é o mais importante...se vc não preparar bem a área..lixar e deixá-la bem limpa a pintura não presta... outra coisa é deixar secar bem.. e usar tintas de boa qualidade e dar várias demãos de tinta sem pena....



No caso é só uma gíria que o pessoal usa no fórum... Se eu fosse me estressar toda vez que chamam gaúcho de viado teria enfartado...

kadubmx
20-04-10, 09:49
Kadubmx não pintou o cano não né???

É essa tinta exatamente que eu estava falando que ficava grudenta, mas no motor talvez não de galho, tomara que não né? Boa sorte e conta aí se der algo diferente. Um abraço!


não foi só o bloco, cilindro e cabeçote!!!

Ronnytrials
04-08-10, 22:52
To me auto intitulando coveiro, mas é que vou pintar o motor da minha essa semana, mas vou pintar na cor original mesmo, prefiro preto mas nao quero desvalorizar minha cbx200 pq tenho intenção de pegar uma moto offroad... daí postarei resultados aki.

Rodolfo Henrique
04-08-10, 23:14
quanto que sai essa brincadeira de pinta o motor?