PDA

Ver Versão Completa : Pelo direito do como morrer ...



João Tadeu Boccoli
03-12-08, 08:00
[color=black][font=Verdana]Bom dia meus caros

Tomo a liberdade de reproduzir o editorial do MOTONLINE, com o intuito de alerta-los sobre questões de segurança!
Espero que seja util para alguem ...

===========================================


http://www.motonline.com.br/images/ultnoticias/femur.jpg
Femur fraturado no raio x

Cada escolha, uma renuncia, já diz o velho ditado !

O cosmonauta russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a fazer um vôo espacial de apenas 108 minutos, em 12 de abril de 1961. Na época quase tudo era desconhecido, mas já tinham dados suficientes para se saber que sem uma vestimenta adequada ele não sobreviveria; e neste vôo ainda se soube que se pecou pelo excesso, haja visto que ele usava um pára-quedas, que é totalmente ineficiente para ambientes sem a presença do ar !

O acidente do navio TITANIC teria um final diferente se seus construtores fossem mais humildes e tivessem disponibilizado no projeto o numero correto de barcos salva-vidas.

O mergulho de escafandro só era possível para o mergulhador que usasse essa vestimenta impermeável, hermética, provida de um aparelho respiratório, e própria para mergulhos demorados; caso contrario morreria.

Evil Knievel foi um dos maiores exemplos que mesmo bem equipado, a situação e o risco podem ser (e são) mais fortes ... alcançou o recorde de 433 fraturas em seus ossos !


http://www.motonline.com.br/images/ultnoticias/morrer.gif

Cada escolha, uma renuncia diz o velho ditado ... mas nem sempre a escolha é feita por quem deveria de direito.

O MOTONLINE tem vestido a camisa e levantado a bandeira da segurança para o motociclista já tem algum tempo, e temos que alem de verdadeiro, esse valor deve ser resgatado diariamente.

Viemos aqui publicamente dizer que você motociclista, pode renunciar a sua vida da forma que você escolher ... nós do Motonline estamos escolhendo a vida, e renunciamos toda e qualquer forma de condução de uma motocicleta de forma irresponsável, e sem um mínimo de comprometimento com a segurança !

Tenha em mente que alguém lhe espera, que você faz a diferença na vida de alguém, que sua ausência só trará tristeza e sofrimento. Faça a escolha certa, não renuncie a quem te ama.

Os equipamentos de segurança existem em profusão de marcas e preços, mas não acredite simplesmente que você tenha que obrigatoriamente ser uma vitrine das melhores marcas, ou ainda das mais caras. Procure dentro de seu orçamento um capacete confiável, um par de luvas resistente, um par de calçados que proteja as articulações e seus ossos, uma calça grossa com um mínimo de resistência a uma queda ... e mesmo que pareça impossível, não se esqueça que você tem que se sentir e estar confortável !

Todas as cores combinam com a sua motocicleta e você ... a única cor que não combina é o vermelho de seu sangue no asfalto ...

Velocidade, bebidas ou drogas, e excesso de confiança ainda são os maiores fatores para acidentes fatais. Essa é uma verdade real, mesmo que passemos uma vida negando isso a nós mesmos.

Dirija na defensiva, mas de modo consciente; procure antecipar o que os que te cercam podem produzir; LEIA o piso diante de teus olhos; respeite as placas e a legislação; não acredite apenas no que se está certo, tenha também em mente que uma lesão acaba com a discussão de suas razões ... afinal quem irá amargar num leito é você e não seus direitos.

Se tivermos a benção da ampla proteção divina, poderemos sobreviver a tudo isso, porem temos ainda que pensarmos que alem de mortais, ainda somos seres que envelhecem, e as pequenas lesões de hoje, podem contribuir para uma velhice desconfortável e cheia de seqüelas.

Se essa nossa luta culminar com a ajuda na sobrevivência de apenas um motociclista que seja, teremos como válido todos esses anos de nossa existência!

