PDA

Ver Versão Completa : Tirei o afogador do meu bura



Sam_2006
19-08-08, 13:01
Meu afogador não servia pra nada, pois quando o motor demorava pra pegar, acionar o afogador dificultava ainda mais a partida. Eu nunca o usava.
Esse final de semana eu tirei meu carburador pra limpar (na verdade, ele nem estava sujo) e percebi que aquele eixo sobre o quel o afogador gira ocupava pelo menos 10% da área da passagem do ar. Então, eu o arranquei fora.
Não sei se foi impressão minha, mas senti uma leve melhora do motor em altos giros, parece que a moto ficou com mais resposta. Será?

Tqf2
19-08-08, 13:10
Pode ser que sim.......

Já ouví dizer isso......

Furious VIPER
19-08-08, 13:14
imagine a cena:
agosto
d madrugada
chuva forte
moto parada há pelo menos 24h
motor gelaaaaaaado
tu precisando dar partida pra sair com a moto

O q diabos se faz nessa situação?? torra a bateria atééééé dar certo... e qdo ligar... dá umas aceleradas violentas pra moto não morrer??

Axo q não vale a pena fazer isso cara. O afogador tá ali pra ser usado!E não esquece, qto mais tu usa o afogador, menos força tu exige da bateria (na partida, óbvio)!

Diego.fcs
19-08-08, 14:11
imagine a cena:
agosto
d madrugada
chuva forte
moto parada há pelo menos 24h
motor gelaaaaaaado
tu precisando dar partida pra sair com a moto

O q diabos se faz nessa situação?? torra a bateria atééééé dar certo... e qdo ligar... dá umas aceleradas violentas pra moto não morrer??

Axo q não vale a pena fazer isso cara. O afogador tá ali pra ser usado!E não esquece, qto mais tu usa o afogador, menos força tu exige da bateria (na partida, óbvio)!


A minha as vezes chega a ficar 2 semanas sem funcionar, quando vou ligar, abro a torneirinha, dou umas 10 aceleradas, umas 5 pedaladas e boa, só seguro no acelerador menos de 1 min nuns 2~3000 rpm e boa. Nunca funcionou direito meu afogador de segurar num giro alto e ficar, ele simplesmente faz o motor apagar.

Já ouvi falar disso, e pensei já em fazer isso, já que nunca usei meu afogador...

alley.angelo
19-08-08, 14:25
a minha Gege tem de acionar de manhã pra pegar de primeira, mas tenho de acelerar até chegar em 3000 RPM, ai ela segura, mas se eu só puxar o afogador e ligar ela não pega.

Sam_2006
19-08-08, 14:29
Como eu disse, quando a minha moto teima em pegar, puxar o afogador não ajuda muito, pelo contrário, parece que até piora. E, além da partida elétrica, minha Cruise tem partida a pedal, por isso não me preocupo muito com a bateria. Alías, ultimamente eu só estou usando o pedal, pois já faz uns 3 meses que minha bateria foi pro saco, e eu ainda não criei vergonha na cara pra compra outra.
Outra coisa que eu acho indispensável numa moto é um pedalzinho de partida. Não vivo sem um!

brunohcs
19-08-08, 16:25
A minha as vezes chega a ficar 2 semanas sem funcionar, quando vou ligar, abro a torneirinha, dou umas 10 aceleradas, umas 5 pedaladas e boa, só seguro no acelerador menos de 1 min nuns 2~3000 rpm e boa. Nunca funcionou direito meu afogador de segurar num giro alto e ficar, ele simplesmente faz o motor apagar.

Já ouvi falar disso, e pensei já em fazer isso, já que nunca usei meu afogador...


a minha tbem nao funfa esse negocio de faze o motor fika em giro alto.. ou eu nao sei como faze!


soh sei ki.. meu afogador ajuda muito quando a moto está fria..

mas pq eh eletrica.. no pedal eh mais tranquilo neh.. pelo menos na minha bizoca se pedalase um poko ia.. jah na titan parece q qdo ela ta mtoo fria.. nao vai liga de jeito nenhum sem afogador!


e ae moçada como faz pa usa o afogador e ele dexa o giro poko mais alto? :-/

Furious VIPER
19-08-08, 20:47
Mas q merdah de afogador vcs tem aí? hahaha O meu funciona perfeitamente....
Falando nisso tenho q abrir um tópico sobre o afogador da YBR!

