PDA

Ver Versão Completa : rolamento da caixa de direção



César
02-02-09, 13:35
Qual a km limite pra trocar eles?

Christian
02-02-09, 15:00
E tem um limite?
Acho que quando começam a criar folga e não dão mais aperto é a hora da troca. :)

Abraços!

Ivan RJ
02-02-09, 17:24
César, quando vc perceber algum calo na caixa de direção é a hora de trocá-la. Um grande abraço a todos os irmãos.

César
02-02-09, 17:28
A então a minha tá na hora tipo já apertei ela umas 4 vezes e na última pra não da folga mandei aperta bem (pq o mecanico apertava mas voltava a da folga) aí sumiu a folga mas tipo quando esterço sinto que em alguns pontos ela prende mais em outros tá mais solta. Passei um wd e deu uma aliviada. Vou ver se mes que vem troco a cx de direção, porque levei no mecânico pra troca d novo a bucha do quadro elástico (troquei só a bucha de metal, esqueci da de nylon que deve trocar tbém, resultado, deu folga, aí comprei o resto e mandei trocar), então esse mecânico me falou que minha caixa de direção tá ruim e que pode numa hora travar e me derrubar, será que isso pode acontecer? Fiquei com medo e taquei wd, porque mais 120 conto não dá pq só esse mês foi pneu novo+câmara + bucha completa do quadro elástico.

César
02-02-09, 18:35
Só queria saber se alguém já soube de alguém que caiu porque travou o rolamento da cx de direção ou isso não acontece, o mecanico só tá jogando um terrorismo pra ganhar dimdim?

jaba
02-02-09, 18:42
a do meu amigo estourou
e quando ele solta as duas mão do guidão "Não tenter fazer isso"
o guidão fica tremendo muito

César
02-02-09, 19:23
a do meu amigo estourou
e quando ele solta as duas mão do guidão "Não tenter fazer isso"
o guidão fica tremendo muito


A tá mas não travou nem causou um acidente né? Então fico mais sossegado então vai aguentar mais um mês até eu trocar mês q vem.
Porque uma vez travou o pedal da minha mountain bike antiga que o movimento central era selado e de tanto uso estourou um rolamento e travou totalmente o pedal.

Ivan RJ
02-02-09, 19:30
A caixa só tranca se quebrar alguma bilha do rolamento, mas não adianta nada vc colocar WD, pois o mesmo só irá tirar a graxa, justamente o alivia o travamento. Se vc não puder trocar no momento tente encher de graxa. Um grande abraço a todos os irmãos.

César
02-02-09, 20:17
Pra fazer isso tem que desmontar td né?

Ivan RJ
02-02-09, 20:27
Tenta tirar a porca de cima e afrouxar a caixa, veja se sobra algum espaço para vc por graxa sem desmontar tudo. Um grande abraço a todos os irmãos.

Furious VIPER
02-02-09, 20:35
Compra da Marca Siverst César... eu uso essa na minha moto e é boazona... uso sei lá desde qdo.. mas tá tri perfeita ainda!
25 pilas!

César
02-02-09, 20:57
Valeu vou tentar Ivan.
Furious, será que serve pra Yes?

Ivan RJ
02-02-09, 21:05
Essa caixa que o Furious citou é ótima, tem que ver se existe para a Yes. Um grande abraço a todos os irmãos.

César
02-02-09, 21:14
Achei uma maneira de por graxa sem desmontar. O guarda pó dos rolamentos é de plástico, aí peguei o tubo de graxa transparente que uso na corrente e tem uma ponta bem fina forcei e entrou lá aí enchi de graxa. Em baixo não tem esse guarda pó de plástico mas tentei por graxa por baixo acho que entrou. Valeu pela dica agora dá pra sentir que tá pegando menos o movimento e bem engraxado.

Furious VIPER
02-02-09, 21:17
Infelizmente a Siverst não tem caixa de direção pra YES! Pelo menos no site não tem! Essa eu fikei te devendo César.
Mas troca a caixa completa... não tenta fazer gambiarra nenhuma... esó pergunta qual a marca q a concessionária coloca.. como qm nõa qr nada.. e compra por fora! Devem te cobrar uns 15 pila pra trocar!
Coloca 50 da peça (suposição) + 15 da M.O. = 65... METADE do valoe na concessionária!

