PDA

Ver Versão Completa : Bateria sem carga, será o estator com defeito? ou o Regulador?



allbass
09-02-09, 10:18
Bom dia galera,

há mais ou menos um mes atrás a bateria da moto descarregou, ela não ligava por nada, se eu apertasse o botão de Start ela apenas diminuia a luz do neutro :0_0:
Pois bem, peguei uma fonte que tinha em casa de 12v e 6ha e mandei na bateria por 25 min
carregou beleza coloquei a bateria na moto devolta ligou na primeira fiquei feliz da vida.
Ontem ela deu o mesmo problema, estava sem tempo pra faze aquilo de novo peguei o carro e larguei a moto lá.

Pergunta: É normal a bateria com um ano e alguns meses, 10 mil km de vida estragar?
Sera que o Alternador esta com problema e nao carrega a bateria?

Pra testar da outra vez depois de ligada a moto eu retirei os fios da bateria e medi a voltagem que chegava dele pra bateria, mas como sem a bateria o conta-giros nao funciona eu não levei em conta, chegavam apenas 3 a 6v quando acelerava, não tenho como medir a amperagem.

O que posso fazer?

Abraços

Wanderson
09-02-09, 10:20
ah minha aconteceu isso
depois disso, eu troquei
vc recarrega mas nao aguenta muito
mas pode ser o alternador sim

allbass
09-02-09, 10:37
ah minha aconteceu isso
depois disso, eu troquei
vc recarrega mas nao aguenta muito
mas pode ser o alternador sim



Tenho que ter certeza se é mesmo a bateria.
Mas UM ano de uso apenas? que lixo...

Ivan RJ
09-02-09, 10:46
allbass, faz o seguinte, tira a bateria da moto, tire as tampinhas (se não for selada), veja se há necessidade de completar o nível da água. Depois coloque para carregar sem as tampinhas e veja se nenhum elemento está borbulhando, se tiver algum elemento borbulhando é indício de curto. Neste caso ou troca a bateria ou me mande uma MP que te ensino como tentar desfazer o curto. Se a bateria for selada me mande uma MP, para tentarmos outro método. Um grande abraço a todos os irmãos.

tasmotos
09-02-09, 10:48
Amigos,

O problema pode ter diversas variaveis e as causas tambem.
Para tentar achar a soluçao: aqui vão algumas peguntas basicas para voce encontrar pistas:
1 - Voce usa sua moto diariamente? ou ela fica periodos parada?
2 - Sua moto tem partida eletrica? voce da partida com o farol aceso?
3 - O motor de sua moto esta bem regulado? voce força a bateria para ele pegar?
4 - Sua moto tem alarme? voce mantem o alarme ativado sempre?
5 - Sua moto ja teve pane na parte eletrica? já ficou em "curto" alguma vez?

Para descobrir se é bateria ou alternador, basta levar em um auto-eletrico, podem ser feito dois testes simples:

1- Bateria: ver carga, amperagem, etc.
2 -Alternador: Fazer a moto funcionar e fazer leitura da carga que vem do alternador, ver se a amperagem esta correta.

Abraços,

tasmotos

allbass
09-02-09, 10:54
Amigos,

O problema pode ter diversas variaveis e as causas tambem.
Para tentar achar a soluçao: aqui vão algumas peguntas basicas para voce encontrar pistas:
1 - Voce usa sua moto diariamente? ou ela fica periodos parada?
2 - Sua moto tem partida eletrica? voce da partida com o farol aceso?
3 - O motor de sua moto esta bem regulado? voce força a bateria para ele pegar?
4 - Sua moto tem alarme? voce mantem o alarme ativado sempre?
5 - Sua moto ja teve pane na parte eletrica? já ficou em "curto" alguma vez?

Para descobrir se é bateria ou alternador, basta levar em um auto-eletrico, podem ser feito dois testes simples:

1- Bateria: ver carga, amperagem, etc.
2 -Alternador: Fazer a moto funcionar e fazer leitura da carga que vem do alternador, ver se a amperagem esta correta.

Abraços,

tasmotos






Uso a moto diariamente,
Tem Sim Partida elétrica apenas, e o farol liga junto com a moto.
Não tem alarme, o motor esta bom sim e nunca teve nenhuma pane.

Obrigado tas, não to podendo deixar a moto em oficina hoje, vou ter q me virar sozinho...rs

Abraços

Stone
09-02-09, 19:44
você tem multimetro aí?
faz o seguinte, meça a voltagem da bateria, dá uma carga na bateria com essa sua fonte aí mas cudado para não deixar a bateria esquentar, caso ela comece a ficar morna tire da carga. Depois da carga meça a bateria, se tiver 12,7v ela estará completamente carregada, se não chegar nisso com algumas cargas ela foi pro espaço. Com a bateria carregada e instalada na moto, conecte o multímetro, e veja se a voltagem cai muito se você ligar a chave, aí ligue a moto, com uns 6 mil rpm terá que marcar cerca de 14v, menos de 13,5 ela esta carregando pouco
Para fazer esse teste você também pode colocar uma outra bateria de outra moto

mas ó, é muuito provável que seja só a bateria, sua moto é uma titan 150 não é? essa moto não costuma dar problemas desse tipo

Tqf2
09-02-09, 20:18
Moto tem alternador...........? Pensei que fosse só em carros...