A maior experiência de um motociclista, ele só alcança quando morre de velhice.

renanperim
03-12-08, 08:15
Eu li essa matéria quando foi lançada, gostei bastante tb.
Show mesmo.

ps: Mas forum é só PN! aehuhuae

pulatampinha
03-12-08, 09:52
Os equipamentos de segurança existem em profusão de marcas e preços, mas não acredite simplesmente que você tenha que obrigatoriamente ser uma vitrine das melhores marcas, ou ainda das mais caras. Procure dentro de seu orçamento um capacete confiável, um par de luvas resistente, um par de calçados que proteja as articulações e seus ossos, uma calça grossa...


Gostei dessa parte...as vezes eu vejo a galera aí falando mal das marcas e tals...acho que isso é importante, pois cada um sabe o quanto de grana pode gastar por aí, por isso acho que vale qualquer coisa, tendo que uma jaqueta com poucas proteções, por vezes mais barata e de marca "ruim", ainda é melhor do andar sem ela...é melhor andar com um FLY do que andar sem capacete...

rockerva
03-12-08, 09:58
Que coisa mais emo esse texto.
Muito xalala e pouca coisa boa.
:NOOK:

Ramiro
03-12-08, 11:43
Que coisa mais emo esse texto.
Muito xalala e pouca coisa boa.
:NOOK:

Perdeu a oportunidade de ficar quieto..

João Tadeu Boccoli
03-12-08, 14:12
Que coisa mais emo esse texto.
Muito xalala e pouca coisa boa.
:NOOK:


muito obrigado; pelo menos tenho certeza que voce leu na integra !

tasmotos
03-12-08, 14:46
João Tadeu Boccoli

Parabens pela iniciativa...

Vejo os jovens motociclistas, discutirem fervorosamente dizendo que os "carros estão sempre errados", essa discussão não tem sentido. Não importa quem esta errado, é o motocilcista que vai sempre levar a pior. Se o carro esta sempre errado, porque não dirigir de forma preventiva? Porque passar num cruzamento em alta velocidade só porque a preferencial é nossa?
João Tadeu, apesar de minha idade mais elevada que a média do pessoal do PN, eu sou novo no forum, parabens pela matéria, sempre fui fã das matérias do Motonline, apesar de acreditar que 70% do pessoal do PN não lê totalmente materias com muitas linhas como nós costumamos escrever.
Mas temos que incansavelmente continuar tentando.

Forte Abraço,

tasmotos

João Tadeu Boccoli
03-12-08, 15:16
... João Tadeu, apesar de minha idade mais elevada que a média do pessoal do PN, eu sou novo no forum, parabens pela matéria, sempre fui fã das matérias do Motonline, apesar de acreditar que 70% do pessoal do PN não lê totalmente materias com muitas linhas como nós costumamos escrever.

Boas meu caro ... primeiramente obrigado pelas palavras!

Quanto a sua idade, pode parar com isso !

Nos meus 51 anos de idade sendo 37 de motociclismo, com a abençoada marca de não ter nenhum osso quebrado, tenho que a posição de ser defensivo é no minimo BÁSICA ...

Quanto a leitura dos nossos colegas, é dificil mensurar, porem tenho sempre muitas abordagens no que escrevo, o que me enche de honra e responsabilidade. E como já havia dito no texto, "Se essa nossa luta culminar com a ajuda na sobrevivência de apenas um motociclista que seja, teremos como válido todos esses anos de nossa existência!".

Um forte abraço, e VIDA LONGA ...

R.L
03-12-08, 17:41
muitoo bom esse seu textoo aii!!!

apoioo totalmente!!!

:OK:

PoWeReD69
03-12-08, 18:02
[color=black][font=Verdana]
A maior experiência de um motociclista, ele só alcança quando morre de velhice.


