PDA

Ver Versão Completa : Carro com Airbag, ABS, terceira Luz de freio, rastreador



moisespatriarca
02-01-09, 21:36
Carros novos vão ficar mais seguros e mais caros

CLEIDE SILVA - Agencia Estado


SÃO PAULO - Sob protestos de montadoras, começam a entrar em vigor, a partir de 2009, resoluções que tornam obrigatória a instalação de vários itens de segurança nos automóveis. Quatro equipamentos - freio ABS, air bag, rastreador e terceira luz de freio (brake light) - vão encarecer os preços dos carros em quase R$ 4 mil. Para executivos do setor automobilístico, a segurança é importante, mas cabe ao consumidor optar por ter ou não os sistemas em seus veículos.



Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a crise, o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, demonstrou preocupação com iniciativas que vão encarecer a produção, como o projeto que torna obrigatório o rastreador. A norma passa a vigorar em agosto. Segundo o executivo, o item elevará os custos, por veículo, entre R$ 600 e R$ 800.



Em janeiro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve aprovar a obrigatoriedade de todos os carros, inclusive os populares, de saírem de fábrica com ABS (sistema antibloqueio de frenagem) e air bag, bolsa inflável que evita o choque do corpo com o volante ou pára-brisa. Hoje, como opcionais, os dois itens custam entre R$ 2,8 mil e R$ 3 mil.



A instalação será escalonada e cada empresa pode determinar os modelos que receberão os equipamentos primeiro. A partir de janeiro de 2011, 20% dos veículos sairão de fábrica com ABS, porcentual que sobe para 40% em 2013 e 100% em 2014. Para o air bag, a exigência começa em 15% dos carros em janeiro de 2012, vai para 30% em 2013 e para 100% no ano seguinte.



O escalonamento foi um pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A mesma norma será adotada para o rastreador, mas em prazo mais curto. Em agosto de 2009 a exigência de air bag vale para 20% da produção total de automóveis e comerciais leves, porcentual que sobe para 40% em fevereiro de 2010 e 100% em agosto do mesmo ano. Esse item custa entre R$ 100 e R$ 200.



Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pró-Teste), critica a demora para a obrigatoriedade de instalação dos itens em todos os carros novos. O governo não deveria aceitar um prazo tão longo, pois muitas vidas poderiam ser preservadas, afirma Maria Inês. A Pró-Teste defende que o governo reduza os impostos cobrados dos automóveis para incentivar a instalação de equipamentos de segurança. Montadoras foram procuradas, mas não comentaram o assunto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: http://www.estadao.com.br/economia/not_eco299163,0.htm

Leiam os comentários no jornal também.

Rodrigo_Alves
02-01-09, 21:53
Poderiam estender a obrigação dos freios ABS para os caminhões e ônibus também; muitos acidentes nas estradas ocorrem porque o veículo perdeu o controle por causa das rodas travadas pelos freios, e como o ABS agora é produzido no Brasil (até o ano passado, ele era importado!), acho correta a decisão do governo. Segurança não tem preço, e o brasileiro tem que parar de economizar em itens de segurança (isto vale para quem compra carro, caminhão, ônibus e motos também).

Na minha opinião, acho que freios a disco deveriam ser obrigatórios em nossas motos, já que eles possuem uma eficácia muito maior que os a tambor.

Furious VIPER
02-01-09, 21:56
Brake-light eu sempre achei interessante. Não adianta ascender mais forte a luz.... tem q ter OOUUUUTRA luz pra avisar "tô freiando mané, segura aí"!!!
Air-bag acho interessantíssimo, mas não tenho opinião formada.
Rastreador pelo q eu saiba só é útil mesmo em caso de roubo, isso se o rastreador não for tirado do carro.
ABS é bom... mas nõa faz milagres... uma técnica apurada de frenagem é muitíssimo mais interessante.

