PDA

Ver Versão Completa : pastilhas de freio dianteiro, fischer é uma boa marca?



pulatampinha
31-08-08, 13:47
Galera minha moto está com quase 6000 km rodados e tava vendo as peças de reposição lá na Dafra e tals....outro dia li que na sundown teve um problema aí quanto os patins de freio de acordo com o que um amigo nosso do fórum que trabalha na sundown postou aqui pra gente...A da Dafra é Fischer.

É boa?
Vale a pena trocar logo?
Quantos km eu troco isso?
Se eu trocar, qual pastilha devo botar?Titan 150.... :G

Muitas dúvidas aqui....

Abração!

Christian
31-08-08, 14:36
Fischer é uma das melhores marcas de peastilhas de freio para as pequenas.
Pode colocar sem medo.
Não sei quanto tempo vai durar, depende de quanto tu usa o freio traseiro.

Fuja de Cobreq.

Abs!

Dj Serginho Sag
31-08-08, 16:32
Eu já cheguei a usar fisher na minha ex 500 e ela de conta do recado...cobreq racing tbm se saiu bem.

Sem reclamações das 2 :)

pulatampinha
31-08-08, 22:05
Fischer é uma das melhores marcas de peastilhas de freio para as pequenas.
Pode colocar sem medo.


Minha moto é Fischer já!



Fuja de Cobreq.


Achava que Cobreq tb era boa...usei na minha YBR que eu me lembre agora.

Christian
31-08-08, 22:29
Achava que Cobreq tb era boa...usei na minha YBR que eu me lembre agora.


Não que ela seja ruim, mas se tu puder escolher Fischer, vá de Fischer. :OK:

Abs!

agm2112
01-09-08, 08:50
Fuja de Cobreq.


Por qual motivo exatamente ?

Richard
01-09-08, 08:58
Por qual motivo exatamente ?


Acaba com o cubo ou com o disco de freio...

O pessoal tem mania de falar "A Cobreq freia pra caramba"... Logico que freia pra caramba, ela tem muito mais material metalico do q as outras, ocasionando maior atrito e consequentemente maior poder de frenagem, porem acaba com o disco ou cubo, pois devido a ser mais abrasiva e aquece muito mais rapido tb...

Eu usava Fischer Organic na CB e naum tenho do q reclamar, freiava muito bem e nem riscava o disco...

Tampinha.... Manda Fischer mesmo e boa..

agm2112
01-09-08, 09:33
Acaba com o cubo ou com o disco de freio...

O pessoal tem mania de falar "A Cobreq freia pra caramba"... Logico que freia pra caramba, ela tem muito mais material metalico do q as outras, ocasionando maior atrito e consequentemente maior poder de frenagem, porem acaba com o disco ou cubo, pois devido a ser mais abrasiva e aquece muito mais rapido tb...

Eu usava Fischer Organic na CB e naum tenho do q reclamar, freiava muito bem e nem riscava o disco...

Tampinha.... Manda Fischer mesmo e boa..



Cobreq sempre foi original de montadora, e na época em que o amianto começou a ser banido, os materiais de atrito ficaram horríveis. Todas as lonas e pastilhas começaram a riscar os discos, e queimar/espelhar com facilidade. Na época (1995) as pastilhas da Fras-le eram as menos destruidoras. Hoje em dia a Cobreq é uma das melhores. Desgasta rápido, freia muito e não risca nada.

Veja se você encontra algum grande risco no cubo original da minha XLX ano 91: (15 anos com a lona original (sabe-se lá de que marca) e quase 3 com Cobreq)
http://img515.imageshack.us/img515/2456/p80944211px2.jpg

Richard
01-09-08, 10:45
Cobreq sempre foi original de montadora, e na época em que o amianto começou a ser banido, os materiais de atrito ficaram horríveis. Todas as lonas e pastilhas começaram a riscar os discos, e queimar/espelhar com facilidade. Na época (1995) as pastilhas da Fras-le eram as menos destruidoras. Hoje em dia a Cobreq é uma das melhores. Desgasta rápido, freia muito e não risca nada.

Veja se você encontra algum grande risco no cubo original da minha XLX ano 91: (15 anos com a lona original (sabe-se lá de que marca) e quase 3 com Cobreq)
[img]http://img515.imageshack.us/img515/2456/p80944211px2.jpg


Realmente, as Fras-le eram muito boas, meu usava e nunca reclamou...

