PDA

Ver Versão Completa : preparando turuna ohc!?



turuna 82
01-02-09, 04:49
daee galera,to reformando minha juruna 82,e aproveitei para abrir o motor,e vou melhorar ele
seguinte: abri,tinha um 0.25 e o resto todo original
comecei brunindo a camisa,jogo d aneis,retentores novos...
rebaixado em 1,2mm,taxa perto dos 13,5:1
*pistao aliviado,encurtei cerca d 7mm,tirei 1mm da borda e ainda quero tirar nas cavas para as valv. nao baterem,mas nao sei qual o limite para tirar ali?
*o comando estou trabalhando,aumentando o levante d 6,6 para 7mm,mas nao sei como calcular a graduaçao dele,alguem sabe qual a graduaçao original? ou se posso aumentar mais um pouco o levante?qualquer dica valida para melhorar a performance do comando sera bem vinda
*com o levante maior e maior a taxa,teria q calçar as molas d valvulas aumentando sua pressao? tipo uns 0,5 ou 0,8?acho q ja estaria bom
*no cabeçote,pretendo deixar as valvulas originais,so quero trabalhar seus dutos,ai pergunto aos mais experientes o quanto devo tirar d material dos dutos d escape e admissao??
por enquanto é mais ou menos isso,é um monte d perguntas,mas é pq vou terminar a reforma dela ainda essa semana,incluindo o motor
valeu,ate mais

V0LK0V
01-02-09, 06:07
taxa exepcional para alcool.

nao esquece de calçar as molas da embreagem tb

Stone
01-02-09, 14:03
hummm, turuninha com platinado no cabeçote e um volante minúsculo......
pelo que ouço essa moto é um verdadeiro foguetinho

medir a graduação é um pouco complicadinho, mas aí vai:
você vai precisar de um disco de graus e bom seria um relógio comparador para ver o momento exato em que a válvula começa a abrir, e o motor precisa estar montado
>coloca o motor em PMS, coloca o disco de graus no volante do magneto e zera ele
>aí você vao girando o magneto e anotando quando a válvula abre e fecha:

pra um comando que abre em 17ºAPMS e feche a 63º DPMI
teriamos 17º + 63º+180º (metade de uma volta do vira)
Total de 250º de permanência

eu como não tenho tais equipamentos, uso um disco de graus desses escolares e colo ele com uma fita no magneto e coloco um suporte para a marca zero e para fazer a leitura, assim:
http://img90.imageshack.us/img90/2567/dsc02386fy2.jpg
(aqui está montado num motor de RD para medir a abertura das janelas)

turuna 82
01-02-09, 23:59
obrigado pelas dicas pessoal,ja foram d grande ajuda
e sim a motinha anda bem mesmo,quando o motor estava bom,mesmo sendo a moto meio q pesadinha e eu com 90kg,andava sem filtro e bem regulada com ponto adiantado,ainda com bura d ml(22mm,or. é d 24mm com ecco)passava qualquer 150 mesmo as mechidinhas com outro cdi e outra carburaçao,chegou a 150km/h so q no vacuo d uma falcon.
como nao achei nenhum comando pronto com o pino para abrir o plat. eu mesmo estou fazendo ele,vou usar dessa forma para calcular a nova graduaçao,a original é a seguinte:adm:abre 5gAPMS e fecha 35g DPMI
escape:abre 30APMI e fecha 5 DPMS,com levante d 6,6 e 6,1 respectivamente,totalizando meros 220g d duraçao
os gastos ate agora foram poucos:
brunir camisa:R$ 10,00
jogo aneis: 26,00
junta cbx strada e papel d junta 0,3mm(ai q tirei os 1,2mm):R$ 8,50
retentores d valvulas corteco: 10,00
totalizando ate agora 55,00 reais,mas falta ainda decidir qual a carburaçao a ser usada,aqui a mais facil de ser achada é as d rd talvez um d 26mm,mas ouvi dizer q fica bom um d xl 250.
o q acham? alguma dica?
valeu ai galera

Tqf2
02-02-09, 05:40
Olha eu não entendo nada disso, queria apenas parabenizar pela coragem hein......... :OK:

Abrir, mexer, mudar assim... tem que ser corajoso.........

