PDA

Ver Versão Completa : Carburada x Injetada: existe ganho ou perda de força em uma ou em outra?



rockerva
08-10-08, 15:02
E aí galera!
Olha só um bagulho que me encuca a cabeça, ainda mais com a vinda de motos injetadas pro nosso mercado...
Uma moto que é carburada e tem 20 cv.... ao receber um modelo com injeção, pra ela continuar com 20 cv, é necessário realizar alguma melhoria/aumento/modificação no motor ou ao passar ela pra injeção inevitávelmente são perdidos alguns cavalos?????

Digo isso porque a nova YBR recebeu catalizadores para se adaptar a nova lei anti-poluentes, e mesmo assim a potência declarada da moto não foi modificada. A Biz recebeu injeção e mesmo assim não mudou a potência declarada....

Tipo, na Comet, ao retirar o catalizador a moto ganha quase 2CV... relatos de quem tem Fazer e retira o catalizador dizem que a moto também fica mais "fortinha". O catalizador, certamente retem gases e na teoria, ele absorve potência (teoria do que aprendi de física na escola)... a Biz com injeção eletrônica também deve ter recebido catalizadores assim como a YBR....

Agora o que me encuca, se catalizadores consomem potência, os motores dessas duas motos recebeu modificações para que a potência permaneça a mesma?????

Richard
08-10-08, 15:13
Receberam sim...

O dificl eh saber quais... Cabeçote, vira, curso ou diametro do pistão...

Mas se vc pegar um motor e pura e simplesmente colocar um catalisador ou uma injeção, ele perde potencia SIM... Mas volto a dizer, se só inserir sem mexer no motor...

Um exemplo...

A nova CB 1300, veio com mudanças no seu sistema de escapemanto e catalisação e perdeu 4 cv no modelo 2009...

Dj Serginho Sag
08-10-08, 15:24
Eu ainda torço o nariz pra injeção com essas gasolinas PORCAS que temos no Brasil.

"Ah ta, mas eu vou passar a colocar Vpowe e derivadas" Mas nesse caso acaba ficando elas por elas.

Carburador - Gas Comum - menos economia - mais barato
Injetada - Gas Aditivada - mais econimia - mais caro

Sem contar que limpeza de bicos deve ser mais caro. Um carburador de Biz me cobraram 15 conto pra limpar !

agm2112
08-10-08, 15:33
Colocando injeção só se ganha ... talvez sejam necessárias poucas adaptações como troca de tuchos mecânicos por hidráulicos, algum pequeno redesenho na câmara de combustão e coletores.

Sei não, mas acho que os catalisadores só roubavam potência lá nos anos 90 ... isso não é uma regra, mas hoje em dia todo o motor é projetado levando em conta o catalisador, e sua retirada pode até reduzir a potência ...

Luigi
08-10-08, 16:13
Olha eu tirei o catalizador da GS (que fica no coletor primário que é trocado com a troca do escape) e a moto ficou bem mais esperta, mais esperta do que a torca da falcon de original pra esportivo (a minha era 2001 sem catalizador)

agm2112
08-10-08, 16:15
Olha eu tirei o catalizador da GS (que fica no coletor primário que é trocado com a troca do escape) e a moto ficou bem mais esperta, mais esperta do que a torca da falcon de original pra esportivo (a minha era 2001 sem catalizador)


No meu carro a melhora também foi nítida ... mas é um carro de 17 anos !

Luigi
08-10-08, 16:21
A Gs é 2008 ;)

agm2112
08-10-08, 16:26
A Gs é 2008 ;)


Mas ainda é uma moto carburada. Eu tinho minhas dúvidas quanto a motores que já foram projetados pra ter injeção e catalisador, e não um projeto antigo "modernizado".

Luigi
08-10-08, 16:34
Bom, a Feizi, era injetada e tinha catalizador, quando troquei o escape e regulei a imjeção deu uma boa mudança em média/alta

Só que acho que a mudança é mais pelo quesito escape/catalizador que só do catalizador em si

As Bandit novas injetadas, troca-se o escapamento, mas o catalizador continua, ele fica na primeira parte do coletor o qual não é trocado!

Santo Cristo - Poa
08-10-08, 16:35
Quem poderia ajudar mais nisso é nosso amigo Angel, que faz tempo que não aparece.

Se acaso ele não aparecer.

Descrevo aqui um parecer Técnico sobre isso.

jecastro
08-10-08, 16:40
No caso da Biz acho que com a I.E. não tem necessidade de manter junto o catalisador, mas pode-se conseguir manter a potência reajustando os parâmetros do moto como tempo de abertura e fechamento de válvulas, ponto de ignição, melhorando o coletor de admissão e curva de escape.

Roberval3000
08-10-08, 17:02
Agora o que me encuca, se catalizadores consomem potência, os motores dessas duas motos recebeu modificações para que a potência permaneça a mesma?????


axo q nao, motor devem ser o mesmo.

higoff
08-10-08, 17:11
Olá, pessoal !

Não quero ser chato... rs...
Mas vcs não acham que o custo/benefício de se retirar o catalisador para se ganhar 1 ou 1,5 cavalo (ganho esse que ainda pode ser psicológico, pois ng mede a potência com o dinamômetro) não é um pouco ruim ?

Pensem que estamos na era do aquecimento global...