Enqto isso a Nova Titan é lançada com TAMBORZÃO!! Uhúúúú

tom crazy
02-01-09, 22:12
O problema é adaptar nossas carroças chamadas de carro com esses itens. Por exemplo um carro que já ofereça airbag como opcional em uma versão mais luxuosa não vai ter problemas para sair com o item de série desde as versões mais básicas, agora um Mille ou um Kombi por exemplo devem ser meio que impossíveis de se adaptar isso já que são projetos antigos que não previam airbag. Bom sei lá posso estar falando besteira pois não conheço o funcionamento exato do airbag.
Outra coisa que eu fico meio com pé atraz é o tal do rastreador. Isso pra funcionar tem que ter alguma empresa responsável pelo mesmo e muito provavelmente vai ter alguma mensalidade. E ainda acho que futuramente o equipamento pode ser usado para monitorar o jeito que a gente anda (paranóia minha? rsrsrs).

superkyo
02-01-09, 23:39
Problema é a demora enorme pra implantação total....

Apesar de os populares se desmacharem em batidas mais fortes esses itens vão ajuda a diminuir os gastos hospitalares do governo ajudando a frear o aumento do DPVAT......

Proximo passo é BARRAR carros frageis, mas isso só criando uma compania q faça CRASH TEST no BRASIL, pois tem mtos modelos daqui q naum é mais vendido na EUROPA onde existe o EURO NCAP

Japaparadoxx
03-01-09, 01:32
Aqui ja é assim . :D
Até meu carrinho que é o mais podre da vida tem abs, air bag, terceira luz, volante, etc. E ainda é de 1998.

vinicius.a
03-01-09, 08:32
Que carro você tem?

No tópico, acho tudo muito interessante, mas também não tenho opnião formada sobre o air-bag.

moisespatriarca
03-01-09, 08:36
Deve ser um Civic, em muitos países esses carros já saem com tudo de fábrica, não precisa o governo obrigá-los à isso, e nem sai tão caro assim :OK:

BrunoDias
03-01-09, 08:36
Aqui ja é assim . :D
Até meu carrinho que é o mais podre da vida tem abs, air bag, terceira luz, volante, etc. E ainda é de 1998.

meu carro nao ta ruim entao, tb tem volante :P

César
03-01-09, 08:58
Mira e akelas wagon-R tem abs airbag, etc...? Sei que os civics todos tem.
Agora sim que nunca mais compro carro imagina um Uno Economy vai custa 30 pilas com td isso...

Japaparadoxx
03-01-09, 09:37
meu carro nao ta ruim entao, tb tem volante :P

Sabe o que é pior..
É que em alguns casos fica mais barato compra um outro carro usado, do que renovar o shaken(tipo um seguro obrigatório, onde fazem testes no carro etc) do atual, e que acontece com o velho?.. É amassado. Da vontade de chorar so de saber que meu carro vai ter esse fim.



Mira e akelas wagon-R tem abs airbag, etc...? Sei que os civics todos tem.
Agora sim que nunca mais compro carro imagina um Uno Economy vai custa 30 pilas com td isso...

Os mira antigo eu acho que nao, mas os novos creio que ja vem sim. Mira eh um carro mais sem vergonha que o meu, unica coisa boa dele eh o consumo que faz até 30 Km/L.
Ja a Wagon R, andei com um zero, carro seco e simples, não vi nada demais no carro mais vendido do japao. Vem completinho.
O modelo novo eu sei que é turbo também, mas os modelo antigo tem um dos motores mais esquizitos que ja vi, 3 cilindros turbo. :0_0:



Que carro você tem?

No tópico, acho tudo muito interessante, mas também não tenho opnião formada sobre o air-bag.

Honda Capa. Honda capa, HONDA capa .

oiê :lol: :lol: :lol: :lol:

muayzen
03-01-09, 09:56
inda bem q o meu tem tudo isso e mais e mais!

:clap: :clap: :clap: :clap:

Cyber
03-01-09, 10:00
inda bem q o meu tem tudo isso e mais e mais!

:clap: :clap: :clap: :clap:


Pra tu não adianta muito né, huahuahua

moisespatriarca
03-01-09, 10:08
Pra tu não adianta muito né, huahuahua


Verdade!!! :lol:
Quantas vezes ele já fez funilaria no carro em menos de um ano mesmo?!!! :lol:

Furious VIPER
03-01-09, 10:25
inda bem q o meu tem tudo isso e mais e mais!

