PDA

Ver Versão Completa : Vantagens e Desvantagens do freio a disco



Tqf2
04-09-08, 01:14
Galera..

Eu queria saber mais uns detalhes sobre freio a disco, o principal é:

Numa moto trail, que anda em terra, barro, areia, etc..
O freio a disco não acaba sendo mais ruim que o tambor.....?

Ele se desgasta mais por andar "desprotegido" da sujeira......?

Pensamos numa moto de trilha por exemplo: Toda hora é barro no freio...
Isso não danifica mais rapidamente.....? Seria melhor se fosse freios a tambor, pois ficam mais escondidos.....?

Volverine MF
04-09-08, 01:32
Se por um lado o disco de freio está mais exposto, por outro lado ele se livra da sujeira e da água mais rapidamente, e do calor tb é claro, aliás, essas são algumas das principais vantagens do freio a disco.

De qlqr forma alguns modelos vêm com protetor que minimiza os riscos e danos.



Porém, vale dizer que entre um freio a disco de má qualidade e/ou mal cuidado e um freio a tambor de boa qualidade e bem cuidado o melhor é o tambor.


Edit: Uma desvantagem do freio a disco é a manutenção que é mais cara. Acho que é a única.

Furious VIPER
04-09-08, 06:53
Mas o poder de frenagem de um disco bem projetado para a moto.. é muito superior ao tambor...

Richard
04-09-08, 08:12
Desvantagem, eu acho q naum tem nenhuma...

Como o Volva falou, no caso da moto que vai pro barro mesmo, tem o protetor de disco que vinha nas XT's por exemplo

http://www.xt600.com.br/php-off/fotos/fabricab/005.jpg


Alem desse tem um da Circuit que eh bem feinho, mas protege bem que eh esse aqui ó..

http://www.pracomprar.com/userfiles/pracomprar_675_product_61d2c8335a9dd502c9504780b31 84bb8.jpg


O disco SEMPRE será superior ao sistema de tambor, logicamente que se bem cuidado e sem gambiarras, por exemplo pelas coisas citadas pelo Volverine


Custo maior??? Eu naum consederaria, pois em relação ao tambor, o disco eh muito melhor e o unico custo a mais que vc vai ter, eh do fluido de freio, pois as vezes o preço do tambor ou da pastilha se equivalem... Porem o que eh mais 10 em fluido num sistema 100000 vezes mais confiavel do q o tambor... Como tem a questão de segurança, essa diferença se torna desprezivel...

Abraço

agm2112
04-09-08, 08:46
Pro barro o disco é só vantagem, sujando ou não. O tambor fica horrivel quando mergulha na lama. As vezes ele não freia nada, as vezes freia demais e trava a roda a toa. Com o disco esse problema é menos sentido. Basta de vez em quando tirar as pastilhas e limpar.

Diego.fcs
04-09-08, 10:37
Tambor no barro é complicado, se vc entrar dentro da água por exemplo ele pode travar, fora que entra barro ali e é difícil para sair...

Freios a tambor bem dimensionados são muito bons, mas os a disco creio que sempre serão superiores mas claro que tudo depende de um bom projeto...

Na bolinha eu ando sempre utilizando os 2 freios ao mesmo tempo e apertando bastante, freia bem, mas nem tão bem, tá certo que os cubos são pequenos, já na Intruder, só dou 1 toquinho no freio dianteiro e boa...

PimEdu
04-09-08, 11:16
O unico contra do freio a disco é para suicidas, q vão conseguir parar a tempo antes de se estatelar todo e ir dessa para cima.

Tqf2
04-09-08, 11:38
Perguntei isso pq tenho um tio que mora em sítio, ele possui um Titan 150 ED, e vc's nem vão acreditar, mas ele tirou as pastilhas do freio dianteiro, pq ele fala que desgasta demais .. visto que onde ele anda com a Titan é muita areia..... :P

Ele tá doido pra trocar de moto só pq a dele possui freio dianteiro a disco e não aguenta trocar as pastilahs..
Outro caso é o irmão dele que possui uma Lander e disse que o freio traseiro dá maior trabalho...
Pois gasta demais as pastilhas...

Ele falou: Saudades da minha XLR com freios tambor...... :lol:

SuZuKi
04-09-08, 11:49
Perguntei isso pq tenho um tio que mora em sítio, ele possui um Titan 150 ED, e vc's nem vão acreditar, mas ele tirou as pastilhas do freio dianteiro, pq ele fala que desgasta demais .. visto que onde ele anda com a Titan é muita areia..... :P

Ele tá doido pra trocar de moto só pq a dele possui freio dianteiro a disco e não aguenta trocar as pastilahs..
Outro caso é o irmão dele que possui uma Lander e disse que o freio traseiro dá maior trabalho...
Pois gasta demais as pastilhas...

