PDA

Ver Versão Completa : Parafuso do esgotamento de óleo espanado. O que fazer?



f3rn4nd0
18-08-08, 17:57
Fala galera!

Bom, esse fds fui trocar o oleo aki no borracheiro perto de casa, como faço as vezes, deixei a moto lá e fui fazer outras coisas, levei o litro de oleo e pedi para trocar...

Quando eu voltei, vi o frasquinho de oleo intacto :0_0: dai ele falou que o parafuso tava espanado... e tava!

Tentamos tirar de tudo quanto era jeito, mas o infeliz não saiu de jeito nenhum... e meu oleo ja tinha passado um pokim da media de troca, tava em 1.200Km e eu troco de 1000 em 1000.

Pra vcs terem uma idéia, nós tentamos tirar até numa maquina de ar, mas nem assim saiu o desgraçado...

Dai, para nao rodar com o oleo velho, tive uma ideia que foi colocar uma mangueirinha por onde coloca o oleo e puxar... e fiz assim até sair mais ou menos 1/2 litro de oleo, medi na vareta, taquei o novo por cima, e to rodando de boa agora...

Mas num sei o que eu faço agora, nao vou poder ficar puxando de mangueira o resto da vida!

Alguem ja passou por algo parecido e pode dar uma luz?

Abraços!

TorteX
18-08-08, 18:10
Em posto de gasolina eles tiram direto na maquina que puxa o oleo tbm...eu num acho massa não, com o tempo deve acumular residuos...

moisespatriarca
18-08-08, 19:52
Ela não tem filtro de óleo? dá pra tirar por lá também?
Tenta ir num funileiro que ele solda outro parafuso, e aí dá pra tirar e trocar por um bom :OK:

leonoronha
18-08-08, 20:18
O correto e vc ir num torneiro bom e ele vai tirar o parafuso e refazer a rosca com uma bitola maior. Ja aconteceu comigo, e normal aconteçer nas motos pequenas a explicaçao mais plausivel e que ou apertarao demais o parafuso e acabou espanando ou ele espano por si so devido as vibraçoes.

KDASH
18-08-08, 20:30
O correto e vc ir num torneiro bom e ele vai tirar o parafuso e refazer a rosca com uma bitola maior. Ja aconteceu comigo, e normal aconteçer nas motos pequenas a explicaçao mais plausivel e que ou apertarao demais o parafuso e acabou espanando ou ele espano por si so devido as vibraçoes.


Concordo plenamente, esse é o prossedimento padrão, levando em conta que o que deve ter espanado foi o bloco do motor ( normalmente de aluminio) e não o parafuso (normalmente de aço), o torneiro deve meter uma furadeira ai para arrancar na marra o parafuso véio, refazer a rosca e meter um parafuso com a bitola maior para a rosca nova, e pronto! tá zerado! serviço profissional !

Stone
18-08-08, 20:42
explica melhor aí para eu poder te dar uma dica

a cabeça do parafuso espanou e voceis não tão conseguindo tirá-lo?
se for isso pega um punção e um martelo, apoia o punção no parafuso e vai martelando na direção que abre o parafuso

ou o espanou a rosca, o parafuso gira e não sai?
se for isso leva num torneiro, o mais certo é vc mandar colocar uma fio de aço no lugar da rosca, fica ótimo e o parafuso vai ficar do mesmo diâmetro, se vc mandar fazer uma rosca nova vai aumentar o diâmetro, o que não é bom, pois se espanar dinovo terá que fazer uma bucha

Ps.: sempre use chave estrela ou "L" para tirar o bujão (parafuso do dreno), quando aparecer umas marquinhas de desgaste já troque o bujão, não esqueça da arruela de alumínio, o correto é trocá-la em cada troca, mas trocando de 3 em 3 ou de 4 em 4 trocas de óleo está bom está bom

acho que seria isso

Volverine MF
18-08-08, 20:45
Se eu entendi bem, o que espanou foi a cabeça do parafuso, logo, nenhum ferramenta consegue "agarrar" o suficiente pra conseguir soltar o parafuso.

Se for esse o caso há várias alternativas pra soltar o parafuso.

Vc pode tentar tira-lo com uma talhadeira, com punção, com solda, alicate de pressão.

Vá a um mecânico que ele deve tirar esse parafuso com facilidade, já que não é um local de dificil acesso.

Depois troque o parafuso pra não passar por tudo isso novamente., ok.

tom crazy
18-08-08, 20:46
Creio que o que espanou foi a rosca e não o parafuso né?
Já ouvi falar em um equipamento que refaz a rosca que foi espanada, mais não me recordo o nome. Uma coisa que eu acho legal na yes é que se vc espanar o parafuso do bujão vc pode trocar tipo uma tampinha que fica embaixo do motor. Essa tampinha é presa por baixo do motor por 3 parafusos e o bujão enrosca nessa tampa. Uma vez que fui trocar o óleo da minha espanou a rosca, fui na concessionária e comprei essa tampa e troquei em mesmo em casa, a tampa custa 15 reais.

