PDA

Ver Versão Completa : Andei numa moto elétrica: Impressionante!



Roberto de Souza
14-10-08, 08:29
Bom galera, no último final de semana eu estava andando aqui em Sorocaba com a minha FYM FY250, quando de repente vi duas motoquinhas num terrenão paradas em baixo de uma tenda de praia com dois vendendores e um adolescente dando uma volta em uma delas, na hora percebi que era para test drive e não tive dúvidas: parei e pedi para andar. Eles primeiro me apresentaram aqueles dois modelos, da marca Motor-Z, um era do tipo Vespa dos anos 20, mas bem encolhida, tinha apenas um assento e rodas aro 10, tão leve que á possível tirá-la do chão com as duas rodas. Tinha potência de 500 W (algo em torno de 0,7 cv). A aparência é muito legal, o acabamento excelente e a motoquinha muito bonita, apesar de parecer mais um brinquedo de adolescente. Depois eles me apresentaram o outro modelo, de impressionantes 1000 W (eles falam 1000 cilindradas!!!), algo em torno de 1,3 cv (só para comparar a lendária Yamaha Jog tinha 1,4 cv de potência). Este modelo de 1000 W é composto de dois motores de 500 W, e o mais interessante é que cada motor é conectado a uma roda, ou seja, ela tem tração dianteira e traseira. Ela tem um porte quase de uma Burgman 125, o banco é para duas pessoas, e a aperência é razoável, apenas a lanterna traseira tem um jeitão chinês tipo das motos da Dafra. As rodas aro 12 são com pneu estreito, para diminuir o atrito. Primeiro testei essa de 1000 W, na saída achei estranho, a potência era demasiadamente fraca, na primeira volta parei e o rapaz disse que daquele jeito só o motor de trás estava funcionando, daí ele ligou num botão no painel o motor da frente e eu saí novamente. Aí foi outra coisa, andou até que bem (lógico que nem se compara a uma biz ou qualquer outra a gasolina), na descida marcou quase 50 km/h e poderia mais se tivesse mais pista.
É muito estranho o rodar sem barulho (na verdade ela faz um pouquinho só de barulho, mais na arrancada). A arrancada é bem suave e é onde se sente a maior potência do motor, que não tem tranmissão, ou seja, é conectado diretamente no eixo da roda. à medida que ganha velocidade, o torque diminui, é algo totalmente diferente de um motor à gasolina, onde normalmente o torque aumenta conforme os giros do motor.
Depois andei na Vespinha, logo imaginei que seria decepcionante os apenas 500 W, mas me surpreendi, pois ela é bem mais leve do que o modelo de 1000 W então mesmo com 500 W éla é apenas um pouco mais lerda do que a de 1000 W.
É uma experiência que recomendo a todos, pena que em Sorocaba tenha muitas ladeiras, o que prejudica o uso destas motonetas elétricas, mas com o desenvolver delas e ganhando potência, com certeza vai fazer sucesso.Segundo o vendedor, ano que vem chegará um modelo de 1500 W (2 cv).
Vejam os pontos fortes e fracos que eu achei neste tipo de moto:
Pontos fracos:
- Autonomia de apenas 40 km (pode chegar a 50 ou 60, pois nas descidas ela vai no embalo, se não acelerar ela não gasta energia);
- Aparência frágil (economizam ao máximo para diminuir o peso, algunas partes ficam muito frágeis)
- Pouca potência (na minha opinião, só o modelo de 1000 W tem alguma condição de enfrentar ruas com outros veículos, a de 500 W talvez só para condomínios ou bairros bem tranquilos)
- Preço (R$ 3.800 a de 500 W e R$ 5.200 a de 1.000 W) nem é tão caro assim, mas poderia ser um pouco mais barato para incentivar mais essa alternativa de locomoção.
- Baterias tipo comum duram apenas entre dois e cinco anos, a troca pode custar cerca de 300 reais, nem é tão caro assim (mais barato do que as trocas de óleo de uma moto à gasolina), mas imaginem o sufoco quando perceber que está na hora de trocar: vai ter que empurrar até em casa!
- Cada vez que usar tem que colocar para carregar novamente, não pode esquecer sob risco de diminuir a vida útil da bateria a carga completa demora cerca de duas horas, dependendo do lugar que se vai não tem tomada fácil, se for mais do que 20 km da sua casa depois você não vai conseguir voltar.
Pontos fortes:
- Silêncio absoluto ao rodar: parece que você está flutuando, parece até mágica, impressionante mesmo!
- Inexistência de manutenção: não já partes a serem lubrificadas ou correntes, correias, que possam quebrar, apenas as lonas de freios devem ser revistas a cada 5.000 km e os pneus calibrados e trocados quando carecas. Dá menos manutenção do que uma bicicleta.
- IPVA reduzido (segundo o vendedor, gira em torno de R$ 50)
- Economia: uma carga completa custa R$ 0,45 em média, ou seja, cerca de um centavo por Km, uma Honda Biz por exemplo gasta R$ 0,07 (sete centavos) por quilômetro.

Talvex eu compre a de 1500 W de custar menos de R$ 6 mil e se a autonomia for melhorada para pelo menos 60 km.

kylder
14-10-08, 08:50
Com certeza sao o futuro..mudanca de costumes..

higoff
14-10-08, 08:58
Sinceramente... ?

Acho que tem muito a evoluir ainda, até chegar ao patamar dos carros elétricos. Esses sim são eficientes e andam bem. Mantém uma velocidade de cruzeiro de 100, 110 tranquilamente, com autonomia de 300 Km ou mais, que é o suficiente para andar no Brasil.

