PDA

Ver Versão Completa : Como é seu modo de dirigir: econômico ou "só cabo torcido" ?



MarciON
09-02-09, 15:08
Então galera, seguinte
criei esse tópico pois tava lembrando de uma matéria q li na revista quatro rodas a uns meses atraz, sobre mudar o modo d dirigir, economizar uma boa qtia de combustivel e chegar no destino coisa de 5, 10 minutos mais tarde
enfim, mt gente dirige estressada, acelera desnecessariamente
eu dirigia só cabo torcido, por gostar mesmo, acelerar atoa
agora como minha namorada mora em outra cidade, preciso dar uma maneirada no gasto desnecessario por enquanto, entao li a materia, e comecei a andar até a metade do conta giros no maximo, sem subir o giro d uma vez, trocas d marcha mais suaves, sem arrancadas bruscas desnecessarias. Na rodovia, mantendo em média 100~110Km/h

Antes, andando só talado, fazia 18, 18,5, ja chegou a fazer 17,5Km/L o twistão
agora faz entre 22~24Km/L
de 18 p/ 24Km/L, são 6Km a mais por litro pra rodar

o tanque da twister é de 16,5 (reserva incluso), então da pra rodar 99Km a mais por tanque
é uma economia boa, da pra economizar uma grana, tanto no combustivel qto no desgaste da moto, pois força menos

só as vezes do uma esticadinha, pra nao deixar carbonizar o motor
e vc, como costuma andar?

abç

igortde
09-02-09, 15:11
Igual gente ...

TorteX
09-02-09, 15:12
Rapido as vezes, devagar as vezes...depende muito do dia, da pressa, ta vontade ueahuaehuae
Na tw ja fiz 19 km/l, assim como ja fiz 27,8km/l...

Wanderson
09-02-09, 15:31
depende da hora q acordo pra ir trampar
se eh atrasado ai tenho q torcer o cabo um pouco
se nao to aprendendo a andar mais na manha
na volta ando na manha pq levo minha mina pra facul

Hanniball_King_CbaMT
09-02-09, 15:38
eu no dia normal nao passo dos 6000rpm na tw, eu até tinha regulada pra ela ficar nos 1000RPM em neutro, mas De uns dias pra ca, eu voltei a torce o cabo. principalmente qdo para um cara de fazer do lado no sinal e fica acelerando, num guento, é mais forte que eu, arranco cortando giro em todas as marchas.

mas o maximo que a minha já fez foi 25km/l e o minimo foi 18km/l.
mas normalmente eu ando no modo economico mesmo.

hedertone
09-02-09, 15:39
Ando tranquilo, sempre na defensiva, se posso acelerar acelero, mas nunca ultrapasso sem sinalizar, em cruzamentos costumo parar para carros e pedestres...

Como a moto não é minha... não sei o consumo...

tasmotos
09-02-09, 15:41
MarciON

Acho que voce precisa verificar o nome de seu tópico a saber:

é "dirigir" ou "pilotar" ?

acredito que se for para motos deve utilizar "pilotar", e se for para carros utilizar "dirigir".
mas se for pra carro, não sei se é o local correto para voce postar...

Abraços

tasmotos

Sam_2006
09-02-09, 15:44
Quem tem moto 125 cc precisa torcer o cabo, senão ela não anda! :Q

MarciON
09-02-09, 16:00
MarciON

Acho que voce precisa verificar o nome de seu tópico a saber:

é "dirigir" ou "pilotar" ?

acredito que se for para motos deve utilizar "pilotar", e se for para carros utilizar "dirigir".
mas se for pra carro, não sei se é o local correto para voce postar...

Abraços

tasmotos


nao tas, é pra motos mesmo
mas essa eu nao sabia...

pode explicar melhor? achei q pilotar fosse um termo usado só para competições.. sei la

vedovatto3
09-02-09, 16:33
Quando se usa um capacete no ato de dirigir, você na verdade está pilotando.
Formúla 1 - Capacete - Pilotando
Jato F16 - Capacete - Voando - Pilotando
acho que é isso

sandro_ventania
09-02-09, 16:37
Eu ando sempre no "modo" hiper-economico...he he he.
Ando na maioria do tempo entre 60 e 70 km/h...dificilmente passo dos 80km/h. Sempre passo marcha no momento certo...nunca esticando.
Com isso eu faço mais de 38km/L em uma 200cc.
Meu bolso ganha, minha segurança aumenta e a saude de minha moto ganha tambem!
Só vantagem!!

rockfox
09-02-09, 16:40
Censura: 19 anos
E um cara que dirige tobata, ele dirige tobata ou pilota tobata?
Digo isso pq eu já andei de tobata de capacete.
Logo eu fui um SMR Piloto de Tobata?
Até pq tobata nem chamo de dirigir, chamo de andar.
Digo o mesmo de cavalo.... já andei de capacete e de cavalo, eu pilotei um cavalo?
Que erva!

