PDA

Ver Versão Completa : Se você tem baú ou mochila não utilize sacola plástica



Ramiro
21-11-08, 18:41
Entre na onda ecologicamente correta para diminuir a utilização do produto, que leva no mínimo 100 anos para se decompor na natureza.

No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano ou sacos e caixas de papel. Em Nova York, as que levam a inscrição "Eu não sou uma sacola de plástico" viraram febre.

Nós motoqueiros podemos fazer uma coisa bem simples pra diminuir o uso de sacolas plásticas. Se você tem baú na moto, coloque todas as suas compras do mercado dentro do baú sem o uso de sacolas plásticas, depois retire o baú, leve pra dentro de casa e pronto.. você colaborou para a saúde do planeta. Se seu baú é pequeno ou você não possui, leve uma mochila quando for no mercado. Se não couber tudo, coloque o máximo possível, pelo menos você reduz o consumo de sacolas plásticas.

É isso aí galera!  :OK:




PS: Os caixas dos mercados são tão automáticos em relação a isso, que hoje quando pedi para não colocar as compras em sacolas, ela perguntou "Mas eu coloco aonde então?" hehe.. No carrinho ora! :P

Rafa Davidson
21-11-08, 18:43
dá pra usar aquela sacola que é feita com garrafa pet e não precisa jogar fora :OK:

http://farm3.static.flickr.com/2353/1975971974_cff64eb5e0.jpg?v=0

Ivan RJ
21-11-08, 18:49
Beleza de tópico Ramiro, vamos ver se vai dar tanta audiência quanto os de brincadeiras, espero que de mais. Vc tocou em um ponto importante, já poluímos o meio ambiente com nossos veículos, vamos fazer alguma coisa para tentar melhorar um pouco o vida do, e, no planeta em que vivemos. Um grande abraço a todos os irmãos.

moisespatriarca
21-11-08, 18:53
No carro, sempre tenho uma sacola retornável pra quando for ao mercado não precisar utilizar as de "prástico" :lol:

Stone
21-11-08, 21:24
muito bem lembrado, eu sempre uso minha mochila
eu fico com muita raiva quando vejo alguém jogando lixo no xão, mesmo que seja um papelzinho de bala, pô, custa jogar no lixo, nem que eu tenho que guardar no bolso, mas no chão nunca jogo nada
fico mais brabo ainda quando vou fazer uma trilha ou caminhada na floresta e vejo sacolas e latinhas jogadas no chão, ô gentinha porca sem noção :NOOK:, uma das coisas que mais gosto nessa vida é estar em contato e em harmonia com a natureza, isso faz me sentir muito bem :OK:

Rafa Davidson
21-11-08, 21:46
eu tenho uma mochila que tem um bolso por fora com zipper, sempre tá cheio de papel, embalagem de coisa hehe...

na praia também é uma desgraça ter que nadar junto com copos descartáveis e garrafinhas de água... =/

Roni Breda
21-11-08, 23:14
eu sempre que posso vou fazer compras no atacadão, lá eles não oferecem sacolas, apenas caixas de papelão que são retirado os produtos

Volverine MF
21-11-08, 23:23
Bem, as vezes uso sacola de plastico sim, mas sempre guardamos para serem reutilizadas, e qdo vão para o lixo, são como sacos de lixo.

Sei que talvez não seja o ideal, mas ao invés de usar 3 sacolas, uso apenas uma, só que várias vezes, e ao invés de usar saco de lixo, uso a sacola, pela ultima vez.

Mas sempre que vejo que não preciso de sacola eu recuso, por exemplo qdo vou comprar um parafuso e eles qrem meter numa sacola. Pô, um parafuso eu coloco no bolso né, não precisa de sacola pra isso.

Mas podemos fazer mais, como manter a manutenção de nossas pequenas sempre em dia, pois carburador sujo e desregulado, pneus fora de calibragem, e outras coisas fazem o consumo aumentar e/ou aumentar o desgaste da moto, e ai é mais poluição e mais lixo na terra.

Tqf2
22-11-08, 00:09
Eu nunca joguei sacola fora, sem ela ser a única sacola no lixo... ou seja..
não uso saco de lixo, uso a sacola como saco de lixo....