Stone
19-08-08, 21:12
nunca usei afogador (exceto na DT)

eu penso igual o Sam: o carburador já é pequeninho, ainda tem aquela borboleta enorme pra atrapalhar mais ainda a entrada de ar, vishiwww..... o ar tem que entrar no bura com menos turbulência possível, e a borboleta do afogador não ajuda muito para isso. Na minha bolinha eu também tirei, + uma arrombada nos dutos deu uma diferença legal! as ves ela fica mais de 2 semanas parada, eu vou lá, abro a gasosa, umas 5 acelerada e 1 pedalada ela pega

alguns (preparadores) fazem um esquema de colocar uma chapinha de alumínio na mesma posição da borboleta, no meio da altura da entrada do bura, da boca do bura até quase encostar no pistonete, arredondado como o pistonete. Isso para o ar entrar de forma mais "lisa", sem turbulência, dando uma aceleração melhor, mais homogênea (acho que o nome desse bagulho é max force ou algo assim)

só lembrando que para qualquer alteração terá que ser feito um ajuste no bura

caso vc precise usar o afogador, é só tampar a entrada de ar do motor com a mão (como Burt fazia em sua Indian)

layon
20-08-08, 00:12
agora eu fiquei com uma duvida...
c tirar a borboleta do afogador ela melhora mesmo?
ou eh soh coisa da cabeça?

Volverine MF
20-08-08, 00:37
agora eu fiquei com uma duvida...
c tirar a borboleta do afogador ela melhora mesmo?
ou eh soh coisa da cabeça?
Ao tirar a borboleta do afogador vc aumenta a passagem de ar. Isso aliado a uma nova regulagem do carburador pode msm melhorar o desempenho da moto, sobretudo em alta rotação.

Porém, acho que esse lance de afogador não funcionar é caso de bura com mistura rica ou sei lá. Só sei que antes tb não usava, era como os amigos falaram, quase que atrapalhava, mas hj em dia é imprescindivel o uso do afogador pra dar a 1ª partida nela.

Mostarda_69
20-08-08, 01:56
Bom, o que posso dize de bura eho seguinte.. Na DT, tanto faz se ela fia mais de 2 horas... ou mais de 2 semanas sem liga... o ritual eho mesmo..

Desligo a luz q sempre esqueço;
Giro a chave;
Puxo o afogador;
Aperto a embreagem;
Dou 1 pedalada;
Qd ela liga eu ja pulo no afogador e deslllligo ele,pq o afogador mantem creio eu em altos 3 a 4 mil rpm.. Dai vo tentiando ate la se mante..
Hoje levou uns 5 seg pra se mante... nos dias estremasmente frios.. leva uns 20seg... dp pra mim não tem nenhuma diferença da fazoca pra ela... não sei se eh o bura das 2 tempos... mas tem pouquissima diferença pra fazer em ligar... Se tu excluie os primeiros 30 seg... nao tem nenhuma diferença pra manter ela..

chrespim
20-08-08, 05:43
Que estranho ser inútil seu afogador, olha o meu difícilmente uso, mas quando preciso ele está lá, ajuda bastante em uma ocasião em que a gasolina seja ruim ou algo esteja erado e dificulte a partida da motoca...

SuZuKi
20-08-08, 08:11
Tbm nunca usei meu...

será que fica melhor se tirar?!