Abs !

jecastro
08-10-08, 17:25
Olá, pessoal !

Não quero ser chato... rs...
Mas vcs não acham que o custo/benefício de se retirar o catalisador para se ganhar 1 ou 1,5 cavalo (ganho esse que ainda pode ser psicológico, pois ng mede a potência com o dinamômetro) não é um pouco ruim ?

Pensem que estamos na era do aquecimento global...

Abs !


O catalizador não reduz o CO², pelo contrário ele transforma outros gases nocivos para saúde em CO² aumentando ele ainda mais.

Luigi
08-10-08, 17:39
Na verdade eu só tirei o catalizador pra trocar o escapamento, porque o original da GS é inteiro, se tivesse opção de mantelo para trocar o escapamento eu manteria (como se faz nas bandits novas)

rockerva
08-10-08, 19:19
Olá, pessoal !

Não quero ser chato... rs...
Mas vcs não acham que o custo/benefício de se retirar o catalisador para se ganhar 1 ou 1,5 cavalo (ganho esse que ainda pode ser psicológico, pois ng mede a potência com o dinamômetro) não é um pouco ruim ?

Pensem que estamos na era do aquecimento global...

Abs !

Eu não criei o tópico para difundir o aquecimento global. E sim, a diferênça da potência em pequenas com carburação e injeção.
Enquanto tu pensa que o catalizador polui muito, pense em acabar com a aviação, aviões causam muito mais poluição.
Cada um faz sua parte... eu mantenho minha moto com catalizador.



O catalizador não reduz o CO², pelo contrário ele transforma outros gases nocivos para saúde em CO² aumentando ele ainda mais.

Mesmo assim, diminui a quantidade de poluentes, já que, esses outros gases são mais nocivos que o CO².

Chronos
08-10-08, 19:27
Acho que não devemos pensar em tirar os catalisadores pois eles estão ali por motivos importantes... principalmente pra diminuir a emissão de monóxido... que é realmente prejudicial ao homem e ao meio ambiente.

superkyo
08-10-08, 19:33
Se tivesse uma GS msm naum querendo poluir mais iria acabar trocando, pois o escapamento original é mto caro, pois pela potencia eu naum to preocupado.........

Por R$ 7.700 num escapamento eu planto arvores suficientes pra neutralizar minha emissões sem o catalisador........

Mostarda_69
08-10-08, 19:49
Pega exemplo de carro antigos ROCK!!..
Injeção = Mais potência, Menos Poluição, Melhor injeção de combustível, funcionamento mais linear.
Porém, nas motos a injeção já tem que estar aliada ao catalisador, e um compensa o outro. Só "colocar", como fizeram os carros, da mais potência sim.

Lembra os monza, vieram com injeção pra nao precisa coloca catalisador, ganharam potência!!!


Já me falaram algo sobre os carros (possivelmente motos tb), que se tiram o cano intero, catalisador e talz, ele perdem uma certa contra pressão que esta prevista no projeto.. Eu ja arranquei todo cano do corsa, Dexei soh uns 3 cm dp do catalisador (tb não podia acaba o meio ambiente nehhh), não notei nada... A fazer com o esportivo não notei nada.. unica coisa ehque em subidas em 5ª parece que uns 2500rpm ela fico com mais força... com o original parecia que tremia mais, tipico de qd força... mas tb pode ta abafado pelo barulho.. nao sei dize...

lagreca
08-10-08, 20:25
Ótimo tópico, pelo que estou vendo com os exemplos do pessoal, e com os que já vi, parece que não perde potencia, a culpa de perder a potencia parece ser sempre por causa dos catalizadores, vide o exemplo da shadow, aparentemente ela tem as mesma mecânica, mas o modelo 2009 está injetado e com catalzidor, perdeu poucos cavalos, todos os lugares que eu li disseram que essa perda foi culpa do catalizador.

E na biz 2009, ela não perdeu potencia (se ganhou foi perdido no catalizador), mas em todas a avaliações que aparecem na net dizem quem a aceleração está mais linear e a potencia total está sendo entregue em uma faixa menor de giro.

Santo Cristo - Poa
09-10-08, 08:14
Não tem perda de potência não.

apenas temos que fazer as regulagens corretas em ambos os casos.

Luigi, depois que vc colocou scap na Fazer e mexeu no scanner, quanto sua moto começou a fazer por litro ? gastava muito mais ?

Qual marca de scap vc colocou?

rockerva
09-10-08, 08:59
Pelo que sei SantoCristo, o catalizador da fazer é na própria ponteira, diferentemente da GS que tem o catalizador na admissão.
Qualquer ponteira que tu colocar no lugar da original, as ditas "esportivas" não tem catalizador (as que eu vi) e não estão nem aí pro meio ambiente, qualquer um que tu colocar irá melhorar a moto.

Santo Cristo - Poa
09-10-08, 09:23
coloquei coyote na moto, e não melhorou, por isso quero saber sobre a moto do luigi, qual a regulagem que ele fez na Fazer

higoff
09-10-08, 14:12
Realmente, o jecastro tá certo.

Depois que eu falei q eu me liguei... ele transforma gases nocivos ao ser humano em CO2 e outros gases, o que não ajuda no efeito estufa...

De qualquer jeito, podemos trocar 6 por meia dúzia... rs...

Abs !