E sempre que posso evito usar sacolas lásticas...

Sou palestrante de um curso sobre reciclagem;;;;;; :drool:

o curso chama: "5S Recicle" onde tem por finalidade instruir funcionários das empresas sobre os efeitos do lixo.

Diego.fcs
22-11-08, 09:09
Em Maringá-PR é lei ter que utilizar sacolas biodegradáveis e a maioria dos supermercados tem essas sacolas que o Rafa mencionou. Eu odeio sacolas de supermercados, muitas vezes nem pego, carrego tudo na mão mesmo.

Ótima campanha! :OK:

Rafa Davidson
22-11-08, 11:16
minha mãe vende uns sabonetes artesanais e essas sacolas tão fazendo sucesso :OK:

aqui nos supermercados nem tem ainda, só no Bompreço que é um dos maiores e foi comprado pela Wal Mart.

tasmotos
22-11-08, 23:15
Ai Pessoal...

Beleza... senti firmeza...
Aqui em casa a muitos anos fazemos coleta seletiva de lixo.
As sacolas plasticas, em hipotese alguma são jogadas no lixo, todas são colocadas junto com o material plastico separado para reciclagem.
Abolimos os sacos plasticos colocados em todos lixos da casa, como os lixos de papel higienico dos banheiros, da lixerinha da pia, etc. todos são usados sem a sacola plastica e o lixo vai diretamente para a lixeira.

Abraços

tasmotos

Rafa Davidson
22-11-08, 23:17
Ai Pessoal...

Beleza... senti firmeza...
Aqui em casa a muitos anos fazemos coleta seletiva de lixo.
As sacolas plasticas, em hipotese alguma são jogadas no lixo, todas são colocadas junto com o material plastico separado para reciclagem.
Abolimos os sacos plasticos colocados em todos lixos da casa, como os lixos de papel higienico dos banheiros, da lixerinha da pia, etc. todos são usados sem a sacola plastica e o lixo vai diretamente para a lixeira.

Abraços

tasmotos


o f*** é que aqui não tem mais o caminhão que faz coleta seletiva, não sei se em outras cidades tem.

px400
23-11-08, 01:37
Salve gurizada.

aqui na Australia tem uma consciencia ecologica muito boa.

Por exemplo, nos supermercados tem sacolas plasticas, mas eh muito raro alguem usar, pois aqui utilizam as famosas ( pelo menos aqui e em parte da europa ) as Green Bags.

nada mais eh do que uma sacola de tnt feita na china, que custa de 60 centavos a 1 dolar, e cabe muita coisa mesmo, deve tipo ir 2 sacolas plasticas de material no espaco que elas disponibilizam.

http://keetsa.com/blog/wp-content/uploads/2008/03/greenbag.jpg

O barato disso tudo, eh que alem de super barato, eh ecologicamente correto, pois nao precisa descartar a sacola fora depois do uso, ela dobra de qualquer forma e tu soh precisa levar pro super depois qd for comprar alguma coisa novamente.

Soh nao pode comprar cerveja com ela, ceva tu compra e tem que sair carregando nas maos ( so pra mostra pras australianas que vai ter festa em casa ) ehehehee.

curte aeh:

http://images.google.com.au/images?hl=en&q=green%20bag&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi

Ramiro
23-11-08, 02:20
Aqui no wall mart a sacola ecológica custa 2 reais... deviam dar de graça.. :s

Volverine MF
23-11-08, 03:30
Hoje (ontem) me aconteceu algo interessante.

Fui na concessionária da Yamaha comprar uma lampada de farol e o cara me perguntou se eu queria que colocasse na sacola ou se eu levava no bolso msm.

Não sei se aquela pergunta tinha algum objetivo ambiental, mas se for isso :clap: pra Yamaha.

Ou ao menos pra aquela loja né :D



Ah, claro que levei "minha compra" no bolso msm, viu :D.

pickloco13
23-11-08, 06:58
Caraca desse jeito nao da mais para empinar pipa já que as sacolas estao sendo extintas......
Terei que fazer rabiola de papel de seda......E la vai mais grana
:lol:srrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr :lol:
Brincadeiras a parte acho legal essa iniciativa, mais nem todos pensam assim infelizmente..... :NOOK: