PDA

Ver Versão Completa : Virago rock ´n´ roll test ride



agm2112
04-08-08, 21:00
(trilha sonora do dia: AC/DC - Stiff Upper Lip)

Sempre tive curiosidade de andar numa moto custom, que apesar de achar o estilo parecido com o sofá da minha avó, me parece a moto mais "aventureira".

Um amigo meu, a cerca de um ano atras, acabando de receber uma indenização (de nosso antigo trabalho), teve um impulso louco ao ver uma Virago250 a venda na rua, e a comprou, mesmo sem habilitação "A". Na época ficou a promessa de irmos até Itaipava/RJ, para rodar pela BR040, que é uma (rara) estrada em ótimas condições.

Quase um ano depois, a promessa já quase esquecida, e o cara finalmente consegue a habilitação (quinta feira passada) e resolvemos viajar (ele de moto e eu de carro, pois minha moto está em Angra no momento). Já na saída, ao pegar a moto no estacionamento, ele quase flagrou dois "ladrõezinhos" tentando roubar a rabeta da Virago. estava tudo espalhado pelo chão, amortecedor direito solto, e vários parafusos faltando. A solução foi empurrar a moto até uma oficina, pra recolocar tudo e fixar o amortecedor. Na verdade continuou tudo solto ... só montamos direito sábado a noite.

http://lh3.ggpht.com/agm2112/SJeSzok9x1I/AAAAAAAADCI/B07cqjwDxxY/p8024317.jpg?imgmax=576

Quando nos encontramos na estrada, no local combinado, já percebi a falta de experiência do motociclista novato: a namorada dele com uma mochila enorme nas costas, daquelas de montanhismo, estufada de tudo quanto é tralha, e ela quase caindo por cima do "sissy bar". A mochila gigante acabou indo na mala do meu carro. Eles estavam levando para 2 dias, mais bagagem do que eu de carro... e não culpem a mulher ... é ele que leva mesmo.... de noite encontrei até uma garrafa de Absolut lá dentro ... o notebook não foi por pouco.

Voltamos à estrada, eles na frente e eu escoltando com o carro. Tudo transcorreu perfeitamente até o início da serra de Petrópolis. Definitivamente a suspensão de uma custom não foi feita para o piso de concreto (mesmo sem buracos): A moto sacolejava muito nas ondulações, mas tratando-se de uma moto de 64.000km, já pode estar na hora de trocar os amortecedores traseiros. Curvas fechadas também exigem prática, e o meu amigo raspou o calcanhar esquerdo no asfalto 4 vezes, ao passar por ondulações no meio das curvas. Esta moto não foi feita para deitar, e as pedaleiras estão sempre a poucos centímetros do chão ....

http://lh4.ggpht.com/agm2112/SJeS0yKpqLI/AAAAAAAADCQ/nnXAuiWaSR4/p8024323.jpg?imgmax=800

Depois da serra, chegamos à melhor parte da BR040, habitada normalmente por jaspions que passam por nós a 300 por hora .... são cerca de 150km de retas e curvas suaves, com asfalto bom, até Juiz de Fora/MG. Até Itaipava a viajem transcorreu sem problemas.

http://lh5.ggpht.com/agm2112/SJeS4Brh_QI/AAAAAAAADCg/ooTW_NLUVnY/p8024328.jpg?imgmax=800

http://lh6.ggpht.com/agm2112/SJeS58hfd4I/AAAAAAAADCo/Tqxv8KJaIAQ/p8024329.jpg?imgmax=576

Chegando em Itaipava, pude observar melhor a moto:

É uma Virago 250, ano 99, modelo 2000, com cerca de 64.000km rodados, e um pouco surrada pelo antigo dono: pontos de ferrugem, escapamento operado (porém silencioso - um dos escapes estava furado e foi "unido" ao outro ... porqueira total), relação pedindo socorro, carburador entupido, tanque um pouco amassado e arranhado, aro dianteiro com 2 calombos, gambiarras alétricas, sensor do descanso e embreagem desligados .... e muita sujeira. Tentamos limpar... apelei até pra descarbonizante (Car80), mas se fôssemos deixar ela realmente limpa precisaríamos de todo o fim de semana e mais um pouco. Aparentemente esta moto sempre dormiu ao relento e nunca foi lavada de verdade. Enfim: era uma legítima moto de velho gordo barbudo, ainda com alforges enormes, "sissy bar", aquelas pedaleiras deslocadas pra frente, que esqueci o nome, para-brisa, adesivos de moto-clubes espalhados ... Apesar disto, o motor estava (quase) perfeito, muito silencioso e sem qualquer vazamento de óleo, aparentemente ainda lacrado de fábrica. A suspensão estava boa, e os freios idem. Nenhuma folga aparente.

