PDA

Ver Versão Completa : como amaciar corretamente o motor da titan zera?



guitar_tp
26-05-05, 01:18
já me falaram que tem q andar de cabo enrolado, esticar tudo q ela aguentar no começo, que depois o motor fica o veneno...
outros me disseram pra andar mais manerado e de vez em qdo, dar uma esticadinha de leve...

po, agora confundiu... tirei uma titan zera faz um mes... é pra esticar ou andar socegado???

valew !!!

Alan
26-05-05, 01:27
Amacia ela...

No manual da moto tem o procedimento, caso não tiver te passo um meio geral...

pppocos
26-05-05, 02:45
no manual da minha diz q n pode esticar.....pq as pecas tao entrando em atrito pela 1 vez.....

na minha strada diz

de 0 a 400 km ande ate 6 mil rpm
400 a 1000 km ande ate 8 mil rpm

depois pode esticar.....

Carlos_Biker
26-05-05, 04:30
Acho melhor seguir o manual. Eu desconfio dessas "lendas urbanas" que o pessoal conta... Algumas tem um fundo de verdade, outras nem tanto...

BaD BoY
26-05-05, 10:48
Segue a do "Manuel" deve ser a melhor, os kra n ia fika tempao projentando a moto e escreve merda dps..
entao a do "Manuel" eh a mais confiavel...

GuMa
26-05-05, 13:05
tbm recomendaria o manual

guitar_tp
26-05-05, 15:33
bom, eu segui, mais ou menos, o manual... hehehehe
no começo eu não estiquei... andava normal mas sem esticar a marcha... aí de vez em qdo eu dava uma esticadinha de leve... mas não andava com o motor gritando...

agora já passou dos 500k e eu to andando de cabo enrolado o tempo todo... heheheh

hoje fiz um trecho de 30 km com pouco vento e com o cabo enrolado... a moto se comportou assim: no plano, mantinha os 120... na descida chegou a bater os 140 e na subida ela mantinha 110-105... com o cabo enrolado mesmo... heheheh

vcs acham q tá legal assim ou ela vai amaciar mais? ou eu amaciei errado?? :-k

valew!!!

Guigo
26-05-05, 20:17
Não posso te responder com certeza, mas acho q 500 km ainda são pouco para vc já estar enrolando o cabo da moto...isso pode precicpitar folga nas válvulas e ter q mexer no motor mais cedo do que deveria...

alexandrecatani
27-05-05, 07:29
acelera tudo, da uns tiro, corta giro e tira muito racha!!!!!! brincadeirinha hehehehhehe


vc tem q esticar as marchas tudo mas nao pode deixar chegar a cortar senao vai forca dimais ai vai moendo rapido... a manha é essa estica sem deixar cortar...

Cabo Enrolado
27-05-05, 20:40
acelera tudo, da uns tiro, corta giro e tira muito racha!!!!!!
É exatamente do jeito q to fazendo .. e ja ta com quase 800Km e nao deu nada ate agora .... a moto ta o veneno ...
Se vc for seguir na risca o manual, vc so vai trocar seu oleo a cada 4000km ... isso sim pode dar problema !!!
Tem q esguelar mesmo .. pq se for pra dar problema, da logo no começo, ai a garantia cobre ...

Smolder
27-05-05, 20:46
ahhh... hehehe.. eu fujo da regra.. o esquema eh enrolar o cabo... o tempo inteiro.. e cada vez esticando mais.. vai gastar mais ..mas fica espetando..heheheh.. durabilidade do motor ?! mema coisa.. hehehe

Abs,
Smolder

guitar_tp
28-05-05, 00:43
quem me falou pra enrolar o cabo foi gente que teve moto a vida inteira... e tb a moto vai começar a ficar "macia" depois dos 5 mil km... pelo q eles falaram... até lá, é pra dar chamar o motor o tempo todo.

outra coisa que me falaram, é q amaciando bem a moto agora, ela vai beber bastante agora, mas futuramente começa a ficar mais economica... a minha tá fazendo 30 km/l andando com o motor esguelado... a meta é atingir 40 km/l... \:D/

vamo ver se vai dar certo... heheheh

falow!

