PDA

Ver Versão Completa : Freio traseiro travando com garupa! Pq?



Furious VIPER
01-09-08, 13:28
Senhoras e senhores... qria tirar uma dúvida aki!
Ontem qdo fomos à Tenda do Umbú... acnteceu uma coisa bem estranha.
1° na moto do Sebá.. e depois na minha moto. Estávamos indo pra lá.. e o Rock tava na garupa do Sebá... do nada o freio traseiro dele começa a travar a moto... ele para e qdo o Rock desce da moto, libera o freio... fica normal! Eu reguei p freio pro Sebá (deixei láááá embaixo) e o Rock subiu... pronto, nõa travava mais!
Meeeeeeeesma coisa aconteceu na minha moto qdo voltávamos lá da Tenda (o Sebá voltou antes e o Rock veio comigo).

Agora eu lhes ergunto: pq diabos o freio traseiro resolve travar qdo há garupa?
Na minha moto só tinha acontecido isso uma vez.. mas foi pq eu apertei demais a porca do freio qdo lavei a moto (eu axo)!!
E na Biz da Mari q tava com Mari e Cleo e depois Cleo e Mari... não fez isso em momento algum!

agm2112
01-09-08, 13:31
Eu acho que o Rock precisa de uma dieta....

Richard
01-09-08, 13:35
Viper...

Meu irmão tem esse problema na XTZ dele tb e SEMPRE aconteceu... Quando poe alguem na garupa com o ajuste normal do freio traseiro, ele travava... Depois q ele começou a entender pq, ele sempre deixou o ajuste lá no talo... Vc quase bate a ponta do dedão no chão pra freiar a moto dele...ahehaheha

No caso dele, quando sobe um garupa, ainda mais um bem pesado que nem eu, a balança encurta e acaba alterando o ajuste do varão freio, tendo que fazer uma nova regulagem, ou seja, vc tem q regular o freio de uma forma para andar com garupa e regular de outro jeito para andar sozinho...

Esse eh um dos mals do freio a tambor, que o varão naum muda de posição e acaba jah quando senta alguem, deixando o freio meio que JÁ acionado... E se o cara for peso pesado, ferrou de vez... Tem q manda ele subir na moto e ai vc faz o ajuste com o peão em cima da moto...

Christian
01-09-08, 13:45
E a tua moto saiu do lugar com o Rock na garupa Furious? :G

Cara eu nunca notei isso, mas o que o Richard citou tem fundamentos, mas travar a roda eu acho muito dificil, pois quanto mais peso tiver na moto, mais demora para ela parar, e tu teria que fazer uma força tremenda para travar a roda. ;)

Abs!

Volverine MF
01-09-08, 14:11
O que o Richard falou tem fundamentos, ao menos pra mim, e acho que pra Honda tb.

Já repararam que na 150 o esquema de travamento do cubo é diferente?

Acho que tem a ver com isso que o Richard falou.

Luigi
01-09-08, 14:17
É por ai mesmo, o "cabo" do freio fica mais esticado com o garupa, por isso trava! O freio de vocês devia estar na regulagem máxima entre "travar e rodar"

TorteX
01-09-08, 14:25
Eita....comigo nunca aconteceu nem parecido!

Volverine MF
01-09-08, 14:33
Eita....comigo nunca aconteceu nem parecido!
Cm tb não, até msm pq é muuuuuito raro andar com garupa :D

Acho essa a melhor solução :D :lol:

casali
01-09-08, 14:37
a minha da final de curso na suspensão e não fica freada
acho que eles estavam no limite , igual o luigi falou

Luigi
01-09-08, 14:40
Pensem bem, é a mesma questão da corrente.

Se regular ela bem esticada só com o piloto, com o garupa ela estica demais e fode tudo ;)

Richard
01-09-08, 14:55
Pensem bem, é a mesma questão da corrente.

Se regular ela bem esticada só com o piloto, com o garupa ela estica demais e fode tudo ;)




Eh isso ai... belo exemplo :OK: :OK: :OK: :OK:

Volverine MF
01-09-08, 15:01
Pensem bem, é a mesma questão da corrente.

Se regular ela bem esticada só com o piloto, com o garupa ela estica demais e fode tudo ;)




Eh isso ai... belo exemplo :OK: :OK: :OK: :OK:
É sim, mas acho que no caso do freio é diferente, acho que o problema no freio é que o varão que segura o espelho do freio se move conforme os movimentos da suspensão, isto é, qto mais se comprime a suspensão, mais o varão empurra o espelho do freio pra trás, fazendo que o freio fique mais "esticado"

Talvez por isso na 150 o sistema de travar o espelho do freio seja diferente.

Luigi
01-09-08, 15:09
Independente, com mais peso, a suspensão "arreia" e fica mais "longa" do que sem carga :)

Diego.fcs
01-09-08, 17:27
Eu acho que deve ser alguma sacanagem do Rock... Deve ter pisado no bracinho lá... :G

Estranho isso aí hein...

casali
01-09-08, 17:36
Eu acho que deve ser alguma sacanagem do Rock... Deve ter pisado no bracinho lá... :G

Estranho isso aí hein...


eu até comentei isso ontem, mas ele garantiu que não :lol:

acho que as motos não queriam levar ele mesmo

Assur
01-09-08, 18:47
as motos levaram medo!!! hauhsfuasfas

provavel o que comentaram acima, freio mto no limite de frear e com o peso travou mesmo!!!

minha moto sempre regulo o freio com meu irmão em cima da moto pra ja fika num meio termo!!

abraços

cleo.junior
01-09-08, 20:14
Eu acho que o Rock quebrou um espelho ou passou debaixo de uma escada.

Seba
01-09-08, 20:38
EU acho que o problema é o Rock...