http://lh6.ggpht.com/agm2112/SJeTEO9aBSI/AAAAAAAADDY/H17hejbAif8/p8024342.jpg?imgmax=800

http://lh3.ggpht.com/agm2112/SJeTGeo6EaI/AAAAAAAADDo/uKrGtmIqvoU/p8024345.jpg?imgmax=800

Enfim ... fui até a cidade comprar pão, e obviamente ... fui de moto ! Aproveitei e fui logo na cidade vizinha (60km ida e volta...). A saída é direto numa estrada de barro cheia de pedras soltas e a Virago já entra na descida saindo de traseira e pulando feito uma charrete... preciso me acostumar ... Já no asfalto da BR040 a situação muda: arrancada excelente, e em poucos segundos já estou a 90 e poucos por hora (o limite é 110). Ótima arrancada, ótimo torque, motor silencioso, anda com facilidade, mesmo sendo 250cc, mas parece não gostar muito de andar acima dos 100km/h.

http://lh5.ggpht.com/agm2112/SJeTRwt2TiI/AAAAAAAADEo/vCO1pDcdliE/p8024391.jpg?imgmax=800

Conforto total: além do motor silencioso, os bancos são ótimos, e parece que posso rodar o dia todo sem me cansar. Ao contrário da XLX, nem percebo que tinha gente na garupa ... são 2 lugares independentes ! O pedal do freio me lembra o de um Fusca, devido a seu formato e posição. O câmbio também é ótimo, e as 5 marchas engatam com grande facilidade. A embreagem é macia como numa moto 0km, e o acelerador idem, mesmo com o cabo de retorno. Achei o freio traseiro forte demais e dei algumas travadas de roda até me acostumar. Já o dianteiro pareceu mais fraco que o de tambor da XLX. Não sei se é a idade da moto, ou característica das estradeiras. Saí da BR040 em frente a fábrica de cerveja Itaipava, e peguei uma estrada de acesso até Secretario. Agora estava em uma estrada boa, mas de mão dupla, sinuosa e com alguns "quebra-molas" pelo caminho.

http://lh6.ggpht.com/agm2112/SJeTIHfS72I/AAAAAAAADDw/Y5INAczmze0/p8024352.jpg?imgmax=800

De cara já percebo o ótimo torque do motor V2, onde as trocas de marcha são raras ... parece que as marchas "rendem" bem mais do que num 250cc de 1 cilindro. Ao sair de um quebra-molas, mal acelero e a Virago já retoma velocidade. Mais conforto ....

http://lh3.ggpht.com/agm2112/SJeTJ6bILII/AAAAAAAADD4/w6Oj_JXholU/p8024358.jpg?imgmax=800

Parei na padaria, comi um sonho (que mais parecia um pesadelo - estava velho), comprei pão, coca-cola, espalhei tudo pelos alforges (onde ainda sobrou muito espaço), e iniciei minha volta.

http://lh3.ggpht.com/agm2112/SJeTMsiBAfI/AAAAAAAADEI/rM6TpO_WqYw/p8024364.jpg?imgmax=800

http://lh3.ggpht.com/agm2112/SJeTOZSa5iI/AAAAAAAADEQ/Ulv1Cw4kAS8/p8024365.jpg?imgmax=800

http://lh5.ggpht.com/agm2112/SJeTPnAjr3I/AAAAAAAADEY/MQHcCYdNiuE/p8024379.jpg?imgmax=800

De volta a BR040, experimentei as pedaleiras "de descanso" (aquelas mais deslocadas pra frente) ... conforto máximo. Como já estava escurecendo, começou a esfriar, e o enorme para-brisa cumpriu seu papel.

http://lh6.ggpht.com/agm2112/SJeTS4l7bNI/AAAAAAAADEw/UItU5zoxIFY/p8024396.jpg?imgmax=800

O que concluir ? A Virago é, como já imaginava, uma ótima moto. Sou suspeito pra falar, afinal eu gosto de todas as motos que piloto .... agora fiquei indeciso quanto a minha segunda moto, que tinha certeza que seria uma XT600 ... agora existe a possibilidade de ser uma estradeira. A suspensão, que achei ser o maior problema, não é tão ruim assim, e só senti o batente dos amortecedores quando andaram os 2 homens na moto... o que é covardia, pois 180kg não é pra qualquer uma ...