Sam_2006
20-08-08, 08:36
Sei não, mas acho que não foi só impressão, dei umas esticadas hoje e parece que o giro subiu mais rápido, principalmente acima dos 4500 RPM. Mas é bom ressaltar que na minha moto foi feito preparação, além do aumento de cilindrada de 125 pra 155 cc, foram abertos os dutos de admissão e escape, então é natural que meu motor peça maior quantidade de mistura. Eu mantive o carburador original, apenas troquei o gicle original tamanho 95 pra um 108. Acho que o ideal pra mim seria colocar um carburador maior, um de Strada, talvez.
Mas essa é uma coisa que qualquer um pode testar na sua moto, porque depois você pode colocar de volta o afogador, se não der diferença. O ideal é também colocar uma vela nova logo após a mudança, pra checar a cor do eletrodo e verificar se a mistura não ficou pobre, já que vai entrar mais ar. Vou comprar uma vela nova essa semana pra testar, já que a minha está tão velha e manchada que não serve mais de referência.

Diego.fcs
20-08-08, 09:07
Na intruder sempre uso o afogador e funciona beleza, na ex-XTZ também sempre usava, na CB não é necessário, e na bolinha num segura o giro. To pensando em tirar e testar.

Lembrei que algumas vezes quando tava desregulada dei partida como o Stone falou, tampando a boca do bura e dando partida, só que tem que fazer uns malabarismos...

jjacob
20-08-08, 13:38
O pessoal que faz trilha de xr200 tambem tira a borboleta do afogador e dizem que da uma melhorada, mas isso só funciona em lugares quentes, aqui no Rio Grande do Sul isso não funciona muito bem.

Volverine MF
20-08-08, 13:43
Lembrei que algumas vezes quando tava desregulada dei partida como o Stone falou, tampando a boca do bura e dando partida, só que tem que fazer uns malabarismos...
:lol: Fico imaginando a cena, o cara se contorcerndo todo pra dar partida na moto. Deve ser ilário :lol: Imagina vc no meio da rua na frente de todo mundo fazendo esse malabarismo :lol:

Mas cuidado com isso de tirar a borboleta e coloca-la de volta. Se não me engano os parafusos que prendem a borboleta no eixo são remanchados pra que não aconteça de se soltarem com a vibração e irem pra dentro do motor.

Ou seja, caso alguém tire a borboleta e a recoloque de volta seria interessante tentar re-remanchar o parafuso ou usar algum tipo de cola pra não correr o risco dele se soltar e acabar fudendo o motor, pq ai sim vão se arrepender de terem tirado.

César
20-08-08, 17:46
Sem chances de fazer isso com a Yes. Se estiver um pouco frio sem o afogador a moto simplismente não pega! Aliás pega depois de umas 10 tentativas usando o afogador é na 1a.

tom crazy
20-08-08, 19:18
Sem chances de fazer isso com a Yes. Se estiver um pouco frio sem o afogador a moto simplismente não pega! Aliás pega depois de umas 10 tentativas usando o afogador é na 1a.


Não sei se as mais antigas tinham algum problema, a minha 2007 pega só de relar na partida elétrica. Tá certo que aqui em ribeirão é quente, mais se usei o afogador 5 vezes foi muito.

Tqf2
20-08-08, 20:03
Na minha antiga Titan 2000 todo santo dia eu tinha que usar o afogador pra ela pegar de manhã......

Na YBR, acho que usei uma única vez,,,,,,,,

Na Fazer num tem, por isso nunca usei,,,,,, :lol:

Buça
20-08-08, 20:51
Aqui na cidade é fundamental ter afogador...com os frios que faz no inverno só com o afogador pra pegar. E o meu sempre funcionou bem, demanha cedo é quase que certo que eu tenho que puxar ele no inverno.

Stone
20-08-08, 21:16
só umas observaçõezinhas:

>Motores 2T (da yamaha) o afogador não é uma borboleta, é um outro sistema;
>motores que costumam pegar de primeira é quase certo que a mistura está levemente rica;
>motores que pegam dificilmente a mistura deve estar um pouco pobre;

acho que é isso

vinicius.a
20-08-08, 21:32
Não sei se as mais antigas tinham algum problema, a minha 2007 pega só de relar na partida elétrica. Tá certo que aqui em ribeirão é quente, mais se usei o afogador 5 vezes foi muito.