Eu sei, a Cobreq eh a "original" da CB tb, porem da minha moto, o antigo dono soh usava ela e o cubo tah todo frouxo, horrivel... Sem contar que tinha que abrir a roda a cada 3 ou 5 mil km, pq ela começa a gritar pq ficava espelhada...

Pq entaum???... Naum sei...ahehhahea

Eu pelo menos depois q usei a Fischer, soh fico com ela na CB, da Comet agora, naum sei quel que eh, vou descobrir na hora de trocar....rs

Luigi
01-09-08, 16:08
Também não sou fã de cobrec, mas na GS, nem pensar em fischer ou cobrec, o disco custa 1.300 reales, vai ser carbon loraine mesmo de 100 real o par :0_0:

Diego.fcs
01-09-08, 16:12
Ouvi falar muito bem das Fischer, inclusive para CB... Vou trocar a pastilha da CB daki uns tempos e colocarei a Fischer por indicação do nosso amigo Richard e também do mecânico.

Joao XTZ
01-09-08, 16:16
lonas e pastilhas ??? Fischer...muito boas...

valeu... :lol: :lol: :lol:

pulatampinha
01-09-08, 17:55
Não que ela seja ruim, mas se tu puder escolher Fischer, vá de Fischer. :OK:

Abs!


a minha motoca já veio com Fischer...



Tampinha.... Manda Fischer mesmo e boa..


Já é Fischer...



lonas e pastilhas ??? Fischer...muito boas...

valeu... :lol: :lol: :lol:


minha xing-ling veio com Fischer...

bom....voltando as dúvidas....com quantos km eu troco elas?

Diego.fcs
02-09-08, 15:41
Quanto começar a "xiar" ou fazer um barulho de metal com metal vc troca, difícil falar a km, depende muito como anda...

To querendo colocar uma dessas na Intruder para ver se para com aquele problema de ficar chiando o tempo todo...

minerinho
02-09-08, 18:19
helppppp

O Meu mecanico falou que para a cg150 ele indica a cobreq, será que essa marca não é boa?

Joao XTZ
02-09-08, 18:48
Cobreq espelha e gasta rapido demais...

Fischer eh bao vc trocar 5000 km as lonas e 8000/10000 km as pastilhas...mas depende do uso e do piloto...

valeu... :lol: :lol: :lol:

minerinho
02-09-08, 19:01
bah o mecanico so falou bem da cobreq! a original da dhonda cg 150 é qual?

TorteX
02-09-08, 19:10
Vendi minha titan com 14.000 km, com as lonas originais...tava um pouco pra frente de meia vida....

Stone
02-09-08, 21:10
as originais são da Nissin, no meu ver, são as melhores

Mostarda_69
02-09-08, 22:07
Como faço pra ve isso... tanto da Dt quanto da Fazoca!!??
Obvio que eh nas pastilhas e nas lonas... mas preciso desmonta a pastilha.. a lona eh soh solta e roda e pronto..

destbr
02-09-08, 23:45
as originais são da Nissin, no meu ver, são as melhores


isso eu acho q é marca de macarrão :D

acho q é com F (um ou dois, nao sei agora)



Por qual motivo exatamente ?


em alguns topicos postei minha experiencia com essa marca, depois se tiver tempo faça uma busca!

mas lhe adianto a conclusao q eu tive: nunca mais vou comprar freios dessa marca!

allbass
04-09-08, 17:38
eles cobram mais caro pr por na tw tbm...
na titan eh uns 10, 15 reais em media
na TW eh 30, isso pq o trampo eh quase o mesmo

Richard
05-09-08, 08:47
isso eu acho q é marca de macarrão :D

acho q é com F (um ou dois, nao sei agora)


Eh Nissin mesmo dest... A Nissin japonesa eh quem monta os sistemas de freio das Yamahas e a Tokico (tb japonesa) das Hondas...

Santo Cristo - Poa
05-09-08, 10:32
Sempre coloquei fisher nas minhas motos, e nunca tive problemas...

Stone
05-09-08, 20:17
Eh Nissin mesmo dest... A Nissin japonesa eh quem monta os sistemas de freio das Yamahas e a Tokico (tb japonesa) das Hondas...

mas as originais da Honda são da Nissin

Carlos_Biker
06-09-08, 21:38
Gosto da Nissin também, são muito boas, macias e seguram bem.
Frasle era bem razoável.
Não gosto da Cobreq apesar de ser o mais popular por aquí, não sei porque mas todas as que eu usei na minha Strada gostavam de "assobiar", notei um maior desgaste do disco e tive a impressão que seguravam menos também.