FALOU TUDO, é nisso que o motociclista tem que pensar,e nao só pensar, mais agir para que isso aconteça


parabens João Tadeu Boccoli pela iniciativaa

flwss

moisespatriarca
03-12-08, 18:32
Que coisa mais emo esse texto.
Muito xalala e pouca coisa boa.
:NOOK:



Esse é o rockerva!!!! :lol: :lol: :lol:

Pode ter certeza que ele até chorou lendo esse texto. :G


Bem João, você já sabe o que acho do texto, mais uma vez parabéns!!! :clap: :clap: :clap:

Cinho
03-12-08, 19:12
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Bem que muitas outras pessoas que andam ou não de moto poderiam ler esse texto...
da mesma forma que não diz nada... :P ele diz muito em poucas palavras.... "segurança".... "você faz a diferença na vida de alguém"... :OK: é isso que temos que ter em mente quando andamos de moto..

Parabéns João Tadeu Boccoli.... ótimo texto....

Ivan RJ
03-12-08, 19:36
Com o orgulho que tenho em poder te chamar de amigo, só poderia dar-lhe parabéns. Sempre fui o mais chato do fórum em questão de segurança, nesse tempo que tenho de fórum, que é quase o mesmo tempo que tenho como moderador, me sinto amplamente gratificado se pelo menos uma vida foi salva pelas minhas postagens chatas e radicais em favor da segurança. Não canso de repetir, tenho 50 anos de idade e 38 de motociclismo, também, sem nenhum osso quebrado e só vou me sentir vitorioso se conseguir me manter assim até os 90 anos, por enquanto continuo aprendendo. Eu já tinha lido esse excelente editorial em nosso site co-irmão e achei simplesmente perfeito. João eu repito que é com orgulho que te chamo de amigo e com mesmo orgulho de vc fazer parte do Pequenas Notáveis. Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Jean, depois não reclame. :NOOK:

rockerva
03-12-08, 20:42
Foi mau aí aos que não gostaram do meu comentário.
Infelizmente, vivo em um país onde a liberdade de expressão ainda é um atributo dado a qualquer cidadão.
A todos que gostaram do texto, parabéns, como o próprio Tadeu disse, eu lí tudo sim, diferentemente de muito flooder que pode aparecer aqui e dizer "gostei".
E falando sério eu poderia muito bem dizer uma coisa tão mais sana mas que, em outras palavras, resumiria a mesma coisa.
O texto, em minha opinião é inútil, não retrata a minha visão da vida motociclística.

Desde o momento em que o nome disso é "fórum" onde são discutidas opiniões, me sinto a vontade de exercer o meu direito de cidadão brasileiro e expor minha expressão.

Está dada minha resposta a um tópico que pra mim, é comum como qualquer outro tópico e não tem nada de especial para estar na capa do fórum.

Educação é bom, e pra quem gosta eu também tenho.

philosopher
03-12-08, 23:47
Eu gostei do artigo.

Percebi que o pessoal usa bastante no fórum o termo "estilo de pilotagem".

Eu comprei a moto pensando mais na economia de combustível/manutenção e facilidade de encontrar vaga pra estacionar.

Dentro do quesito estilo, quero desenvolver um estilo de pilotagem o mais defensivo possível pra diminuir o risco de sofrer acidentes.

Acredito que mesmo pilotando de uma forma moderada, a gente ainda consegue prazer em andar de moto.

chrespim
04-12-08, 06:47
Achou que o texto tem sim seu valor, mas em alguns trechos fica sem sentido, não tão específico a nós, e concordo com o Rock sobre estar na página incial do PN, onde deveria sempre fficar a moto destaque

Santo Cristo - Poa
04-12-08, 08:53
concordo com o chrespim

João Tadeu Boccoli
04-12-08, 09:01
Foi mau aí aos que não gostaram do meu comentário. Infelizmente, vivo em um país onde a liberdade de expressão ainda é um atributo dado a qualquer cidadão. A todos que gostaram do texto, parabéns, como o próprio Tadeu disse, eu lí tudo sim, diferentemente de muito flooder que pode aparecer aqui e dizer "gostei". E falando sério eu poderia muito bem dizer uma coisa tão mais sana mas que, em outras palavras, resumiria a mesma coisa. O texto, em minha opinião é inútil, não retrata a minha visão da vida motociclística. Desde o momento em que o nome disso é "fórum" onde são discutidas opiniões, me sinto a vontade de exercer o meu direito de cidadão brasileiro e expor minha expressão. Está dada minha resposta a um tópico que pra mim, é comum como qualquer outro tópico e não tem nada de especial para estar na capa do fórum. Educação é bom, e pra quem gosta eu também tenho.

