PDA

Ver Versão Completa : cdi 6 volts



marcelo xl 250
27-08-08, 13:26
galera... alguem conhece alguma scooter, mobilete ou outro que use cdi ou similar que trabalhe com 6 volts? semana passada cheguei em casa com minha rx 125 ano 80 e depois ela não quis mais pegar, um amigo que conhece um pouco disse que foi platinado. desse dia pra frente eu saio com medo de estragar denovo e me deixar a pé, gostaria de substituir ele mas não queria passar todo o sistema pra 12v pois gostaria de manter mais original possivel. se alguem tiver ideias manda que eu depois vejo porque a net aqui é a manivela e nem sempre posso ficar conectado muito tempo. abraço |:( estou tentando colocar a foto dela aqui

Volverine MF
27-08-08, 13:43
O que vc quer fazer é um tanto complicado hein.

Acho que não existe CDI 6v, pois os sistemas 6v foram "aposentados" a muito tempo, antes msm de inventarem o CDI.

O que eu tentaria fazer é comprar um ou mais platinados em bom estado e deixar de reserva pra uma eventual substituição.

Se o platinado estiver ruim ela vai dar pau direto, mas se estiver bom vc anda um bom tempo sem dores de cabeça.

Fora isso não vejo nenhuma alternativa.

Procure na net ou em revistas especializadas que vc encontra vendedores de peças pra reliquias que poderão lhe fornecer platinados usados em bom estado ou talvez até novos.


Ah, e pra postar as fotos da motoca só depois que tiver 20 posts, ok.

Diego.fcs
27-08-08, 13:54
Marcelo, CDI 6V também acho que é meio difícil, acho que nem tem... Concordo com o VOlverine, quem tem essas motos antigas o certo é sempre ter algumas peças de reposição em casa... Tenta achar uns platinados aí e compra já alguns e guarda. Atualmente é difícil de achar platinados bons, já vi casos que o cara troca e chega na esquina e queima, isso de CG.

Tenho uma bolinha 82 que foi passado para 12V e tá com CDI, acho que seria uma boa vc fazer isso...

Volverine MF
27-08-08, 14:06
Tenho uma bolinha 82 que foi passado para 12V e tá com CDI, acho que seria uma boa vc fazer isso...
Tb pensei nisso Diego, afinal, seria o fim das dores de cabeça né, mas ele ta qrendo manter a originalidade da moto, por isso tb acho q não seria legal colocar CDI.

Marcelo, o que vc pode fazer é tentar comprar vários platinados pra fazer alguns que prestam, hehehe.

Por exemplo, vc compra uns 5 platinados, desmonta todos, pega as melhores peças deles e monta uns 2 ou 3 bons.

Sei que estou sendo otimista, pois é dificil achar platinados, mas quem sabe vc não acha alguem que tem um lote pra vender.

Ah, já pensou tb em pesquisar sobre como funciona um platinado - ou toda a ignição - e tentar encontrar outra solução, como adptar peças ou até msm construir algumas? Seria uma boa tb, poderia até vender essas idéias.

Tqf2
27-08-08, 15:19
CDI 6volts, não existe..
Pelo menos nunca ví nem falar.....

VC tem duas alternativas então...
Trocar o platinado e andar com um de reserva, ou passar o sistema de sua moto para 12 volts e instalar um CDI, creio que mudar o sistema pra 12 volts seja a melhor opção...

agm2112
27-08-08, 15:43
Se a moto está 100% original, eu manteria o platinado e levaria um de reserva no bolso... mantém o "valor histórico" da moto. Platinado é coisa que se troca em 1 minuto, e um de boa qualidade dura um bom tempo, se mantida a limpeza e ajuste correto.

Volverine MF
27-08-08, 15:45
Agm, faço minhas suas palavras.

Porém, se for pra não ser 100% original, manda logo 12v e um CDI e acaba logo com as dores de cabeça, afinal, se não tem a intenção de conseguir a placa preta, uma mecânica funcional conta mais do que originalidade.

Diego.fcs
27-08-08, 15:52
Depende do uso né, se for moto que se usa direto, todo dia, acho que o CDI pode ser melhor. Se é moto de passeio de fim de semana pode manter o platinado. Hoje em dia tá crescendo o mercado de restauração, e como num tem muita opção, cobram muito caro nas peças, platinados são difíceis de achar, só sobraram os ruins, num sei se valeria a pena, só se achar uns dos bons e deixar um embaixo do banco de reserva.

marcelo xl 250
27-08-08, 23:06
galera valeu dica , no caso pra mim o melhor é 12v por que eu nem ia comprar a moto, comprei por que queria uma pequena barata mas não queria honda (nada contra quem gosta ) ai pintou ela , tava faltando coisa boba como cabos e buzina que eu comprei ,não gastei nem 50 pratas com isso. mas essa moto comprei pra usar todo dia ja que a xl pifou motor, levo filha pra escola, saio com esposa etc e trocar platinado na rua pra mim não dá achei muito ruim o lugar onde ele fica

Volverine MF
28-08-08, 13:51
Cara, então manda 12v e CDI nela de uma vez que vc nunca mais vai ter dor de cabeça com ignição.

Isso sem falar que até a iluminação melhora e vc tb não vai ter dores de cabeça na hora que uma lampada queimar.

Diego.fcs
28-08-08, 14:00
Cara, então manda 12v e CDI nela de uma vez que vc nunca mais vai ter dor de cabeça com ignição.

Isso sem falar que até a iluminação melhora e vc tb não vai ter dores de cabeça na hora que uma lampada queimar.


Exato... Era isso que eu ia dizer, até lâmpadas 6V está difícil de achar, se usa bastante a moto, acho válido vc passar para 12V e CDI, mas acho interessante trocar todo o chicote ao invés de ficar adaptando, se precisar, claro. E guarde as peças que vc vai tirar dela que um dia vc pode precisar...

Guilherme Mcnasty
28-08-08, 15:40
platinado tem sua originalidade, mas a elétrica da rx 125 é um cancer! não para de incomodar! carca CDI nela, passa tudo pra 12 volts!
Vc pode por o estator e volante da dt 180, com bobina de luz,faísca, retificador, cdi, bobina de ignição, bateria, tudo da dt 180. Não vai gastar muito e sua moto vai ficar bem melhor de elétrica vai iluminar decentemente e se vc usar um cdi bom tipo magnetron ainda vai ter avanço, vai melhorar bem o torque da bixinha.