Lilo
28-05-05, 12:19
Eu andei com a minha ate os 300km normal mas nao passava de 80km/h depois eu troquei o oleo com 500km e comecei a esticar da 3 marcha ate a 5 e fiz longos trajetos de 200km sempre esticando !!!
Hj a moto ta com 36.000km rodados e sem nehum problema mecanico...mas fique de olho no oleo nao fuja das revisoes q vai dar tudo certo!

Guigo
28-05-05, 12:24
Eu andei dentro dos limites do amaciamento do motor e a moto tá redondinha agora...tá chegando nos 5000km...
Quando levei para a primeira revisão o mecânico da Suzuki reiterou várias vezes para eu não dar pau com a moto, porque isso ira encurtar a vida útil do motor...é claro q isso não seria percebido no começo,mas sim com o passar do tempo..tipo 2 ou 3 anos depois...
Se vc comprou a moto pensando em trocar ela depois, então desce o couro...agora se pretende ficar com ela um bom tempo (como eu pretendo...) pega mais leve...
P.S: Não quer dizer q vc precise ser tão rigoroso como o manual da fábrica (afinal eles sempre deixam uma "margem de erro"), mas tb não deve abusar...

Wanderson
28-05-05, 12:41
Eu qndo peguei a minha andava de boa no começo, pois foi minha primeira moto.
Mas sem querer esticava as marchas pq era cabação.
Ai qndo fui pegando a manha a moto não tinha nem 1000km rodados, ai um camarada meu que foi motoboy doente mental, deu umas boas esticadas, e ate hoje não tive problemas com 13 mil.
A unica coisa que tive que fazer, foi trocar o retentor do cambio que começou a vazar um pouquinho de oleo.
A uma dica, comigo aconteceu e eu fiquei muito puto.
Não sei como são as revisões da honda.
Mas na yamaha vc tem que fazer as 2 que são obrigatorias e free, e tem mais uma outras que deve ser feita mas tem q pagar.
Eu não não fiz essas pagas, ai qndo começou a vazar oleo eu levei a moto lá e eles falaram que perdeu a garantia por nao ter feito todas as revisões.
Meu eu fiquei muito puto com isso, sendo que eles alegam que as 2 primeiras são obrigatorias.
Quando peguei a moto foi o que o cara da concessionaria disse.
Deve ter falando alguma coisa no manual com aquelas letras miudas que eu pelo menos nunca leio.
Então se for esse caso na honda tb, e se vc quer a garantia de fábrica de 1 ano, se prepare que vai gastar uma grana nas revisões

Guigo
28-05-05, 13:03
Olha, eu não sou nenhum expert em motor, mas pelo que eu entendi quando o mecânico me explicou, são justamente essas pequenas "coisinhas" que acontecem com o motor um indício de que ele não foi bem amaciado...
Disse ele que o amaciamento serve para assentar as partes do motor corretamente, evitando folgas ou travamentos de determinadas peças...isso inclui retentores também...
Não estou dizendo que foi o seu caso, mas alguns vazamentos de óleo podem ser causados (antes do tempo normal de desgaste das peças) por não amaciamento correto do motor...
Mas, na verdade, eu sou leigo...alguém com mais experiência em mecânica é q pode falar...

pppocos
28-05-05, 17:28
meu vizinho aki tem uma twister q tem 400 km no painel e ele da tiro frita da rl e tampa ate a calçada.....

quando eu mudei...ele deu uns 8 tiro...se o pai dele n fala pra ele para ele n para ehhehehe

resultado = com 632 km o motor fundiu.....

ele consertou e trocou numa saveiro anti hontem
disse q fico perto dos 1500 reais

guitar_tp
28-05-05, 19:16
hahahahahahahahaha

o cara tá pensando o que tb?!?! desse jeito não tem motor q aguenta... [-X

falows!!

