PDA

Ver Versão Completa : Aro dianteiro menor pode afetar a lubrificação do motor?



Harry Hardon
28-08-08, 01:25
Galera,

Sei que a pergunta é meio esquisita, mas estive pensando nisso: as motos Trail geralmente vem com aro 21" na dianteira. Se eu, por acaso, resolver colocar um 18" ou 17", a moto vai sair do "nível" original de fábrica, o corpo dela (incluindo o motor, etc) ficará mais inclinado pra frente.

E como o óleo do cárter fica em um nível previamente projetado para lubrificar todas as peças, pode ocorrer de uma parte interna passar a não ficar mergulhada na quantidade de óleo necessária?

Basicamente a questão é essa aí.
Valeu!

;)

Furious VIPER
28-08-08, 06:55
Axo q não, pq durante o funcionamento do motor o óleo circula! Ele fica mesmo parado qdo o motor tá desligado...

Richard
28-08-08, 07:53
Axo q não, pq durante o funcionamento do motor o óleo circula! Ele fica mesmo parado qdo o motor tá desligado...



Baum.... Nunca tinha pensado no que o Harry citou, porem pode ser valido sim...

Viper, por exemplo os discos de embreagem... Mesmo com o oleo circulando no motor, elnão circula por completo, ficando uma parte para manter sempre molhados os componentes da parte inferior como o virabrequim, bielas e partes da embreagem... Realmente eh uma coisa a se pensar... Quando for no meu mecanico novamente, vou ver se lembro de perguntar isso pra ele, mas tipo assim, acho q naum vai fundir o motor direto, mas pode ser que possa aumentar o atrito de alguns componentes, ocasionando menor vida util dos mesmos...

Vou entar ver isso daí...

Muito boa a questão Harry.... :OK: :OK: :OK:

Tqf2
28-08-08, 09:30
Pq a XTZ X 250cc veio com uma enclinação diferente no motor......? Se comaparmos com a XTZ normal.....?

Richard
28-08-08, 09:32
Pq a XTZ X 250cc veio com uma enclinação diferente no motor......? Se comaparmos com a XTZ normal.....?


Ela veio com inclinação diferente???

De que forma, eles compensaram a mudança do pneu e alinharam como se fosse a comum ou naum mudaram nada e o motor ficou numa posição diferente da original???

Tqf2
28-08-08, 09:36
Alteraram o ângulo do carter.......

na Lander é 26°50'
na Lander X é 25°40'

Richard
28-08-08, 09:39
Alteraram o ângulo do carter.......

na Lander é 26°50'
na Lander X é 25°40'


Entaum acho q isso jah explica tudo.... Se tem alteração do angulo do carter, pode crer q eles iveram que pensar na lubrificação que poderia ficar deficiente...

Estou certo???

Luigi
28-08-08, 10:04
Acho que naõ muda nada, a diferença é infima.

Nunca vi uma motard fundir o motor por ser motard :G

Furious VIPER
28-08-08, 11:00
Mudaram o ângulo do CÁRTER... ou akele tal de ângulo de CASTER??
pq o Carter é do motor, do óleo e tal... agora o cáster é a tal inclinação q tem as bengalas... não é?

loucura
28-08-08, 11:24
:-/ os caras viajam... nao vou entrar em detalhes mas nao é motivo de preocupação pois a diferença é minima e ñ considerável o nível de oleo já prevê alterações, imagine descer a serra do mar.... 1 h giro alto lubrific. deficiente... :NOOK:

Diego.fcs
28-08-08, 11:37
Interessante, mas é como o loucura disse, são motos normalmente feitas para trilhas, imagine o cara subindo ou descendo um morro, um barranco, acho que essas mudanças de posição já deve ser estudada no projeto do motor...

Quando é feito a alteração para motard num tem que alterar a altura da moto para num ficar inclinada pra frente?

Furious VIPER
28-08-08, 12:00
Quando é feito a alteração para motard num tem que alterar a altura da moto para num ficar inclinada pra frente?

Se tiver q alterar.. fica caro demais. o pessoal só troca as rodas por 17' e pronto! a moto fica com cara de anã! heheh

Richard
28-08-08, 12:04
Se tiver q alterar.. fica caro demais. o pessoal só troca as rodas por 17' e pronto! a moto fica com cara de anã! heheh


Que eh as alteraçõeszinhas porcas que jah falei... O certo seria ter q refazer TODO o acerto de suspensão pelo menos... Agora se fizer isso fica caro, entaum soh muda a roda e q se fod@...

Mostarda_69
28-08-08, 12:11
Olha.. eu falei com um loko da revenda que tinha uma cg 150.. e vivia empinando.. mas toda hora.. e logo logo o motor começou a fuma.. diz ele que qd anda empinado a bomba nao consegue pega direito o óleo.. agora empinado tudo bemmmmm.. pq fica beeeeeeeem inclinada a moto... agora soh isso de baisxar um pouco a frne eu duvido..

jecastro
28-08-08, 14:16
A motor foi projetado para trabalhar em várias inclinações, a troca de uma roda vai alterar 1°, 2° quanto muito 5°, isto não é nada, se fosse assim ia vir com uma observação proibido subir e descer lomba e inclinar ao fazer curvas. :D

Luigi
28-08-08, 14:19
Mesmo empinando, mais facil ter começado a fumar porque o cara moia a moto que por causa da inclinaçõa, só se o cara andar de cabeça pra baixo e olhe lá :lol: :lol:

Tqf2
28-08-08, 14:22
Mudaram o ângulo do CÁRTER... ou akele tal de ângulo de CASTER??