A minha só pega na primeira partida com afogador. Deixo no FULL alguns segundos e já saio andando, depois na metade até aquecer um pouco (um minuto mais ou menos) e depois desligo. Mas na 1ª. sempre afogador.

Acho que a mistura está pobre. O motor esquenta muito rápido e o escape fica bastante tempo estralando depois que desliga, sem contar que a média tá beeem alta... mas como só ando na cidade e dificilmente passo dos 6mil rpm tá bom. Se qqr hora for pegar pista dou uma reguladinha básica na hora mesmo....

t+!

tom crazy
20-08-08, 22:49
A minha só pega na primeira partida com afogador. Deixo no FULL alguns segundos e já saio andando, depois na metade até aquecer um pouco (um minuto mais ou menos) e depois desligo. Mas na 1ª. sempre afogador.

Acho que a mistura está pobre. O motor esquenta muito rápido e o escape fica bastante tempo estralando depois que desliga, sem contar que a média tá beeem alta... mas como só ando na cidade e dificilmente passo dos 6mil rpm tá bom. Se qqr hora for pegar pista dou uma reguladinha básica na hora mesmo....

t+!


A minha deve estar um pouco rica a mistura sim mais se tiver é pouca coisa, pelo menos olhando a vela aparenta mistura pouca coisa rica.
Quanto ao escape estralar é mal das yes, todas que eu vi estralam escape.

Assur
20-08-08, 23:02
hje uso gas aditivada e se eu tirar o afogador da minha cg não pega aki em poa as 7 da manha qndo eu saio por trab. Mas ja usei por um bom tempo a gasosa podium e não usava o afogador!!!

César
20-08-08, 23:21
Não sei se as mais antigas tinham algum problema, a minha 2007 pega só de relar na partida elétrica. Tá certo que aqui em ribeirão é quente, mais se usei o afogador 5 vezes foi muito.


Em dia quente a minha pega assim também. Mas faz um friozinho q ela não pega sem afogador, até pega mas lá pela 5a, 6a vez...
Com o afogador pega de 1a pode ta o frio que for.

Volverine MF
21-08-08, 14:21
A minha só pega na primeira partida com afogador. Deixo no FULL alguns segundos e já saio andando, depois na metade até aquecer um pouco (um minuto mais ou menos) e depois desligo. Mas na 1ª. sempre afogador.

Acho que a mistura está pobre. O motor esquenta muito rápido e o escape fica bastante tempo estralando depois que desliga, sem contar que a média tá beeem alta... mas como só ando na cidade e dificilmente passo dos 6mil rpm tá bom. Se qqr hora for pegar pista dou uma reguladinha básica na hora mesmo....

t+!
Acho que to no msm caso e por enqto fica assim msm, hehehe.

Rodrigo Tadeu
21-08-08, 21:32
Vem resultado em alta, porem de baixa vc perde o direcionamento do ar para baixo do pistonete, vc deve tampar os furos do eixo pois provocam entrada de ar falsa (fora do venturi do carburador)

Diego.fcs
22-08-08, 10:04
Esse lance do afogador vejo que é relativo, a CB fica a semana toda parada, e não precisa de afogador para dar partida, já fica na lenta de boa. Minha namorada tem uma biz 100cc 2000 já faz uns 3 anos, acho que nunca limpou filtro de ar, carburador, trocou vela nem nada, se vc perguntar de afogador ela fala: Quê??

E todo dia ela sai as 6 e pouco da manhã, na chuva, frio e calor... Nunca usou afogador, nem torneirinha... E vc dá meia pedalada e a moto já fica na lenta, num entendo isso...

Luigi
22-08-08, 10:24
Mistura rica ué

Filtro sujo = menos ar = mistura rica. ;)

Volverine MF
25-08-08, 16:34
Vem resultado em alta, porem de baixa vc perde o direcionamento do ar para baixo do pistonete, vc deve tampar os furos do eixo pois provocam entrada de ar falsa (fora do venturi do carburador)
O que essa perda do direcionamento do ar por baixo do pistonete causa exatamente?

E msm estando os furos antes do pistonete eles interferem na misura? Isto é, desde que o ar não entre na saida do carburador, dpois do pistonete, não faz diferença por onde ele entra, ou faz?

agm2112
25-08-08, 16:54
Sem chances de fazer isso com a Yes. Se estiver um pouco frio sem o afogador a moto simplismente não pega! Aliás pega depois de umas 10 tentativas usando o afogador é na 1a.


As Yes q dirigi eram a mesma coisa ... não ligam nem a pau sem afogador ...


O afogador da minha XLX é perfeito ... deixo 1cm puxado, fica o bobobobo a 2000rpm por 30 segundos, depois volto ele todo e saio rodando... não tiraria por nada.

Volverine MF
25-08-08, 17:00
Acho que esse lance de NUNCA precisar de afogador é caso de mistura rica msm.

Claro que no que diz respeito a ligar a moto é até melhor, mais facil.

Mas pensa em qto de gasolina se desperdiça. Em algum tempo daria pra fazer uma viagem :drool:

Sem falar na poluição né ;)

Então galera, vamos regular esses buras e por esses afogadores pra funcionar :lol: :P

Diego.fcs
21-10-08, 13:16
Só relembrando o tópico...

Notei que minha moto tava ficando amarrada, ontem decidi dar uma olhada no carburador e lembrei desse tópico, retirei aquela "chapinha" que tampa a boca do bura, o afogador, ficou somente aquele pino que segura ela. Nem regulei nem nada, consegui manter uma velocidade maior em todos os trechos que sempre ando... Quando pego ela para andar, ando sempre no mesmo trecho da estrada, e dessa vez foi a que tive as maiores médias de velocidade, notei a moto mais solta, num sei se é coincidência ou sei lá...

Achei interessante... Alguém mais já fez isso??

agm2112
21-10-08, 14:27
Certamente você só encobriu um outro problema do seu carburador, aumentando ligeiramente a entrada de ar... quem sabe abrindo um pouco o parafuso do ar não resolve ?

Diego.fcs
21-10-08, 16:02
Pensei nisso, tipo, antes disso ela tava meio gorda, mistura muito rica, e agora esse aumento compensou a falta de ar, mas sei lá, vou continuar vendo e analisando essa mudança para ver como fica...

Stone
21-10-08, 21:37
Diego, tira também o pino
se tirar a borboleta seria como colocar um carburador um pouco maior, pois aumenta o fluxo de ar que seu motor engole, mais ou menos, seria como tirar o bura de 20mm e colocar um de 22mm

Diego.fcs
22-10-08, 08:00
Stone, o pino num tirei, num sei como tirar aquele negócio, fiquei meio pé atrás com medo depois de num conseguir colocar e estragar o carburador...

agm2112
22-10-08, 08:48
Lembre-se que o tamanho do venturi continua o mesmo ..

MarciON
23-10-08, 08:27
cara, tua motoca deve tar é desregulada
pq afogador resolve sim,e mt bem

abç

Diego.fcs
23-10-08, 21:41
Então Marcion, meu afogador nunca funcionou, na partida usei ele já mas nem notei diferença, num é como na intruder e na cb que ligo o afogador e ele segura num giro mais alto, na bolinha a moto morria, aí como a bolinha é meu laboratório resolvi testar isso, e gostei, ficou bem melhor o desempenho.

Stone
23-10-08, 21:49
Diego, se eu não to muito enganado, pra tirar o pino é só vc tirar aquela alavanca que aciona o afogador e poxar o pino que ele sai, aí vc terá que fechar o buraco que fica, eu usei silicone :OK:

Diego.fcs
24-10-08, 00:05
hum... vou ver no fim de semana Stone... Que pelo que dei uma olhada tem uma peça parece que de alumínio que me pareceu ser prensada no pino, mas verei se tem como tirar, eu tirei só aquela chapinha e os 2 parafusos...