Roberval3000
09-02-09, 16:47
o q é tobata?

Ja eu ando normal, só gosto de sair forte no sinal mas depois espero os carros chegarem pra andar junto, kkkkkk

lute
09-02-09, 17:53
É difícil... acho que sou meio de fases.... hehehe

Ultimamente tenho pilotado bem tiozinho mesmo... andando sempre entre 60 e 80km/h... praticamente a metade do tempo com a patroa...

Quando reabasteci na sexta deu consumo de 43,82km/L... minha média anterior era de aproximadamente 37 ~ 38km/L... não ando esgoelando, mas acelerando um pouco mais nas arrancadas e esticando entre 80 e 90km/h na 23 de maio...

Acho que sosseguei um pouco depois de ver alguns colagas caindo com a patroa... me deu um medo danado...

Se bem que nessa viagem a Limeira nesse fim de semana, a moto surpreendeu... viajando engarupado entre 80 e 100km/h (o limite coitada... se torcia todinha....) o consumo deu 38,21km/L.. pode ser que a última visita na concessionária tenha sido benéfica pro motorzinho...

Abraços

César
09-02-09, 18:12
Ando bem de boa, a não ser que: Esteja atrasado pro trampo, ou, quando vou ultrapassar a figura acelera odeio isso aí acelero até corta giro mas passo.

gudex
09-02-09, 18:20
Esse RockFoxSulErva pe fod@...

RODRIGO_FAN08
09-02-09, 18:22
Já fui mais "apressado", hj trampo na moto e ando mais sussa durante o dia....já nos fds, se tem pista livre enrolo o cabo mesmo....hehe

César
09-02-09, 18:24
Se muda pelo capacete eu falo, eu já andei de ultraleve, mas como no ultraleve eu usei capacete então seria eu pilotei ultraleve?

César
09-02-09, 18:26
Isso de andar no limite tava pensando agora, com 125 é fácil a gente andar no limite da moto mas imagina uma esportiva em que muita gente sequer chegou perto de atingir o limite da moto, aí o limite acaba sendo o piloto e/ou a estrada porque só um valentino rossi somado a uma pista de cirquito que realmente extrai até o limite dessas motos.

OptimusLeo
09-02-09, 18:31
Na CB400 quase sempre vou enrolando o cabo...gasolina e quase gratis, ela fica divertida depois das 6mil RPM e tambem o ronco a medida que a agulha do conta-giros vai mergulhando para a direita, vai incitando a seguir acelerando ]:)

Na outra, levo ela mais tranquilo, nao precissa enrolar tanto o cabo...tambem que nao e necesario enrolar o cabo para se topar rapidamente com encrenca. Isso sim, cuando vejo a pista despejada, enrolo o cabo ate o final da zona vermelha do conta-giros.

Fog
09-02-09, 18:36
na cidade eu nunca ultrapasso a velocidade de 60 km/h e giro máximo 6000 rpm e normalmente ando atrás dos carros e não costurando ou ultrapassando pela direita. (muita gente faz isso aqui onde eu moro)
Na estrada ando entre 90km/h e 95km/h, chegando a 35km/l.

Marcio
09-02-09, 19:01
Dificilmente passo dos 70 km/h na minha cidade... meu consumo varia entre 39 e 42 km/l... Estrada ainda não peguei.

rockfox
09-02-09, 19:07
Censura livre
http://www.timbo.sc.gov.br/arquivos_diversos/Image/site%20CV%20Tirol%20001%20A.jpg

http://images.quebarato.com.br/photos/big/3/2/DD432_1.jpg

Dumbex
09-02-09, 19:08
Normalmente ando devagar, porém de vez enquando dou umas aceleradas, mas onde não tenha transito muito grande de veiculos.

fabricio_stos
09-02-09, 19:25
Tanto ja fiz 18,5 como ja fiz 28,8km/l na minha twistona, depende muito do meu modo de pilotagem. Quando estou com pressa aí eu gasto muito, mas muito mesmo! a minha média fica entre 21/22 km/l. Gosto de "repicar quando troco as marchas, isso consome uma baita gasosa!