Ele falou: Saudades da minha XLR com freios tambor...... :lol:


dependendo do terreno pode haver pequenas pedras e tal ai pode ser que acontece o desgaste prematuro!!!

Kaveira
04-09-08, 11:54
Deus dá asas pra cobras...

Fala pro seu tio tirar a corrente porquê gasta o pinhão e a coroa... |:(

Com freio tambor vai ser pior, porque a areia que vai entrar no tambor não vai sair tão fácil e vai literalmente comer o tambor e as lonas. E o custo das lonas/sapatas não se compara ao custo das pastilhas, fora a mão de obra.

Boa sorte no aconselhamento.

Tqf2
04-09-08, 12:24
Boa sorte no aconselhamento.


:lol: É . acho que vou precisar....
Pq o cara já tem seus 55 anos e é cabeça dura que só....... :P

Christian
04-09-08, 13:35
Chama teu tio no pc e mostra esse tópico pra ele. ;/
Ele vai mudar de opinião rapidinho. :D

Abs!

Dj Serginho Sag
04-09-08, 14:01
Edit: Uma desvantagem do freio a disco é a manutenção que é mais cara. Acho que é a única.


Eu devo estar meio por fora, afinal faz TEMPO que não compro pastilha/lona de CG.

Mas pelo pouco que me lembro, as pastilhas de freio da CG ESD são mais baratas que um conjunto de lonas...não ???

Pelo menos na única vez que troquei da minha Ex-CG paguei mais barato de quando tinha CG freio tambor

Diego.fcs
04-09-08, 14:10
Fala pro seu tio tirar a corrente porquê gasta o pinhão e a coroa...

SENSACIONAL!!! è bem isso mesmo...

DOUGLAS 00
04-09-08, 14:15
Freio a disco é muito melhor sim. As pastilhas são baratas(paralelas), porém a cada 10.000 km (na minha ex titan, durava 7.000km) pedem troca.

O Tambor? esquece quanto a custos. Pode ser mais caro quando tem que trocar pastilhas, mas as lonas de boa qualidade são intermináveis.

Minha opinião: Motos como Fan( o projeto visa ecônomia de $$, ao invés de desempenho) e Biz(pouco potente) o disco não faz falta. Porém se possível, pretendo pegar só motos como esse acessório daqui pra frente.

Dj Serginho Sag
04-09-08, 14:19
Para eu, freio a disco em 250 já é exagero...

Basta ver as CB500 européias...freio a disco só na frente (to com preguiça de procurar fotos :stop:)

Claro que freio a disco é muito mais segurança...em alguns casos (Biz125+) pura estética

Luigi
04-09-08, 14:28
Eu não acho que seja estética não, eu sempre tive motos com freio a disco pelo menos na frente, quando andava com uma moto sem freio a disco, achava terrivel, a moto leva bem menos tempo pra parrar!

No caso de uma biz, você a 80~90 por hora se precisar freiar "urgente" com o tambor já era, com o disco tu tem chance :0_0:

Dj Serginho Sag
04-09-08, 14:48
Ah Luigi, não tiro sua razão...mas os tambores da minha Bizinha nunca "faiaram" mesmo em urgencias :clap:
As vezes, atéééé atingir os 90km/h, já tive que freiar antes rs :G

Richard
04-09-08, 14:49
Para eu, freio a disco em 250 já é exagero...


Naum eh assim naum... Com a Comet, eu vi que o freio a disco na traseira faz muita diferença e ela para bem antes do q uma Twister, por exemplo...

Freio a disco na dianteira deveria ser o MINIMO para qualquer moto, mesmo uma Hunter 90 e o traseiro, dona Ronda e Vainamarra estão demorando demais pra colocar disco nas suas 250...

Luigi
04-09-08, 14:54
Richard , nãos esqueçe da lander ;)

DJ, sei lá cara, minhas ultimas 2 motos (tirando os rolos) Falcon e GS tem freio a discos nas 2 rodas, acho muito superior o controle que o freio a disco te dá!

Dj Serginho Sag
04-09-08, 15:02
Luigi, sinceramente ? Eu não acho o freio a disco traseiro da minha H6 muuiiiiiiito bom não ! :NOOK:
Os 2 dianteiros já dão muito conta do recado. Devo estar exagerando, mas se fosse tambor atrás, não estaria devendo nada :)

Luigi
04-09-08, 16:02
Não sei no seu caso, o da falcon também não era aquela coisa, mas como é moto "pra barro" ele não pode travar com facilidade.

O da GS500 é muito bom mesmo, muito melhor que o da falcon, mas honda é honda é :lol: :lol: :lol:

Dj Serginho Sag
04-09-08, 16:08
mas honda é honda é :lol: :lol: :lol:


Não precisava me lembrar disso hahahaha...