Mostarda_69
02-02-09, 21:19
Aproveitando...
Na DT desde q reformei foram 4 caixas, todas na garantia, mas eu sei q a que eu to ta durando pq n ando em ruas esburacadas, e mesmo assim a cada 700 km tenho q regula, e qd freio forte tipo fazendo com q ela force, qd acelero q levanta a frente ela da um grande estralo, como se na freia ela tivesse entalo e qd libera ela solta, mas n fica travada qd eu freio forte... to de cara pq a loja deu golpe e fechou, paguei 30 pilas na caixa a 2 anos, mas ate então ganhava nova..

Sera q eh montagem?? vale eu desmontar e olhar? Eu dexo ferra logo e dae coloco uma nova?

Furious VIPER
02-02-09, 21:35
mas caixa de direção se regula?
do q eu sabia tu coloca ela lá e dxa... hehehe qdo estragar tu troca, é tipo lâmpada, não tem manutenção!
Não tem q ficar apertando, regulando nem nada...
O máximo q faço é trocar a graxa de tudo na caixa de direção.. mas é a cada 15 mil km só!

Stone
02-02-09, 21:44
o problema todo é na hora de instalar o rolamento na mesa inferior, muitos batem o rolamento com o martelo, aí ele não "encaixa" direito e sempre dá folga, o correto é colocar na prensa hidráulica
existem no mercado rolamentos cônicos para a caixa de direção, mas com esses fica meio pesado, são mais recomendados para motos maiores, mas em compensação duram muito mais do que os de esferas

acho meio difícil o rolamento travar, e mesmo que aconteça, é difícil você cair, pois ao andar o guidom da moto fica reto

Mostarda_69
03-02-09, 11:54
mas caixa de direção se regula?

Teoricamente sim..
A Fazer eu nunca precisei mexe..
Na hunter ate 1mil km regulei 3 vezes dp ate os 6 n mexi... a Strada fiz 9mil sme mexe..
A DT, putz, ou a marca eh vagabunda ou ele monto mal, eu aprto toda hora eh um saco.. acho q ja apertei umas 50 vez em 2 anos e 4 caixas "novas"..

Stone
03-02-09, 20:11
qual o modelo e marca que você usou?

Kaveira
04-02-09, 07:51
Interessante a discussão...

Caixa de direção não trava nem derruba ninguém, só fica com o guidão mole fazendo barulho de coisa solta se estiver com folga, meio preso por estar apertado demais ou com "calos" ou posições do guidão mais presas que outras quando já foi pro saco mesmo... O efeito de uma caixa de direção ruim é a instabilidade e respostas estranhas da moto. Nada de tão grave assim para uma moto pequena, manutenção resolve.

Nada à ver com o assunto, mas achei estranho uma coisa:


foi pneu novo+câmara + bucha completa do quadro elástico.

Porque a câmara?

Abraços,

Rudenas
30-11-09, 16:10
Ola minha YBR 2007 não tem rolamentos do tipo Siverst, mas sim umas bacias igual a de bicicletas, e sempre tive problemas, tem como colocar estes rolamentos?
A minha édessas
http://img42.imageshack.us/img42/9136/caixadirecao20006bdsite.jpg (http://img42.imageshack.us/i/caixadirecao20006bdsite.jpg/)


eu quero um desse

http://img28.imageshack.us/img28/7854/caixadirecao20160.jpg (http://img28.imageshack.us/i/caixadirecao20160.jpg/)


Será que serve?

Paulodf
30-11-09, 16:33
Na minha eu acabei de trocar a caixa de direção... estava travando em varias partes, como se existisse posições pré-definidas do guidon. Minha yes está com 32000 e eu nunca regulei esse troço... na verdade eu nem sabia que tinha regulagem... agora depois de trocada o guidon ficou levinho, antes estava pesado e eu pensava que era normal, que toda yes era assim, veio dessa forma de fábrica, o mecânico falou que tava errado desde quando comprei.