Volverine MF
18-08-08, 20:50
Creio que o que espanou foi a rosca e não o parafuso né?
Já ouvi falar em um equipamento que refaz a rosca que foi espanada, mais não me recordo o nome. Essa ferramenta se chama " macho", no caso de rosca interna e " tarracha" no caso de rosca externa.

Ou seja pra se fazer porca se usa o macho e pra fazer um parafuso se usa a tarracha.

Ok?

tom crazy
18-08-08, 20:53
Essa ferramenta se chama " macho", no caso de rosca interna e " tarracha" no caso de rosca externa.

Ou seja pra se fazer porca se usa o macho e pra fazer um parafuso se usa a tarracha.

Ok?


Ok hehehehe
valews por esclarecer

moisespatriarca
18-08-08, 21:17
Não foi o parafuso que espanou? ainda não entendi!!! :-/

Richard
18-08-08, 21:52
Essa ferramenta se chama " macho", no caso de rosca interna e " tarracha" no caso de rosca externa.

Ou seja pra se fazer porca se usa o macho e pra fazer um parafuso se usa a tarracha.

Ok?


Logan... Eu naum conhecia o termo "TARRACHA"....

Sempre ouvi falar em MACHO e COCINETE..... Mais uma pra aprender, se alguem falar tarracha, eu saberei o q eh..hehehhee

Tqf2
18-08-08, 22:12
Há inúmeras possibilidades para solucionar o problema, seja ele qual for, pq acho que ninguém entendeu bem qual é o problema...

Foi a rosca que espanou ou a cabeça do parafuso......?

Apos a resposta, poderemos dar a dica. ;)

oldskullo
18-08-08, 22:18
explica melhor aí para eu poder te dar uma dica

a cabeça do parafuso espanou e voceis não tão conseguindo tirá-lo?
se for isso pega um punção e um martelo, apoia o punção no parafuso e vai martelando na direção que abre o parafuso


Isso funciona, já tentei e recomendo! :OK:

f3rn4nd0
18-08-08, 22:36
Iae galera! Não respondi antes pq estava na faculdade!!!

Pois bem, o que aconteceu foi que a cabeça do parafuso, aonde se encaixa a chave 12, essa sim foi a parte que espanou.

O problema é que, bem aonde esta localizado o danado, não consigo encaixar um alicate, nem um grifo, muito menos uma chave inglesa!

Bom, diante do esclarecido aqui, no fim de semana eu vou levar em um funileiro para tentar soldar outro parafuso por cima e tentar tirar, acho que essa é a solução mais cabível.

Obrigado galera!

moisespatriarca
18-08-08, 22:49
...bom só não vai de tanque cheio se a solda for aquela com fogo, e desliga a bateria se a solda for aquela elétrica, mas é claro que o funileiro sabe disso!!! :lol:

Volverine MF
19-08-08, 00:30
...bom só não vai de tanque cheio se a solda for aquela com fogo, e desliga a bateria se a solda for aquela elétrica, mas é claro que o funileiro sabe disso!!! :lol:
Não aposte mto nisso, tem funileiro que não sabe msm, eu garanto.

Mais uma dica, se for usar solda elétrica eu recomendo usar eletrodo de inox q resulta numa solda mais forte. Era a que usavamos na funilaria que trabalhei. E segue a dica de desligar a bateria.

Tanto na solda eletrica qto na oxi-acetilenica (massarico) é bom colocar uns panos molhadas proximo do ponto aonde se vai fazer a solda, pra não aquecer o motor inteiro e queimar a pintura do msm. Aliás, é bom tb pra não correr o risco de deformar a carcaça do motor com o calor.
Afinal, o que precisa de calor é só o parafuso, nada mais.

Talvez seja preciso desmontar alguma coisa, como tirar carenagem e talvez tirar pedaleiras, pezinho, ou seja, as coisas que podem estar no caminho.



Logan... Eu naum conhecia o termo "TARRACHA"....

Sempre ouvi falar em MACHO e COCINETE..... Mais uma pra aprender, se alguem falar tarracha, eu saberei o q eh..hehehhee
Sei que tem outros termos - e pode variar de uma região pra outra - mas o unico que me lembrava na hora de postar era tarracha, mas creio que ambos são validos.

Tqf2
19-08-08, 01:26
Isso aí.
Vai num funileiro,, e desliga o cabo da bateria, retira as possíveis peças que possam atrapalhar...
Bom, segue as dicas aí que os amigos já disseram..


Depois,,, conta pra nóis o resultado hein.. não esqueçe......

Volverine MF
19-08-08, 01:31
Ah, mas no caminho do funileiro ja passa numa moto-peças e compra o parafuso, a arruela e 1 litro de óleo pq vai ter que trocar tdo isso né.