Realmente deve ser mal da dna Honda msm...porque o da minha 500 traseiro tbm não era lááá aquelas coisas...mas o dianteiro dava SHOW :clap:

Joao XTZ
04-09-08, 16:16
ai eh so falar com o seu aerokip e com a dona pastilha melhorada ...pra dar um jeito nesse freio seu ooo dj...Freio a tambor em uma moto que anda a 190 km/h ??? ta loco... em uma Hornet entao ??? pior ainda ...sou dakeles igual falaram ai...tinha que ter freio a disco ate nas Hunter 90 pelo menos na dianteira...freio a disco eh muito bom ...para mesmo...e se freio a tambor fosse bao a Formula 1 usava...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Dj Serginho Sag
04-09-08, 16:21
ai eh so falar com o seu aerokip e com a dona pastilha melhorada ...pra dar um jeito nesse freio seu ooo dj...Freio a tambor em uma moto que anda a 190 km/h ??? ta loco... em uma Hornet entao ??? pior ainda ...sou dakeles igual falaram ai...tinha que ter freio a disco ate nas Hunter 90 pelo menos na dianteira...freio a disco eh muito bom ...para mesmo...e se freio a tambor fosse bao a Formula 1 usava...

valeu... :lol: :lol: :lol:


João, to falando sério kra :lol: :lol: :lol: :lol:
O freio traseiro da minha H6 não deve muita coisa a um tambor !! Tá, ele é melhor que um a tambor...mas não tããããão melhor :s

Já os dois dianteiros...se eu pensar em apertar, a bixa já freia :OK:

PS: LUIGI...depois me ensina a comprar coisas via E-bay sem medo !!!!! :OK: (pode ser via MP ou Emeésseêne)

TorteX
04-09-08, 16:25
Bom...freio a disco atras é bom pra caramba, mais num vejo tantaaaa diferença, o tambor de tras da tw freia bem pra caramba, logico que tem diferença, mais não chega a ser aquela diferença abusurda pra cb 500 que tem atras, na frente a diferença é um milhão de vezes maior...

Diego.fcs
04-09-08, 16:26
ai eh so falar com o seu aerokip e com a dona pastilha melhorada ...pra dar um jeito nesse freio seu ooo dj...Freio a tambor em uma moto que anda a 190 km/h ??? ta loco... em uma Hornet entao ??? pior ainda ...sou dakeles igual falaram ai...tinha que ter freio a disco ate nas Hunter 90 pelo menos na dianteira...freio a disco eh muito bom ...para mesmo...e se freio a tambor fosse bao a Formula 1 usava...

valeu... :lol: :lol: :lol:


É relativo Jão, caminhão num usa freio a disco... Vai do projeto e da aplicação... Na hornet acho interessante ter, mas numa cg, só o dianteiro já tá bom...

agm2112
04-09-08, 16:27
.e se freio a tambor fosse bao a Formula 1 usava...


Isso de ser bom ou não pra alguma aplicação não significa nada. Esta locomotiva de 3200hp atinge 180km/h e possui freios a tambor. Obviamente ela também se utiliza de outros mecanismos para parar.
http://lpmpjogja.diknas.go.id/kc/d/diesel_locomotive/diesel-locomotive-brakes.jpg

Joao XTZ
04-09-08, 16:32
É relativo Jão, caminhão num usa freio a disco... Vai do projeto e da aplicação... Na hornet acho interessante ter, mas numa cg, só o dianteiro já tá bom...




usa sim...varios modelos da Mercedes usam os freios a disco e os onibus tbm...especialmente os O 500-U (chassi piso baixo) que ta na moda em SP...Scania e volvo tbm se valem dessa tecnologia mas em suas versoes top...



Isso de ser bom ou não pra alguma aplicação não significa nada. Esta locomotiva de 3200hp atinge 180km/h e possui freios a tambor. Obviamente ela também se utiliza de outros mecanismos para parar.
http://lpmpjogja.diknas.go.id/kc/d/diesel_locomotive/diesel-locomotive-brakes.jpg


me explica melhor ...pq eu fikei curioso o metro nosso usa disco(uns discao brabo)

valeu... :lol: :lol: :lol:

agm2112
04-09-08, 16:36
usa sim...varios modelos da Mercedes usam os freios a disco e os onibus tbm...especialmente os O 500-U (chassi piso baixo) que ta na moda em SP...Scania e volvo tbm se valem dessa tecnologia mas em suas versoes top...

me explica melhor ...pq eu fikei curioso o metro nosso usa disco(uns discao brabo)

valeu... :lol: :lol: :lol:


Sim .. o metrô aqui do RJ também usa disco, mas alguns trens (a maioria creio eu) utilizam tambor com sapatas de acionamento pneumático, como nos caminhões. Só acho que alguns trens utilizam sapatas de compressão, e não de expansão, provavelmente pra facilitar a refrigeração. Esse trem da foto deve utilizar freios elétricos em conjunto com o freio a tambor. O tambor só deve entrar em ação quando o freio elétrico não dá conta.