Mas dar R$ 5.200 pra andar a 50 Km/h ? Não dá pra viajar, pois não há segurança alguma para fazer isso. E até pra andar na cidade é questionável, devido à baixa autonomia. A não ser que o seu caminho seja bem curtinho... tipo, ir comprar pão ou então trabalhar bem perto de casa.

Mas aí vc precisaria ter outra moto para os demais propósitos e isso já torna a brincadeira carinha.

Abs !

sandro_ventania
14-10-08, 10:34
Esse é o futuro, vai melhorar muitoooo, mas tem que haver um inicio, né!
A autonomia, nunca vai ser igual a um carro, pois o espaço é menor...mais vai melhorar.
toricamente para ir trabalhar é uma excelente opção, pois 70% das pessoas trabalham a menos de 40km de casa...é só arrumar uma tomada pra voltar pra casa.

superkyo
14-10-08, 10:37
Mto fracas ainda, como já falaram carros já chegaram num nivel de carro de motor a combustão com boa autonomia e velocidade.........

Autonomia chegando a 100~120km ( Biz, POP ) e chegando perto dos 90km/h já serviria pra qualquer cidade.........

Furious VIPER
14-10-08, 10:59
Espera só essas motos evoluirem... vão ficar SENSACIONAIS!! :clap: :clap:
Por enqto... dxa elas evoluirem q é melhor! hehehe

Underlost
01-06-09, 21:02
Tão muito fraquinhas ainda, pelo menos poderiam ter a potência equivalente à de uma 100cc que seria ideal, 2cv é muito fraco para andar na cidade. Pra recarregar que achei interessante, só deixar 2 horas na tomada e já "encheu o tanque" :-)

ammanzoli
01-06-09, 21:55
para mim so axo que as motinhas deveria andar um pouco mais .. pois como vc vai usa isso na cidade grande .. onde vc andando a 80km/h o pessoal ta querendo passar em cima de vc ... ja a autonomia para mim esta boa 40 km por carga .. mas deve se observar ... pelo menos na que andei uma vez .. quando a bateria chega na metade para baixo .. a potencia dela cai bastante

Adriano CG bolinha
01-06-09, 22:26
tem muito a evoluir ainda as motos elétricas .. os carros ja vi uma reportagem comparando um elétrico esportivo e uma ferrari rs coitada da ferrari comeu poeira tem no youtube se não me engano .. imagina uma moto elétrica com essa tecnologia sai da frente r1 que to passando rs .. mais vejo que nem é muito por velocidade pois pra eu se chegar aos 100 e rodar tambem uns 100km por carga ja penso em uma para trajeto em cidade..

j_antunes
02-06-09, 00:46
Quem quiser ver moto elétrica rápida pode dar uma pesquisada pela KillaCycle. 0-100 em 0.8 segundos e máxima de 280km/h. Lógico que se você usar assim as baterias são drenadas rapidinho, mas as motos e carros elétricos estão pau a pau em termos de tecnologia. O difícil é lidar com as baterias em termos de peso e espaço. Levar uma fonte de força portátil em um transporte não é eficiente. Gasolina não é um problema tão grande porque tem muita energia. Muita mesmo. A gente está acostumado e até esquece quão ridiculamente forte ela é (uma garrafa de dois litros leva você e mais uma moto de 100kg por uns 80km - e isso rodando num motor com uns 25% de eficiência).

Tqf2
02-06-09, 10:05
Ainda acho que os modelos hibridos são a melhor alternativa, porém não sei se há motos nesse segmento.

raulzito rock
02-06-09, 11:22
acho que aumentando a autonomia e potência já da para comprar,daqui a uns 10 anos quem sabe,teremos motos totalmente limpas e econômicas!

lfedersoni
02-06-09, 12:45
Tenho muita vontade em um dia poder ter um veiculo eletrico e melhor adequado ao meio ambiente.

kid_biker
02-06-09, 22:43
:clap:

Adrian Gabriel
05-06-09, 23:59
Futuramente serão só assim os meios de locomoção !!!! Pois um dia o petróleo vai acabar, o litro da gasolina vai chegar a 10 Reais e vai ser cada vez mais difícil do petróleo ser encontrado, a única outra alternativa além de combustíveis fósseis seria a própria eletrecidade ! com os avanços da tecnologia, acredito que logo terão motos elétricas tão potentes como as atuais !

chuckzin
06-06-09, 09:42
A evolução dos automóveis elétricos é gigante nesses utimos tempos

Carros com autonomia de mais de 300km com 12hrs de carga e podendo atingir máximas superiores a 200km/h

Motos com autonomia superior aos 200km com 6~8hrs de carga e podendo atingir máximas superiores a 120~140km/h

Basta pesquisar no tio google ;)

César
06-06-09, 10:07
Já ouviram falar do Eliica? Um carro elétrico japonês que já está em produção, atinge a velocidade máxima de 370km/h, com 200km de autonomia.
Eliica! (http://www.youtube.com/watch?v=lJgIs5D6XSM#lq-hq-vhq)
Eliica Electric Car full acceleration (http://www.youtube.com/watch?v=m_SukHloP5w&feature=related#lq-lq2-hq-vhq)

Roberval3000
06-06-09, 11:31
falam q carro eletrico nao polui o ar
Mas nos EUA, queima 19mil toneladas de carvão por dia (por dia!) pra produzir eletricidade, uhahahhau

R.L
06-06-09, 11:40
parece ser uma boa opção pra diminuir bem a poluição das cidades, mas como nosso amigo Roberto disse, é uma moto silenciosa, ai num tem ronco, ai não tem graça, é a mesma coisa que andar de bicicleta, kkkkkkk

Marcio Hecht
06-06-09, 12:52
mto bom.... para circular na cidade uma otima opção