To falando pq se vc chegar lá sem essas peças vai ficar com a moto parada, então não se esqueça de compra-las, ok.

f3rn4nd0
19-08-08, 21:36
Opa, não vou esquecer não, podexá!
Litro de oleo, Parafuso e Arruela.

E volto a postar aqui com o resultado!

Abraços!

Stone
19-08-08, 21:58
cara, nem solda nada, capaz de vc deformar o motor com o calor, é meio difícil, mas pode até acontecer. Usa o bom e velho punção e um martelo, é bem mais fácil, se não der, aí vc solda

leva num mecânico de motos que ele dará jeito sem dificuldades e ainda fará a troca de óleo para você, é o mais certo

f3rn4nd0
20-08-08, 12:35
cara, nem solda nada, capaz de vc deformar o motor com o calor, é meio difícil, mas pode até acontecer. Usa o bom e velho punção e um martelo, é bem mais fácil, se não der, aí vc solda

leva num mecânico de motos que ele dará jeito sem dificuldades e ainda fará a troca de óleo para você, é o mais certo


Então, mas acontece que o parafuso não está acomodado em um bom lugar para se usar um punção e um martelo, acho inclusive que assim posso acabar estragando até coisas a mais... Porque o parafuso esta num lugar de dificil acesso, lá no fim da parte de baixo do motor, dificil mesmo...

E a minha motinha é baixa demais, para tentar usar deste método acho que iria precisar de um cavalete mecânico... Bom, vou tentar para ver ql vai ser, conforme for eu tento esse método tbm!

Obrigado a todos que deram sugestões !!! ^^

f3rn4nd0
31-08-08, 22:45
Iae galeraa, acabei esquecendo de vir aqui postar o resultado!

Pois bem, decidi que o melhor método seria o de "punção", a solda ficaria inviavel e poderia trazer mais danos ainda... enfim, com a ajuda de um profissional, martelo e chave de fenda, o danado saiu, custou a sair, mais saiu !!

Esqueci de tirar fotos, e, já aproveitando que iria ter que ir na concessionaria trocar o parafuso do bujão, acabei deixando a magrela por lá mesmo para fazer uma revisão geral, trocar tudo que tem direito, desde o guidão que estava um pouco empenado até a bateria que havia arriado. Será aberto o motor para uma possivel limpeza de borra de oleo que por acaso esteja parada lá, troca de vela, troca de cabos, enfim, tudo que tem direito...

Se quando eu pegar ela de volta ainda estiver por lá o danado do parafuso, tiro uma foto e coloco aqui para mostrar o estado que ficou !!!

Abraços a todos!

Volverine MF
31-08-08, 22:53
Se quando eu pegar ela de volta ainda estiver por lá o danado do parafuso, tiro uma foto e coloco aqui para mostrar o estado que ficou !!!

Como assim? Vc manda a moto pra revisão e os caras vão deixar um prafuso estragado do jeito que está? Pouts, se os caras fizerem isso chama o gerente, pq pra mim isso não é coisa de mecânico :k


Maaaas, pra evitar dor de cabeça, avisa os caras sobre o parafuso, diz que vc quer que troque mas que gardem pra vc mostrar pros seus amigos - nós, no caso, rs - e aí é só alegria :OK:

f3rn4nd0
31-08-08, 22:57
Como assim? Vc manda a moto pra revisão e os caras vão deixar um prafuso estragado do jeito que está? Pouts, se os caras fizerem isso chama o gerente, pq pra mim isso não é coisa de mecânico :k


Maaaas, pra evitar dor de cabeça, avisa os caras sobre o parafuso, diz que vc quer que troque mas que gardem pra vc mostrar pros seus amigos - nós, no caso, rs - e aí é só alegria :OK:


Nãooo, volverine, você não entendeu!
A primeira coisa que eu fiz ao chegar na concessionaria foi trocar essa porcaria de parafuso e comprar um novo, eu quiz dizer que, se por acaso ele ainda estiver pela oficina, e não tiver ido pro lixo, eu tiro a foto e posto aqui!

Entendeu?

Abraços!

Volverine MF
31-08-08, 23:43
Nãooo, volverine, você não entendeu!
A primeira coisa que eu fiz ao chegar na concessionaria foi trocar essa porcaria de parafuso e comprar um novo, eu quiz dizer que, se por acaso ele ainda estiver pela oficina, e não tiver ido pro lixo, eu tiro a foto e posto aqui!

Entendeu?

Abraços!
Entendi sim, aliás, já supunha que era isso :D

Menos mal assim :D

É que ando puto com mecânicos que deixam certos serviços óbvios por fazer :-/ |:(

Tipo, se um parafuso ta ruim é claro que tem que trocar né, vai por parafuso espanado na moto? :-/ |:(

Já passei por isso e eu garrei um ódio |:( :NOOK: :drool: :lol: