PDA

Ver Versão Completa : freio baixando e subindo sozinhu



brunohcs
06-08-08, 14:31
seguinte moçada, esses dia eu fiz uma revisao na motoka e o kra mudou varias coisas.. uma delas foi o frio
e agora ele ta muito estranhu..

tipo eu saiu de casa com ele bem baixo... ai ando uns 10km as vezes menos.. e ele sobe fika ebm forte

tive até problema que quando fui viaja logo q sai ele subiu tanto q tava seguranado a moto.. tive q solta ele relei na roda tava fervendo

dai eu pensei q podia ta inxando com o calor sei lah se faz isso.. mas o estranhu é que as vezes depois que ele sobe.. ele desce sozinho de novo(é dificil mas faz isso) e tem dias q eu posso anda muito e ele fica normal.. mas ta foda .. pq eu tenhu q dexa ele mto baxo para ele ter o espaço necessario para "inxar" sozinho.. q sera q eh isso?

cabra de brasilia
06-08-08, 14:43
confere as pastilhas se tiverem boas faça uma sangria..........

brunohcs
06-08-08, 14:49
confere as pastilhas se tiverem boas faça uma sangria..........



amanha kero ve se consigo leva na mecanica jah.. soh kero sabe o q pode ser antes!

ma ki ki eh faze uma sangria?

Diego.fcs
06-08-08, 14:52
Tem que ver se o cara num colocou óleo errado, ou se colocou muito óleo, dá um conferida no nível... Em carros tem os esquema para tirar o ar do óleo do freio, num sei se em moto é assim...

Richard
06-08-08, 15:47
Tem que ver se o cara num colocou óleo errado, ou se colocou muito óleo, dá um conferida no nível... Em carros tem os esquema para tirar o ar do óleo do freio, num sei se em moto é assim...



Eh o mesmo esquema, tem q tirar ar do sistema...




ma ki ki eh faze uma sangria?


Sangria ou Sangrar o freio, nada mais eh do q mexer em um parafusinho que tem na pinça de freio, que irá deixar sair todo o fluido do sistema... O efeito de frieo borrachudo, pode ser pq o esperto pode ter apenas completado o nivel com um oleo diferente do q estava, ou seja misturando fluido de especificações diferentes...


Basicamente pra sangrar eh o seguinte:

Vc vai precisar de uma chave do parafuso de sangrar da pinça de freio, uma chave para abrir a tampa do reservatorio do fluido, um tubinho transparente, tipo mangueira de combustivel, uns dois vidros de fluido de freio (sei lah o Dot q sua moto usa), um pote e um pouco de paciencia...

Vc vai abrir o reservatorio e tirar a tampa...

Depois vc vai por o tubinho na saida que tem da porquinha do parafuso da pinça

Depois vc vai abrir o parafusinho da pinça e deixar o fluido sair pela mangueirinha (hora de vc usar o pote pra coletar o fluido velho) Normalmente, o fluido sai meio sujo e bem diferente da cor original de quando foi posto

Quando começar a sair o fluido, ate acabar o q tem no reservatorio, feche o parafuso da pinça e encha o reservatorio novamente com fluido NOVO... Naum reutilize o fluido antigo, ele deve ser descartado

Reservatorio cheio, abra de novo o parafusinho da piça e deixe sair mais fluido, devagar e va completando o reservatorio na medida q ele for baixando, mantendo ele sempre cheio...

Quando na mangueirinha da pinça começar a sair fluido novo, esta na hora de começar a parte chata da coisa...

Como foi dito naum pode se ter ar no sistema de freio, entaum, vc vai ter q expulsar o ar que possa ter entrado no sistema....


PARTE CHATA.... hehehehe


Agora com o resevatorio cheio e depois de ter jah saido fluido novo pela pinça, o sistema esta cheio de fluido novo, entaum precisamos tirar o ar do sistema


Com o parafuso da pinça fechado, comece a bombar (apertar) o manente de freio, sem do.... Pode bombar a vontade... Vc deve ver umas bolhinhas saindo do fundo do copo de fluido, isso eh normal.
Nesse momento o freio deve estar baixo, e vc deve bombar ateh ele começar a ficar alto novamente...

Ficou alto???? Solta um pokinho de fluido abrindo o parafuso da pinça, feche novamente, complete o copinho e BOMMMMMBBBBAAAA de novo.... FOOOOORRRRÇÇÇÇAAAAAAA.... Manda ver sem dó...

Subiu de novo o freio, abre um pokinho, deixa sai um pouco de fluido, fecha o parafuso de novo e BBBOOOOMMMMBBBBBAAAAAAA....

Vc vai ter q fazer esse processo por varias e varias vezes ateh naum sair mais bolnihinha nenhuma do fundo do copinho...

Quando naum tiver saindo mais bolha nenhuma, feche a tampa e vai devagar no começo pra ver se tah tudo bem com o freio, depois se estiver tudo certo eh soh descabelar freiando tudo...ahhehahhe

Espero que tenha entendido

stK!
06-08-08, 16:15
Eh o mesmo esquema, tem q tirar ar do sistema...


Sangria ou Sangrar o freio, nada mais eh do q mexer em um parafusinho que tem na pinça de freio, que irá deixar sair todo o fluido do sistema... O efeito de frieo borrachudo, pode ser pq o esperto pode ter apenas completado o nivel com um oleo diferente do q estava, ou seja misturando fluido de especificações diferentes...


Basicamente pra sangrar eh o seguinte:

Vc vai precisar de uma chave do parafuso de sangrar da pinça de freio, uma chave para abrir a tampa do reservatorio do fluido, um tubinho transparente, tipo mangueira de combustivel, uns dois vidros de fluido de freio (sei lah o Dot q sua moto usa), um pote e um pouco de paciencia...

Vc vai abrir o reservatorio e tirar a tampa...

Depois vc vai por o tubinho na saida que tem da porquinha do parafuso da pinça

Depois vc vai abrir o parafusinho da pinça e deixar o fluido sair pela mangueirinha (hora de vc usar o pote pra coletar o fluido velho) Normalmente, o fluido sai meio sujo e bem diferente da cor original de quando foi posto

Quando começar a sair o fluido, ate acabar o q tem no reservatorio, feche o parafuso da pinça e encha o reservatorio novamente com fluido NOVO... Naum reutilize o fluido antigo, ele deve ser descartado

Reservatorio cheio, abra de novo o parafusinho da piça e deixe sair mais fluido, devagar e va completando o reservatorio na medida q ele for baixando, mantendo ele sempre cheio...

Quando na mangueirinha da pinça começar a sair fluido novo, esta na hora de começar a parte chata da coisa...

Como foi dito naum pode se ter ar no sistema de freio, entaum, vc vai ter q expulsar o ar que possa ter entrado no sistema....


PARTE CHATA.... hehehehe


Agora com o resevatorio cheio e depois de ter jah saido fluido novo pela pinça, o sistema esta cheio de fluido novo, entaum precisamos tirar o ar do sistema


Com o parafuso da pinça fechado, comece a bombar (apertar) o manente de freio, sem do.... Pode bombar a vontade... Vc deve ver umas bolhinhas saindo do fundo do copo de fluido, isso eh normal.
Nesse momento o freio deve estar baixo, e vc deve bombar ateh ele começar a ficar alto novamente...

Ficou alto???? Solta um pokinho de fluido abrindo o parafuso da pinça, feche novamente, complete o copinho e BOMMMMMBBBBAAAA de novo.... FOOOOORRRRÇÇÇÇAAAAAAA.... Manda ver sem dó...

Subiu de novo o freio, abre um pokinho, deixa sai um pouco de fluido, fecha o parafuso de novo e BBBOOOOMMMMBBBBBAAAAAAA....

Vc vai ter q fazer esse processo por varias e varias vezes ateh naum sair mais bolnihinha nenhuma do fundo do copinho...

Quando naum tiver saindo mais bolha nenhuma, feche a tampa e vai devagar no começo pra ver se tah tudo bem com o freio, depois se estiver tudo certo eh soh descabelar freiando tudo...ahhehahhe

Espero que tenha entendido


depois dessa ja tenho que reservar uma verba pra trocar o fluido de freio no mecanico rsss ....

brincadera mas a aproveitando de qnto em qnto tempo tem que trocar o fluido ???

cabra de brasilia
06-08-08, 16:26
Bão em moto eu nunca fiz sangria....mas em carro para tirar provável entrada de ar no sistema não é necessário retirar todo o fluído não.......é só naquele esquema de um bombar o pedal e segurar para o outro sangrar umas 3 vezes em cada roda que tá filé.....ai é só completar o fluído.......lógico se o fluído estiver bão......se já for velho ou na época de troca segundo o manuel ai sim tem de tirar tudo.......

Richard
06-08-08, 17:20
depois dessa ja tenho que reservar uma verba pra trocar o fluido de freio no mecanico rsss ....

brincadera mas a aproveitando de qnto em qnto tempo tem que trocar o fluido ???


Tem o manual da moto???? Se tiver da uma olhadinha...

Mas numa coisa todos poderiam ajudar... Mesmo q naum de a kilometragem, troque a cada um ano pelo menos...


Todas as motos tem uma kilometragem especifica e caso naum atinga a mesma em um ano, deve se trocar do mesmo jeito...

Abraço

Tqf2
06-08-08, 17:49
Sangrar freio é uma bost.....

De moto nunca fiz, mas de toyota nadeirantes, eita coisa terrível........ :lol:

brunohcs
06-08-08, 17:59
garera.. eh o freio traseiro..

continua as informação? pq se tem oleo no freio trasero to por fora

destbr
06-08-08, 21:11
como nosso colega falou que teve q soltar o freio, creio ser o trazeiro tb!

se for o dianteiro, deve-se trocar todo o fluido de freio (pois podem ter misturado, como ja disseram aí) e com isso ja retira o ar do sistema. deve-se trocar a cada dois anos o fluido (titan).

se for o freio trazeiro, verifique o estado das sapatas. minha sugestao é trocar por sapatas novas originais (caso nao seja).