:clap: :clap: :clap: :clap:




Pra tu não adianta muito né, huahuahua




Verdade!!! :lol:
Quantas vezes ele já fez funilaria no carro em menos de um ano mesmo?!!! :lol:


C-O-M-B-O!!!


Flawless Victory

Fatality...

BrunoDias
03-01-09, 10:30
C-O-M-B-O!!!


Flawless Victory

Fatality...
:drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

Tqf2
03-01-09, 11:02
Pra mim não faz diferença, pq nem carro eu tenho...

Só que acho muito válido isso, pq independente de ser eu ou não, quanto mais segurança melhor..

allbass
03-01-09, 12:03
Pra mim não faz diferença, pq nem carro eu tenho...

Só que acho muito válido isso, pq independente de ser eu ou não, quanto mais segurança melhor..




Rapaz tu ta casado...logo logo vai ter q comprar um carro...

rs...

cabra de brasilia
03-01-09, 12:29
Como o brasileiro é tosco vai é aumentar o número de infrações por excesso de velocidade e batidas pois o pião agora vai pensar "com abs já era é só encher o pé no freio que para".........esses dias eu dirigi uma L200 completa e sentei o bambu nela com esse pensamento que escrevi logo atrás........até pararia se a bicha tivesse pastilha de freio....hauheuhahuehuhauhuehuha....tinha acabado as pastilhas já tava quase no ferro........huahueoahuehua.........minha sorte é que enchi o pé no freio mas o lugar permitia uma boa distância de frenagem senão já era.........

Ivan RJ
03-01-09, 12:44
Tanto o ABS como AIR BAG são importantíssimos, Furious nem todos sabem dozar os freios, ainda mais se estiver com duas rodas na buraqueira do acostamento e duas na pista, ou então em cima de óleo e areia. Air Bag é uma proteção fantástica, pois os cintos seguram o nosso corpo no máximo em uma pancada a 80km/h. Outra condição de segurança são os parafusos de sustentação do motor, eles devem quebrar no momento de uma batida muito forte para que o motor não seja progetado para dentro da cabine e sim caia no chão. Pessoal chega de mortes por ganância de lucro das montadoras, temos que exigir qualquer novidade tecnológica que proteja a nossa vida e a de quem amamos. Por isso comprei uma Yes, no dia que o freio da frente travar na pista seca, eu taco fogo nela ]:). Um grande abraço a todos os irmãos.

moisespatriarca
03-01-09, 12:46
Cabra, é por causa desse tipo de pensamento que as coisas não vão pra frente :G

:lol: :lol: :lol:
mas deve ter sido engraçado vc freando e o carro continuando a correr :drool:

Diego.fcs
03-01-09, 13:46
Certa vez vi uma matéria sobre os carros nacionais e os que vão ser exportados. Citou o Fox, a Volks do brasil que fabrica e exporta para a Europa, o que fica no Brasil não tem nada e é mais caro que o de exportação, que tem reforços nas portas e também air-bag.

Claro que são ítens de segurança que deveriam ser obrigatórios, assim como desembassador e limpador traseiro, retrovisor do lado direito e coisas imbecis que ainda no brasil são itens opcionais. São caros, mas se baixar impostos acaba compensando.

Furious VIPER
03-01-09, 14:32
São caros, mas se baixar impostos acaba compensando.

Pelo contrário, terão q cobrar o imposto por itens extra.É complicado!

stcowboy
03-01-09, 15:57
Meu carro não tem Airbag, nem ABS, nem Brake light, nem rastreador, nem cintos de segurança, nem retrovisor do lado direito, nem coluna central e etc, etc, etc :G

Mas é um antigo e eu não o uso no dia a dia, por isso eu apóio totalmente esse tipo de lei :clap:

Diego.fcs
03-01-09, 16:02
Pelo contrário, terão q cobrar o imposto por itens extra.É complicado!


Se baixar os impostos e colocar esses ítens, as vezes o carro sai no mesmo preço, só que com mais ítens de série!