Leandro 150ks
31-05-05, 08:16
acelera tudo, da uns tiro, corta giro e tira muito racha!!!!!!
É exatamente do jeito q to fazendo .. e ja ta com quase 800Km e nao deu nada ate agora .... a moto ta o veneno ...
Se vc for seguir na risca o manual, vc so vai trocar seu oleo a cada 4000km ... isso sim pode dar problema !!!
Tem q esguelar mesmo .. pq se for pra dar problema, da logo no começo, ai a garantia cobre ...

Bem nessa.... Ta na garanntia mesmo se for pra dar problema que de agora, a minha foi asssim cortando giro desde o primeiro dia.... agora não corto mais giro(Troquei o CDI) heheheheeeh...
Ja tá com mais de 6000 km e até agora nenhum problema com a motoka....

O ASSIMILADOR
31-05-05, 08:19
Pára de torcer o cabo desse jeito meu, vc vai acabar prejudicando a moto.. Se é que já não prejudicou.. Espera 1000 km aí sim vc acelera !

Motoka
31-05-05, 10:23
Eu também já ouvi falar que tem que enrolar o cabo quando o motor tá amaciando. Uma coisa é certo: O povo aumenta mais não inventa. Pode até ser que prejudica acelerar muito, mas acho que se ficar só andando di boa a moto fica meio amarrada.

guitar_tp
31-05-05, 22:02
tb acho isso... se não der um pau nela acho q fica amarrada, igual acontece com carro novo...

agora tá em 750 km rodados e to andando mais na manha... mas daqui a pouco eu levo ela pra revisão... dizem q a primeira revisão é fundamental... se tiver alguma coisa errada pára por ali mesmo...

mas em questão de rendimento não tenho do q reclamar... mesmo estando pouco rodada a moto tá rendendo bem, comparando com uma 125 que eu andei esse final de semana

falow!

guga-cbx250
31-05-05, 23:41
Kra, qdo vc amacia no cabo enrolado a moto parece que beb mais depois... pelo menos minha ex-Biz foi assim, fiz 500km na boa, depois enrolado, e putz, ela bebia mais que minha Twister, mto mais...

BrunoDias
01-06-05, 08:02
a biz, se andar enrolando o cabe bebe que é uma maravilha
acho q isso é normal

Motoka
01-06-05, 08:22
Moto pequena não tem como não andar de cabo enrolado. De biz ainda.!!!!! Tá na rodovia, tem que tá mais de 80, não tem jeito.
Agora todos falam que pra amaciar o motor tem que sentar o pau e quando acaba de retificar tem que amaciar denovo, né ?
E porque depois da retífica eles falam pra andar na boa ?

BrunoDias
01-06-05, 08:24
depois de retificar, tem q amaciar sim, eu acho. pq o motor vai tar novo

Motoka
01-06-05, 08:26
E porque eles falam pra andar di boa ? E quando pega zero tem que sentar o pau ?

BrunoDias
01-06-05, 08:31
auhuha
parece q no manual das motos, tem falano q nos primeiros 1000 km, tem q andar na maciota, sem esticar muito as marchas, ae depois, vc enrola o cabo
hehe
acho q é isso

Cabo Enrolado
01-06-05, 09:52
E porque eles falam pra andar di boa ? E quando pega zero tem que sentar o pau ?
Respondo:
Pq qdo vc faz a retifica, vc geralmente faz so a parte de cima do motor (ou vice-versa) ...
Se vc der pau, a parte de cima é nova e a parte de baixo ja ta desgastada ... ai vai forçar mais a parte de baixo e vai ferrar tudo ...
Resumindo ... ou vc faz o motor inteiro, ou anda be boa ate dar uma "gastada" na parte nova para q nao prejudique a parte "cansada" do motor.

