PDA

Ver Versão Completa : Saiu Biz 2009 IE



jecastro
16-09-08, 10:51
Mais na página 3.
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=21693.msg333355#msg333355

Se até a biz é injetada agora é 100% de chance da CG e a Twister virem também, imaginem a economia de criança.  :OK:

http://img521.imageshack.us/img521/6959/biz2009sn8.jpg

Christian
16-09-08, 10:55
Bão... essa ai não é a Biz brasileira certo?
Ou o nome da Biz vai mudar pra Innova? ;/

Capaz de fazer uns 80km/l. :drool:

Abs!

Dj Serginho Sag
16-09-08, 10:57
Essa é de Portugal (se não me engano)

jecastro
16-09-08, 10:59
Este é o modelo mostrado dia 5/09 nos EUA que é a mesma Biz nossa, logo deve ser mostrada aqui também.

Notícia completa
http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/articles/article1181.asp

TorteX
16-09-08, 11:02
Ué? Mais num é a honda que só muda grafismo e ia continuar com carburador nos proximo 127 anos? :G huaehuhuae
Massa pra caramba!! Mais ja vi fala dessa tal de inova, faz tempo que tem la fora...
Além da IE, essa ta com um design bem mais avançado heim, carenagem nova, paralama trazeiro mais bonito, tiraram a seta da lanterna pra afinar a traseira, alça de garupa mais bonita, bacalhau, tampa do motor preta, só num gostei da cor! eaueauheahuaeuh

Diego.fcs
16-09-08, 11:03
Bacana, roda maior atrás, se vier com IE vai ser muito economica...

Dj Serginho Sag
16-09-08, 11:13
Mas essa é completinha tbm. Vai vir pra cá PELADONA. Assim eles vão lançar a Innova 125i +
Ou se preferire, Biz 125i +

Eu troco a minha facinho por uma dessas ! :clap:

Rodrigo_Alves
16-09-08, 11:22
Não gostei muito da rabeta. Acho a da Biz atual muito mais bonita.

Mas, se a Biz realmente vier com injeção eletrônica, as vendas dela vão explodir, visto que a IE contribui para a economia de combustível. Podem se preparar que as nossas cidades serão invadidas de vez com estes tipo de motos. :)

Furious VIPER
16-09-08, 11:31
xing-ling style total! hehehe muito feia... uns 12 passos pra trás no quesito design.
Pra mim algumas regras NÃO podem mudar nunca:
Scooter/cub tem q ter setas embtidas na lanterna;

Sinceramenteme lembrou as motinhos da kasiksnki/haobao/traxx e afins... essas marcas novas q tem as motos quase iguais.

Mas.. como eu não pretendo ter uma Biz... qm comprar, q divirta-se!
Sobre a IE... ainda não acredito, mas seria uma ótima pedida!

jecastro
16-09-08, 12:09
Eu gostei, só mudaria a cor para uma só.

Furious VIPER
16-09-08, 12:18
Ela vai vir com akele protetor de corrente horroroso??

Roberval3000
16-09-08, 12:21
Mais do mesmo, visual muito pobretão como a BIZ

Se fosse chinesa tava todo mundo metendo o pau, uhaahauhahuh Alias ate web100 é mais legalzinha

Roberval3000
16-09-08, 12:25
Mas de onde saiu essa noticia?

Do cara q trabalha na Honda? :lol: :lol: :lol: :lol:

Richard
16-09-08, 12:36
Ué? Mais num é a honda que só muda grafismo e ia continuar com carburador nos proximo 127 anos? :G huaehuhuae


Soh q Durex, tem o seguinte...

ESSA NÃO É A BIZ BRASILEIRA.... Vai saber pra quanto tempo vem essa pra cá???

Tem esse pequeno porem...

Pode ter CG 125 com turbina de F 21 Americano (jato de caça da força aerea americana) que eh vendida no Azerbaijão, mas ateh ela vir pra cá, pode demorar algumas decadas... :G :G

TorteX
16-09-08, 12:39
Soh q Durex, tem o seguinte...

ESSA NÃO É A BIZ BRASILEIRA.... Vai saber pra quanto tempo vem essa pra cá???

Tem esse pequeno porem...

Pode ter CG 125 com turbina de F 21 Americano (jato de caça da força aerea americana) que eh vendida no Azerbaijão, mas ateh ela vir pra cá, pode demorar algumas decadas... :G :G


To falando baseado na noticia, se vc ler, fala que vai ser apresentada em breve aqui no brasil....

jecastro
16-09-08, 12:47
To falando baseado na noticia, se vc ler, fala que vai ser apresentada em breve aqui no brasil....


Sem contar que talvez esta moto já seja fabricada no Brasil e exportada para os EUA.

lagreca
16-09-08, 13:00
gostei a té da motinha, apesar de que gosto mais do modelo antigo, se é certeza que no states vai ser essa, existe uma boa chance de que aqui tbm.

jecastro
16-09-08, 13:13
Na europa este modelo com i.e. existe desde outubro de 2006 quando entrou a norma euro3 equivalente a nossa para o ano de 2009.

Mais dados.
4 tempos, monocilindrico refrigeração por ar

Diâmetro x Curso 52.4 x 57.9 mm

Cilindrada 124.9 cm3

Taxa de compressão 9.3: 1

Alimentação Injecção electrónica de combustível PGM-Fi

Potência máxima 9 CV / 7,500min-1

Torque Máximo 10.1Nm / 3,000min-

miguelzap
16-09-08, 13:15
então galera, eu q tenho uma biz 2007/7 sou meio suspeito pra falar né, mas mesmo puxando a sardinha pro lado da minha, inovação é sempre bom...

só que é o seguinte, eu acho que as setas tinham que estar onde estavam, e não fora da lanterna traseira...
eu gosto da minha por ela ser mais larguinha, e essa aí afinou a bunda (é eu curto bunda saliente) e apesar de todo mundo curtir a roda traseira maior, eu ainda gosto da minha *.*
ééé... claro que essa aí é mais atual e tal, o bacalhau é 23847 vezes mais bonito que o da minha (aliás, a minha nem tem)
a posição das setas dianteiras eu não gostei, nem aquela luz pra iluminar a placa, sou mto mais a lanterna antiga, que a placa é bem embaixo e a parte de baixo da lanterna é transparente...
fora o protetor de corrente e o banco fino.
enfim, EU prefiro a antiga, mas se der pra adaptar esse segura-cagão na minha, um freio à disco (q a minha num tem) e umas rodinhas de liga, pra mim a minha ficaria perfect ;P

ps. e uma lanterna de leds, q apesar de barata me dá uma preguiiiiiiiiiiça de fazer (e cagar alguma coisa AUIHAU)
abraço!

Lagartixxa
16-09-08, 13:33
Com este lançamento nos EUA, deve ser feito bem em breve a confirmação do lançamento da nova Biz aqui no Brasil.

ou seja, nao tem nada confirmado, pura especulação

e sinceramente acho a nossa biz 125 muito mais bonita q essa dream evoluida, eu acredito que a Honda (infelizmente) siga os passos da Yamaha com a Ybr. Mas tomara q eu queime a lingua, inovação e tecnologia nova é sempre interessante

FabricioFabuloso
16-09-08, 13:34
Eu só acredito quando tiver no site da Honda Brasil... até la estou no aguardo...

Abraços

Richard
16-09-08, 13:43
Sem contar que talvez esta moto já seja fabricada no Brasil e exportada para os EUA.


Talvez, talvez...

Eu soh acredito quando vir uma na loja e ainda ir lah embaixo da carenagem dela e naum ver o carburador... Ai sim eu acredito...

Tem muita historia em cima da nova TW, da CG Flex, da Biz injetada e talz...

Eu ainda acho q eh muito cedo pras motos pequenas terem tal parafernália...

Tortex, naum sei se as motos continuarão com carburador por mais 127 anos... Mas pode contar que pelo menos por uns 125 anos ainda ficam....ahehahheha

agm2112
16-09-08, 14:11
O fato é que existe uma Biz com IE... se a cor não agrada, os adesivos são listrados, a rabeta é redonda ou quadrada, as setas têm a concavidade errada... pouco importa. A estética será mudada quando ela fôr vendida aqui. É exatamente por esse motivo que a Honda só "muda os grafismos" a cada ano. É disso que o povo gosta. Até agora ninguém quis saber de detalhes sobre a IE dessa nova "Biz".

Roberval3000
16-09-08, 14:18
Mas e ai?

quem confirmou ou falou q essa é a BIZ? cade a fonte secreta? hauhuauhah

Joao XTZ
16-09-08, 14:52
meu provavelmente se for lançada a IE vai ser em cima da nossa Biz 125 mesmo alem do que ela eh um produto ´´fresco´´ nas lojas (a biz 125 eh de 2005) se vier vai ser um projeto em cima das nossas Biz alem do mais isso jah deve ter sido tratado em ´´clinicas´´(reunioes da Fabrica com clientes pra testar a reaçao do Publico)...prefiro a nossa BIz 125 com IE do que essa Innova que apesar das criticas eh bonita...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Rodrigo_Alves
16-09-08, 14:58
Por falar em Biz, será que não seria possível a Honda desenvolver uma possível versão da motoneta com motor de 150 cc?

Joao XTZ
16-09-08, 15:02
pode ser a proxima evoluçao das Biz...visto que ha as Pop de 100 cc e as CG Fan como modelos ´´de entrada´´ na linha Honda ...eh plausivel que possa acontecer...

valeu... :lol: :lol: :lol:

superkyo
16-09-08, 18:41
"Mas eu só acredito......"

brunohcs
16-09-08, 18:58
Sinceramenteme lembrou as motinhos da kasiksnki/haobao/traxx e afins... essas marcas novas q tem as motos quase iguais.


[2]

nao gostei nem um pouco...

essa seta ai trasera.. nadaaa a vê!

so muito mais a biz atual.. e muito mais ainda a biz 100cc!