Christian
04-08-08, 21:55
A moto não importa... quero saber o que tu achou da jaqueta. :P

Eu também gostaria muito de ter uma estradeira, mas teria que ser no minimo 600cc. :D
Essas Viraguetes ai não sei porque pararam de ser fabricadas, já que foram ótimas motos. :OK:

Parabéns pelo passeio e como sempre as fotos ficaram excelentes. :clap:

Abs!

agm2112
04-08-08, 23:22
A moto não importa... quero saber o que tu achou da jaqueta. :P


Boa, mas estava um ou dois numeros abaixo do meu ...estava difícil até resirar.... só não sei se vale o preço.



Eu também gostaria muito de ter uma estradeira, mas teria que ser no minimo 600cc. :D
Essas Viraguetes ai não sei porque pararam de ser fabricadas, já que foram ótimas motos. :OK:


Com essa 250cc dá pra ir até o fim do mundo .... nem precisa ser 600cc ....

layon
04-08-08, 23:40
sempre tive curiosidade de andar numa custon o pessoal sempre relata q a conforto fica em primeiro lugar nessa categoria de duas rodas...

OBS: as fotos ficaram show de bola parabens :clap:

OptimusLeo
05-08-08, 00:05
As fotos, como sempre de parabens.

De fato, hoje pude pilotar uma customzinha xingling 200cc...me lembrei de porque eu detesto custom e acho a moto mas inservivel de todos os modelos de moto que tem.

Sem contar que os acabados ja davam vergonha, e era uma moto que nao tinha nem 4000 kms e so usada nos FDS.

moisespatriarca
05-08-08, 08:02
Parabéns pelo relato e pelo passeio, e o descanso que vc está falando são os comandos avançados, se bem que pelas fotos, parecem mais um mata-cachorro com descanso de pé avançado, os comandos tem avançados os controles de freio e câmbio!!! :clap:
E sobre os "buracos" na estrada, uma custom infelizmente não foi feita pra aguentar esses obstáculos, o negócio dela é mais um asfalto bem, nem estrada de pedra é bom pra ela, mas faça um viagem longa numa custom que vc não vai se arrepender, pegar uma boa estrada (coisa difícil), dar uma ajustada nos amortecedores que vc nunca mais vai querer saber de outro estilo de moto (isso se o propósito é viajar né?)
Abraço!!!!

agm2112
05-08-08, 09:15
Parabéns pelo relato e pelo passeio, e o descanso que vc está falando são os comandos avançados, se bem que pelas fotos, parecem mais um mata-cachorro com descanso de pé avançado, os comandos tem avançados os controles de freio e câmbio!!!


Sim ... parecia mais um mata-cachorro mesmo, e já estava meio solto, após segurar alguns tombos ...

ps: adicionei mais algumas fotos q estavam dando erro de javascript ...

rockerva
05-08-08, 09:51
Eu já sabia que esse tópico iria ser lançado antes de muita gente! O AGM havia falado sobre ele no MSN.
Sem mais palavras, parabéns.

igortde
05-08-08, 10:37
Era isso mesmo que imaginava de uma Virago ...

agm2112
05-08-08, 10:45
Outro detalhe interessante: quando ando no transito ou estrada com a XLX, sou tratado como mosquito pelos carros, que a qualquer momento podem passar por cima de mim. Já com a Virago, todo mundo respeita. Parece que ela invoca o estereótipo do motoqueiro marginal, que a qualquer momento pode sacar uma bomba caseira ou uma carabina daqueles alforges ... Ou simplesmente por ser uma moto maior, apesar da baixa cilindrada.

Diego.fcs
05-08-08, 11:03
É uma moto fantástica, nunca andei numa, tenho muita vontade de andar em uma ainda, é o modelo custom que mais me agrada pelo visual, é muito bem balanceado, nada exagerado, uma pena ter saído de linha. É muito difícil achar uma boa por aki, procurei muito para meu pai mas não achei, achei umas detonadas e caras...

Bacana o passeio agm, muito legal as fotos...

Abraços!

Carlos Roberto
05-08-08, 11:13
Outro detalhe interessante: quando ando no transito ou estrada com a XLX, sou tratado como mosquito pelos carros, que a qualquer momento podem passar por cima de mim. Já com a Virago, todo mundo respeita. Parece que ela invoca o estereótipo do motoqueiro marginal, que a qualquer momento pode sacar uma bomba caseira ou uma carabina daqueles alforges ... Ou simplesmente por ser uma moto maior, apesar da baixa cilindrada.