Abraços!

Sinval
09-02-09, 19:32
Rapaz,
na semana eu não passo de 40 K/M sempre to resolvendo as coisas,
as vezes a noite quando to com minha mulher coloco os 60 K/M em alguns pegas.
mais quando da final de semana que vou para cidades vizinhas vou com 110 K/M 120K/M
a minha está fazendo uma média mais ou menos assim:
400 K/M com 13 Litros =
Média de consumo 30 K/M 1
Abraço !

Furious VIPER
09-02-09, 19:42
Censura: 19 anos
E um cara que dirige tobata, ele dirige tobata ou pilota tobata?
Digo isso pq eu já andei de tobata de capacete.
Logo eu fui um SMR Piloto de Tobata?
Até pq tobata nem chamo de dirigir, chamo de andar.
Digo o mesmo de cavalo.... já andei de capacete e de cavalo, eu pilotei um cavalo?
Que erva!


Cara tu já andou até em TANQUE DE GUERRA com capacete, lembra?? Tem foto disso!

Eu ando de maneira irritantemente calma. Resultado...eu tava conversando com o Hedertone no msn.. dizendo pra ele q as vzes minha moto me irrita.. ela não gasta bosta nenhuma, nunca troco peças nem nada... hehehe

rockfox
09-02-09, 19:44
Censurado para menores de 28 anos


Tanto ja fiz 18,5 como ja fiz 28,8km/l na minha twistona, depende muito do meu modo de pilotagem. Quando estou com pressa aí eu gasto muito, mas muito mesmo! a minha média fica entre 21/22 km/l. Gosto de "repicar quando troco as marchas, isso consome uma baita gasosa!

Abraços!

Se a tua moto fosse de um Mestre SMR faria tanto 44,13 como 98,7 km/l. Mas a média de uma 250 para um Mestre SMR fica em torno de 57,329km/l.
Note a precisão das três casas decimais. Não existem mais casas decimais porque este é o número inteiro, não completamos com 0000000 o restante, assim como 20 não se escreve 20,00. Isto é matemática, um Mestre SMR é fundamentado em ciências exatas, por isso traz consigo apenas fatores de exatidão.

rockfox
09-02-09, 19:51
Censura 19 anos


Cara tu já andou até em TANQUE DE GUERRA com capacete, lembra?? Tem foto disso!

Eu ando de maneira irritantemente calma. Resultado...eu tava conversando com o Hedertone no msn.. dizendo pra ele q as vzes minha moto me irrita.. ela não gasta bosta nenhuma, nunca troco peças nem nada... hehehe

Bem lembrado!
Eu conduzindo um tanque de guerra com uniforme SMR Light Standart Thunder Strike Shield

http://i153.photobucket.com/albums/s202/mandachumbo/14rocksulnaerva.jpg

Furious VIPER
09-02-09, 19:52
SENSACIONAAAAAAAAAAAAAAAAAL!!!!

Richard
10-02-09, 07:16
Motor sempre cheio entre 8000 e 11000 rpm...

A Comet não gosta de andar abaixo dos 6000 rpm...

Consumo nunca foi maior do que 18 km/l...

Mostarda_69
10-02-09, 08:25
So bem eclético.. com a fazer ja fiz 21,7 e ja fiz 33,8..
21,7 eu e o ratopf batendo pega a tarde toda...
33,8 indo pra imbé a 100, variando de 90-110..

Diego.fcs
10-02-09, 10:35
Ando igual gente também, na cidade até devagar, na pista com a 125 o tempo todo colado, mas sempre com segurança... Sempre nos 100~120km/h.

chuckzin
10-02-09, 10:59
Eu diria meio-termo!

Mas confesso andar mais com o cabo enrrolado do que de boa :D

Tirei um titan 0km, preciso amaciar bem a criança ainda!