Furious VIPER
03-01-09, 17:07
Se baixar os impostos e colocar esses ítens, as vezes o carro sai no mesmo preço, só que com mais ítens de série!

Mas e é negócio pra qm isso? A concessionária/financeira qr lucrar mais, se tiver mais 10 reais de imposto, eles colocam outros 10 de lucro e nós pagamos esses 20 reais... pq afinal, agora faz parte.
Esse é o pensamento.

vinicius.a
03-01-09, 21:16
Retrovisor do lado direito já virou obrigatório há alguns anos...

Mas pelo menosum dos ítens do vidro traseiro deveria ser obrigatório, limpador ou desembaçador. No pálio aqui de casa, quando chove é uma tristeza! Fica completamente sem visão pelo retrovisor interno por causa do vidro traseiro!

Mas como vcs disseram, nem em sonho vão colocar qualquer coisa num carro e não repassar o preço ao consumidor. Esse é nosso Lisarb...

Lagartixxa
05-01-09, 12:17
ABS é bom... mas nõa faz milagres... uma técnica apurada de frenagem é muitíssimo mais interessante.



é ai que vc se engana, o abs consegue reduzir muito a distancia de frenagem e em varias situacoes faz o carro nao perder controle como por exemplo um teste q eu ja fiz pisar com tudo no freio passando uma roda na terra e outra em asfalto, o carro freia e continua indo reto, ela nao puxa pro lado

Japaparadoxx
05-01-09, 13:56
é ai que vc se engana, o abs consegue reduzir muito a distancia de frenagem e em varias situacoes faz o carro nao perder controle como por exemplo um teste q eu ja fiz pisar com tudo no freio passando uma roda na terra e outra em asfalto, o carro freia e continua indo reto, ela nao puxa pro lado

Só nao foi fazer como o esperto aqui.
Em um estacionamento fui ver se realmente ele evitava de travar as rodas..... ...pois bem, nem me tokei que tinha esquecido do cinto de segurança. |:( :-/
So acho estranho, que ele da uns "socos" na frenagem, nos carros novos também acontece isso. o porque eu nao sei.

Edit: Curiosidade.

Os carrinhos RC que tão saindo, até os offroad, ja tão vindo com controle abs também.
Claro que o controle é opcional.

Mostarda_69
05-01-09, 19:44
Bom, eu sei dosar muito o freio, e ja me salvei de várias, mas o problema é qd algo acontece de repente, tu acaba por pisa com toda força.. Eu me salvei de várias, mas uma vez nos tava numa carreata da facul, e qd eu olho pro loko no banco de tras o da frente freia, gritaram pra mim, qd olhei me assustei dakela traseira de F-1000 1975, e meti o peh no freio, o corsa entrou embaixo do paralama. Sorte q tinha seguro deu 6 pau, e eu tava a 30km/h antes de freia... e tenho certeza q pela quantia q estragou e onde o carro estragou se tivesse abs eu n teria batido...

Eu achei q o air bag e abs iam vim em 100% ate agosto do ano q vem, dae qd viesse o golzinho 1.6 com issoja pegava, mas desse jeito.. vo espera.. agora q a gente gasot uns 1100 em revisão no carro, ta zeradinho denovo... e como andaaaa ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)

Furious VIPER
05-01-09, 20:39
é ai que vc se engana, o abs consegue reduzir muito a distancia de frenagem e em varias situacoes faz o carro nao perder controle como por exemplo um teste q eu ja fiz pisar com tudo no freio passando uma roda na terra e outra em asfalto, o carro freia e continua indo reto, ela nao puxa pro lado

Mas tu não acha mais interessante o pessoal aprender a freiar?
Pq dizendo q tu tem ABS... q o freio é maravilhoso... te dá akela sensação de imbatível (literalmente)... de q nada acontece.

TorteX
05-01-09, 20:43
Se eu tivesse abs com ctz não tinha batido o carro ja...
Eu assustei na hora e lotei o pé no freio, nem pensei, nem tinha como pensar numa fraça de segundo em bombar o freio pra não derrapar...



So acho estranho, que ele da uns "socos" na frenagem, nos carros novos também acontece isso. o porque eu nao sei.