Já dei caronas pra varias amigas e de vez em quando pra um amigo que pesa 85 kg... isso nunca aconteceu antes!!

Furious VIPER
01-09-08, 20:49
Resumindo: Rock... tu me deve lonas de freio traseiro e pronto! hehehe

Não tinha pensado nesse detalhe de regulagem de freio... e agora vi a é uma merda... vou ter q me acostumar a andar com o freio lááá embaixo... pq caso precise dar carona não preciso regular dnovo!
Foda é q isso só acontece qdo o peso na garupa é grande... como o Sebá falou, já dei carona pra namoradas MAGRINHAS... amigase outras gurias apenas gostosas... nada de gordinhas... hehehe e isso nunca aconteceu!
Valeu o ensinamento!

Mostarda_69
01-09-08, 21:05
Como eu queria ve a cena de vcs 2 juntinhos na moto.. :shump: :amando:

Mas diz uma coisa.. que média fez com aquele troglodita encima?!?!?!

Tqf2
01-09-08, 21:35
Isso é o peso dos pecados......... :lol:

Stone
01-09-08, 21:39
como já falaram, isso é por causa da haste que segura o espelho do freio (âncora), quando a balança se mexe ocorre o contrário: a haste que aciona o freio fica parada e a âncora faz o espelho se mexer
podem fazer um teste e analizar ;)

jjacob
01-09-08, 23:25
É bem como o sujeito acima explicou, a aste que aciona o freio não acompanha a balança, mas ai tem outros motivos, como a suspensão trazeira bem encolhida por um longo tempo, as freadas mais fortes devido as curvas e ao peso aquecendo o conjunto e fazendo dilatar um pouco, a meu ver, freio a tambor não se regula pra ficar muito em cima.

Furious VIPER
01-09-08, 23:52
Como eu queria ve a cena de vcs 2 juntinhos na moto.. :shump: :amando:

Mas diz uma coisa.. que média fez com aquele troglodita encima?!?!?!

Não fiz média pq tinha enchido o tanque antes de sair pra Tenda... agora já fui trabalhar, fui pra aula e tal... mas mesmo com akele problema do freio traseiro travando a roda e tal... e ainda o Rock junto na moto... nõa deve ter baixado dos 40km/l... afinal fomos devagar...

Roni Breda
03-09-08, 04:40
comigo a uns tempos atras aconteceu a mesma coisa, eu e minha esposa fizemos uma viagem com a YBR de campinas para Interlagos, no meio do caminho a moto começou a perder rendimento, e não sabia o que era, e resolvi continuar assim mesmo, depois de mais um tempo andando a moto voltou ao normal , e teve um momento que paramos no posto de gasolina pra comer algumas coisas, quando paramos subiu aquele cheirão de freio queimado, fui olhar o cubo traseiro tava dourado, e pensei acho que tava acionado o freio, e com certeza foi a presença do garupa que fez acontecer isto, eu costumo usar a regulagem bem no limite de travar.

o engraçado que o cubo ficou pra sempre dourado não perdeu a cor, ficou até bonito

chrespim
03-09-08, 06:30
comigo a uns tempos atras aconteceu a mesma coisa, eu e minha esposa fizemos uma viagem com a YBR de campinas para Interlagos, no meio do caminho a moto começou a perder rendimento, e não sabia o que era, e resolvi continuar assim mesmo, depois de mais um tempo andando a moto voltou ao normal , e teve um momento que paramos no posto de gasolina pra comer algumas coisas, quando paramos subiu aquele cheirão de freio queimado, fui olhar o cubo traseiro tava dourado, e pensei acho que tava acionado o freio, e com certeza foi a presença do garupa que fez acontecer isto, eu costumo usar a regulagem bem no limite de travar.

o engraçado que o cubo ficou pra sempre dourado não perdeu a cor, ficou até bonito


Ficou até Bonito :lol: :lol: :lol: é isto ai!


Olha pessoal, nunca aconteceu isto comigo não! Nem ouvi falar em algo parecido por aqui! Mas não uso o freio no muito apertado não, uso normal e minha moto na garupa não carrega mais de 60 kg, esporadicamente uns 75km e tals...

Twister
03-09-08, 07:13
Furious, vocês vão meio seguido pra tenda do umbu?

eu apareço la de vez em quando...

um amigo meu tem esse probelma na twister por causa do Coyote, quando senta alguem na garupa a suspenção abaixa e o cano encosta de leve no varão, dai tranca...

px400
03-09-08, 10:06
eita, realmente o rock precisa de dieta heim.

mas uma duvida aeh, o rock foi abracadinho ou tu nao deixou ele encostar na tua bunda? :lol: :lol:

Furious VIPER
03-09-08, 13:25
Furious, vocês vão meio seguido pra tenda do umbu?

eu apareço la de vez em quando...

um amigo meu tem esse probelma na twister por causa do Coyote, quando senta alguem na garupa a suspenção abaixa e o cano encosta de leve no varão, dai tranca...

Não é direeeeeto... mas volta e meia aaprecemos por la sim! sempre tem tópico aki no Pn pra combinar!!

rockerva
03-09-08, 14:12
Pow galera!
Eu tô em dieta constante!
Ando comendo só derivados de gortura, doces e outras porcarias.
Não é fácil manter os 100 quilos cravados.
Se bem que aquele dia comi bem na tenda... devo ter saído de lá com 100 quilos e 300 gramas.
Mês que vem saio de férias, quero ver se perco uns 14 quilos.

No quisito sério do tópico, o richard falou tudo e o Luigi complementou bem.
Quanto as lonas bota na minha conta.

Richard
03-09-08, 15:04
Quanto as lonas bota na minha conta.


Eu cobrava :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: