PDA

Ver Versão Completa : Motor 4 cilindros tem durabilidade menor q os 2 e 1 cilindro ??



superkyo
15-08-08, 19:14
Sempre tive essa duvida.......

A HORNET 250cc VS GS500 ----------> O motor da GS seria mais duravel por ter apenas 2 cilindros ??

Uma moto com ronco bunito, ou seja, 4 cilindros, e q naum fosse mto cara e nem precisaria ser mto potente, afinal a HORNET 250cc naum sei o dados oficiais, por foruns pela internet vi q tem 45cv, sendo verdade a CB FOUR 400cc do nosso amigo seria mto mais forte q a GS500........

mndbm
15-08-08, 19:46
Bom...
O que muda (creio eu) é o modo como são usados esses 2 3 ou 4 cilindros....
Geralmente quanto maior o numero de cilindros, maior a faixa de rotação, maior movimentos de subida e descida dos pistões... e ainda a vontade de acelerar, que cresce junto com o numero de cilindros ]:) ]:) ]:)

Furious VIPER
15-08-08, 19:58
Nem sempre o n° de cilindros qr dizer rotação mais alta... lembrem das Custom q andam com regime de rotação um pouco amsi baixo q as Superesportivas.

lagreca
15-08-08, 19:58
já acredito que o efeito é inverso, como 4 cilindros a potencia é maior, para andar "normal", se andaria em uma faixa de giro menor e assim consequentemente um menor desgaste, o cara nem conseguiria andar no "gás" todo momento, são apenas umas esticadas,

mndbm
15-08-08, 20:05
custom com giro "um pouco" mais baixo que as superesportivas?

FabricioFabuloso
15-08-08, 20:05
Olha, independente do número de cilindros... o que dita a durabilidade de um motor é a qualidade das peças, um projeto bem feito, tipo de uso do motor e principalmente manutenção. Não importa se é um motor 125cc de um cilindro ou um 5L V10... Se for um motor bem projetado, feito com peças de qualidade, que não seja levado ao limite constantemente e em que seja aplicada uma manutenção correta com certeza ele irá durar MUITO tempo !!!

Abraços

lagreca
15-08-08, 20:14
Olha, independente do número de cilindros... o que dita a durabilidade de um motor é a qualidade das peças, um projeto bem feito, tipo de uso do motor e principalmente manutenção. Não importa se é um motor 125cc de um cilindro ou um 5L V10... Se for um motor bem projetado, feito com peças de qualidade, que não seja levado ao limite constantemente e em que seja aplicada uma manutenção correta com certeza ele irá durar MUITO tempo !!!

Abraços
já discordo com isso, para mim o que importa mais é a tocada, um exemplo, uma Husq de trilha da vida, uma senhora moto, que seja extremamente bem cuidada, mas é moto de corrida, o motor abre o bico em poucas dezenas de quilómetros, pois está sempre andando no limite, se essa moto fosse usada para andar na rua por exemplo, com os mesmo cuidados, ia aguentar muito mais.

Furious VIPER
15-08-08, 20:24
custom com giro "um pouco" mais baixo que as superesportivas?


Claro... tu vê alguma Custom girando a 17mil rpm junto com uma R6? hehehe

FabricioFabuloso
15-08-08, 20:27
Olha, independente do número de cilindros... o que dita a durabilidade de um motor é a qualidade das peças, um projeto bem feito, tipo de uso do motor e principalmente manutenção. Não importa se é um motor 125cc de um cilindro ou um 5L V10... Se for um motor bem projetado, feito com peças de qualidade, que não seja levado ao limite constantemente e em que seja aplicada uma manutenção correta com certeza ele irá durar MUITO tempo !!!

Abraços


já discordo com isso, para mim o que importa mais é a tocada, um exemplo, uma Husq de trilha da vida, uma senhora moto, que seja extremamente bem cuidada, mas é moto de corrida, o motor abre o bico em poucas dezenas de quilómetros, pois está sempre andando no limite, se essa moto fosse usada para andar na rua por exemplo, com os mesmo cuidados, ia aguentar muito mais.


Não entendi onde você discorda de mim...

Abraços

mndbm
15-08-08, 20:28
custom não foi feita pra andar a giro tão alto, basta ver a faixa de torque e potencia

Furious VIPER
15-08-08, 20:33
Claro... tu vê alguma Custom girando a 17mil rpm junto com uma R6? hehehe




custom não foi feita pra andar a giro tão alto, basta ver a faixa de torque e potencia


Mas foi exatamente isso q eu disse!

FabricioFabuloso
15-08-08, 20:35
Oh Viper o que o mndbm quis dizer é que o giro é BEM menor e não UM POUCO menor como foi citado no seu 1º post....

Abraços

mndbm
15-08-08, 20:37
questionei a expressão "um pouco" por isso ela estava entre aspas. ;) :G
o giro das custom, é beeem abaixo das outras motos, mais ainda das superesportivas four.

claro que tocada (ligada diretamente à configuração do motor) e os cuidados devidos são determinantes.

mndbm
15-08-08, 20:39
Oh Viper o que o mndbm quis dizer é que o giro é BEM menor e não UM POUCO menor como foi citado no seu 1º post....

Abraços



Como diz meu chefe... "Ito memo"

Furious VIPER
15-08-08, 20:44
Pra começar eu escrevi "amsi"... então comecei cagando! hehehe e depois esqueci das aspas... claro q a rotação é muito mais baixa!!
Agora sim... segue o baile!

lagreca
15-08-08, 21:02
Não entendi onde você discorda de mim...

Abraços
ok, retiro o que disse  :# eehheh, acho que compreendi mal o que você tinha lido, talvez eu saliente mais então o uso do que a durabilidade da mecânica.

FabricioFabuloso
15-08-08, 22:55
ok, retiro o que disse :# eehheh, acho que compreendi mal o que você tinha lido, talvez eu saliente mais então o uso do que a durabilidade da mecânica.


Ahhh sussa... é que li q pensei, ué será que eu me expressei tão mal assim Hehehehehe mas é sussa... Realmente o uso do motor dita sua durabilidade... mas dos itens citados por mim eu não colocaria nenhum em evidencia... acho todos os fatores mt importantes para durabilidade do motor...

Abraços

Tqf2
16-08-08, 09:56
Pra mim a quantidade de cilindros não altera em nada a durabilidade do motor......

MAs como o pessoal também já disse, é o dono da moto que faz com que o motor dura mais, ou menos...

Pois é o dono que fará ou não os cuidados/manutenções necessárias; O estilo de pilotagem; A não utilização de gambiarras; Etc... :D

mndbm
16-08-08, 10:43
Lembrando que o estilo de pilotagem também é influenciado pelo tipo do motor.

superkyo
16-08-08, 15:52
A questão é apenas MOTOR em condições o mais semelhante possivel......

PORTANTO como eu falei no caso HORNET 250cc VS GS500, ambas tem potencia quase igual, ou seja, pilotando ambas exatamente igual fazendo a manutenção igual a durabilidade dependeria apenas da qualidade das peças utilizadas na construção dos motores e em nada do numero de cilindros do motor da moto ?

Stone
16-08-08, 19:18
pelo meu ver, acho que dura mais as que são menos esforçadas, nada a ver com quantidade de cilindros

por exemplo, uma XT600 ou uma custom, são motos que trabalham com uma rotação mais baixa, trabalham mais folgadas portanto duram mais

já uma moto importada de motocross, se for feita uma boa manutenção de 4 em 4 horas de uso ela dura no máximo 12 horas de usso (no caso corrida, no pal), pois é tirado muita potência do motor, que geralmente é de baixa cc e trabalha sempre nos extremos de limite (foi o que eu li num fórum sobre esse assunto)

acho que é mais ou menos isso, o que importa é o esforço em que as peças são submetidas

mndbm
16-08-08, 19:51
Continuo defendendo minha idéia.... vejamos:
Hornet 250 o torque máximo se dá aos 11000 rpm e a potência máxima aos 14000 rpm
GS 500 : torque aos 7500 rpm e a potência com 9200rpm.

Logo, pra você obter um bom aproveitamento do motor, você estará rodando bem próximo dessas rotações indicadas (de preferência entre a de torque e potência). Pensando que o giro do motor está ligado diretamente ao número de "subidas e descidas" do pistão, quanto maior a faixa de rotação, mais movimento, mais atrito, desgaste mais rápido (considerando que tenham a mesma configuração de camisa, pistão, anéis, etc)
Resultado: usando inteligentemente, a hornet vai estar sempre com 5000 giros a mais que a GS, pra render "quase a mesma coisa"

Alguem já viu a que rotação trabalham os motores diesel (ônibus, caminhão,...)? Alguém já viu quanto dura um motor desses?

Tenho motivos pra crer que o motor four vai pro saco antes....

superkyo
16-08-08, 20:18
^^
É realmente no caso q eu citei concordo q a HORNET 250cc deve desgastar o conjunto mais, independente da diferença de qualidade das peças entre ela e a GS, bom já tenho uma resposta a minha duvida principal q era em relação a essas 2 motocas especificamente.......

Agora pra saber no geral precisamos de um estudo maior para saber se nas 4 cilindros o torque e a potencia maxima só aparecem com RPM mais elevado q o resto.....

alley.angelo
16-08-08, 20:41
Por que será que tem muitas CGs rodando até hj, e não venham me dizer HONDA É HONDA, por favor...

Furious VIPER
16-08-08, 20:43
Resumindo os comentários de vcs: qto mais gira, mais desgasta!

jecastro
17-08-08, 10:58
Motor 4 cil dura mais, isto porque é mais equilibrado, vibra menos e apesar de alcançar giros maiores você pode andar com o giro mais baixo que ela ainda assim é mais potente, outra coisa importante é que um motor 4cil de 250cc tem pistões de apenas 62,5cc, pistões deste tamanho giram facilmente acima dos 15mil rpm sem nenhum esforço, basta ver que uma CBR600 que tem pistões de 150cc tem giro máximo maior que uma cbr1000 com pistões de 250cc.

Guilherme Mcnasty
17-08-08, 11:38
Resumindo os comentários de vcs: qto mais gira, mais desgasta!


Basicamente é isso!
tanto é q se vc NÃO ligar o motor aí sim ele durará uma eternidade :D
É simples demais: se o motor funciona à 1000 RPM, serão 1000 giros num minuto. Se ele funciona à 20000 RPM, ele girou 20 vezes mais no mesmo tempo, isso é lógico.
Agora imagine um motor que funcione à 8000 RPM mas com uma taxa enorme(sobrealimentado), queimando nitrometano, com grandes folgas, diametrox curso tipo superquadrado. E outro que funcione à 12000RPM mas sem nenhum tipo de sobrecarga. É bem possível que o q gire mais nesse caso aguente mais.
Agora existem outros inúmeros fatores determinantes:
Balanceamento, taxa, temperatura, combustível, relação R/L, Diâmetro, curso, matéria prima dos componentes, folgas, enfim essas e mais outras q agora não lembro.
Um motor de 04 cilindros PODE durar mais que um de menor nº de cilindros, mas mais por tipo de utilização do que por característica de projeto. Acredito que o nº de cilindros maior pode ser um pouquinho, mas muito pouco mais durável por conta de funcionar mais suave, com vibrações reduzidas.

cabra de brasilia
17-08-08, 11:47
No orgão público que eu prestava serviço era bastante comum ter caminhonetes GM 6 cilindros a álcool (A20) com mais de um milhão de quilômetros rodados e motor original......somente umas duas ou três fizeram retifica de cabeçote por válvula presa......duas Caravan 4 cilindros a álcool também uma com 400 mil quilômetros e a outra com 800 mil quilômetros respectivamente e motores originais........ah! também já vi uma CG 125 com 14 anos de uso 180 mil quilômetros rodados e motor original dá pra acreditar!...... :drool:...........

Arnaldo
17-08-08, 13:17
Tudo enfluencia na durabilidade, desde o projeto até a qualidade dos materiais aplicados, passando pelo combustível e lubrificantes, sistema de refrigeração e por aí vai...
Mas considerando dois motores: um de quatro cilindros e outro de um cilindro, em condições idênticas...o de quatro dura mais!
-Cada pistão é responsável por 25% do esforço mecânico e não 100%
-4 explosões a cada volta e não uma
-Mais equilibrio, menos vibrações
-Menor volume da câmara de explosão, menor golpe de ariete, etc...

exfof
17-08-08, 21:09
depende da qualidade, uso e cuidado do dono, se todos os fatores forem iguais, o motor deve durar o mesmo, nao acho q tenha a ver a quantidade de cilindros

OptimusLeo
17-08-08, 21:29
4CIL dura muito, pelo menos muitas das motos japonesas feitas dos anos 90's en adiante duran MUITO. Pelo menos as Honda CBR 250 e 400 (Que a 400 tem o mesmo motor que minha CB400, o NC23) sao motores desenhados para sobrepasar os 100 mil kms levando pau feio.

Tenho visto muitas CBR F4 com mais de 160 mil kms SEM FAZER O MOTOR, e ainda andando bem forte.

O problema e que na maioria das esportivas e motos 4cil, e mais provavel detonar a moto numa batida do que chegar a essa kilometragem. Tambem que essas motos sao usadas na sua maioria para um rolezinho de FDS e nao no dia a dia, entao elas tem pouca kilometragem.

hardmen
18-08-08, 15:08
Manutenção em dia e parcimônia no punho direito, fazem qualquer motor (menos os das xing-lings mais safadas) ser esquecidos pelos seus prorpietários... ;)

Abraços...

jpchiullo
23-08-08, 23:18
O quatro cilindros não vai durar mais por ter mais cilindros, mas na hora de consertar vai ser mais caro por ter o dobro de peças.

ze chico
24-08-08, 16:11
Olha só

Um motor com mais cilindros consegue um torque melhor com menos giro,
ja de um cilindro logico, tera que produzir mais giro.
Muitos motores de um cilindro a compensação de força é feita na caixa de marcha, coroa e pinhão,
mas pra manter torque tera sempre que produzir mais giro, portanto um motor de mais cilindros tem a possibilidade de durar mais - menos giro menos desgaste ! -