Stone
16-09-08, 19:57
muito ridícula essa motinha, pra mim ela segue o design da POP
sô mais a biz 125, essa sim éh linda, principalmente a + (Ô painel lindo que ela tem!)

Christian
16-09-08, 20:13
PQP se a Honda contunuar com essas inovações bizarras, vamos ser obrigados a comprar só as antigas da Honda.
Falo da POP e da nova H6, que na MINHA opinião ficou muito mais feia que a antiga.

Quanto a IE... como disseta, enquanto não estiver numa revenda da Honda e for comprovado que ela tem IE e não carburador eu acredito. :P

Abs!

cabra de brasilia
16-09-08, 20:32
Mas você é um bicho de chifre viu jecacastro!..... >-[ ......eu vim seco da vida para ver a Biz 2009 injetada e vejo esse "supositório".......... :lol:..........

Stone
16-09-08, 20:53
como eu gosto da minha boa e velha ML! :P

Tqf2
16-09-08, 21:48
Eu posso acreditar que pegaram a tecnologia implantada nessa moto e irão inserir na Biz atual.....

Aí sim..
A Biz atual com IE... talvez alguns detalhes a mais na moto, mas mudança completa assim........ NÃo acredito

jaba
16-09-08, 22:36
olha eu jogo minhas fichas que a linha 2009 vai vim tudo injetada (menos a pop)
agora é só esperar

TorteX
16-09-08, 23:12
olha eu jogo minhas fichas que a linha 2009 vai vim tudo injetada (menos a pop)
agora é só esperar


Pop não mesmo, ja lançou a 2009,a Fan com ctz não tambem...

chrespim
17-09-08, 03:15
Mas como são as regras de poluição nos Estates? Será que lá eles não foram obrigados a isto sei lá? Mas quanto ao desenho sou mais a 125 atual aqui do Brasil, esta ai realmente lembra as chinesas, nada contra... Mas não acredito na mudança para aqui não, mas tomara que a honda me surpreenda e mostre que estou enganado :D

Doidooo
17-09-08, 03:23
axo a biz 125+ mais bunitinha...
essa aí fico a cara da Web da Sundawn... :0_0:

jecastro
17-09-08, 09:06
Mas como são as regras de poluição nos Estates? Será que lá eles não foram obrigados a isto sei lá?


As leis de poluição nos EUA são muito menos exigentes que aqui, eles não assinaram o protocolo de kioto e as motos deles costumam ser mais poluidoras e potentes que as da europa.

Diego.fcs
17-09-08, 10:28
como eu gosto da minha boa e velha ML! :P


Pois é, ano vai, ano vem mas as antigas continuam sendo bacanas e muitas vezes muito mais interessantes... :D

Richard
17-09-08, 10:32
Sem contar o fato, que eu acho q eh mais facil eles trazerem um projeto jah pronto (Innova) do que tentar colocar em um projeto que jah esta no mercado com carburador (BIZ)... Soh iriam mudar o nome do produto aqui e mais nada, seria bem mais viavel do q começar a fuçar no projeto da Biz nacional... Mas mesmo assim, tb eh pouco viavel...ahehahhehahe

Sem contar que se for pra ter injeção que nem a Fazer eh mico viu????

A Fazer naum tem injeção, tem carburador eletronico praticamente...ahehahhhhahe

Naum tem sonda, naum tem controle automatico de acordo com a gasolina, temperatura nem nada, tem duas ou tres configurações PADRÕES que nunca mudam...

Injeção mesmo, se auto regula de acordo com a gasolina, o tempo externo, altitude, pressão atmosferica e bla bla bla...

Coisas que a taum orgulhosamente dita INJEÇÃO da Fazer naum faz...

Fazer tem carburador eletronico e fim de papo e as motos pequenas que (utopicamente e supostamente) sairão com injeção, serão iguais... :stop: :stop: :stop: :stop:

Carlos Roberto
17-09-08, 10:34
Não sei porque tanta crítica da H6. A moto segue um desenho moderno, o qual nós, brasileiros não estamos acostumados. Aqui ainda compramos motos com o estilo dos anos 80, enquanto na Europa, Ásia e EUA tem a disposição o que tem de mais moderno. O único erro da Honda, ao meu ver, foi a demora de trazer o modelo pra cá.

Jimmy1979
17-09-08, 12:33
Honda ? Biz ? I.E ? Brasil ? 2009 ?
Que isso ... piada ?

Richard
17-09-08, 12:49
Não sei porque tanta crítica da H6. A moto segue um desenho moderno, o qual nós, brasileiros não estamos acostumados. Aqui ainda compramos motos com o estilo dos anos 80, enquanto na Europa, Ásia e EUA tem a disposição o que tem de mais moderno. O único erro da Honda, ao meu ver, foi a demora de trazer o modelo pra cá.




Perai q tb naum eh assim Carlos...

Naum eh questão de que aqui compramos motos com design dos anos 80, mas eh q para muitos, o design da H6 eh muito cag@do...

Na minha opinião tem algumas moto que ficaram bonitas com esse design musculoso e futurista, um bom exemplo eh essa aqui ó: http://www.mvagustausa.com/web-mvagusta/images/280x214/brut_redblk3.jpg

A Brutale eh apenas um exemplo de q se pode fazer uma moto com desenho novo e modernista, mas sem cag@r em tudo...

Na minha opinião, a leva de motos tipo Street ou Muscle bikes ou chame do q quiser, das marcas japonesas estão muito ruins, tentando copiar coisas como o design da MV que mostrei, mas naum dando certo...

Na MINHA OPINIÃO, os exemplos de motos novas q são feias pra cacete são H6, Fazer 600 S e N, MT 01 e 03, B King e V Max e mais outras q naum me vem o nome na cabeça, mas essas são as ultimas novidades do mercado e na minha opinião, se continuar assim, o mercado vai ficar MUIIIIIITTTOOOOOOOOOO cag@do...

Roberval3000
17-09-08, 14:24
:D :D :D :D :D


Então , vem com injeçao mas ainda to esperando saber de onde saiu essa noticia q essa é a BIZ

jecastro
17-09-08, 17:13
:D :D :D :D :D

Então , vem com injeçao mas ainda to esperando saber de onde saiu essa noticia q essa é a BIZ


Na primera página tem este link.
http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/articles/article1181.asp

superkyo
17-09-08, 19:42
Essas historia de I.E. é igual estadio do corinthians, sempre tem noticia, mas todo mundo ( até corintiano ) só acredita vendo ahuahuahuahuahu

allbass
18-09-08, 01:58
Perai q tb naum eh assim Carlos...

Naum eh questão de que aqui compramos motos com design dos anos 80, mas eh q para muitos, o design da H6 eh muito cag@do...

Na minha opinião tem algumas moto que ficaram bonitas com esse design musculoso e futurista, um bom exemplo eh essa aqui ó: http://www.mvagustausa.com/web-mvagusta/images/280x214/brut_redblk3.jpg

A Brutale eh apenas um exemplo de q se pode fazer uma moto com desenho novo e modernista, mas sem cag@r em tudo...

Na minha opinião, a leva de motos tipo Street ou Muscle bikes ou chame do q quiser, das marcas japonesas estão muito ruins, tentando copiar coisas como o design da MV que mostrei, mas naum dando certo...

Na MINHA OPINIÃO, os exemplos de motos novas q são feias pra cacete são H6, Fazer 600 S e N, MT 01 e 03, B King e V Max e mais outras q naum me vem o nome na cabeça, mas essas são as ultimas novidades do mercado e na minha opinião, se continuar assim, o mercado vai ficar MUIIIIIITTTOOOOOOOOOO cag@do...


bonita eh a CB neh....
o povo nao cansa desse visual de quase 30 anos?
a titan eh linda tbm neh..eu axo a H6 e a Fazer 600
MT-01 e 03 CBR, R1 novas mto bonitas sim, eh questao
de acostumar, igual o gol queriam ele quadrado ou no estilo do G2
ateh quando?

chrespim
18-09-08, 02:49
Uma coisa é fato, toda mudança leva um certo tempo para nos adaptarmos :D

Richard
18-09-08, 08:14
bonita eh a CB neh....
o povo nao cansa desse visual de quase 30 anos?
a titan eh linda tbm neh..eu axo a H6 e a Fazer 600
MT-01 e 03 CBR, R1 novas mto bonitas sim, eh questao
de acostumar, igual o gol queriam ele quadrado ou no estilo do G2
ateh quando?


Naum... Bonita naum eh a CB naum... Jah falei UM ZILHÃO DE VEZES e repito, EU ACHO A CB UMA MOTO FEIA, soh tenho uma pq eh um OTIMO custo / beneficio se vc pegar uma em bom estado, pois eh uma moto que custa o preço de uma CG, mas anda muito mais que uma Twister por exemplo... Jah to cansando dessa coisinha de "bonita eh a CB", "fodon@ eh a CB". "que dá 300 km/h eh a CB"...

A questão eh q eu gosto de motos com CARA DE MOTO, e isso eh uma coisa que ficou bem evidenciada na faixa dos anos 80 e 90... Essa epoca sim tinha motos bonitas (e começaram com essas invenções de conceitos tipo B King e V Max).

Fazer o q... Opinião e gosto eh q nem bunda, cada um tem a sua...

Eu gosto da R1???... Gosto, soh q acho q essa ultima ficou horrivel, por causa do novo farol tipo Acerbis... Gosto da CBR 1000 RR????... Gosto, mas essa ultima ficou horrivel com a nova carinha de chinchila e por sorte não fizeram a mesma coisa na R6 (que a parte do corpo da carenagem ficou com o mesmo estilo da 1000, mas naum mexeram na cara vincada e pontuda dela... OTIMO).