Um dia desses, voltando do trabalho pra casa, a noite, andando pelo corredor com o farol alto ligado pra ser percebido melhor, surge pela frente um Pálio bloqueando o corredor. Meio sem querer dou uma encostadinha no parachoque traseiro do carro com a roda da Drag, O prayboy coloca a cabeça pra fora e olha pra trás e, quando vê a moto daquela tamanho, com farol alto, eu de jaqueta de couro e touca ninja, rapidamente volta pra dentro. Nem sei o que ele pensou, mas se soubesse que eu até pediria desculpas se pedisse :G

mantabodyboarder
05-08-08, 11:27
Outro detalhe interessante: quando ando no transito ou estrada com a XLX, sou tratado como mosquito pelos carros, que a qualquer momento podem passar por cima de mim. Já com a Virago, todo mundo respeita. Parece que ela invoca o estereótipo do motoqueiro marginal, que a qualquer momento pode sacar uma bomba caseira ou uma carabina daqueles alforges ... Ou simplesmente por ser uma moto maior, apesar da baixa cilindrada.


É que voce gosta de escape original, se gostasse de esportivo, era só colocar um na XLX que duvído que os carros não am dar passagem, só pra sumir logo do lado deles...

agm2112
05-08-08, 16:31
É impressão minha ou este é o tópico numero 21112 ?

Christian
05-08-08, 16:36
É impressão minha ou este é o tópico numero 21112 ?


Acho que não, pois olhei agora nas estatísticas:

318932 Mensagens em 18121 Tópicos por 5138 Membros. Membro Mais Recente: Thon

Abs!

agm2112
05-08-08, 16:38
Acho que não, pois olhei agora nas estatísticas:

318932 Mensagens em 18121 Tópicos por 5138 Membros. Membro Mais Recente: Thon

Abs!


Mas olha lá em cima o endereço do tópico: http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=21112.0

AcidGaucho
05-08-08, 22:31
Mas olha lá em cima o endereço do tópico: http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=21112.0


aiuehuaiehoiauheoaiuheiuaehoiauheouaehouaeh
numero fodal hein!

mas ae...o banco traseiro, não é mto fino não??
da conforto pra quem anda atras??

agm2112
06-08-08, 08:29
aiuehuaiehoiauheoaiuheiuaehoiauheouaehouaeh
numero fodal hein!

mas ae...o banco traseiro, não é mto fino não??
da conforto pra quem anda atras??


Não é tão bom quanto o do piloto, mas também não incomoda, pois a espuma é macia, as pedaleiras ficam em posição agradável e ainda tem encosto. Só andei de garupa por uns 10 minutos, mas deu pra ter uma idéia. Por mais fino que pareca, ainda é beeeeeeem melhor q numa trail ....

Wanderson
06-08-08, 10:44
Ja andei numa virago igualzinha a essa
o barulho eh um tesão
a moto eh muito boa
soh o costume de virar em baixa
q ate acostumar eh osso

AcidGaucho
06-08-08, 10:48
Não é tão bom quanto o do piloto, mas também não incomoda, pois a espuma é macia, as pedaleiras ficam em posição agradável e ainda tem encosto. Só andei de garupa por uns 10 minutos, mas deu pra ter uma idéia. Por mais fino que pareca, ainda é beeeeeeem melhor q numa trail ....


e assim, numa viagem, da pra ir encostadão na sissy bar na boa? bem acomodado?
é pq minha noiva tem aversão a viagens de moto...aeiuahaiue.... e ela disse que só viajaria se fosse encostada na sissy e bem confortavel (o que a titan é pessima no assunto :( )

agm2112
06-08-08, 11:11
e assim, numa viagem, da pra ir encostadão na sissy bar na boa? bem acomodado?
é pq minha noiva tem aversão a viagens de moto...aeiuahaiue.... e ela disse que só viajaria se fosse encostada na sissy e bem confortavel (o que a titan é pessima no assunto :( )


Bom ... no período que estava com a moto, duas mulheres andaram na garupa, e não reclamaram em nenhum momento... pelo contrário, só elogiaram. Uma delas ficou duas horas na estrada, direto sem queixas, o que é um recorde !

O sissy bar também é ótimo pra amarrar mochilas no bagageiro, que vão bem mais seguras.