Motoka
01-06-05, 10:06
E porque eles falam pra andar di boa ? E quando pega zero tem que sentar o pau ?
Respondo:
Pq qdo vc faz a retifica, vc geralmente faz so a parte de cima do motor (ou vice-versa) ...
Se vc der pau, a parte de cima é nova e a parte de baixo ja ta desgastada ... ai vai forçar mais a parte de baixo e vai ferrar tudo ...
Resumindo ... ou vc faz o motor inteiro, ou anda be boa ate dar uma "gastada" na parte nova para q nao prejudique a parte "cansada" do motor.
Intaum se fizer o motor completo pode sentar o pau ? :-k

BrunoDias
01-06-05, 10:49
E porque eles falam pra andar di boa ? E quando pega zero tem que sentar o pau ?
Respondo:
Pq qdo vc faz a retifica, vc geralmente faz so a parte de cima do motor (ou vice-versa) ...
Se vc der pau, a parte de cima é nova e a parte de baixo ja ta desgastada ... ai vai forçar mais a parte de baixo e vai ferrar tudo ...
Resumindo ... ou vc faz o motor inteiro, ou anda be boa ate dar uma "gastada" na parte nova para q nao prejudique a parte "cansada" do motor.
Intaum se fizer o motor completo pode sentar o pau ? :-k

ehhhee, calma rapaz, so pensa em enrolar o cabo, uhahu

mlferreira
01-06-05, 14:09
Eu e meu cunhado compramos as titans 125 2001 no mesmo dia. Só que a minha era uma 125KS e a dele era uma 125ES.

Ele amaciou conforme o manual
Eu amaciei torcendo o cabo.

Resultado:
A minha andava bem mais que a dele, mas a dele ficou mais econômica e foi para o oficina depois que a minha. :mad:

Isso quando era original ainda.

Motoka
01-06-05, 14:57
Eu e meu cunhado compramos as titans 125 2001 no mesmo dia. Só que a minha era uma 125KS e a dele era uma 125ES.

Ele amaciou conforme o manual
Eu amaciei torcendo o cabo.

Resultado:
A minha andava bem mais que a dele, mas a dele ficou mais econômica e foi para o oficina depois que a minha. :mad:

Isso quando era original ainda.
Podi crê, faz sentido. Aí cabe a nós ver a relação de custo benefício. O que você quer ? Andar mais e gastar mais, ou andar menos e gastar menos ?

pppocos
01-06-05, 15:15
anda mais quanto?

a minha strada faz 31 30 na cidade andando normal....o ano dela e 02 e foi amaciada conforme o manual

a do meu amigo vermelha ano 97 mais velha faz 26 27.....

e as duas anda a mesma coisa.....so q a dele ele retifico o motor com 380 mil km...e amacio no pau....

Cabo Enrolado
01-06-05, 16:16
Vamo ver entaum qto vai durar meu motor ...
Comigo não tem massagem não ... é no talo mesmo !!!
Corto giro, do pipoco e por ai vai ...
Se meu motor der zica, eu aviso aqui, frmz ?
Vamo ve ... huHUAhuHAuhA ...

BrunoDias
01-06-05, 21:05
huaauhahuaha
ta certo

Motoka
02-06-05, 07:37
Vamo ver entaum qto vai durar meu motor ...
Comigo não tem massagem não ... é no talo mesmo !!!
Corto giro, do pipoco e por ai vai ...
Se meu motor der zica, eu aviso aqui, frmz ?
Vamo ve ... huHUAhuHAuhA ...
Taradão. Hein Cabo #-o =D> hehe

alexandrecatani
02-06-05, 07:42
hauuhauhauhuhauuahua

massa!!! disputa pra ve quem mói um motor primeiro

Marvila
14-04-07, 22:07
Eu andei com a minha ate os 300km normal mas nao passava de 80km/h depois eu troquei o oleo com 500km e comecei a esticar da 3 marcha ate a 5 e fiz longos trajetos de 200km sempre esticando !!!
Hj a moto ta com 36.000km rodados e sem nehum problema mecanico...mas fique de olho no oleo nao fuja das revisoes q vai dar tudo certo!