Agora a fase das primeiras R1 com cano lateral ainda, eram lindas... A CBR 600 2003 a 2005 são as mais lindas, eu por exemplo, prefiro as GSXR antigas da decada de 90, as quadradonas ainda, minha tão sonhada Ninja, sem sombra de duvida eram mais bonitas na decada de 90 e mais outras tantas motos que começaram bem nessa epoca, e depois foram sendo alteradas e "modernizadas" e acabaram CAG@DAS...

Mas gosto eh gosto

rockerva
18-09-08, 08:28
Eu achei a biz meio feinha, também prefiro o design da antiga.

Dados da Twister européia:
Alimentação: Carburador 32 mm tipo VE-L

Por que a brasileira seria a primeira do mundo a ter injeção se somos em média 3 anos atrasados em termos de tecnologia?
Até agora aquela foto de twister com farol de falcon pra mim é uma haobao ou é um fake brabo pra engana troxa.

Detalhe da Twister européia:
Catalizador

Potência: 20 CV / 8,000 rpm

Retirado do próprio site da Honda:
AS NOVIDADES EM 2006
Para a próxima estação, a CBF 250 revela por isso apenas alguns ligeiros retoques estéticos ao nível das tampas laterais que seguem desde a óptica dianteira ao longo do depósito de combustível. Ao mesmo tempo, foram introduzidas algumas melhorias no sistema de escape, garantindo assim um novo índice de emissões poluentes, bem abaixo das mais exigentes normativas actuais.

Pra mim a única modificação da Twister 2009 vai ser a introdução desse catalizador pra reduzir a emissão de gases (até que enfim a Honda do Brasil se importa com o meio ambiente) e uma perda de potência devido a intrudução do mesmo.

Injeção eletrônica e 400CC é para sonhadores.

jecastro
18-09-08, 09:14
Eu achei a biz meio feinha, também prefiro o design da antiga.

Dados da Twister européia:
Alimentação: Carburador 32 mm tipo VE-L

Por que a brasileira seria a primeira do mundo a ter injeção se somos em média 3 anos atrasados em termos de tecnologia?

Até agora aquela foto de twister com farol de falcon pra mim é uma haobao ou é um fake brabo pra engana troxa.

Detalhe da Twister européia:
Catalizador

Potência: 20 CV / 8,000 rpm

Retirado do próprio site da Honda:
AS NOVIDADES EM 2006
Para a próxima estação, a CBF 250 revela por isso apenas alguns ligeiros retoques estéticos ao nível das tampas laterais que seguem desde a óptica dianteira ao longo do depósito de combustível. Ao mesmo tempo, foram introduzidas algumas melhorias no sistema de escape, garantindo assim um novo índice de emissões poluentes, bem abaixo das mais exigentes normativas actuais.

Pra mim a única modificação da Twister 2009 vai ser a introdução desse catalizador pra reduzir a emissão de gases (até que enfim a Honda do Brasil se importa com o meio ambiente) e uma perda de potência devido a intrudução do mesmo.

Injeção eletrônica e 400CC é para sonhadores.


Rock, a Twister não é mais vendida na europa desde outubro de 2006, basta ver o modelo do site, ela não esta dentro das leis atuais européias. O site esta desatualizado, olhe o site da Honda da Espanha ou Alemanha e verá que ela não aparece mais.

rockerva
18-09-08, 09:38
Rock, a Twister não é mais vendida na europa desde outubro de 2006, basta ver o modelo do site, ela não esta dentro das leis atuais européias. O site esta desatualizado, olhe o site da Honda da Espanha ou Alemanha e verá que ela não aparece mais.

Isso que eu quero dizer, a twister 2009 tem chance de ser a 2006 de lá e não uma nova e super tecnológica moto. Até por que, a lei anti-poluição de agora no brasil é a de 2006 na europa.

jecastro
18-09-08, 10:23
Isso que eu quero dizer, a twister 2009 tem chance de ser a 2006 de lá e não uma nova e super tecnológica moto. Até por que, a lei anti-poluição de agora no brasil é a de 2006 na europa.

Não Rock, a lei que entra em 2009 no Brasil é a mesma que tirou a Twister de linha na europa em outubro de 2006, para ela continuar a ser fabricada no Brasil ela precisa da i.e., só o catalisador não é o suficiente.

casali
18-09-08, 10:40
A POP100 continua com carburador, logo acho muito difícil a Biz mudar

http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=noticias&ps=noticia&ps2=motos&id=1575


Chega às concessionárias de todo o país a Pop 100 modelo 2009, equipada com um novo sistema de catalisadores. O dispositivo reduz a emissão de gases poluentes à atmosfera, fazendo com que a motocicleta atenda, em níveis bem abaixo, aos índices de emissão (CO/HC/NOX) que determina o Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), previsto para entrar em vigor no país em janeiro de 2009.


http://www.honda.com.br/fotos/N_IM3_1575.jpg

rockerva
18-09-08, 11:01
Não Rock, a lei que entra em 2009 no Brasil é a mesma que tirou a Twister de linha na europa em outubro de 2006, para ela continuar a ser fabricada no Brasil ela precisa da i.e., só o catalisador não é o suficiente.

Deus te ouça, o meio ambiente agradece!

lagreca
18-09-08, 11:05
A POP100 continua com carburador, logo acho muito difícil a Biz mudar

http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=noticias&ps=noticia&ps2=motos&id=1575


Opa! primeira noticia oficial sobre a linha 2009 da Honda

Rodrigo_Alves
18-09-08, 11:40
E a POP ficou tri com o novo escapamento! Eu não gostava da POP antes, mas hoje eu a considero uma boa opção para andar na cidade em trajetos curtos.

Lagartixxa
18-09-08, 11:42
Não Rock, a lei que entra em 2009 no Brasil é a mesma que tirou a Twister de linha na europa em outubro de 2006, para ela continuar a ser fabricada no Brasil ela precisa da i.e., só o catalisador não é o suficiente.


eu num duvido de mais nada!
se a Pop e Ybr sairam com carb+catalisador nao duvido q seja seguido essas linha nas outras motos

jecastro
24-09-08, 16:06
Taí para quem não acreditava,nova biz com i.e. Agora que venham a Twister, Tornado, Falcom, Cg e outras mais :clap:

http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/09/24/ult5498u121.jhtm


24/09/2008 - 14h54
Com injeção eletrônica, Honda Biz 125 fica mais econômica e atende nova lei de emissões
Da Infomoto
Pode parecer estranho para quem não conhece o mercado de duas rodas, mas só agora em pleno século 21 uma motocicleta popular sai de fábrica equipada com injeção eletrônica no Brasil. A Honda lançou na última terça-feira (23) a Biz 125 Fuel Injection, o primeiro modelo de baixa cilindrada equipado com alimentação eletrônica de combustível. Terceira motocicleta mais vendida do país -- até setembro deste ano haviam sido vendidas mais de 149.000 unidades -- a pequena CUB só ganhou o sistema em função da nova lei de controle de emissão de poluentes. O Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) entra em janeiro de 2009 em sua terceira fase, mais rígida. Com isso as fábricas de motos estão tendo que adaptar sua linha de motocicletas de baixa cilindrada, justamente as líderes de venda.
Em agosto, a Yamaha apresentou a YBR 125 Factor ainda sem injeção, mas com carburador mais moderno e catalisadores. Agora foi a vez da Honda apresentar a Biz 125 com PGM-FI (Programmed Fuel Injection, ou seja, injeção programada de combustível). Sistema que, junto com o novo catalisador no escapamento, fará com que a motoneta atenda com folga aos limites estabelecidos pelo Promot 3.

PEDIDO FEMININO
Assim como havia acontecido com a custom Shadow 750, que também ganhou injeção no modelo 2009, a Honda não fez grandes mudanças visuais em sua pequena motoneta. A Biz 125 manteve o design lançado em 2005, mas ganhou melhorias. O banco está mais confortável e o escudo frontal, ligeiramente mais largo. Outra alteração está na nova cor vermelho metálico que mais parece um vinho. E o pedal do câmbio rotativo mudou para facilitar as reduções de marcha com o calcanhar, um pedido das mulheres -- 60% das compradoras da Biz, segundo a fábrica --, que costumam pilotar com sandálias. Uma imprudência, cabe dizer.

Mas a grande novidade está mesmo no novo sistema de injeção eletrônica de combustível, desenvolvido pela Keihin em conjunto com a Honda. Além de atender à lei, traz outra vantagem para o consumidor deste tipo de motocicleta: a economia de combustível. Segundo dados da fábrica, o consumo médio pode ser cerca de 7% menor que na versão anterior, carburada.

http://n.i.uol.com.br/carros/images/honda_biz_diagrama.jpg
http://n.i.uol.com.br/carros/images/honda_biz_texto.jpg

Como rodamos pouco com a nova Biz 125 Fuel Injection só pudemos confirmar outras qualidades do sistema, como acelerações mais lineares e sem "buracos" nas retomadas. Os números de desempenho continuam praticamente iguais. O monocilíndrico de 124,9 cm³ de capacidade, refrigerado a ar, produz 9,1 cv de potência máxima, mas agora em uma rotação maior, aos 7.500 rpm. O torque também se manteve: 1,06 kgfm, com a força chegando mais cedo, já nas 3.500 rotações.

Na prática, a nova Biz parece ter o motor mais cheio em baixas rotações. Nas acelerações e saídas também se pode notar que ela ficou mais esperta.

2,5% MAIS CARA
Outro fator de suma importância para o sucesso das motos de baixa cilindrada está no preço. A desculpa de outras fábricas para não usarem a injeção eletrônica em seus modelos populares é o alto custo. Porém, como a Honda já utilizava tecnologia semelhante em motos de 125cc vendidas na Tailândia, Indonésia e Vietnã, a adoção da Fuel Injection não alterou tanto o preço da Biz 125. Em média, o aumento foi de 2,5%.

A versão mais básica, a KS, com partida a pedal e freio a tambor na dianteira, agora tem preço sugerido de R$ 5.147 (sem frete e seguro), um acréscimo de R$ 126 em relação ao modelo anterior. Já na versão ES, com partida elétrica e freio a tambor, o preço foi para R$ 5.854 (R$ 143 mais cara).

