PDA

Ver Versão Completa : Morre Gurgel



Diego.fcs
01-02-09, 21:38
Tá certo que é um fórum de motos mas vale a pena postar aki, infelizmente faleceu recentemente um grande Engenheiro e visionário do Brasil. Muito pouco valorizado em nosso país.


Engenheiro faleceu aos 82 anos de idade em São Paulo. Ele sofria de Mal de Alzheimer há oito anos.

Fabrício Migues

Morreu nesta sexta-feira em São Paulo aos 82 anos João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, criador da extinta Gurgel, a mais importante fábrica de carros 100% brasileira. O corpo dele foi enterrado neste sábado às 13h.Gurgel sofria de Mal de Alzheimer há oito anos.

Gurgel fundou a fábrica que levava seu nome em 1969 em Rio Claro, interior de São Paulo. Entre 1976 e 1990 a empresa passou por um período bastante lucrativo por causa da proibição de importação de carros. No entanto, com a abertura do mercado brasileiro e a redução de impostos para carros 1.0, a montadora não conseguiu se sustentar e foi fechada em 1994.

Gurgel era um visionário. Cometeu alguns acertos e outros erros. Tentou criar o carro elétrico, criticou o programa brasileiro do álcool e apostou forte nos utilitários esportivos, segmento em alta atualmente. De qualquer forma, marcou seu nome na história do Brasil.


Um pouco da história:
http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/jipe_clube_gurgel2.htm

http://gurgelmotores.vilabol.uol.com.br/

Uma pena que somente hoje em dia as questões ambientais estão sendo levadas a sério. Gurgel tinha isso em mente desde o início de sua fábrica de carros nacionais. Podem falar que é feio, que num anda nada, mas era um projeto muito interessante e merece o respeito e a valorização de todos. Uma pena que em nosso país pessoas como essas não são valorizadas...

Christian
01-02-09, 21:56
Uma hora ia ter que morrer né? :P
Que descanse em paz.

Ele fez a parte dele, pena não termos tanto investimento no mundo automotivo com produtos nacionais.

Abraços!

TorteX
01-02-09, 21:58
Eram fabricados vizinhos daqui...
Num sei se tem bastante pelo resto do brasil, mais só vejo esse gurgelzinho aqui pela cidade mesmo...

Furious VIPER
01-02-09, 22:05
Cara.. o Brasil tem quase tudo pra ser o maior país do mundo... o mais forte em tudo... só falta investimento, incentivo.. em resumo: VONTADE!!
Temos um país q dificilmente sofre com catástrofes naturais (exceto o último ano)... pelo menos se acontece não são tão graves qto os outros países. Temos os recusros naturais necessários para TUDO... mas não crescemos... naõ adianta.. política é foda!
Alguém liga pro Bin Laden e pede pra ele arremessar uns 15 aviões no palácio do planalto... (akele de Brasília, eu nunca sei o nome direito)... eu agradeço!!

Rafa Davidson
01-02-09, 22:27
aqui ainda se vê uns poucos nas ruas, como o Furious disse o "Brasil tem tudo", mas não aproveita quase nada.

mantabodyboarder
01-02-09, 22:59
Gurgel tinha jipes, superminis, br800, vários carrinhos que não eram bonitos, mais tinham seu charme e eram uma opção muito honesta.

Um amigo teve um e aguentou por muito tempo direto no litoral, só usando de fds ou feriado, cabia 4 pessoas e ele carregava 7 dentro, passava em buraco, lombada, inundação.

Ivan RJ
01-02-09, 23:44
Morre um BRASILEIRO, como eu escrevi, em LETRAS MAIÚSCULAS. Mais um brasileiro morto fadado ao fracasso pela ganância de empresas multinacionais e seu podre lobby junto aos nossos congressistas ladrões. O Brasil estaria a frente das empresas que hoje se gabam de desenvolver carros híbridos se nossos governantes sem visão tivessem apoiado este grande homem. Nada mais a acrescentar.

Tqf2
02-02-09, 05:30
O Ivan já disse tudo........

Dispensando meus comentários.......

Diego.fcs
02-02-09, 08:59
Muitos aki achavam feios seus carros, eu já acho interessante. Um motor de 2 cilindros opostos e com a proposta de um carro urbano. Muitos criticavam, mas muitos países importavam seus jipes para serem usados nas forças armadas. Não sei se vcs viram, tinha um Jipe aí que tinha garantia de 100.000km rodados. Qual fabricante hoje em dia dá uma garantia dessas?

Infelizmente só daremos valor daki uns anos e logicamente vão se lembrar dele, vão ter orgulho dele e vão dizer que ele era um brasileiro, só que será tarde demais...

Joao XTZ
02-02-09, 13:15
Não sei se vcs conhecem, um carrinho muito bonitiunho da Mercedes chamado Smart >Lançado em 1999 ele eh febre na Europa e os que são vistos por aki (apesar dele ter motor brasileiro) eh por importaçao independente e eh o olho da cara!!! detalhe para o Tamanho desse Smart 2,5 metros de comp.,praticamente o tamanho no nosso BR 800 Supermini

eu sei de uma Historia sobre ele ,quando em 1990 Gurgel havia recebido em sua fabrica uma multa de velocidade de 126 km/h nao so a pagou como colocou a multa em um quadro na sala de seu escritorio...

os Supermini são os carros que mais gostava da Gurgel apesar dos Carajas serem muito bonitinhos tbm...

valeu... :lol: :lol: :lol:

mantabodyboarder
02-02-09, 13:27
João, na Europa esses carros vendem.

O Twingo por lá era um carro jovem, onde um casal poderia viajar e "acampar" no próprio carro. E ele é 1 palmo menos que o antigo Ka!

Ovelha Negra
02-02-09, 14:48
Este cara merece não só ser lembrado mas reverenciado por tudo que fez.

TorteX
02-02-09, 15:14
Eu vi em algum lugar que iam vender o smart em serie no brasil, bem mais barato do que se consegue por importação...
Tem uma senhora aqui perto que tem um preto e prata...bem bonitinho...

Wanderson
02-02-09, 15:34
a fabrica eh ou era perto de são carlos neh?
qndo eu ia pra araraquara eu sempre via a fabrica
cheio daqueles "mini carros" rssss

TorteX
02-02-09, 15:38
a fabrica eh ou era perto de são carlos neh?
qndo eu ia pra araraquara eu sempre via a fabrica
cheio daqueles "mini carros" rssss



É em uma cidade aqui do lado, rio claro...

Roni Breda
03-02-09, 01:05
eu tive o prazer de ter um BR 800, e posso te dizer ele era uma moto supercarenada, rss
eu colocava ele em qualquer lugarzinho, uma delicia pra cidade, bebia pouco fazia quase 25 km com 1 litro de gasolina, cheguei a fazer algumas viagens pra sampa com ele, alias quando fui em 2007 na F1, eu fui com ele e mais 3 amigos, uma pena a morte do grande João amaral Gurgel

quando ele estava na faculdade, ele apresentou o trabalho de conclusão de curso que era a fabricação de um carro nacional, ele quase foi reprovado e os professores disseram, o Brasil não cria carros, compra já feitos, e ele foi lá e produziu por mais de 20 anos

Roni Breda
03-02-09, 01:07
Um cara desses merecia a chance de ser Presidente do nosso Brasil

V0LK0V
03-02-09, 07:49
cara o brasil é foda, jogamos fora todas as oportunidades... mesmo caso do tanque de guerra osorio, o tanque fabricado pela engesa ganhou ate mesmo do M1 ABRAHMS americano. nosso governo nao quis comprar e a empresa faliu.

brasil il il

Joao XTZ
03-02-09, 13:29
Um cara desses merecia a chance de ser Presidente do nosso Brasil


sem duvida...

e volkov sobre o Engesa (nao o tanque mas o jipe) acho que dos 4x4 do Brasil foi o melhor e quem sabe o mais resistente...tanto que o design dele foi referencia para o carro mais novo da Agrale ,o Marruá,um jipe que eh a cara do E-4 ,mas tem uma mecanica mais moderna ...

valeu...

V0LK0V
03-02-09, 18:32
é uma pena, realmente nao damos valor ao nosso produto interno. o BR800 e um otimo carrinho, e super economico, um BR 800 e mais economico do que minha CB 400 xD

Ivan RJ
03-02-09, 22:53
Volkov, a história da ENGESA é muito interessante, ela foi falida pelo governo americano. A ENGESA ganhou a concorrência para fornecimento de tanques, carros de assalto, junto aos países árabes. Enquanto um tanque americano desenvolvia 40Km/H os brasileiros iam a 60Km/H ou mais. Não me lembro bem. O fato é que em uma guerra simulada não deu para os produtos americanos, mas veio a força se os países árabes comprassem do Brasil os americanos suspenderiam a ajuda econômica e a proteção militar. Bom, a ENGESA FALIU.
A EMBRAER não foi falida, ainda, porque fabrica aviões de treinamento avançado (Tucano), que não fede nem cheira e o AMX produção ítalo-brasileira, subsônico que só serve para interceptação. No momento que fabricarmos um caça superior ao F-16A, adeus a EMBRAER. Tem muito mais coisas por aí, mas é bom eu parar por aqui. Um grande abraço a todos os irmãos.

V0LK0V
04-02-09, 07:24
IVAN, o governo brasileiro Desistiu tambem da compra do osorio, e se recusou a dar incentivos para o projeto, dai a empresa sem ter o que fazer entrego os pontos.

Ivan RJ
04-02-09, 08:46
A melhor arma de uma guerra nem sempre são as armas de destruição imediata, o dinheiro é uma arma que mata e destrói de forma eficaz, lentamente como a tortura e silenciosamente, sem que ninguém perceba. Concordo com vc Volkov. Um grande abraço a todos os irmãos.

Joao XTZ
04-02-09, 12:48
olha gente (a boca pequena) disseram que a Embraer junto com a Airbus estaria planejando uma versao tropicalizada dos Typhoon Eurofighter ,que a Airbus ajuda a produzir...

do jeito que a coisa anda pode ser melhor sim que os F-16...

valeu...