Taí uma excelente informação. Algumas montadoras de automóveis recomendam fazer a primeira troca de óleo entre 1 mil e 1,5 mil km, principalmente quando se trata de motores a diesel. Estou pensando em fazer a primeira troca de óleo da CG 150 Titan aos 300 km. Alguém pensa de forma contrária ?

Marvila/Salvador-BA

lion
15-04-07, 00:26
Marvila, geralmente são recomendadas trocas de óleo na primeira revisão, ou seja, na de mil km, não há necessidade de troca-lo tão cedo.

oldskullo
15-04-07, 02:25
se vc continuar enrolando o cabo desse jeito, pode esperar uma retífica com 10, 15k tranquilo...
esse motor 150 da Honda tem que tomar MUITO CUIDADO COM ELE, principalmente no amaciamento (ele é mais frágil que o da 125).

RMD
15-04-07, 12:07
Dizem q se conselho fosse bom se vendia, mas....
O negócio é o seguinte faz os 1000Km de boa!! ateh fazer aprimeira troca de oleo, q deve ser feita a acada 1000 e nao a cada 4000 como diz no manual da Titan 150, isso eh errado, tenho varios clientes q fundiram o motor assim.
Depois de rodado os 1000Km mete o pau, pois tah na garantia mesmo.... só aconselho a nao deixar ela cortar sempre e sempre!!
de vez em quando uma cortadinha eh bom, mas nao sempre... e te garanto q vai fica nervosa!! ae mais pra frente coloca filtro esportivo e troca o pinhao... fica BOA!!

rocksul
15-04-07, 13:13
O foda das CGs é que elas tem garantia de 1000 km (acho q é isso), nas demais motos a garantia é por tempo e km livre. No caso da Cg o negócio, como em qualquer moto, é andar sempre na manha, sem esticar o motor, esticar o motor dimiui a vida últi das peças, como na Cg a garantia é só de 1000km por mais que tu estique, nessa kilometragem, nada vai estragar, depois disso tu pode começar a ter problemas.

Marvila
15-04-07, 18:50
Eu também já ouvi falar que tem que enrolar o cabo quando o motor tá amaciando. Uma coisa é certo: O povo aumenta mais não inventa. Pode até ser que prejudica acelerar muito, mas acho que se ficar só andando di boa a moto fica meio amarrada.

Eu estou com um companheiro do Forum que acredita ser, este procedimento, uma "lenda urbana". No período de amaciamento o que se busca é o melhor "encaixe" de todo o conjunto mecânico. Um amaciamento dentro das instruções do manual irá proporcionar uma maior vida útil ao motor. É por isto que citei a possibilidade da primeira troca c/300 km. Com esta km rodada já se tem limalha misturada ao óleo, por conta do amaciamento.
No meu caso, adquiri uma moto para rodar o maior tempo possível, sem gastos prematuros com manutenção e economia de combustível. Não tenho pressa de chegar a lugar nenhum...só de continuar vivo.
Marvila/Salvador-BA

mantabodyboarder
15-04-07, 23:41
Falou e disse Marvila.

Eu vou amaciar na boa.

O motor pode ficar preso? F$#@-SE!
Comprei uma moto 90cc, e to querendo correr ainda?
PQP compra uma Twister ou Fazer, melhor, vende casa, carro, casa do pai, dos tios e compra uma merda de uma 1200 logo!

O que importa pra mim é fazer um consumo bom... Gaste pouco, não precisa correr, o semáforo tá fechado mesmo...

rocksul
15-04-07, 23:51
Show de bola! Assim tua moto vai durar mto tempo.
Parabéns pela conciência.

mantabodyboarder
16-04-07, 08:09
Aliás, vou começar a responder igual fizeram no Orkut:

"Cara, não escuta esses manés não, anda só enrolando o cabo que não dá nada, vejo fazerem isso direto e a moto aguenta sim. Se der merda, vai lá na minha retífica que eu faço um preço campeão...) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)


:G :G