Concordo ... o que faz a vida ter sabores, são as diferenças ... e evidentemente o respeito às mesmas !



Achou que o texto tem sim seu valor, mas em alguns trechos fica sem sentido, não tão específico a nós, e concordo com o Rock sobre estar na página incial do PN, onde deveria sempre fficar a moto destaque


Sim, tambem concordo contigo. A questão é que o motociclista e o motociclismo, no eu entendimento, tem que buscar valores outros que apenas os que residem dentro de si só.
Quanto a estar na página inicial do PN, deve ser uma questão técnica da ferramenta deste fórum, e não uma solicitação minha, conforme os administradores podem confirmar ...

No mais, temos os dois principais erros do ser humano :
1 - acreditar que os outros pensam como nós
2 - viver uma vida querendo agradar a todos

Um forte abraço a todos

rocksul
04-12-08, 09:05
No mais, temos os dois principais erros do ser humano :
1 - acreditar que os outros pensam como nós
2 - viver uma vida querendo agradar a todos
+2 besteiras em minha opinião

Não existem erros principais no ser humano, existem erros distintos. Se fossemos todos iguais não precisariamos usar cueca.

João Tadeu Boccoli
04-12-08, 09:10
Opa ROCKSUL, voce acabou de confirmar a minha teoria.

Voce tambem deve ser como eu então ... tambem escreve besteiras !

Um abraço

tasmotos
04-12-08, 10:55
Amigos do PN

Em especial Ivan e João Tadeu

Vou me incluir no ranking de voces, tenho 53 anos de idade, comprei minha primeira moto com 16 anos, portanto ando de motos a cerca de 37 anos, e como voces nunca sofri uma fratura, ou seja nunca coloquei gesso.
Acredito que nossos rankings não devem ser vistos como uma esnobação de nossa parte, mas sim como exemplo, de que pode-se gostar muito de motocicletas e ficar vivo para passar essa paixão para os filhos e netos.

Forte abraço a todos

tasmotos - Tomás André dos Santos

João Tadeu Boccoli
04-12-08, 11:04
TASMOTOS

Voce não faz idéia como é bom te-lo nessa condição junto ao motociclismo.
Infelizmente esse numero não é muito significativo ... mas chegaremos lá.

Faço votos em ver publicada suas experiencias, e como conseguiu chegar a essa marca ... será de grande valia para aqueles que ainda não tem experiencia !

VIDA LONGA ...

Huss3f3lt
04-12-08, 15:35
João muito bom o tópico , fico até envergonhado com pessoas aqui do fórum que não acham o mesmo e fazem questão de mostrar e esnobar.

João Tadeu Boccoli
04-12-08, 15:56
HUSS

Pode ter certeza que isso é normal e de certa forma comum.
Conseguimos ler 1000 e-mails de piadas, mas não conseguimos terminar 1 e-mail que nos pede uma misera oração.

Quanto a falar sobre segurança, bem ... isso é uma questão de resignação ... eu sou teimoso !

lion
04-12-08, 18:24
tem muita gente aqui que gosta de criar tumulto e falar $#@%$# onde não deve, e eu respondo logo a seguir.
FODA-SE qualquer experiência motociclistica que vá de encontro à responsabilidade no trânsito e a prudência!
Toda e qualquer FORMA DE DIVULGAÇÃO DA BOA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, DEVE SER EXPLORADA AO MÁXIMO!
e sinto muito quem discordou com o texto por que não o achou bonitinho o suficiente, ou por não dizer a respeito de "enrolar o cabo!" Enrolar todos enrolamos $#@%$#, dicas de pilotagem aqui tem de monte, mas topicos como esse é que fazem TODOS nós fazermos um exame de consciência, e se esses caras ai com mais anos que de motociclismo que nós reafirmam tanto isso, é logico que é importante!
Não é preciso ter mais idade para ser maduro, tampouco preciso vir aqui impor a minha opinião aos que dela discordam, mas façam um exame de consciência, será que é isso mesmo que você quer falar? uma coisa é você discordar, outra coisa é vc intervir de forma agressiva ou meramente divergente por não ter achado bonitinho.