O "soco" na frenagem não é justamente no momento que ele vai derrapar, ai solta e freia de novo, pra evitar do pneu deslisar?

vinicius.a
05-01-09, 21:02
Isso mesmo... é característica do ABS isso, completamente normal.

Lagartixxa
06-01-09, 08:17
Mas tu não acha mais interessante o pessoal aprender a freiar?
Pq dizendo q tu tem ABS... q o freio é maravilhoso... te dá akela sensação de imbatível (literalmente)... de q nada acontece.


mas mesmo com o ABS é preciso saber freiar, num adianta ter ABS e afundar o pé no freio no meio da curva, o carro vai rodar mesmo

o ABS num vai substituir a pericia de usar o freio e sim ajudar a freiar melhor e num espaço menor!

Wanderson
06-01-09, 08:21
pra mim
quanto mais itens de segurança, melhor!
porém o preço nao pode ser elevado
os impostos deveriam baixar, e o preço dos carrros tb

jecastro
06-01-09, 09:06
Sou contra as coisas impostas por lei, as pessoas devem ter a liberdade de correr risco e escolherem quanto querem gastar em seus carros, por trás destas leis sempre tem o lobby de algum fabricante querendo vender seus equipamentos.

Lagartixxa
06-01-09, 09:39
Nesse caso eu discordo de vc Jecastro

sobre a obrigatoriedade de instalar rastreadores eu concordo que isso tinha que ser opcional, mas itens de segurança como o air bag e o abs deveriam ser obrigatorios sim

vou ate alem exitem outros dispositivos de segurança que deveriam ser obrigatorio em carros como por exemplo o santo antonio tipo tem nos carros de rally, claro que nao precisa ser algo tao robusto e feio, mas de forma a reforçar a estrutura do carro, na viagem que fiz esse fim de ano vi alguns acidentes com carros capotados e é visivel o tanto que os carros sao fracos pra aguentar um capotamento

Joao XTZ
06-01-09, 17:00
Certa vez vi uma matéria sobre os carros nacionais e os que vão ser exportados. Citou o Fox, a Volks do brasil que fabrica e exporta para a Europa, o que fica no Brasil não tem nada e é mais caro que o de exportação, que tem reforços nas portas e também air-bag.

Claro que são ítens de segurança que deveriam ser obrigatórios, assim como desembassador e limpador traseiro, retrovisor do lado direito e coisas imbecis que ainda no brasil são itens opcionais. São caros, mas se baixar impostos acaba compensando.


lembra do caso dos dedos cortados ???o fox/Lupo europeu usa desde o inicio o kit que foi oferecido no recall do ano passado...enquanto isso aki teve dedo cortado...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Diego.fcs
06-01-09, 17:09
Mas tu não acha mais interessante o pessoal aprender a freiar?
Pq dizendo q tu tem ABS... q o freio é maravilhoso... te dá akela sensação de imbatível (literalmente)... de q nada acontece.


Se for pensar assim é como dizer a mesma coisa dos freios a disco em moto, se ela é tão leve, pra que freio a disco numa 125cc??

Tudo que garantir uma maior segurança deve ser bem vindo.

Rastreador num adianta, sabemos de muitos casos onde seguradoras/detran/polícia estão envolvidos nos esquemas, se fizer isso vai acabar com os bandidinhos que rouba uns carrinho ou outro e fortalecer essa máfia que tem.

jecastro
06-01-09, 17:52
A única função do rastreador vai ser facilitar as multas para o governo, os bandidos irão retirar pois não será bem um rastreador e sim um chip de para brisa destes usados para passar em pedágios.

Lagartixxa
06-01-09, 18:10
a unica desvantagem dos carros virem com esses aquipamentos será a manutenção que ficará mais cara e se hj que é mais em conta ja tem gente que faz gambiarra imagina qndo encarecer!

so pra ter noção, no palio da minha velha que tem ABS a pastilha custa R$68 do palio sem ABS é R$30
rolamento da roda custa R$208 por conta do sensor do ABS que lê uma parada magnetica no rolamento ja o rolamento do palio sem ABS é R$30 de marca boa