PDA

Ver Versão Completa : Mototaxistas testarão "taxímetro" em Fortaleza



Ovelha Negra
10-08-08, 14:58
Mototaxistas testarão "taxímetro" em Fortaleza
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Mototaxistas de Fortaleza vão começar a testar um equipamento semelhante ao taxímetro. A idéia foi desenvolvida nos últimos meses por pesquisadores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet/CE). O Banco do Nordeste vai arcar com as despesas para que 120 motoqueiros testem a novidade.

O aparelho, similar ao taxímetro, surgiu depois de uma conversa numa lanchonete próxima à instituição. "Inicialmente a gente pensava em desenvolver um computador de bordo para rallys, mas acho que assim a gente poderia atingir mais gente", afirmou Heyde Leão, um dos responsáveis pelo projeto. Seis ex-alunos do Cefet, hoje parte da incubadora de empresas, trabalharam durante dois anos até chegar a um modelo que atendesse ao que exige a legislação sobre mototáxi na maioria das capitais brasileiras.

"Além dos estudos e da parte técnica a gente precisou estudar a demanda e a que era preciso se adaptar", disse Heyde. O ¿mototaxímetro¿ calcula o preço de uma corrida, com base na quilometragem rodada, no tempo parado em sinais e nas bandeiras "1" e "2".

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) quer, depois dos testes, implantar o sistema como regra para a cobrança de corridas nos mototáxis. A instituição é a responsável por regular o transporte na capital cearense.

O serviço de mototáxi é regulamentado em Fortaleza. As motos tem cor padronizada em amarelo, são numeradas e profissional veste um colete específico. O sindicato dos mototaxistas de Fortaleza está otimista com a novidade porque acredita que vá resolver um grande impasse: o preço pelas corridas. "A gente sabe que tem muito mototaxista que cobra o preço de acordo com a cara do cliente. Então isso vai ser uma coisa boa, porque a gente vai poder estabelecer um preço justo", afirmou José Vieira, presidente do sindicato.

Em Fortaleza são 2.211 mototaxistas registrados na prefeitura e, segundo a Associação Nacional dos Mototaxistas, em todo País são mais de 800 mil. A intenção dos pesquisadores é que a experiência em Fortaleza seja o pontapé inicial para atingir todas as outras capitais.

Redação Terra

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3070332-EI8139,00-Mototaxistas+testarao+taximetro+em+Fortaleza.html

Abraços,

Ovelha

Carlos Roberto
10-08-08, 22:26
Pelo que sei, serviço de moto taxi não pode ser regulamentado em cidades e nem em estados, porque necessita de uma lei federal para tal. Esse tipo de serviço, que é usual em muitas cidades e capitais brasileiras, é feita a margem da legislação, com o fechar de olhos dos governantes regionais.

Buça
10-08-08, 22:55
È realmente não é regulamentado não, mas aqui na minha cidade mesmo tem uma lei municipal que regulamenta, já tem alguns anos. Até tentaram acabar com eles, mas não conseguiram.

Seria uma boa esse mototaximetro aqui, pq realmente cada um cobra um valor pra uma mesma corrida.

rockerva
11-08-08, 10:15
Aqui em Porto Alegre também vejo muitos moto taxis. Só não sei como está no quisito da lei.
Eu acho algo totalmente viável para o trânsito caótico de nossas cidades, só que, pilotos de moto-taxis não podem ser cachorro-louco, se forem, daí complica.

Tqf2
11-08-08, 10:54
Aqui em Barretos nem os cara do Taxi ligam o taxímetro...hehehe :#

Diego.fcs
11-08-08, 11:15
Até sou a favor disso, mas só vejo moto-taxi com a moto toda ferrada andando com passageiros, sempre com capacetes velhos todos destruídos, acho que deveriam regulamentar então, e sempre passar por vistoria a moto, tipo uma vez por mês as motos serem vistoriadas...