Esse texto tem sim uma grande importância, reafirmar quantas vezes for necessário que a vida vale mais do que uma mera emoção de se mostrar pras menininhas e pros playbas que eventualmente fazem a mesma $#@%$# que você, que os equipamentos de segurança são sim importantes, por mais abstratas que se tratem as situações no tópico expostas, ainda que foram grandes contribuições para humanidade, você morto no trânsito não vai ajudar ninguém nessa $#@%$#, só vai aumentar os impostos!
to de saco cheio das frescuragens de alguns aqui, moderas me perdoem, até onde eu sei aqui no pn sempre foi cultivada a responsabilidade e a educação no trânsito, prefiro não me calar a ver pessoas que contribuem com experiências positivas serem respondidas dessa forma.

Edit-1 Basicamente quem quer ver a moto da semana na capa do fórum assume então que o espaço para a divulgação da moto seria mais importante do que o incentivo às formas de proteção...
Rolem a bola no mouse pra baixo e vejam ora bolas, o incentivo deve ficar para todos sim, cabe a você seguir ou não, quem quiser que continue enrolando o cabo peladão em cima da moto, oras.

João Tadeu Boccoli
04-12-08, 21:52
Obrigado LION

Sou franco em dizer que mesmo lisongeado, me sinto um pouco constrangido.

Prefiro acreditar que dei continuidade a meu eterno convite ao questionamento ... ao convite a sobrevivencia sustentavel ...

Uma boa noite a todos ...

moisespatriarca
04-12-08, 22:11
Pois é João, ainda estamos em processo de aprendizado, o que é visto com bons olhos lá, muitas vezes não o é aqui.
Demorei, mas aprendi isso de uma forma não muito..."boa", mas Faiz parte.

Não estou generalizando, mas não corro mais o risco.
Existem críticas e críticas, e ainda temos , TODOS NÓS, muito a aprender com a vida e com a gente mesmo.

VIDA LONGA PN!!!
Na busca de ser o humano perfeito...

http://claudinha.jimdo.com/cc_images/cache_371480503.jpg?t=1221267640

http://claudinha.jimdo.com/cc_images/cache_365738703.jpg?t=1220965887

http://www.paranaesporte.pr.gov.br/arquivos/Image/pictogramas-paraolimpiadas-300x225.jpg

lion
05-12-08, 00:38
peço desculpas aos demais amigos do pn, eu não tomei activia hoje e estava com intestino lotado.
mas eu realmente quis dizer o que disse, mas suavisando agora, não importa se vocês gostam ou não de ouvir sobre prudência, boa educação e proteção no trânsito, o pn também preza por isso e ninguém é forçado a estar aqui, além do mais sempre foram respeitadas as opiniões dos usuários mas creio que nessa questão, deveria ser unânime até pelos usuários que se acham no direito de falar o oposto, gente, não importa se vocês gostaram ou não do post, o importante é manter viva a conscientização.
Desencorajar o impulso e encorajar a consciência, grande abraço a todos.

pé grande
05-12-08, 11:36
É isso ai!eu concordo com a ideia do colega ai, eu aprendi o que é andar de moto depois de um tombo feio.
e so agradeço iso ter acontecido antes de algo pior em que nao mais retorno!
Agora qundo saio de moto,lembro de uma frase, de que "a cabeça e o para-choque!"
valeu!