O freio a disco, como ainda não é exigido por nenhuma lei, continua disponível apenas na versão top de linha da motoneta. A Biz +, que tem também rodas de liga-leve e marcador de combustível com hodômetro digitais, subiu menos, 2%. O preço sugerido da Biz + agora é de R$ 6.480.

Com o novo modelo injetado, que chega às concessionárias na primeira quinzena de outubro, a Honda espera aumentar em 5% as vendas da Biz 125. Neste ano, as vendas do modelo devem alcançar 230.000 unidades. Em 2009, a fábrica projeta comercializar 240.000 motonetas Biz 125. Injetadas, de acordo com a lei e, o mais importante, menos poluentes e mais ecológicas.
(por Arthur Caldeira)

Mais fotos
http://carros.uol.com.br/album/honda_biz_2009_album.jhtm?abrefoto=11

http://img521.imageshack.us/img521/6959/biz2009sn8.jpg

Joao XTZ
24-09-08, 16:58
parabens a biz 125 que jah era uma otima moto ,ganhou mais ainda com a Injeçao...menos consumo e ate uma resposta mais rapida...se saiu nela ...sai nas 150 tbm...

valeu... :lol: :lol: :lol:

cabra de brasilia
24-09-08, 17:34
A Biz já dá um cacete nas concorrentes agora é que nem com binóculo é que elas irão alcança-la.....se a CG vier injeção então Nossa Senhora hoje a CG por si só já vende o equivalente as vendas de todas as outras marcas junto com injeção então vai vender descomunalmente mais....e ainda vem nêgo dizer que a Honda tá perdendo mercado e que é o fim dos tempos da Honda e blablabla....... :lol:...........

douglasybrazul
24-09-08, 17:35
parabens a biz 125 que jah era uma otima moto ,ganhou mais ainda com a Injeçao...menos consumo e ate uma resposta mais rapida...se saiu nela ...sai nas 150 tbm...

valeu... :lol: :lol: :lol:



certo

se saiu na bizóca

as cg vão vir tbm


quero só ve :lol:

stK!
24-09-08, 17:35
até q enfim .... 1 pontinho pra honda ... ganha mais 1 estrelinha se lançarem nas 150 e 250 ano que vemmm !!!


ficamos no aguardo ta parecendo q as coisas tao mudando ....
a biz eh uma otima opcao pro dia a dia ... mto gostosa de pilotar e economica ....


e agora posso falar parabens pelo novo grafismo ... antes vinha so o grafismo agente ficava bravo por ser so isso ai ja vio ne ....

mto linda a cor...

abraços !

Lagartixxa
24-09-08, 17:46
os defensores do carbuador estao ferrados! :lol:

mas é bom isso.... passo da hora de sair da pre-historia tecnologica nas motos

TorteX
24-09-08, 17:47
Uééééé!!!!!!!????????
Que esquisito!!!!
A honda num ia colocar injeção nas suas motos só em 2059?
Que esquisito! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ps. Legal terem mantido a mesma potencia e torque, legal mesmo!

DOUGLAS 00
24-09-08, 17:52
De fato, a linha Honda terá I.E, se diferenciando do restante das motocas.

jaba
24-09-08, 18:10
oloco saiu mesmo kkkkkkkkkkkk :clap: :clap: :clap: :clap:
com certeza o resto vem injetada tbm

jecastro
24-09-08, 18:11
Até o Google corrigiu :lol:

http://img528.imageshack.us/img528/4622/hondaok0.jpg

Roberval3000
24-09-08, 18:17
huhauaha

Muito bom injeção, pena q nao mexeu no visual pobretão dela, esse farol e escudo muito ridiculo

f3rn4nd0
24-09-08, 18:23
Até o Google corrigiu :lol:

http://img528.imageshack.us/img528/4622/hondaok0.jpg


Legal a motinha vir com I.E, mas essa fotinha do Jecastro é fake!
Acho que ele quis colocar essa aqui:

http://img440.imageshack.us/img440/530/googleyamahabj7.png

Ps¹: Sim, eu perdi tempo fazendo isso para defender meu xiitismo!
Ps²: Sim, eu sei que todo mundo sabe fazer isso!

Roberval3000
24-09-08, 18:34
hauahuhaua

motociclista ou markista

superkyo
24-09-08, 19:54
Até q fim, demoro sua vadia de HONDA, agora vamos ver mudanças no mundo duas rodas de baixa cilindrada !!

PQP, BERRA SUZUKI !! BERRA YAMAHA !! BERRA ......

Certo q a CG ainda naum veio com I.E., mas a HONDA mostrou q tem a tecnologia de colocar I.E. em suas motos sem aumentar os preços e se ela tiver o MINIMO de vontade de recuperar o mercado a CG vem com I.E., afinal msm a YBR da YAMAHA cumprindo a lei o fato de naum ser I.E. ( msm q seu carburador modernoso for/fosse mais economico e limpo q a I.E. da HONDA ) já vende menos...........

Loko demais se a HONDA num ano só chegasse com BIZ, TITAN e TW injetadas, todo o mercado conquistado pelas concorrentes em 5 anos iria pro ralo em 1 ano........

FabricioFabuloso
24-09-08, 20:47
Nada como a agua batendo na bunda neh !!!! Um viva para as motos xing-lings que roubam mercados da marcas japonesas :clap: !!! e muitas palmas pra dona honda que vai vender motos peladas com preço altos mas com IE, pelo menos com partida eletrica elas vão vir agora :clap: :clap: :clap: :clap: !!!

Abraços

Stone
24-09-08, 21:15
:drool: :drool: :clap: :clap: :clap: :clap:
muito afúúúúúúúúúúde isso
agora vô ter que procurar um cursinho de I.E. :lol: :lol:

Lagartixxa
24-09-08, 21:56
ate q enfim vao cura a dor de cotovelo dos xiita heim :OK:



mas zuacoes a parte

parabens pra Honda e futuros donos de Biz com Injeção

Christian
24-09-08, 22:12
Ainda bem que não mecheram no visual da Biz.
Eu acho ela muito bonita, mas se viesse aquele trambolho de Innova. :stop:

Palmas pra dona Honda e viva a natureza. :OK:

Abs!

nuautocustoms
24-09-08, 22:26
Era certo que a Honda faria isso, já tinha falado e colocado a reportagem na integra (revista 2r) que elas viriam com injeção eletrônica, mas lá dava como garantido a partir da 150cc, se a biz veio, é bem provavel que a fan também venha, ai a honda com isso abre 10 anos luz em tecnologia das demais concorrentes, e mais uma vez fica na frente!
Os caras do planejamento de marketing da honda são muito fodas!
Parabéns a eles e a Honda que inaugura a IE nas pequenas abaixo de 250cc, hhaheh
Agora é só aguardar pelo resto da linha!
Abração!

Rodrigo_Alves
24-09-08, 22:31
UAU! Que novidade!!!!


Agora, a Biz fará sucesso de verdade! Agora, ela é uma opção ecológica de transporte individual, e continua com aquele design perfeito. Tem duas amigas minhas que querem comprar a Biz, e agora vou incentivá-las para comprar ela!

glauber
24-09-08, 22:36
Se eu tivesse esperado só mais um ano mais pra comprar a minha... :d Mas pelo menos vou poder dizer que tenho o último modelo produzido da Biz ainda carburada quando isso for relíquia hehe. :lol:

Pésão
24-09-08, 22:39
Tá legal, bacana vir com iE, más se a fan vim com IE e o mesmo visual é mancada... :NOOK: :NOOK:ehuaheuhaue

Creio q a fan naum venha, com Ie, afinal ela é "Fan" kkkk pois é o modelo de entrada/pé de boi da honda no quesito moto street, que nem a pop! Más a 150 vem inj.fuel com certeza!

Dj Serginho Sag
24-09-08, 23:36
Tá legal, bacana vir com iE, más se a fan vim com IE e o mesmo visual é mancada... :NOOK: :NOOK:ehuaheuhaue

Creio q a fan naum venha, com Ie, afinal ela é "Fan" kkkk pois é o modelo de entrada/pé de boi da honda no quesito moto street, que nem a pop! Más a 150 vem inj.fuel com certeza!


Do mesmo moto que a POP, por ser POP veio com carburador ;)

guinomo da pratinha
25-09-08, 00:55
se a honda n se inova vai fica pra tras

Cyber
25-09-08, 00:55
Não adianta, a honda acorda sempre na hora certa...

Não que eu seja um fanático pela honda, confesso que está nos meus planos um up para uma yamaha (xt660), mas não adianta falar da honda como se fosse a pior, ela simplismente não dá ponto sem nó, quando realmente presisou lançar motos i.e. de verdade, ela se mecheu. Muitos ainda vão meter o pau, mais infelizmente ou felizmente é assim, só quem domina o mercado pode se dar o luxo de esperar a concorrente queimar seus lançamentos para lançar algo novo. Digo novo porque o sistema de injeção usado na biz 2009 é bem superior do utilizado pela yamaha em suas 250cc.

Parabenizo a honda por trazer o PGM-FI, assim como parabenizei a yamaha por trazer o conceito "X" para as motos nacionais.

Isso é excelente para nós consumidores, teremos motos mais econômicas e menos poluentes, se serão mais caras, concerteza sim, mas todas as marcas aumentam o valor em seus lançamentos, é comprovado, desde a xing-ling até a yamaha. Mas eu já havia dito que nenhuma das duas leva um tapa na cara e fica quieta.

allbass
25-09-08, 02:22
Sera q concertam a relação da TW ai sim eu posso ateh pensar em pegar uma

Richard
25-09-08, 08:29
Baum...

Eu sou realista e sei quando erro...