Vixi........... agora num sei......... :#

Diego.fcs
28-08-08, 14:29
A motor foi projetado para trabalhar em várias inclinações, a troca de uma roda vai alterar 1°, 2° quanto muito 5°, isto não é nada, se fosse assim ia vir com uma observação proibido subir e descer lomba e inclinar ao fazer curvas. :D


Mas uma coisa é passar numa lombada né, fazer uma curva, vc fica alguns segundos assim, outra é ficar o tempo todo andando com a moto assim... Sei lá...

Richard
28-08-08, 14:36
Mesmo empinando, mais facil ter começado a fumar porque o cara moia a moto que por causa da inclinaçõa, só se o cara andar de cabeça pra baixo e olhe lá :lol: :lol:


Nada a ver... A CB 400 mesmo era uma moto que depois de dua ou tres empinadinhas vc corria o perigo de fundir o motor, pq o motor dela eh ESTRANHO a ponto de quando se empina sair TODO o oleo do carter praticamente e o perigo de fundir era eminente...

Isso varia de moto pra moto e mesmo assim, NENHUMA moto foi feita pra ficar na vertical, isso eh fato...

Como eu disse, pode ser que naum funde em 5 minutos, mas acabar a vida util mais cedo, pode ser sim....

Luigi
28-08-08, 14:57
Então moto pra empinar é a Falcon :lol:

Ela tem carter seco, o oleo fica na "aba do tanque" (tem um reservatório) e só circula pelo motor, :OK:

agm2112
28-08-08, 15:18
Qualquer gambiarra pode trazer alguma conseqüência, mas não é uma regra. Até a substituição de um para-lama dianteiro pode afetar a refrigeração do motor, mas não deve ser nada perceptível a curto/médio prazo. O fato da dianteira ficar alguns centímetros mais baixa deve dar pouquíssima alteração no desgaste e lubrificação, mas não quer dizer que a alteração não exista. De qualquer maneira, é muito pouca coisa pra se preocupar.

Roberval3000
28-08-08, 15:20
For asssim garupa tbem prejudica o motor?

Guilherme Mcnasty
28-08-08, 15:32
O angulo de CÁSTER da lander X foi modificado em relação à Lander. Nada de CÁRTER. E não foi em função da lubrificação, e sim ciclística, em busca de maior agilidade.
Agora uma mudança de aro não afeta em nada a lubrificação. Problemas de lubrificação podem ocorrer se a moto for inclinada demais, tipo 30, 40 graus e por um tempo constante.

jecastro
28-08-08, 15:36
Mas uma coisa é passar numa lombada né, fazer uma curva, vc fica alguns segundos assim, outra é ficar o tempo todo andando com a moto assim... Sei lá...

E quando você sobe uma serra com o motor no giro máximo, então o motor ia ter que fumar. Parem de procurar cabelo em ovo.

Furious VIPER
28-08-08, 21:02
Eu falei q era ângulo de Caster! Eu falei!!

Volverine MF
29-08-08, 00:51
Então moto pra empinar é a Falcon :lol:

Ela tem carter seco, o oleo fica na "aba do tanque" (tem um reservatório) e só circula pelo motor, :OK:
Interessante, não sabia disso, achei q nenhuma das nossas motos usasse isso.

Ouvi dizer que a Tenere usa. Sabe se é vdd?

thiago proton.
30-08-08, 14:11
Acho q o motor de moto é muito pqno e dificilmente isso poderia a vir acontecer.Mas sei que em pelo menos nos carros da formula 3000 ou wind(sei la)que correm em circuito oval,o motor é preparado para receber maior qtidade de oleo do lado oposto ao da inclinação da pista,e se não me engano é do lado direito.E ate os pneus tbm são mais largos do lado direito eu acho.
Mas os carros competem só em pistas tombadas e por serem motores de competiçao que dura vamos dizer q uma corrida(tem q ser aberto)isso é desconsideravel.

Mas uma certa vez vi aquela pop 100,e fiquei me debatendo se o pistão de uma moto cuja o motor é deitado,não sofre ação da gravidade e se desgasta no mesmo?pq ate motos com motor normal onde o piston fica praticamente em pé se desgasta.Não seria mancada dos engenheiros?rs rs rs
Sei q sou leigo e não vejo vantagens neste tipo de motor,se alguem aqui souber me explicar ficaria grato.

thiago proton.
30-08-08, 14:15
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/imagens/12381.jpg

Volverine MF
30-08-08, 21:07
thiago proton., o fato do motor estar deitado não interfere na lubrificação, desde que sua construção permita a instalação nessa posição.

Veja por exemplo os motores boxers como das BMWs ou msm o do Fusca, que trabalham com os pistões deitados.

Vale citar ainda os motores aeronaulticos que trabalham com pistoes em pé, inclinado, deitado e de cabeça pra baixo tb.

Tem tb os motores Scania que, no caminhão trabalham em pé, mas em alguns onibus trabalham deitados, sendo que a unica modificação que recebem é na posição dos anéis dos pistões que nunca devem ficar com a abertura voltada pra baixo para que o óleo não passe para a camara de combustão, pois isso faria o motor fumar.



Qto ao assunto do tópico, acho que a maior diferença ao transformar uma moto pra SM seria sentida na ciclistica msm, pois a mudança do aro diant. não causa tanta auteração assim na posição do motor.

thiago proton.
30-08-08, 23:44
:D agora sim :D

kendji
01-09-08, 02:38
Mesmo que fosse alterar uns 10° não notariamos a diferença, ainda mais porque com o movimento constante da moto o óleo chacoalha dentro do motor e acaba lubrificando tudo.

Volverine MF
01-09-08, 14:40
com o movimento constante da moto o óleo chacoalha dentro do motor e acaba lubrificando tudo.
Acho que isso fecha o tópico. ;)