lion
05-12-08, 12:11
verdade é que quando costumamos acelerar nossas motoquinhas não pensamos no que pode acontecer de ruim...
o pneu deslizar, algo do tipo saca? eu costumo pensar sempre em algo negativo quando desperta aquele impulso de correr, eu lembro que vejo milhares de pessoas em clinicas de fisioterapia todos os dias, em todas as idades sofrendo com os problemas de saúde que poderiam advir de uma queda por moto, ja vi garotões e menininhas de meros 18 anos paraplegicos ou com problemas sérios de saúde decorrentes de acidentes de transito por coisas como essa.
eu quero apenas reforçar a necessidade de uma forma mais efetiva de conscientização, queria poder fazer todos 'sentirem na pele' o que passa alguem que sofreu um acidente como esse pra entender que se deve ter prudencia no transito.
mas por enquanto, toda forma é bem vinda, e a cada texto se tem uma percepção diferente do mesmo assunto...

:OK:

tiago91
06-12-08, 22:45
É bom ver que a maioria aqui tem consciência dos riscos. Eu sei que poucos de nós usamos todos os equipamentos de segurança necessários, mas pelo menos isso está na cabeça, pois penso que a prudência é o principal equipamento.

Tem dias que eu perco as contas de quantas fechadas eu levo, quantos empurrões dos cachorros loucos, quantas vezes eu vi caras passando a centimetros de tombos feios, ou debaixo de carros estirados no meio da avenida. Todos os dias somos lembrados dos riscos que corremos.

Apesar de gostar muito da moto, dou graças a Deus a todo instante que chego ao meu destino, ao sair inteiro e caminhando de duas batidas que tive, aos seis furos de pneu em baixa velocidade, e de que muitas vezes estive a 90 ou 100 por hora (sempre em lugares que eu podia fazê-lo) e nenhuma destas coisas ter acontecido. Uma mancha de óleo, areia, até mesmo a faixa branca derrapa; já pensaram nisso?

É melhor ser conscientizado por textos do que por outros meios. Antes pelo amor que pela dor.

João Tadeu Boccoli
07-12-08, 10:25
Tem dias que eu perco as contas de quantas fechadas eu levo, quantos empurrões dos cachorros loucos, quantas vezes eu vi caras passando a centimetros de tombos feios, ou debaixo de carros estirados no meio da avenida. Todos os dias somos lembrados dos riscos que corremos.

Sabe meu caro, seu depoimento me fez lembrar outra grande preocupação ... acabamos automatizados a esse tipo de evento no transito que nem sabemos ao certo que atitude acabamos de tomar.

Deixe me explicar : quantas vezes, pelo menos aqui por SAMPA graças a grande quantidade, passamos por um cruzamento, e alguns metros apos nos perguntamos se o semaforo estava verde ou vermelho ?

É uma experiencia surreal ... !

maskats
07-12-08, 23:32
Perfeita!
Gostei muito. Valeu!!!

brunohcs
15-12-08, 03:13
É sempre bom ler textos que falam sobre segurança.. principalmente esses que tentam nos emocionar..

Eu infelizmente tenho uma autoconfiança muito grande.. o que me faz no dia a dia, ter menos medo do transito.. ai leio um texto, ou vejo algum acidente, e novamente passo uns dias mais cautelozo.. não sou nenhum "cachorro loko", mas também não sou nenhuma vovó dirigindo.. textos como esse são sempre bem vindos para dar uma amaciada em nossos punhos...

dvd
07-03-09, 17:38
É bom refletirmos sobre esse assunto pq na maioria das vezes deixamos um pouco de lado a segurança e damos asas pra adrenalina, é ai que mora o perigo, eu mesmo as vezes me pega dando umas torcidas de cabo....e sempre quando leio um artigo como esse, ou caio na real refleto um pouco sobre minhas atitudes, por que sei que tentando ser o fera encima da pequena posso acabar com minha vida e não aproveitar mais minha familia, amigos, namorada....alegrias e tal....vale a pena se aventurar por aqueles pequenos momentos do que curtir uma vida toda?
Ninguem é santo, só temos que ser conscientes, eu mesmo muitas vezes não sou, mas não quero jogar minha fora.....valew a todos os irmão do Pn e parabens pelo artigo!!!!