Ah.. andar a 150 km/h numa turuna também.........rs :P

V0LK0V
02-02-09, 06:58
diz de onde tu é, 150km/h no vacuo da falcon? se tu morar perto vo te da vacuo de CB pra ver se tu pega 180Km/h ]:) ]:)

Guilherme Mcnasty
02-02-09, 10:24
Cara não concordei com o alívio de pistão. Encurtar saia de pistão é pedir pra quebrar, não adianta me falar que tem lugar que pode retirar material que não tem não. Essa de querer imitar pistão moderno de saia curta NÃO VIRA. Porque? simplesmente o furo onde passa o pino é meticulosamente calculado e furado ali para que não haja tendencia nenhuma a batida de saia, ali é o centro de gravidade do pistão. Se vc corta vc tira do centro de gravidade e a batedeira não vai demorar a acontecer. Se quer pistão leve procura um projetado dessa forma. E a taxa ficou meio alta, só vai dar pra usar avgas ou álcool. Outra dica: to achando esse levante um poquito exagerado, recomendaria esse levante num motor de maior cm³.

Guilherme Mcnasty
02-02-09, 10:32
quanto ao cabeçote: dutos eu apenas eliminaria rugosidade excessiva, deixaria sem nenhum tipo de reentrancia, rebarba, parede, incluindo coletor de admissão, que geralmente fica um pouco desalinhado com o cabeçote(arrombar vc perde tanto em torque q não compensa abrir, visto que não estás aumentando a cilindrada), trabalharia bem as sedes de válvulas(angulos de 30°,45°,60°) pra ficar 100% assentadas as válvulas.
Carburador: um de XL poderá ficar meio grande demais, mas vai do tipo de preparação.
Comando: eu não mecho em comando original. Compro feito. Andei instalando alguns Indeco Alta e tive ótimos resultados e pouca dor de cabeça. Somente o Indeco super alta é um saco pra acertar(é pra moto de pista, tem que fazer vários acertos no cabeçote, a começar pelas guias de válvula).

turuna 82
02-02-09, 23:45
valeu ai galera,pelas dicas e incentivo,sou do RS,mas pegar 180 com relaçao original 15x38 fica complicado :G,quem sabe quando comprar minha rd350(ate metade do ano vo ta com uma)ai podemos se falar ]:)...
valeu

turuna 82
03-02-09, 00:00
Cara não concordei com o alívio de pistão. Encurtar saia de pistão é pedir pra quebrar, não adianta me falar que tem lugar que pode retirar material que não tem não. Essa de querer imitar pistão moderno de saia curta NÃO VIRA. Porque? simplesmente o furo onde passa o pino é meticulosamente calculado e furado ali para que não haja tendencia nenhuma a batida de saia, ali é o centro de gravidade do pistão. Se vc corta vc tira do centro de gravidade e a batedeira não vai demorar a acontecer. Se quer pistão leve procura um projetado dessa forma. E a taxa ficou meio alta, só vai dar pra usar avgas ou álcool. Outra dica: to achando esse levante um poquito exagerado, recomendaria esse levante num motor de maior cm³.

valeu pela resposta,mas o pistao pode ser sim aliviado,nao se trata d centro d gravidade.é q o pistao é conico,entao,vc teria q primeiro aliviar o pistao,e dpois levar à uma retifica para ver se a folga ainda esta aceitavel,só isso
a ideia seria usar meio a meio no comb. daria 75% alcool,e 25 d gas.,deixando a mistura um pouco enriquecida
os dutos nao abriria muito,somente o da admissao e poliria o d escape
sobre os comandos da indeco,tem algum site pela net q possa adquirir um?
usei sempre a vela ngk dp8ea9,e agora,usando alcool,qual seria melhor a ser usada?
valeu