Dj Serginho Sag
04-09-08, 16:41
Bom...freio a disco atras é bom pra caramba, mais num vejo tantaaaa diferença, o tambor de tras da tw freia bem pra caramba, logico que tem diferença, mais não chega a ser aquela diferença abusurda pra cb 500 que tem atras, na frente a diferença é um milhão de vezes maior...


Exatamente isso...essa diferença que eu estava tentando dizer. Diferença tem, mas não é ABSURDA...agora, na frente a história é OUTRA !!! :OK: :OK: :OK:

Diego.fcs
04-09-08, 16:46
E o tamanho desse tambor...

http://www.enferrujado.com.br/fotos/main.php/d/223-4/S5031104+c_pia.jpg

Tqf2
04-09-08, 16:55
Deixando meu tio de lado........ :lol: Eu estou tenho hoje minha primeira moto com freio a disco... e realmente é uma maravilha............

Apenas um dedo no freio já é o suficiente pra freiar na cidade...........

Já quando usava as motos com freio tambor (YBR) o freio era bom, mas não se compara com o disco... :D

Volverine MF
04-09-08, 17:00
E o tamanho desse tambor...

http://www.enferrujado.com.br/fotos/main.php/d/223-4/S5031104+c_pia.jpg
Acho que nesse caso a vantagem de se usar disco é a redução de peso, afinal, aquele cubo alí deve pesar um bocado.

hedertone
04-09-08, 18:04
Freio a disco é muito mais sensivel e seguro.

Tambor é impreciso...

Sempre que rodo com a moto de meu irmão sinto falta dos discos na dianteira... (saudades da yes)

douglasybrazul
04-09-08, 18:18
freio a disco era pra vim em todas as motos
é mais segurança e estética :drool: ]:) :OK:

superkyo
04-09-08, 18:49
Naum sei oq é freio a a tambor na frente.....quero ver como fica freio a disco na traseira..........

Aproveitando quanto tempo deve durar em média as pastilhas e as lonas ?? meu traseiro tá ruim, mas acho q é só a regulagem e naum a lona....

Stone
04-09-08, 22:46
vamos ver:
Freio a disco pra usar no barro mesmo, tem que ser um tipo bem "recortado", tipo um margarida ou wawe, para que a sujeira saia rapidão dele, num disco menos "recortado" a sujeira fica mais tempo ali, aumentando assim o desgaste (Tqf2, acho que esse é o problema de seu Tio).
Um freio a tambor na lama é horrível.... quando eu passo na lama com minha Bolinha o freio fica muito violento, é só cutucar que trava a roda mesmoo, imagina numa trilha: passa numa poça de lama depois desce um morro lisão e bem em pé, cutuca o freio da frente com 1 dedo e a roda trava, é tombo quase na certa.... depois o freio seca e vc tem que puxar quase com as 2 mãos para freiar um pouco

já com a DT que tem disco nas 2 rodas é uma maravilha, freia muito melhor, eu acostumado com tambor na trazeira, na DT a roda arrasta direto ]:)

sobre o custo, acho que a disco é até mais barato, as pastilhas são quase o mesmo preço que as lonas, e no freio a tambor é bem comum ter que fazer uma retífica (e usar uma lona maior, sob medida) ou até trocar o cubo inteiro, aí dá um baita trabalhão trocar os raios e centrar, e custa caro
no freio a disco, trocar o disco não dá trabalho nenhum, emfim, só vantagens :OK:

agm2112
05-09-08, 09:05
Um freio a tambor na lama é horrível.... quando eu passo na lama com minha Bolinha o freio fica muito violento, é só cutucar que trava a roda mesmoo, imagina numa trilha: passa numa poça de lama depois desce um morro lisão e bem em pé, cutuca o freio da frente com 1 dedo e a roda trava, é tombo quase na certa.... depois o freio seca e vc tem que puxar quase com as 2 mãos para freiar um pouco


Meu primeiro tombo na trilha com a DT foi assim ... passei no lamaçal, molhei os cubos, e depois numa estrada de terra fui dar uma cutucada no freio da frente.... ela travou com vontade .... tentei me salvar com o traseiro ... que também travou.... e fui pro chão ! Vale dizer que os freios a tambor da XLX são muito superiores ao da DT 84, logo isso varia de moto pra moto... mas como essa DT já esteve no ferro velho, os cubos estão podres, e as lonas pior ainda.