Venho aqui pedir desculpas ao amigo Jecastro, pois realmente a informção que ele passou estava correta (pelo menos por enquanto, parte dela) e o primeiro lançamento da Honda não sendo da linha basica, veio com injeção...

Apesar de que temos q encher o saco pq ele eh muito xiita neh??? :drool: :drool:

Agora pra mim, prefiria continuar com meu carburadorzinho, mas fazer o q, nem andar com a mot que você quer se pode mais nesse mundo... Paciencia...

15% de parabens Jecastro... (ainda falta o resto sobre Pepsi, Falconete e CGs)

Joao XTZ
25-09-08, 13:31
velho Biz 125 com injeçao vai vender horrores!!!agora realmente quem tem carro e usa muito no dia a dia vai comprar essa motinha pela consiencia ecologica e pela praticidade!!!quem viu aquele ganchinho pras sacolas??? alem do mais eu tbm disse que a Biz se saisse com IE sairia com o design naciona e muiitcho mais bonito...muito show parabens pra dona Honda ...agora tenho mais uma Moto pra fikar mais indeciso...

PS começo a imaginar varias Biz nos corredores em SP...pois eh uma moto que nao pegou por aki(apesar de ser a 3 moto mais vendida)...

valeu... :lol: :lol: :lol:

hedertone
25-09-08, 13:38
Se vier com IE vai ser muito bom...
Mas realmente, se não mudar o visual.. a Factor vai rodar muito :P
Aqui na cidade já consigo ver algumas

jecastro
25-09-08, 13:41
Se vier com IE vai ser muito bom...
Mas realmente, se não mudar o visual.. a Factor vai rodar muito :P
Aqui na cidade já consigo ver algumas

Se vier!!! Olha a pagina anterior, ela já veio.

Rodrigo_Alves
25-09-08, 16:17
A Biz 125 i.e. já está no site da Honda! E a Biz 125+ foi mantida. Então, podem esquecer a SH150i no Brasil... :d

hedertone
25-09-08, 16:34
Se vier!!! Olha a pagina anterior, ela já veio.
Me expressei mal.
Estava falando do lançamento de uma possível nova titan.

Tqf2
25-09-08, 17:26
Eu sou apaixonados por motos Yamaha, mas confesso que tenho que dar os parabéns pra Honda...

Cedo ou tarde, saiu....

Uma motinha igual a Biz que já era econômica, agora com IE.. putz.. vai fazer "milagre" com 01 L de gasolina..

Quem sabe ela não consiga fazer o mesmo tanto ou até mais que a antiga C100 dream.

Pq a C100 dream foi a moto mais econômica até hoje.... certo....?

LwkinhaZ™
25-09-08, 23:33
Galera 2009 tah prometendo...vamus ver a movimentação das montadoras, o q vem por ai, o q muda....especulação ou naum...a coisa tah mudando e pra melhor..^^ Abraços!

cassula
25-09-08, 23:47
no site da Honda fala dela já. que coisa, nunca ia esperar isso da Biz; pensei que seria golpe de sorte apostar na Twister e vir mesmo com IE, e me aparece essa! hahaha! que bom!

chrespim
26-09-08, 02:10
:drool: :drool: :OK: :OK: Que bacana, acordou a honda!!

Agora vamos esperar o que mais pode vir pela frente :D Abaixo algumas fotinhas da biz I.E em reportagem no site Best Cars... maiores detalhes http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/286-26.htm

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/motos/honda/2009/biz125-3g.jpg

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/motos/honda/2009/biz125-4g.jpg

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/motos/honda/2009/biz125-2g.jpg

Aqui no site da Uol tem mais umas fotinhas de detalhes, novo pedal de marcha e gancho para sacolas :) http://carros.uol.com.br/album/honda_biz_2009_album.jhtm?abrefoto=11

Lagartixxa
26-09-08, 08:14
num sei se é impressao minha.. mas parece q as pedaleiras estao mais altas

se tiver mesmo isso é bom, a biz qq curvinha raspa as pedaleiras e a carenagem

Renato-Olinda-PE
26-09-08, 10:00
Agora é só aguarda a modificação na tornado! ;)
Será q as carburada vão perde muito valor?

jecastro
26-09-08, 10:11
Agora é só aguarda a modificação na tornado! ;)
Será q as carburada vão perde muito valor?



Acho que vai perder valor não por ser carburada e sim porque o modelo novo assim como a Twister deve vir com novo design além da i.e.

cassula
26-09-08, 12:07
se a Biz saiu, a Titan deve sair tbm né?
largar mão do sorteio do consórcio, vai que vem Titan Injetada? daí eu to feito! hahaha

chrespim
27-09-08, 00:28
num sei se é impressao minha.. mas parece q as pedaleiras estao mais altas

se tiver mesmo isso é bom, a biz qq curvinha raspa as pedaleiras e a carenagem


Hi Lagartixxa, pelo que li as proteções frontais as pernas estão ainda mais longas, dá para ver nas fotos as pontas salientes, isto sem dúvidas será mais fácil ainda de raspar... :)

robincs
27-09-08, 01:06
Taí uma motoca que me chamou a atenção... Gostei do tom de vermelho dela.

[]´s Robinson

vwphoenix
02-10-08, 08:46
Já tá no site da Honda

http://www.novabiz125ie.com.br

Lagartixxa
02-10-08, 09:02
partida a pedal com injeção eletronica :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

pelo menos agora é so da uma pedaladinha que ja pega

MarciON
02-10-08, 10:05
partida a pedal com injeção eletronica :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

pelo menos agora é so da uma pedaladinha que ja pega


tbem achei super estranho isso
ehehuahehaeuaeuhae

é como se tivessemos opçao na compra d carros nos dias d hoje.. com partida ou manivela
acho q tinha d acabar com esse negócio d pedal, isso é mt velho ja
aehauehuahehuae

Dj Serginho Sag
02-10-08, 12:38
o pedal pra motos de auto escola é uma das melhores opções...alunos deixam morrer a moto a cada 2 minutos :k

lion
02-10-08, 12:47
eu ainda nao vi onde essa eh mais moderna que a da fazer, alguem pode mostrar?

Lagartixxa
02-10-08, 13:35
é espera pra ver neh....

a galera acha q a unica tecnologia q tem na Fazer é a IE, mas ela tem muito mais coisas alem da "injeção burra"

jhol
02-10-08, 21:47
Biz com IE = economia
100 km/L hahuauhuauhau

tomara q XR tornado venha com IE se lançarem tornado ainda

neumar
02-10-08, 22:33
Eu gosto do pedal. Acho que tanto as pequenas como algumas maiores deviam ter elétrica e pedal como a biz. Comigo as tais escovinhas do motor de partida gastaram e fiquei tendo que sair correndo e pular em cima. Depois disso adoro o pedal.

sandro_ventania
03-10-08, 11:22
Eu gosto do pedal. Acho que tanto as pequenas como algumas maiores deviam ter elétrica e pedal como a biz. Comigo as tais escovinhas do motor de partida gastaram e fiquei tendo que sair correndo e pular em cima. Depois disso adoro o pedal.


Pô não é mais facil trocar as escovinhas :0_0: :0_0:

Lagartixxa
03-10-08, 11:33
é tipo aqueles caras que nao gostam de vidro eletrico e ar-condicionado em carro so pq um dia, talvez pode estragar! :lol: :lol: :lol:

spygtba
03-10-08, 11:38
Eu sempre fiquei pensando como que eu ia fazer pra passar pela cordilheira dos andes com o ar rarefeito, ja tava ate pensando em fazer um curso de mecanica de motos pra fazer as regulagens na viajem, mas agora meus problemas acabaram, é so eu trocar de moto, ja que quero chegar ao Pacifico de biz.
Alguem ja sabe do preco?

Lagartixxa
03-10-08, 11:42
Do site WebMotors

2,5% mais cara

Outro fator de suma importância para o sucesso das motos de baixa cilindrada está no preço. A desculpa de outras fábricas para não usarem a injeção eletrônica em seus modelos populares é o alto custo. Porém, como a Honda já utilizava tecnologia semelhante em motos de 125 cm³ vendidas na Tailândia, Indonésia e Vietnã, a adoção da Fuel Injection não alterou tanto o preço da Biz 125. Em média, o aumento foi de 2,5%.

A versão mais básica, a KS, com partida a pedal e freio a tambor na dianteira, agora tem preço sugerido (sem frete e seguro) de R$ 5.147 – um acréscimo de R$ 126 em relação ao modelo anterior. Já na versão ES, com partida elétrica e freio a tambor, o preço foi para R$ 5.854 (R$ 143 mais cara).

O freio a disco, como ainda não é exigido por nenhuma lei, continua disponível apenas na versão top de linha da motoneta. A Biz +, que tem também rodas de liga-leve e marcador de combustível e hodômetro digitais, subiu apenas 2%. O preço sugerido da Biz + foi para R$ 6.480.

fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Motos_Conteudo.vxlpub?hnid=40534

Lagartixxa
03-10-08, 11:46
tem umas fotos da nova Biz la, e uma delas mostra os itens da IE da Biz, parece q ela nao terá sonda lambda tbm nao

neumar
03-10-08, 12:32
Pô não é mais facil trocar as escovinhas :0_0: :0_0:


O problema é que não pifa na hora que agente quer (ou pode). Depois de "correr-pular em cima" algumas vezes (e ser empurrado 1 por um motoboy) finalmente tive tempo de parar no mecânico e trocar.

Mas, povo, não sou contra partida elétrica, ou ar-condicionado ou vidro elétrico, só acho que nas motos é legal ter os 2 sistemas de partida. A Honda tinha a Titan KSE que ninguém reclama. As Sundowns (e outras) usam isso como propaganda. A coisa é útil, e aquele simples pedal, se fabricado em série, pras indústrias não deve custar nem R$ 15,00 pra colocar.

tom crazy
03-10-08, 13:02
Uma duvida, a injeção dela tem aquele sensor no escapamento igual aos carros com IE (sonda lambda ou algo assim)?