Sei que tem uma peça que manda carga pra bateria, mas chama alternador também.......?

san_haim
09-02-09, 20:42
Pelo visto estou com o mesmo problema, e lendo esses posts vou trocar a bateria mesmo, ja que está com 10 meses de uso mais muitos mils km rodados. Essa sofreu viu!!!

loucura
10-02-09, 00:18
estator? seria?

allbass
10-02-09, 07:48
você tem multimetro aí?
faz o seguinte, meça a voltagem da bateria, dá uma carga na bateria com essa sua fonte aí mas cudado para não deixar a bateria esquentar, caso ela comece a ficar morna tire da carga. Depois da carga meça a bateria, se tiver 12,7v ela estará completamente carregada, se não chegar nisso com algumas cargas ela foi pro espaço. Com a bateria carregada e instalada na moto, conecte o multímetro, e veja se a voltagem cai muito se você ligar a chave, aí ligue a moto, com uns 6 mil rpm terá que marcar cerca de 14v, menos de 13,5 ela esta carregando pouco
Para fazer esse teste você também pode colocar uma outra bateria de outra moto

mas ó, é muuito provável que seja só a bateria, sua moto é uma titan 150 não é? essa moto não costuma dar problemas desse tipo


tenho um multimetro sim, vou fazer isso hoje à noite...uma bateria nova ta muito cara por ser de tão baixa amperagem...
Sobre Alternador ou estator... ai eu ja não sei dizer, rs...
Stone, se ela estiver carregando pouco é problema nela mesmo?

Abraço

allbass
10-02-09, 13:57
Bom galera, pensando aqui...

O RR(Regulador Estator) é o componente responsável por mandar a energia a bateria certo?
Pode ser problema nele então?

loucura
10-02-09, 23:43
regulador?

allbass
11-02-09, 07:17
regulador?

é uma peça com dissipador de calor q vai na rabeta das 150

Ewertomal
11-02-09, 09:24
Leia o Manual da moto.. se você ler.. vai ver que está escrito que ela tem que ser recarregada.. de 3 em 3 meses..
todos compram a moto e sai andando e nem sequer tira 5 minutos para ler o manual..

se você ler o manual dela.. vai encontrar.. oque estou dizendo...

a minha quando deu esse problema.. foi na garagem de casa...peguei o carregador de bateria.. liguei nela.. dei a carga e ja era..

ai de 3 em 3 meses eu ligo ela e do uma carga...

nunca mais fiquei na mão por conta da bateria..

allbass
11-02-09, 10:38
Leia o Manual da moto.. se você ler.. vai ver que está escrito que ela tem que ser recarregada.. de 3 em 3 meses..
todos compram a moto e sai andando e nem sequer tira 5 minutos para ler o manual..

se você ler o manual dela.. vai encontrar.. oque estou dizendo...

a minha quando deu esse problema.. foi na garagem de casa...peguei o carregador de bateria.. liguei nela.. dei a carga e ja era..

ai de 3 em 3 meses eu ligo ela e do uma carga...

nunca mais fiquei na mão por conta da bateria..


Cara fica tranquilo eu li o manusl da minha moto INTEIRO pelo menos duas vezes, sem contar quando tinha alguma duvida sempre olhava lá, agora essa de carregar de 3 em 3 meses eu não lembro de ter lido não viu, mas vou olhar.

blaugusto
27-03-10, 15:26
Aproveitando:

Se a bateria descarrega. Com rotação acima dos 5mil RPM chega menos de 13V da bateria e a moto falha em baixa o problema é o alternador??

tkd_mateus
27-03-10, 16:06
não entendi tua pergunta blaugusto !!! |:(

vc quer saber se tem alguma relação a bateria fraca com a moto falhar em baixas rotações ? é isso ?

se for isso a resposta é NÃO ..tem motos que funcionam (no tranco) até SEM BATERIAS..eu tinha uma 99 que uma vez eu dei um tranco nela (sem bateria) e fui embora ..até o farol ligava !! :OK:

abraços!

blaugusto
27-03-10, 16:18
A bateria eu sei que se o alternador estiver bom posso retirar ela com a moto funcionando.

Mas e se o alternador estiver ruim??

Ou... alguma outra parte da elétrica pode apresentar defeito e não dá conta em baixa rotação??

tkd_mateus
27-03-10, 16:28
cara..até onde eu sei ..se o estator tiver ruim ..a moto continua funcionando normalmente ..pq tudo que uma moto precisa pra funcionar é GASOLINA e CENTELHA ..então se tiver gasolina..e vc ter um tranco ..ela vai pegar na conpressão e dai pra lá a centelha acho que vai do proprio funcionamento do motor ..ou seja ..estator da neutro nessa história ..

pelo menos penso que seja assim ..

:)