PDA

Ver Versão Completa : Roda traseira da Fazer um pouco presa



mr_fahrrad
08-08-08, 20:13
Seguinte pessoal,

coloquei um cavalete hoje e fui lubrificar a corrente, primeira coisa que percebi que a roda não estava leve para girar (como era na intruder - na intruder era só dar uma giradinha que ela rodava livre, bem livre, umas 4, 5 voltas, como roda de bike). Na Fazer, fazendo a mesma força para girar ela deve dar uma volta e pouco ou nem isso.

Verifiquei se a corrente estava presa. Estava ok
limpei bem a corrente e lubrifiquei... a roda ainda ficou presa.
desrosqueei todo a porca do freio, ainda ficou presa
coloquei WD40 naquele bracinho do freio... e ainda ficou presa

enfim, notei que a roda da Fazer está um pouco pesada para girar, queria saber se isso é normal ou ela teria que rodar livre como se fosse uma roda de bike? e qual seria o motivo de estar presa e qual seria a solução?

OBS: desde quarta eu senti que, quando eu solto o acelerador, a moto dava uma reduzida mais que o normal, tipo como se eu tivesse apertado um tiquinho o freio mesmo.
OBS 2: desde quarta venho tomando chuva com a moto!

Um abraço!

cabra de brasilia
08-08-08, 20:44
No fórum da Dafra tem umas reclamações desse tipo com a Speed 150....so que ai no caso da Speed e o freio mesmo...tem ate um tutorial para regular e tal...........

http://dafra.forumais.com/dicas-uteis-f7/dica-ajuste-do-freio-traseiro-t69.htm

mr_fahrrad
08-08-08, 21:49
Pelo que eu vi no link que você passou, não deve ser o mesmo problema que o meu porque eu soltei toda aquele parafuso do freio e continuou na mesma..

...deve ser algo interno do freio, o que acham?

destbr
08-08-08, 22:41
minha sugestão é soltar a roda e passar graxa no eixo e nos separadores (se a sua tiver), enfim, veja onde deve ir graxa e lubrifique novamente!

mr_fahrrad
08-08-08, 23:00
minha sugestão é soltar a roda e passar graxa no eixo e nos separadores (se a sua tiver), enfim, veja onde deve ir graxa e lubrifique novamente!


Pra isso tem que tirar toda a roda? ou basta apenas afrouxar o parafuso e tacar graxa onde der e depois apertar de novo?

chrespim
09-08-08, 02:13
Pra isso tem que tirar toda a roda? ou basta apenas afrouxar o parafuso e tacar graxa onde der e depois apertar de novo?


.

Sugestão:

Tira toda a roda, verifica o freio e engracha tudo direitinho :OK:

Volverine MF
09-08-08, 03:13
Jä verificou os rolamentos?

Pode ser que eles estejam secos ou até msm com alguma coisa travando os msms.

Qlqr coisa desmonta tdo, lava tdo, lubrifica tdo e monta tdo de novo.

Se ainda assim continuar presa chama o Padre QAzedo ou então um bom advogado, daqueles que soltam qlqr um :lol:

Desculpa o flood, deve ser o sono :lol: Mas até a parte do padre é sério, ok ;)

TorteX
09-08-08, 03:44
Po...normal jow...
Na twister tbm num roda perfeito...na titan tbm não rodava igual de bike...

Mostarda_69
09-08-08, 06:28
enfim, notei que a roda da Fazer está um pouco pesada para girar, queria saber se isso é normal ou ela teria que rodar livre como se fosse uma roda de bike? e qual seria o motivo de estar presa e qual seria a solução?

Não te esquenta... a Fazoca eh assim mesmo.. ja fiz de tudo tb.. pensei que nao era correto... pq na hunter nao era.. a strada ja era um pouco mais..

Creio eu que eh pq a correia eh mais grossa...a roda mais pesada... o pneu mais pesado.. a caixa mais pesada... emfim... tudo mais pesado e reforçado.. o que da essa maior tensão.!!

Nem encana com isso.. a minha desde zeroeh assim..!!! eh mal de moto "grande" ou "menos pequena"que fica melhor..

tom crazy
09-08-08, 07:14
Acho que deve tá normal cara.
A da yes também é pesadinha, não roda na mesma facilidade que uma de bike de jeito nenhum

Tqf2
09-08-08, 10:35
Ah..... :drool:
Mas não roda igual Bike mesmo...............
Pode esquecer disso..... é bem mais pesada pra rodar.....

Agora se estiver pesada demais........

Pq vc num dá uma verificada em outra moto Fazer,,,,,,, pra comparar com a sua....
daí vai saber se a sua tá normal ou tá mais pesada.....

Abraços

oldskullo
09-08-08, 11:29
O problema é se ela estiver travando muito, tipo como se vc pisasse no freio traseiro...
dá uma verificada em:
1 - corrente muito esticada
2 - rolamentos
3 - freio traseiro mal-colocado (faz um barulho esquisito quando vc gira a roda)

:OK:

mr_fahrrad
09-08-08, 11:39
Então, tirando os rolamentos, eu verifiquei tudo.

Não faz barulho quando gira. Acho que não está travando como se estivesse pisando no freio, pq ela gira livre por um tempo depois de eu girar com a mão, mas por um tempo pequeno, se tivesse pisando no freio, não ia girar.

Mas pelo que o pessoal falou, deve ser normal então, a roda é mais pesada, pneu mais pesado, tudo mais pesado. Boa a dica de comparar com outra Fazer, vou ver se consigo achar alguém com Fazer e cavalete pra verificar, se estiver muito diferente aí abro a roda, engraxo rolamentos e verifico o freio.

Obrigado a todos!

jpchiullo
10-08-08, 20:39
Preste atenção no momeno da parada da roda, se ela para de forma suave ou brusca, se estiver parando de forma suave tá normal, se estiver parando bruscamente deve ter algum problema.

Furious VIPER
10-08-08, 21:18
Coisas "normais" fazem a roda girar menos:
-roda muito pesada
-corrente apertaaaaaaaada demais
-freio segurando a roda