Stone
06-08-08, 21:54
99% de certeza que é o bracinho de freio trancando

faz o seguinte: (forma correta opção1)
>tire a roda e o espelho do freio (aquela tampa de onde ficam as pastilhas) o espelho vc vai ter que tirar da moto soltando a haste de acionamento do freio e a ancora - aquela varinha que está parafusada debaixo
>Tire as pastilhas de freio
>tire o parafuso que prende o bracinho do freio
>tire o bracinho
>limpe-o muito bem (o buraco aonde ele estava também) (cuidado com o pó, pois provoca câncer)
>passe uma fina camada de graxa no eixinho
>monte tudo na ordem inversa - não esqueça de dar uma boa lixada nos patins (lonas, pastilhas, sapatas ou fitas de freio) e no cubo e cuide para não lambuzar essas partes com graxa; na montagem vc tem que cuidar para "encaixar" as peças sertinho no eixo: a plaquinha de indicação (uma arroelinha com uma linguinha pra fora) tem um encaixezinho no eixo,e o braço tem uma marca de punção que deve ser alinhada com a marca do eixo;
> se os patins estiverem gastos já aproveite e troque-os

baixe esse arquivo, vai ajudar muito:
http://www.4shared.com/account/file/39116378/da66c520/13_-_RODATRAS.html

vc também pode fazer assim:
(forma correta opção2) Leve em um mecânico

ou ainda assim:
(forma não tão correta) simplesmente passe desengripante no eixo do bracinho de acionamento do freio, geralmente funciona, mas logo trava denovo

é isso aí, qualquer dúvida é só perguntar! :OK:

Richard
07-08-08, 08:42
99% de certeza que é o bracinho de freio trancando



Concordo com o Stone...

O outro 1% que falta, eu ja aposto em pastilha de freio PEBA, que pode estar inchando com a temperatura ou com agua.... hehehhe

Guilherme Mcnasty
07-08-08, 09:17
Concordo com o Stone...

O outro 1% que falta, eu ja aposto em pastilha de freio PEBA, que pode estar inchando com a temperatura ou com agua.... hehehhe



É isso aí com certeza. Coloca uma lona Diafrag ou Cobreq e esquece o problema.

layon
07-08-08, 21:16
aproveitanto o topico o meu freio as vezes tbm faz isso soh q ele eh a tambor

Richard
07-08-08, 21:28
aproveitanto o topico o meu freio as vezes tbm faz isso soh q ele eh a tambor


troca de marca de pastilha (tambor no caso...rs)

destbr
07-08-08, 21:55
É isso aí com certeza. Coloca uma lona Diafrag ou Cobreq e esquece o problema.


nao caia nessa de comprar cobreq, pois as q eu usei foram pro lixo com um mes de uso, muito podre!
vc instala e a regulagem ja fica praticamente no último, nao freia direito e fica constantemente como se nao assentace nunca.
enfim, nao recomendo. faça como eu, utiliza sapatas originais e nao tera problemas!

Furious VIPER
07-08-08, 22:11
É isso aí com certeza. Coloca uma lona Diafrag ou Cobreq e esquece o problema.

Uso essa marca.. e aprovo. Só qro ver em relação à durabilidade como fica... troquei com 33mil eu axo... nem lembro, to com quase 39 agora e ainda vai rodar muito... qro ver até qdo.

Richard
08-08-08, 09:19
Fischer tb eh muito boa... Tava usando na minha moto e ela freia bem e naum risca o disco...

estava usando o modelo Organic...

mr_fahrrad
08-08-08, 21:51
Olha só, pode ser isso aqui: http://dafra.forumais.com/dicas-uteis-f7/dica-ajuste-do-freio-traseiro-t69.htm

moisespatriarca
08-08-08, 23:03
garera.. eh o freio traseiro..

continua as informação? pq se tem oleo no freio trasero to por fora


Depois dessa informação valiosíssima :lol:, pois foi o que eu pensei desde o começo, verifique o parafuso e porca que prendem o pneu, pois se estiver mau apertado pode fazer com que o mesmo vá pra frente e pra trás, deixando seu freio louco, ou então é só caso de regulagem mesmo, se vc trocou a lona, ou regulou a corrente é extremamente necessário uma nova regulagem no freio, vou pegar emprestado uma imagem pra vc ter uma idéia visual do que deve ser feito:


http://i47.servimg.com/u/f47/12/27/87/07/freio10.jpg


Viu? onde está escrito ajuste do freio? boa sorte!!!! :OK:
Ah!!! e freio a tambor, no caso da sua moto, não tem óleo.

Stone
08-08-08, 23:08
titan 150 não tem esse tal parafuso de regulagem do pedal
ainda acho que é o exinho trancando, esse mesmo problema aconteceu várias vezes na minha ex titan, mesmos sintomas