destbr
07-09-08, 01:20
Eh Nissin mesmo dest... A Nissin japonesa eh quem monta os sistemas de freio das Yamahas e a Tokico (tb japonesa) das Hondas...


nao sei pq eu achava q era com F! :D
nao sabia q a yamaha tb usava essa marca, legal!

o complicado é q um par esta saindo por 50 reais aqui e em breve terei q trocar.
até poderia experimentar essa frasle, mas fiquei traumatizado com a cobreq! haha

superkyo
07-09-08, 01:27
Eu queria saber como ve o desgaste do freio a DISCO ?? tem q desmontar ? pois tentei ver hj e naum achei marca nenhuma q fala o manuel, o TAMBOR atras tem marca e eu consegui ver normal.....

destbr
07-09-08, 10:44
Eu queria saber como ve o desgaste do freio a DISCO ?? tem q desmontar ? pois tentei ver hj e naum achei marca nenhuma q fala o manuel, o TAMBOR atras tem marca e eu consegui ver normal.....


tem q medir a espessura do disco (tem um minimo aceitavel), essa informacao deve estar somente no manual de servços da sua moto.
mas nao esquenta a cabeça q disco dura MUITO!

Furious VIPER
07-09-08, 13:51
Eu queria saber como ve o desgaste do freio a DISCO ?? tem q desmontar ? pois tentei ver hj e naum achei marca nenhuma q fala o manuel, o TAMBOR atras tem marca e eu consegui ver normal.....

Desgaste do disco é com paquímetro... pra ver a espessura mínima mesmo... como o destbr falou... agora o desgaste das pastilhas... é no olho! pelo menos eu só sei assim!!

Richard
08-09-08, 09:10
Desgaste do disco é com paquímetro... pra ver a espessura mínima mesmo... como o destbr falou... agora o desgaste das pastilhas... é no olho! pelo menos eu só sei assim!!



Na CB, tinha um marcador na carcaça onde ficam os pistões que empurram a pastilha, com uma marca vermelha que mostrava quando a pastilha está gasta...




mas as originais da Honda são da Nissin


Stone...

Eu sempre vi Honda com TOKICO, inclusive a minha CB... :P

Saurus
09-09-08, 15:49
Vou tentar responder as questões expostas nesse tópico.

1) Qual pastilha? No site da Fischer ( http://www.fischerfreios.com.br/motocicletas.html ) há uma página onde se esclarece algumas dúvidas em relação ao tipo de material das pastilhas e suas aplicações mais adequadas. Para motocicletas até 250cc pastilhas do tipo "orgânica" são suficientes por apresentarem elevado poder de frenagem sem desgastar o disco de freio.

2) Quando é hora de trocar a pastilha ou a sapata de freio?
Quando o nível de fluido de freio (no reservatório de fluido ou burrinho de freio) chegar próximo à marca de mínimo. Isso significa que a pastilha está "baixa" ou próximo da espessura que exige a troca.
Para as sapatas de freio tambor, há marcas indicadoras no espelho do tambor. Faça uma regulagem do freio e verifique se, para travar a roda é necessário que as marcas coincidam ou sejam ultrapassadas. Recomendo ler o manual do proprietário de sua moto ou o manual de serviços ou consultar seu mecânico de confiança para verificar a indicação das marcas.

3) Quando devo trocar o disco ou o tambor de freio?
Disco: Quando este apresentar espessura (medida com paquímetro) inferior ao indicado pelo fabricante da motocicleta e/ou do freio. Cada disco e cada marca tem seus limites.
Tambor: Quando o diâmetro interno do tambor (medido com paquímetro), que recebe a ação da sapata, apresentar medida superior ao limite indicado pelo fabricante da motocicleta e/ou do freio.

Em geral, as peças de freio avisam quando estão perto de sua vida útil acabar, visando alertar o proprietário/condutor que é hora de substituir a peça. Um dos principais avisos é a perda de eficiência na frenagem.

Eventualmente, discos e tambores de freio podem apresentar empenamentos, riscos, deformações, etc decorrentes de uso inadequado, acidentes, manutenção mal feita/deficiente, ação de agentes químicos (ácidos, fluidos, etc) ou fenômenos físicos (choque térmico, superaquecimento, etc). Nesses casos, a troca das peças do sistema (discos, tambor, pastilhas, cabos, mangueiras, fluidos, cilindro-mestre, burrinho, pistões, conectores, etc) por novas peças de boa qualidade é requerida.

Também é fundamental a substituição de cabos, mangueiras e fluidos de freio dentro do período que recomenda o fabricante da motocicleta ou da peça utilizada.

Espero ter ajudado.