Lagartixxa
03-10-08, 13:29
pelo visto nao.... entra no link do WebMotors q eu postei ai encima.... mostra o esquema da injeção da Biz

neumar
03-10-08, 15:42
Eu queria hoje ir ver (andar em) uma pessoalmente, justamente pra tirar dúvidas sobre a IE dela (e se possível fotos ruins de celular), mas liguei prum monte de concessionárias e alguns dos vendedores ficaram até surpresos com a novidade "Vc viu biz IE no site????"
:-/ :-/ :-/

Uma curiosidade: as reportagens falam da BIZ +, mas não tem fotos dela, e no novo site (endereço acima) que a Honda fez só mostra KS e ES. Alguém tem idéia do motivo? Tô de olhão nessa nova biz :amor: , mas quero a + com rodinhas e disco! :[

Cyber
04-10-08, 00:49
eu ainda nao vi onde essa eh mais moderna que a da fazer, alguem pode mostrar?


A diferença é enorme :lol:

só pra ter uma noção, o sistema PGM-Fi é o mesmo usado nas CBR's. Explicando a grosso modo a injeção adotada pela honda tem sensores (sonda lambda) que analizam os gases do motor e fazem com que o sistema regule corretamente a mistura. O sistema utilizado nas 250 da Yamaha não apresentam este sensor, sendo assim um sistema não tão preciso, podendo ser comparado ao carburador eletrônico, os defensores da marca juram de pé junto que não é, mais se analizarmos bem, vamos entrar em desacordo.

A Yamaha poderia colocar o sistema que usa na xt660 em suas 250 aí sim teriamos uma Injeção Eletronica de mesmo nível da usada pela Honda. Lion, caso ainda não tenha entendido ou não tenha visto a diferença entre as duas basta reparar em motos maiores ou mesmo motos pequenas injetadas, verá que tem um sistema completo de leitura da injeção, o que não acontece na Fazer/Lander Brasileiras, se reparar as motos venezuelanas apresentam uma injeção completa, que é diferente das usadas aqui pela yamaha. E a biz apresenta toda essa "parafernalha" facilmente vemos que a PGM-FI é sim mais moderna do que a injeção adotada pela concorrente.

Ficou um textinho xiita :NOOK:, mas é a mais pura verdade.

vwphoenix
04-10-08, 07:37
Uma curiosidade: as reportagens falam da BIZ +, mas não tem fotos dela, e no novo site (endereço acima) que a Honda fez só mostra KS e ES. Alguém tem idéia do motivo? Tô de olhão nessa nova biz :amor: , mas quero a + com rodinhas e disco! :[


Biz + só sai em dezembro.

chrespim
04-10-08, 07:48
A diferença é enorme :lol:

só pra ter uma noção, o sistema PGM-Fi é o mesmo usado nas CBR's. Explicando a grosso modo a injeção adotada pela honda tem sensores (sonda lambda) que analizam os gases do motor e fazem com que o sistema regule corretamente a mistura. O sistema utilizado nas 250 da Yamaha não apresentam este sensor, sendo assim um sistema não tão preciso, podendo ser comparado ao carburador eletrônico, os defensores da marca juram de pé junto que não é, mais se analizarmos bem, vamos entrar em desacordo.

A Yamaha poderia colocar o sistema que usa na xt660 em suas 250 aí sim teriamos uma Injeção Eletronica de mesmo nível da usada pela Honda. Lion, caso ainda não tenha entendido ou não tenha visto a diferença entre as duas basta reparar em motos maiores ou mesmo motos pequenas injetadas, verá que tem um sistema completo de leitura da injeção, o que não acontece na Fazer/Lander Brasileiras, se reparar as motos venezuelanas apresentam uma injeção completa, que é diferente das usadas aqui pela yamaha. E a biz apresenta toda essa "parafernalha" facilmente vemos que a PGM-FI é sim mais moderna do que a injeção adotada pela concorrente.

Ficou um textinho xiita :NOOK:, mas é a mais pura verdade.


Puxa, agora a Yamaha vai perder um trunfo que vinha defendendo na linha das 250 e com as pequenas, se a 150 vier com injeção ai complica para as factor, ainda mais que elas estão com um bom preço...

neumar
04-10-08, 09:13
Olha, muito bom o texto, explicativo. :clap:

Mas acho que a Honda tb economizou a sonda lambda na IE com a Biz. Por isso que gostaria tanto de ver uma ao vivo, mas acho que só no salão vai ter ela.

Enquanto isto, capturei esta foto no site do UOL (http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/09/24/ult5498u121.jhtm), ampliei 50% e temos uma boa visão do escape aqui. Eu não encontrei nenhum fio nem nada que indicasse a presença da sonda.

http://img512.imageshack.us/img512/2240/biziesondaim8.jpg

Um abração!

Cyber
04-10-08, 12:24
Olha, muito bom o texto, explicativo. :clap:

Mas acho que a Honda tb economizou a sonda lambda na IE com a Biz. Por isso que gostaria tanto de ver uma ao vivo, mas acho que só no salão vai ter ela.

Enquanto isto, capturei esta foto no site do UOL (http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/09/24/ult5498u121.jhtm), ampliei 50% e temos uma boa visão do escape aqui. Eu não encontrei nenhum fio nem nada que indicasse a presença da sonda.

http://img512.imageshack.us/img512/2240/biziesondaim8.jpg

Um abração!


Já tinha visto esta imagem também, não vi a sonda, mas conversando com um mecânico da autorizada, ele garantiu existir o sistema de leitura (sonda), segundo ele o PGM-Fi não funcionaria sem uma leitura dos gases. Vamos esperar a moto sair nas concessionarias ou nos salões para averiguar a informação, mais de antemão é isso. Talvez tenha algo no cabeçote na saída onde é ligado o escape, só vendo pra saber huahua.

Lagartixxa
05-10-08, 11:14
Cyber, o seu texto explicando a diferença entre as IE nao ficou Xiita nao, muito pelo contrario, achei bem imparcial!

agora, o fato é q na foto que mostra o esquema da IE da Biz nao fala do sensor de leitura dos gases do escape, creio que a Injeção da Biz vai ser da mesma "qualidade" da Fazer, que nao é a maravilha do mundo mas funciona bem dentro das limitaçoes dela.

Cyber
05-10-08, 12:44
Cyber, o seu texto explicando a diferença entre as IE nao ficou Xiita nao, muito pelo contrario, achei bem imparcial!

agora, o fato é q na foto que mostra o esquema da IE da Biz nao fala do sensor de leitura dos gases do escape, creio que a Injeção da Biz vai ser da mesma "qualidade" da Fazer, que nao é a maravilha do mundo mas funciona bem dentro das limitaçoes dela.


É uma "ipófize" como diz "nosso" presidente. O mais interessante no caso da yamaha é que o mesmo motor usado na venezuela é usado aqui, e lá contem a sonda e mapas de configuração, o Leo uma vez me mandou uma imagem que mostra nitidamente a sonda no escape, mais ela não está na curva, está escondida atrás quaze onde o escape é preso na parte traseira.

neumar
05-10-08, 16:17
Então vamos lá. Não sou técnico, nem mecânico, nem engenheiro, nem nada ligado a motores e alimentação dos mesmos. Mas também não sou burro, nem incapaz de aprender, nem desinteressado. Então aqui vai minha "cacetada" de texto técnico. Está cheio de conjecturas e deduções, lembrem-se disto.

A sonda lambda, que eu saiba, serve para medir os gases na exaustão (na verdade só o O2), sendo assim possível determinar se está sendo obtida uma queima ideal ou não da mistura, permitindo a I.E. do veículo regular quanto de gasolina o bico injetor deve jogar. Ela só funciona após estar bem aquecida (se não me engano a partir de de 300°C). Sua função permite a I.E. ser econômica e menos poluente nos motores à gasolina.

Se eu não menti acima, este sistema possui uma falha: é preciso 1 ciclo do motor para testar o resultado (supondo-se que a sonda já esteja em funcionamento, aquecida). Neste ciclo pode-se gastar muita gasolina, ou ter gasolina insuficiente para uma combustão satisfatória (que gere impulso para completar 1 ciclo do motor 4 tempos).

Legal. O PGM-FI, pesquisei, e acredito tenha sido criado para sanar esta falha, e ser eficiente antes mesmo do "primeiro ciclo" (e sem precisar esquentar), algo muito importante no momento da partida, especialmente na partida à pedal. Também possui uma importância extra num motor monocilíndrico, pois não haverão outros cilindros para ajudar o motor a girar caso a combustão dele tenha sido insatisfatória.

Todos os dados necessários para se prever como será o resultado da explosão são portanto analisados por sensores ANTES da I.E. injetar o combustível, sendo assim possível calcular (prever) qual será o resultado. Mas quais são estes dados variáveis? Pressão do ar (para servir até como um "altímetro" e saber se o ar está rarefeito ou não), temperatura do ar (de novo, rarefeito ou não), temperatura do motor (está fácil a combustão ou não, para "afogar"¹ se necessário), posição da borboleta (o quanto estamos permitindo passar de ar com o acelerador) e rotação do motor. Todos estes sensores estão indicados naquele esquema da nova Biz I.E. Portanto, colocar a sonda lambda no sistema PGM-FI seria redundância, apenas verificaria se os cálculos iniciais acertaram ou não. Numa situação extrema (competição) seria útil para cruzar os dados e realizar ajustes finos, mas numa situação cotidiana, a sonda se torna supérflua.

Na Biz portanto, a sonda lambda pode ter sido excluída mesmo. Mas o PGM-FI é, em teoria, melhor, e irá facilitar muito a partida no pedal, pois já no primeiro giro a mistura estará ideal para a queima. Mesmo tendo sido desenvolvida já há muitos anos, é o que temos de melhor disponível no momento.