Adriano CG bolinha
10-02-09, 11:41
Cabo enrolado / economia acho que isso depende do humor ... quem tem temperamento forte ou é bipolar tem isso mais visivel é só ver o cara ta andando de boa derepente a mão vai torcendo o cabo tamem a moto vai berrando e o negocio vai ficando bruto rs
resta saber se todos gostam da coisa ou são irresponsaveis ....
pq quem gosta acelera com segurança quem é irresponsavel põe a vida de outros em risco .....
por isso que não ando de moto acima de 600 rs tive uma hornet para dar um "rolezinho" depois de ver 1/3 do que a moto anda tive que esperar 5 min para descer da moto e mais uns 20 para parar de tremer rs

Quer correr, corra mais com segurança !!!

PoWeReD69
10-02-09, 11:57
HASUDHUSADHUASDU

ainda nao fiz a media dpois das ultimas modificaçoes nela

mais qndo rodava só na gasolina, a maioria do tempo era com o cabo enrolado

media de 20km/l

mais qndo eu andava de boa, ela ja chegou a fazer 25km/l


mais qndo eu enrolei até mais do que poderia hauahuah ela fazia 18km/l



agora que ela esta rodando com uma mistura 70% alcool 30% gasolina, nao sei ao certo ;p qndo abastecer eu digo ..


flws

tasmotos
10-02-09, 14:06
nao tas, é pra motos mesmo
mas essa eu nao sabia...

pode explicar melhor? achei q pilotar fosse um termo usado só para competições.. sei la


MarciON

Na realidade é uma coisa mais de habito, usualmente falamos "pilotar" para motos e "dirigir" para automoveis.
No dicionario dirigir é mais amplo, e serve para qualquer coisa como: dirigir nossas vidas, dirigir um filme, dirigir suas ações, etc. Então teriamos que falar: dirigir um automovel, ou dirigir uma moto, etc. Mas pilotar é mais especifico no dicionario fala "dirigir pilotando" ou "dirigir como piloto" .
É usual falar pilotar para: barco, avião, moto, veiculos de competição.
É usual falar dirigir para: Automoveis, Caminhões, Onibus.
Lembrando que isso não é uma regra gramatical.

Abraços

tasmotos

Paulodf
10-02-09, 14:38
eu ando devagar e sempre!!!
minha menor média foi 40 e a maior 44km/l na yesita!!!
devagar é melhor para a segurança e para o bolso!!!

valew.

jotappe
10-02-09, 15:13
caboenrolado.com.br heuheuhe

MarciON
10-02-09, 15:30
ahh ta ok entao
deve ser uma variação linguística regional entao
pq aki, sempre vejo todos falando dirigir moto
entao.. pra mim seria usual dirigir
heheauehehahuehau

pn é cultura :D

Daffeny
11-02-09, 19:34
Sei q tenho q me controlar, mas adoro andar com o cabo torcido entre 120 e 130 Km/h numa reta, ñ tem como ter adrenalina igual. :)

mantabodyboarder
11-02-09, 20:03
Eu nunca passei do limite de velocidade da moto... :G :G :G :G


|:( |:( |:( |:( |:(

raulzito rock
11-02-09, 21:57
bem depende,fins de semana com a parela livre ,eu troco de merchas só depois da red line,para a moto desenvolver tudo ,e não ficar desacostumada,mas se tem trânsito vou tranquilo,e só enrolo para ultrapassar,e só ultrapasso sinalizando,emfim depende de meu estado emocional,da condição da estrada, do trânsito,e de vez em quando deixo alguns,nervosinhos comendo poeira na saida do semáfaro!heheheh ]:) ]:) ]:) ]:)

dvd
12-02-09, 17:05
pior, depende do dia mesmo, geralmente na boa, mas sempre da aquela vontade de dar um torcidinha....heheheh...ja ta o sangue....hehehe....mas andando na boa vc ftem mais dirigibilidade e controle, se algum imprevisto acontece da tempo de vc reagir, agora se tiver de cabo enrolado, ai meu amigo, é chão....rs

Fernando-SJRP
13-02-09, 02:37
Primeiramente q eu só sei andar no modo "ECONOMICO" quando faço uma nova preparação na moto pra amaciar. Quando se tem motor respondendo forte na mão não da pra andar de vagar, eu pelo menos não consigo uaheuhauehuaheas