Sendo xiita, fica assim:
Visto que a PGM-FI é da Honda, desenvolvida pela Honda, para os motores Honda, a concorrência ou coloca a "ultrapassada, velha e de baixa eficiência" sonda lambda, ou continua com I.E. manca! Mesmo assim a da Honda será melhor!
]:) :lol: :lol:

O que faltou se considerar aqui?
1º O ideal seria testar todos componentes do ar, como quantidade de H2O. Isto permite melhorar ainda mais a mistura. Mas novamente isto é mais importante num uso extremo, pois a diferença seria mínima (mas existente). Este sensor existe nos motores Honda usados em competição, mas não ví na Biz.
2º Nossa gasolina é, muitas vezes, de má qualidade ou misturada com elementos "indesejáveis". O sistema "acredita" que estará injetando gasolina, e irá prever um resultado para a explosão dela. Se a gasolina contiver álcool, chumbo, solventes, água ou outros produtos "alienígenas" o PGM-FI não irá prever isto, e a combustão poderá novamente ser inferior por estar com uma mistura pobre (rica eu duvido, seria a gasolina estar batizada com aditivo). Daí a importância de se utilizar gasolina boa nos veículos com I.E. Este problema não deve ocorrer no(s) país(es) onde a PGM-FI foi desenvolvida, e em competições a gasolina é analisada pela equipe (e fiscalização de provas).

É isso. Comentem! (podem xingar de burro tb, como disse não sou técnico!)

Notas:
¹ Afogar. Sempre achei este termo nacional meio ruim. Em inglès é "choke", também usado para afogamento, mas o significado está mais para asfixiar, estrangular. Isto é o que ocorre nos carburadores, o afogador tampa a passagem do ar. Ou seja, afogar seria encher de gasolina (molhar, mergulhar), mas o que ocorre na verdade é restringir o ar (tá certo, com isto o motor faz mais esforço pra puxar o ar e vai entrando mais gasolina tb). Na I.E. (de novo, que eu saiba), realmente ocorre o afogamento, pois ela manda mais gasolina na mistura para compensar, mas não restringe o ar.

ca.ce.ta.da
Substantivo feminino.
1.Pancada com cacete; bordoada, porretada.
2.Bras. Coisa ou situação maçante;* caceteação.
* Este texto.

moisespatriarca
05-10-08, 16:44
1º O ideal seria testar todos componentes do ar, como quantidade de H2O. ???? :drool:

Muito bom o texto, não sei porque me lembrei do Xamã!!!! :P

Tá xonado pela scooter mesmo hein Neumar?!!! :clap:

superkyo
05-10-08, 16:53
SONDA LAMBDA
http://carros.hsw.uol.com.br/questao257.htm

neumar
05-10-08, 16:54
1º O ideal seria testar todos componentes do ar, como quantidade de H2O. ???? :drool:

Muito bom o texto, não sei porque me lembrei do Xamã!!!! :P

Tá xonado pela scooter mesmo hein Neumar?!!! :clap:


É que o H2O seria um dos que mais afetariam a queima da mistura. Mas pode incluir ali CO2, CO, H, N...
:lol: :lol:

Já até sonho com ela!!! :#

moisespatriarca
05-10-08, 16:55
Mas como assim, H2O não é água? :0_0:

superkyo
05-10-08, 16:56
http://en.wikipedia.org/wiki/PGM-FI

EDIT : Esqueci de colocar q pelo q eu entendi desse texto do WIKIPEDIA ( naum 100% confiavel ) q esse tal PGM-FI q foi desenvolvido pela HONDA utiliza varios sensores entre eles o de OXIGENIO, ou seja, a msm coisa q a tal sonda lambda q naum sei se é a msm coisa, pois geralmente existe nomes diferentes para equipamentos q fazem a msm coisa só pq foram projetados por empresas diferentes

H2O é agua sim, existe VAPOR de agua no ar

moisespatriarca
05-10-08, 17:03
Então a sonda analisa vapor de água, é que não consigo entender como vai ter vapor de água numa câmara de combustão onde deveria ter só gases :-/
Desculpa a ignorância, mas como?

neumar
05-10-08, 17:09
Nos motores de alta performance a Honda usa mais sensores sim!
Edit: como falei, devem até ter a sonda lambda e cruzar os dados procurando aquele 0,0001% a mais de performance!

Moisa: quando entra o ar comum pra fazer a mistura, o filtro apenas remove poeira, folhas, etc... mas não separa nenhum componente. Então entra o tão desejado O2 (oxigênio), mas vai junto de tudo: água, monóxido e dióxido de carbono, e o que mais houver na composição química do ar.
Edit 2: o sonho é ter um pouco de óxido-nitroso no ar, aí a coisa fica boa! (É o tal NOS!!!)

moisespatriarca
05-10-08, 17:14
Engraçado como são as coisas, nunca ia imaginar uma coisa dessas, tudo bem que deve ser uma coisa mínima, é óbvio, mas pra quem não conhece é difícil de imaginar né? :OK:

Cyber
05-10-08, 20:23
Ae neumar, valeu pelo reforço no texto, mais é isso ae quiz explicar que o PGM-Fi era melhor de forma simples, mais seu texto tira qualquer dúvida huahua...

lion
05-10-08, 20:42
mas o vapor da agua não é responsável pelo aumento de alguns incêndios? :G

moisespatriarca
05-10-08, 21:53
Agora é que complicou mesmo, como assim? Incêndios? :0_0:

lion
05-10-08, 22:16
anham, por isso alguns incêndios não devem ser apagados com agua, pra que não se propague.
li algo sobre isso a muuuito tempo atrás.
pra não afirmar errado sei que tem haver com a queima dos gases na composição da agua (oxigenio)

Lagartixxa
06-10-08, 08:25
entao a IE da Biz é igual a da Fazer, pois a Fazer tbm tem esses mesmo sensores

neumar
06-10-08, 12:43
Então vamos a parte II sobre o PGM-FI

Na verdade, a PGM-FI compacta para motos pequenas possui em geral menos sensores e partes do que a I.E. comum, por isto demonstrei a falta de necessidade da sonda lambda. Isto foi especialmente pensando em motos pequenas: reduz o custo, peso e "consumo de energia" do sistema de injeção.

Um dos problemas na I.E. é não se poder ligar o veículo dando um tranco quando a bateria está totalmente arriada. Porquê? Pois só irá forçar o motor, uma vez que a I.E. possui bomba de combustível elétrica, e sem carga para a bomba não existe combustível para ser injetado, então o motor irá girar sem nunca conseguir pegar.

A PGM-FI para motos foi projejata para ser usada até mesmo em scooters de 50cc, onde é comum a partida ser no pedal em situações sem energia de bateria. A I.E. convecional aqui sofre em gerar carga necessária para a partida. Tendo menos sensores e cortando funções desnecessárias (como lâmpadas) no momento da partida, a PGM-FI consegue carga suficiente para ativar a bomba de combustível com a pequena energia gerada pelo giro do pedal.

Com isto também é usada uma bomba elétrica menor, de baixo consumo, que além de funcionar com a pouca energia gerada pelo pedal, ela não possui a mangueira de rotorno de combustível.

Pode-se aqui deduzir algo importante na PGM-FI. O retorno de combustível é necessário na I.E. comum para que a bomba não aqueça demais e queime. Isto acontece pois as bombas convencionais mantém uma X pressão de combustível constante, e se ele não é usado pelos bicos, precisa então circular. Se a Honda tirou esta recirculação na PGM-FI significa que a bomba não corre risco de queimar, pois caso contrário em situações de marcha-lenta ela iria aquecer. Então, talvez a bomba da PGM-FI funcione igual o farol das titan: se o motor gira e gera carga ela funciona, se não, ela é desligada. Desta forma, essa pequena bomba então deve agir progressivamente conforme o giro do motor.

Outra coisa que causa a queima da bomba é ela ter energia para funcionar, mas não há combustível para bombear (pane seca), novamente forçando e queimando a bomba. No PGM-FI isto não deve ocorrer, pois se a bomba depende da energia do motor, que não existe sem combustível para explodir, ela irá automaticamente desligar. Se realmente funcionar igual o farol da titan...

Não sei como é o sistema na Fazer, e acho que ela também retirou a sonda lambda para economizar energia. Mas não vou aqui ficar comparando agora Biz X Fazer né...

Como disse anteriormente, estas sondas precisam estar numa temperatura elevada para funcionar. Antigamente eram colocadas próximas a saída do motor e esquentavam com ele (onde a temperatura passa dos 350°, medida por mim numa oportunidade usando um termômetro laser digital que só indicava até os 350°!), mas atualmente para atingir o ponto de funcionamento mais cedo, elas utilizam um resistor para aquecer, que gasta energia. Energia em moto é um problema: as baterias são pequenas, custam caro, e não costumam nem chegar a 10 amperes (em geral são entre 4A e 7A). Para se comparar, os carros passam dos 40A. Alguns modelos maior, mais luxuosos (com mais dependência elétrica) chegam a ter baterias de 70A, 80A ou mais. E seus alternadores geram absurdos 120A/h pra mais. As pequenas com sorte geram 15A/h.

Resumindo: Se tudo aí estiver correto, a Biz I.E. então poderá pegar no tranco (pedal) com a bateria arriada, poderá ficar sem gasolina, e não roubará muita energia preservando a bateria por mais tempo.

De qualquer forma, nunca é recomendável deixar a moto sem gasolina. Alguns discordam disto, mas colocarei o que eu entendo na situação:
1. Se não tem gasolina no sistema de alimentação, ele fica com ár (não é fácil conseguir o vácuo).
2. O sistema foi projetado para passar gasolina, líquida, não ar gasoso.
3. O ar pode secar e desprender sujeiras depositadas no sistema ao longo do tempo.
4. Tanto o ar passando, como quando voltar a ter gasolina, estas sujeiras irão ser arrastadas para o carburador ou bico.
Tá aí porque eu acho ruim demais deixar o tanque secar.

Quem tem um pouco de conhecimento em inglês, recomendo ler o site abaixo:
PGM-FI:
http://world.honda.com/motorcycle-technology/pgm-fi/index.html
Direto na PGM-FI compacta em 50cc:
http://world.honda.com/motorcycle-technology/pgm-fi/p6.html

Edit: Destaquei algumas coisas que parece que as pessoas não leram. E lembrem-se: A Biz é uma CUB 125 cc, a Fazer é uma Street-Naked 250 cc. Ninguém além de mim nota diferença aqui???

Lagartixxa
06-10-08, 13:50
é Neumar, o texto fico bonito, mas cheio de suposicoes e achismos

contudo, caso tudo que vc disse se confirmar, essas "proteçoes", para evitar a queima da bomba e acionar bomba e injecao na partida a pedal sem bateria, estiver correta, a Honda projetou um sistema de alimentação modernissimo pra moto pequena, parabens pra titia honda

jhol
06-10-08, 14:19
nao sei em moto mas em carro sonda é essencial pro
funcionamento perfeito do motor e consumo
sonda q faz a leitura da mistura se a sonda estiver com problema
motor falha gasta mais q o normal motor fica ocilando etc acontece
varias coisa
acho q em moto nao deve ser difirente

jecastro
06-10-08, 14:38
Com moto isto não ocorre porque a i.e. foi programada para funcionar sem ela, no carro ocorre porque a i.e. foi programada para receber informação da sonda e recalcular a quantidade de combustível a injetar.

neumar
06-10-08, 17:21
é Neumar, o texto fico bonito, mas cheio de suposicoes e achismos

contudo, caso tudo que vc disse se confirmar, essas "proteçoes", para evitar a queima da bomba e acionar bomba e injecao na partida a pedal sem bateria, estiver correta, a Honda projetou um sistema de alimentação modernissimo pra moto pequena, parabens pra titia honda


Pois é, gostaria de arrumar um esquema mais completo da PGM-FI, para ser menos "achista" nas suposições, mas conseguir um destes só trabalhando na Honda... O da I.E. normal antigamente tinha no site da GM, explicando em bastante detalhes, só que procurei agora e não achei, e eu não tinha salvo!
|:(

A queima da bomba na verdade eu não acho uma grande preocupação, pois deixar uma moto, que dá pra encher o tanque com pódium por R$ 10,00, sem gasolina, é meio pão-durismo demais! E dependendo do lugar e hora onde acabar a gasolina, queimar a bomba será a menor das preocupações!
:tiro:

O que achei legal mesmo foi a história da partida sem bateria. Isto sim considero uma preocupação válida. Olhando os carros (são maiores, agente vê mais fácil), quantas vezes não vímos algum sendo empurrado pra pegar, ou com o pessoal ligando cabos em outro, porque a bateria arriou? Se vocês notarem, moto de motoboy com kick, não importa a idade, a bateria é original...
:0_0:

Pra quem tá interessado mesmo nestas diferenças de injeção, eu não tô a fim, mas alguém poderia falar do "cânister" aqui!
:lol: :lol:

Boa sorte, eu parei poraqui!

moisespatriarca
06-10-08, 19:56
Cansou né?
Cheio de achismos ou não, eu gostei da explicação, o cara não é técnico nisso e tá dando uma aula!!!

jhol
06-10-08, 20:25
bom vo fala do canister hayuhyayhayhyayhya
é um filtro com uns bagulho dentro q nao sei o nome
q coleta os gases do tanque filtra e joga pra fora pra nois
se delicia com akele ar

Lagartixxa
07-10-08, 10:17
A queima da bomba na verdade eu não acho uma grande preocupação, pois deixar uma moto, que dá pra encher o tanque com pódium por R$ 10,00, sem gasolina, é meio pão-durismo demais! E dependendo do lugar e hora onde acabar a gasolina, queimar a bomba será a menor das preocupações!


mas o problema da Biz é justamente encher o tanque com R$10, o tanque muito pequeno avc anda pouco a a bomba ja nao ta mais toda submersa na gasolina pra se refrigerar

MarciON
07-10-08, 11:02
Sem contar o fato, que eu acho q eh mais facil eles trazerem um projeto jah pronto (Innova) do que tentar colocar em um projeto que jah esta no mercado com carburador (BIZ)... Soh iriam mudar o nome do produto aqui e mais nada, seria bem mais viavel do q começar a fuçar no projeto da Biz nacional... Mas mesmo assim, tb eh pouco viavel...ahehahhehahe

Sem contar que se for pra ter injeção que nem a Fazer eh mico viu????

A Fazer naum tem injeção, tem carburador eletronico praticamente...ahehahhhhahe

Naum tem sonda, naum tem controle automatico de acordo com a gasolina, temperatura nem nada, tem duas ou tres configurações PADRÕES que nunca mudam...

Injeção mesmo, se auto regula de acordo com a gasolina, o tempo externo, altitude, pressão atmosferica e bla bla bla...

Coisas que a taum orgulhosamente dita INJEÇÃO da Fazer naum faz...

Fazer tem carburador eletronico e fim de papo e as motos pequenas que (utopicamente e supostamente) sairão com injeção, serão iguais... :stop: :stop: :stop: :stop:


intao faz o seguinte
tira o filtro d uma twister
e tira o da fazer
daí vc ve qual q saí acelerando d boa em toda rotação..
te garanto q vc vai chingar mt a twister ao tentar dirigir só d tirar o filtro
ehauehaheuhueauaheuae

vwphoenix
07-10-08, 11:05
Chega de achismo esse site da honda explica tudo (eu acho :G ) mas tem que saber inglês.

http://world.honda.com/motorcycle-technology/pgm-fi/

http://world.honda.com/motorcycle-technology/pgm-fi/img/image_04.jpg

Lagartixxa
07-10-08, 11:17
por esse esquema ai, parece q num tem nada d+ na injeção da Biz, so o sensor de temperatura do oleo


e como ja disse acima.... se essa bomba num tiver um esquema de refrigeracao muito bom ela vai queimar toda hr, veja como ele ocupa toda a altura do tanque.... o cara vai andar quase sempre com a bomba sem estar submersa na gasolina

Edit:

so lembrando que a Fazer possui 12 sensores para analise do motor e etc, ainda nao conseguir achar todos, mas vou procurar e assim que achar posto

link do site onde achei a informação q ela tem 12 sensores
http://www.motoesporte.com.br/modelo2008/yamaha%20fazer250.htm

vwphoenix
07-10-08, 11:30
Oh loko! Eu contei seis sensores aí.

1- Sensor que detecta a inclinação da moto
2- Sensor que detecta pressão/aceleração
3- Sensor que detecta vacúo
4- Sensor que detecta a temperatura ambiente
5- Sensor que detecta as rotações do motor
6- Sensor que detecta a temperatura do óleo/motor

Os riscos amarelos são sensores, os riscos vermelhos são controladores.

Lagartixxa
07-10-08, 11:43
entao pode por mais um ai na sua lista q num ta aparecendo ai no esquema da biz mas que concerteza tem

-sensor de detonação

é o responsavel por saber se a queima esta rica ou pobre

moisespatriarca
30-10-08, 19:11
Vocês viram a propaganda dela na net?

http://www.novabiz125ie.com.br/ :lol:

Joao XTZ
30-10-08, 19:13
tava doido por uma Biz 125,agora que eh IE ainda mais...pena que pra estrada as biz e nada eh a mesma coisa...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Dj Serginho Sag
30-10-08, 21:08
tava doido por uma Biz 125,agora que eh IE ainda mais...pena que pra estrada as biz e nada eh a mesma coisa...

valeu... :lol: :lol: :lol:


Não é bem assim..pego pista todo dia com a minha (Fernão Dias)

Claro que é por pouco tempo (cerca de 7km)
Ela até que respira bem no meio da "guerra"

jeffin
01-11-08, 00:44
sera ki vai Sair as Hondas com IE??

ammanzoli
02-11-08, 21:10
se ou nao ... tb nao sei .. mas bem que seria bom .. pq aquele motor 125 cc e bem beberão ... faz menos que um CG 150 :NOOK: :NOOK:

OgaiT
05-11-08, 22:54
verdade

jecastro
10-11-08, 14:51
Saiu a BIZ +, agora com mostrador digital.

http://img381.imageshack.us/img381/5312/fotog5xv0.jpghttp://img201.imageshack.us/img201/4620/fotog1ll5.jpg
http://img381.imageshack.us/img381/9857/fotog3jh3.jpg

vwphoenix
10-11-08, 15:24
Este video mostra a nova pelada sem carenagem e seu sistema de I.E.

http://br.youtube.com/watch?v=CuXwxJv8PSU

Dj Serginho Sag
10-11-08, 16:20
Mostrador digital eu acho que a Biz+ ja tinha... :)

Acho não...tenho certeza :D
Pelo menos km e gasolina digitais

tasmotos
10-11-08, 22:43
Amigos...

A Biz IE, ja foi lançada oficialmente pela honda no Brasil... e isso abre um grande leque de novas especulações....

Abraços,

tasmotos

pulatampinha
10-11-08, 22:55
Este video mostra a nova pelada sem carenagem e seu sistema de I.E.

http://br.youtube.com/watch?v=CuXwxJv8PSU


que vídeo maneiro!

jaba
10-11-08, 23:08
porr... muitoo bom esse video :clap: :clap: :clap: :clap:

chrespim
11-11-08, 06:25
Puxa, o vídeo já disse tudo!!

Lagartixxa
11-11-08, 12:59
pow muito massa

pelo visto ela tem sim uma sonda lambda mas antes do escapamento, provavel que dê pra mudar o escapamento sem precisar fazer regulagens na injeção

Joao XTZ
11-11-08, 18:42
verdade a galera dos escapes esportivos,estralador Torbal e Gemoto vai continuar fazendo a festa...

valeu... :lol: :lol: :lol: